Ele disse, ela disse: Vergonha por esporte.
| Desfavor | Ele disse, Ela disse | 39 comentários em Ele disse, ela disse: Vergonha por esporte.
A postura do Desfavor sempre foi contrária tanto à realização da Copa do Mundo quando das Olimpíadas no Brasil. Nada mudou, mas temos o hábito aqui ir buscar sempre o pior. Colocando os dois eventos frente a frente, Sally e Somir discordam sobre qual será mais vexaminoso.
Tema de hoje: O que vai ser pior, Copa do Mundo ou Olimpíadas?
SOMIR
Aposto numa Copa mais vergonhosa. O que de forma alguma quer dizer que acredite que os Jogos Olímpicos do Hell de Janeiro chegarão perto de ser ideais. Mas se estamos fazendo o nosso costumeiro de escolher o perdedor dos perdedores, há de se considerar que cagar em Copa é mais vergonhoso que cagar em Olimpíadas, ainda mais num país viciado em futebol como o Brasil.
Por já ter conversado com Sally sobre o assunto, imagino mais ou menos por onde ela vai seguir com sua argumentação, e acredito que partimos de premissas muito parecidas para chegar a discordâncias consideráveis (história de nossas desavenças). Olimpíada é algo maior, até pelo inchaço de modalidades, atletas e bandeiras que tem que acomodar pela sua duração. Mas ao mesmo tempo, é menor: ocorre apenas em uma cidade.
A Copa do Mundo abriga trinta e duas delegações, vários jornalistas e os turistas e torcedores que desembarcam no país. É BEM mais fácil acompanhar o que está acontecendo, e há MUITO mais espaço “livre” na agenda de qualquer um que esteja seguindo seu desenrolar. Copas do Mundo geram muitas notícias sobre o país que a sedia, elas são um evento nacional. Olimpíadas bem menos… Elas quase sempre se referem a uma cidade específica, e com a caralhada de coisas acontecendo ao mesmo tempo, o que não falta é notícia atrás de notícia. Olimpíadas são sobre as Olimpíadas.
Haverá uma lente de aumento sobre o Brasil durante a Copa. E todos os problemas estruturais de um país que mal consegue alimentar sua população virão à tona. Entre um jogo e outro, a bagunça cotidiana da sociedade tupiniquim será exposta em toda sua glória, dos superfaturados modernos estádios aos pobres coitados que pagaram por isso. Os aeroportos deficientes, a mobilidade urbana aleijada, a insegurança e a rede hoteleira cujas estrelas só podem significar categoria vão saltar aos olhos de todos.
Sem contar que é um torneio de futebol: O esporte mais famoso do mundo. Mesmo que você seja da turma que ainda não entende por que o moço de preto não chuta a bola, não precisa de nenhum especialista para te explicar o que se faz no campo. Chute a bola; e se o número no placar de um time for maior que o outro, ele ganhou. Nas Olimpíadas, mais da metade a cobertura jornalística é gasta explicando o que é cada esporte, quais são os melhores atletas e por que diabos você deve se importar com isso.
Copa do Mundo é mais competição, Olimpíada é mais festa. Num país que está disposto a cagar dinheiro para fazer os eventos darem certo, é bem mais simples fazer uma boa festa. A maioria das pessoas não vai saber diferenciar um parque aquático de primeira categoria de um feito às pressas, e atletas olímpicos, até por serem esportistas em tempo integral ao contrários dos pop-stars do futebol, tendem a ser bem mais lenientes com a estrutura local.
Além disso, a Copa acontece no país todo: Teremos sedes um pouco mais preparadas para lidar com influxo de gente, teremos outras onde a coisa vai ser BEM mais precária. As obras de infraestrutura prometidas não vão mais acontecer (até porque o dinheiro foi comido pelos estádios) e é cada um por si. Não dá para arrumar DOZE sedes em tão pouco tempo. Do jeito que está é que vai… Sem contar que são muito mais corruptos e incompetentes organizando tudo. Em cada sede tem gente aprontando, e eles acabam tendo o poder de atrasar tudo com pouca resistência.
Nas Olimpíadas, mesmo que seja na base da bandalheira, é mais fácil organizar tanto a estrutura competitiva quanto a urbana. E é basicamente só a máfia carioca nadando nessas verbas. Todo mundo vai estar de olho neles. Aliás, todo mundo vai estar de olho em apenas uma sede. Se precisar meter metade do exército para “pacificar” as favelas à lá ECO 92, vão fazer. Há de se entender que mesmo com uma estrutura maior inerente aos Jogos Olímpicos, é só uma cidade.
E, é claro, a Copa vem antes. Aquele clássico da primeira vez sempre ser meio desajeitada. Considerando a falta de capacidade de preparação e prevenção habitual dos governos brasileiros, vão descobrir muitos problemas DURANTE a Copa. No Rio, inclusive, que vai abrigar alguns jogos (incluindo a final, um dos eventos mais vistos no mundo) e vai sentir na pele o que é que ficou faltando.
Mesmo que por pura “obrigação social” de não passar as mesmas vergonhas duas vezes, é de se imaginar que várias das cagadas que já aconteceram dois anos antes serão no mínimo amenizadas para as Olimpíadas. As cagadas da Copa aparecerão enquanto forem se desenrolando, analisadas e dissecadas por jornalistas e turistas do mundo todo, já que falar sobre táticas e cabelos de jogadores só te carrega até certo ponto. Ainda mais se o seu time for eliminado cedo.
