Skip to main content
Campos abertos…

Campos abertos…

| Somir | | 57 comentários em Campos abertos…

O Brasil eleitoral está de luto. Razoável, é claro: não pegaria bem sair para beijar criancinhas e comer comida de pobre neste momento. Mas é claro, o momento de reflexão e condolências pela morte de Eduardo Campos não funciona da mesma forma na articulação das principais campanhas de presidenciáveis. Um cabo eleitoral do além pode sim bagunçar as coisas.

Não poderia começar o texto sem prestar minhas simpatias para quem deve estar sofrendo muito com essa tragédia: a produtora do programa eleitoral de Campos e Marina. Considerando que a veiculação começa dia 19, aposto que boa parte do material já estava pronto. Aposto que um ou mais editores morrem por overdose de cafeína até a estréia.

Eu acredito que Marina Silva não vai aparecer como sucessora antes de acabar o “luto do PT”. Aliás, antes de continuar: muito troll do PT de anunciar um luto oficial de 3 dias para TODAS as suas campanhas no país. Vão sair como dignos e respeitosos, mas eu apostaria na estratégia de deixar a coligação adversária sem graça de vir a público anunciar Marina como nova candidata enquanto até mesmo os adversários estão “bebendo o morto”. O horário eleitoral começa em 5 dias.

Ah sim, VAI ser a Marina. A crente ecochata não tem o poder de atração de votos que muitos dizem por aí, mas não colocá-la é de uma insanidade tão grande que eu me abstenho da culpa de uma previsão errada. Em todas as outras campanhas o vice era uma sujeirinha no logo do candidato, na de Campos, Marina tinha o nome tão grande quanto o dele. Marina era a menos vice de todos os vices.

E agora vai ter que começar a gravar vídeos e mais vídeos para dar um jeito de sua coligação ter algo o que mostrar nos primeiros dias. Minha aposta é que logo no dia 19 vão ser vídeos emocionantes com Eduardo Campos e um “tchauzinho” de Marina, mas na sequência ela vai ter que aparecer. A única sorte (“sorte”) é que Dilma e Aécio conseguiram jogar melhor o jogo dos sub… das coligações e o tempo de Campos seria limitado de qualquer forma.

Mesmo assim, pobres editores. Ei, eu sei que quem mais sofre é a família, não estou sendo insensível só para reforçar minha fama de mau… mas na prática a correria para remendar essa campanha já começou e não podia ser diferente. Eduardo Campos vai ser mais decisivo na eleição morto do que vivo.

Marina Silva conseguiu impressionantes 20 milhões de votos na última eleição presidencial. Mas temos que entender o contexto: de um lado estava a Dilma, do outro estava o Serra. Foi uma eleição seriamente problemática no aspecto carisma. Dilma foi coadjuvante da própria campanha, Serra implodiu como de costume… e MUITA gente ficou sem saber o que fazer. Marina Silva estava lá e pelo menos parecia honesta.

Mas também não tinha, como ainda não tem carisma. É fácil imaginá-la gritando palavras desconexas numa rua vazia. Eu sempre acho que ela está escondendo uma faca quando não mostra as mãos. Vejam bem, não estou dizendo que ela não tem a simpatia de muita gente neste país, mas por incrível que pareça simpatia e carisma eleitoral não precisam andar de mãos dadas. O brasileiro até vota nela para ver “que bicho dá”, mas para ganhar mesmo? Tem que ter jeitão de presidente. Tem que ser uma presença que pareça presidenciável.

FHC era uma barbada na sua primeira eleição porque tinha esse layout. Lula tornou-se invencível quando se adequou à imagem esperada. João Santana e sua intrépida trupe de “marqueteiros” conseguiu pintar Dilma com as cores certas. Agora, não importa quanto se maquie Marina Silva, ela ainda vai parecer o tipo de pessoa que fala com gatos (e espera que eles respondam).

Acho que nem a máquina publicitária do PT elegeria Marina Silva sem alguma carta na manga. A questão agora é que a carta apareceu: com a morte do Eduardo Campos, Marina pode ser carregada por simpatia pura até sabe-se lá onde neste pleito. O morto é beatificado no Brasil, ninguém pode meter o pau nele! E eu aposto MUITO que só vai faltar colocar um fantasminha dele em computação gráfica atrás dela nos programas e peças da campanha. Marina vai blindada até o fim da eleição. Aécio e Dilma que se peguem!

Mas será que Marina realmente consegue melhorar os números de 2010? Bom, essa é a pergunta que eu cobraria CARO para responder caso estivesse trabalhando em qualquer uma dessas campanhas, mas faço de graça aqui porque não preciso de pilhas e mais pilhas de dados para defender o ponto e posso só fanfarronear: Acredito que sim.

Eduardo Campos estava com 10% das intenções de voto no começo deste mês. Brancos, nulos e indecisos somavam gordos 24% das respostas. Mais ou menos o mesmo que Aécio, cujos números com certeza estão inflacionados por quem não gosta do PT e pulou na granada do Collor mineiro (ah vá!).