E falando de Brasil, ainda há de se considerar tudo o que vai sobrar das recentes manifestações. E possível que tenhamos mais alguns protestos durante a Copa do Mundo, tendo em vista toda a sujeira que sua organização espalhou pelo país. É provável que a FIFA esteja “torcendo” para o Brasil ganhar para evitar mais problemas, mas nunca conte com manipulação de resultados por si só… Tem vezes que dá errado. Imagine uma massa de brasileiros putos por mais uma eliminação com todo esse clima de insatisfação social ainda à flor da pele? Lembrando que o brasileiro está acostumado com vexames olímpicos, mas tem boa parte do seu orgulho ligado diretamente ao futebol.
E se nada disso ainda te convenceu: a Argentina é quase tão “monoesportiva” quanto o Brasil e tem na sua seleção provavelmente o melhor jogador que já conseguiu parir (mas não criar). Imagina quantos hermanos virão para cá na Copa?
Para dizer que se as Olimpíadas não fossem no Rio eu até teria um bom argumento, para dizer que se o Galvão se aposentar depois da Copa eu vou ter acertado, ou mesmo para dizer que não liga porque sua cidade ficou livre dessas duas pragas: somir@desfavor.com
SALLY
Qual vai ser o maior vexame protagonizado pelo Brasil: Copa do Mundo ou Olimpíadas?
Pergunta difícil… Depois de muito refletir sobre o assunto, eu acredito que o vexame maior venha nas Olimpíadas, em função de uma série de motivos que vou esmiuçar ao longo do texto.
Para começo de conversa, o número de atletas é crucial. Em uma Copa do Mundo devem participar cerca de trinta seleções do mundo todo (se tanto), cada um com uma média de uns 25 atletas mais equipe técnica. Já em uma Olimpíada costumam participar mais de 150 países e cada delegação pode ter mais de cem atletas mais equipe técnica. Isso por si só já mostra que a necessidade de infraestrutura é bem maior em uma Olimpíada. Some-se a isso o fato da Copa do Mundo ser diluída em diversas cidades, o que permite diluir também as responsabilidades, enquanto que a Olimpíada vai ser toda concentrada no Rio de Janeiro.
Uma Copa do Mundo precisa de pouco mais de meia dúzia de bons estádios. Ok, não é pouco, mas quando se compara a toda a infraestrutura necessária para abarcar as dezenas de modalidades esportivas de uma Olimpíada, parece bem menor: remo, ginástica artística, judô, atletismo e tantas outras modalidades exigem uma infraestrutura muito maior. Além disso, serão centenas de atletas em dezenas de competições, muitas delas simultâneas, em uma única cidade do tamanho de um ovo, onde a mobilidade já não é das melhores.
A quantidade de jornalistas também é maior em uma Olimpíada, pois além de ser um evento muito mais tradicional do que uma Copa do Mundo, existem mais países participando. Se já me parecia complicado arrumar espaço no Rio de Janeiro para hospedar todas as mais de 150 delegações e seus agregados, imagina só esse mundo de jornalistas! Isso sem contar as pessoas que virão para assistir o evento. Será que tem hospedagem para tanta gente no Rio de Janeiro? E transporte público? Acho que não. Vou além, o despreparo é tão grande que não me surpreenderia se o Rio de Janeiro afundasse ao receber tantas pessoas.
Imagina se em jogos de futebol, realizados em um estádio onde comparecem apenas duas torcidas, já está difícil de comprar ingresso e conseguir entrar com graça e dignidade, como será nas Olimpíadas, quando vários eventos ocorrem simultaneamente em um mesmo local. Pior: imagina quando ocorrerem diversos eventos em locais diferentes! Quem mora no Rio sabe que o efetivo policial pode cobrir um e apenas um evento por vez, em parte pelo despreparo, em parte por serem meia dúzia de gatos pingados. Vai ser lindo. Todos os bairros que não estejam sediando eventos vão ficar sem um único policial.
E não pensem que a coisa se limita ao momento do evento. Todas estas pessoas (delegações, atletas, jornalistas, turistas) comem, se locomovem, se hospedam e eventualmente precisam se alguns serviços públicos. A cidade vai implodir. Uma cidade que já está insuportavelmente abarrotada, vai piorar. Não quero nem pensar no maravilhoso aeroporto do Galeão tendo que encarar estas pessoas todas com suas esteiras quebradas, escadas rolantes que não funcionam e mão de obra digna de uma cruza de português com baiano (baiano é um povo alegre e divertido, mas convenhamos, é uma bosta na prestação de serviços). Vai ser lindo de se ver – de longe, é claro. Só digo uma coisa: se esse povo todo ficar hospedado na Barra e todos derem a descarga ao mesmo tempo, Jacarepaguá explode, o que não seria de todo ruim, mas não vem ao caso.
E a cerimônia de abertura? Eu sei que Copa do Mundo tem cerimônia de abertura também, mas a das Olimpíadas é mais complexa e demorada, demanda mais organização: entrada das delegações, shows, tocha olímpica… Ahhh… A tocha… Certeza que vai ser aquele energúmeno do Pelé quem vai acender a tocha. Vergonha internacional. Elemento que protagonizou várias falências fraudulentas, que roubou dinheiro da UNICEF (ou “das criancinhas”), que renegou sua filha em seu leito de morte, que fala dele mesmo na terceira pessoa… A única solução para escapar desse vexame é se ele morrer até lá, mas não vai acontecer. Filhos da puta vivem muitos anos. Além disso certamente teremos uma cerimônia de abertura bem oba-oba, bem carnavalesca, cheia de mulata seminua, que é para frisar bem a imagem de brasileira como puta no exterior. Aquelas coisa cafona, colorida, carnavalesca, que faz com que nos vejam até hoje como “Blanka”, um bicho verde, de cabelo laranja que dá choque.
O risco de uma grande tragédia nas Olimpíadas também é maior. Muitos países do mundo cagam baldes para Copa do Mundo, por mais que o brasileiro médio adore