Em 2010, Serra conseguiu 30% dos votos numa eleição com uma terceira força. Marina alcançou os 20% SEM nenhum fantasma camarada para ajudar. Ela não tem carisma, mas também não tem rejeição! Gente que não vota em crente por motivo algum como muitos de nós impopulares é minoria absoluta no país. Aécio é PSDB, Dilma é PT, Marina é… uma sobrevivente vinda de um partido imaginário.

Marina vai ter facilidade para consolidar os votos de Campos, vai ser a maior força para conquistar os indecisos e revoltados… e ainda por cima pode ser o destino dos votos anti-PT que estão com Aécio agora. Eu apostaria que ela consegue ir mais longe dessa vez. Sem a morte de Campos a eleição passada teria sido só uma surpresa, mas agora parece ser um resultado passível de repetição.

E aqui o que a mídia normal dificilmente falaria: o potencial dela é maior no Nordeste do que era o de Eduardo Campos. O Nordeste é uma região antiga, de muita história… e muitas picuinhas entre vizinhos. Para quem é do Sudeste, um exemplo: vocês acham que carioca sente simpatia especial por candidato paulista? Ou que paulista levante bandeira de carioca fácil assim? As birras regionais tem força no Sudeste e no Nordeste. Campos estava identificado com Pernambuco, não com TODO o Nordeste. Os vizinhos não ficam encantados com ele tão fácil assim. Agora, um elemento externo? Marina Silva vem do Acre, um estado que nem existe!

E acho que todo mundo sabe a essa altura do campeonato que a base eleitoral de Dilma está justamente no Nordeste. Bônus: Aécio e seu layout de playboy sudestino não entra lá nem a pau! Nordestino (e carioca) não se bica com o PSDB (não posso culpar vocês…). Marina tem mercado por lá, e seria muito burra se não tentasse roubar votos de Dilma durante sua campanha.

E não se enganem, dá tempo. É agora que o bicho pega para quase todas as campanhas de baixo envolvimento (como presidente e governador). Dilma só passou o Serra em Agosto de 2010. Tem jogo sim, e eu acredito que quem mais vai sofrer no começo vai ser o Aécio. Se der UMA pesquisa grande dizendo que Marina o passou, não tem mais volta. Ela vai para o segundo turno. E aí… aí a coisa engrossa para o PT. Não vai poder bater, mas vai apanhar de tudo quanto é lado. Quem vocês acham que o PSDB vai apoiar?

Sob o manto do luto, eu com certeza estaria indicando para Marina a estratégia de entrar com os dois pés no peito assim que começasse o horário eleitoral. Apelo emocional puro, vivendo de simpatia até conseguir roubar o segundo lugar. Depois disso é só apontar para a Dilma e se preparar para o segundo turno. Vai precisar de muita habilidade para peitar a propaganda petista, mas se conseguir… A presidente sem carisma de um país em declínio vai suar para bater a candidata sem carisma surfando numa onda de simpatia e insatisfação popular.

Quem quer uma chance do PT sair tem que votar na Marina. Aécio é furada… o PSB rói a corda e no mínimo se abstém de apoiar alguém se não for para o segundo turno. O PSDB não PODE apoiar o PT e está vendendo até a mãe para ser situação de novo. O império tucano pode muito bem ruir em São Paulo ainda neste ano… O Padilha e o Skaf não são tão fracos quanto as pesquisas iniciais estão indicando: vai ter segundo turno.

Mas… queremos uma crente no poder? Li os comentários de vocês no texto do anúncio da morte de Campos e reforço o coro que a merda vai estancar no ano que vem. O PT apostou todos nós nessa reeleição. Adoraria vê-los lidar com a própria irresponsabilidade, mas… deixar uma crente queimar o filme dos evangélicos no poder não me parece uma má ideia. 2015 pode ser o ano oficial do “Cadê seu Deus?”.

Eu mesmo ia votar no Rui Pimenta do PCO (Pão Com Ovo). Esses caras são malucos que fazem o Chávez parecer um estadista ponderado, mas… puta que pariu, como eles se importam! Além disso, acho bacana porque é um candidato que ficaria feliz de verdade com qualquer voto. Imagina só o seu voto fazer o dia de um estranho comunista? É uma ideia reconfortante… mas eu estou começando a pender bastante para o projeto “Presente de Grego 2015”.

Imagina uma crente segurando a bucha de 12 anos de governo colado com cuspe pelo PT? Sei não… espero que o Rui Pimenta não estivesse contando demais com o meu voto.

P.S.: Foi acidental e é ridículo considerar qualquer conspiração nesse sentido.

Para dizer que fica imaginando como seria votar em alguém que presta uma vez que fosse, para reclamar que já falamos disso ontem (política é assunto importante, mesmo que não seja sério no Brasil), ou mesmo para dizer que o PCO acabou de ganhar mais um voto: somir@desfavor.com


Comments (57)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: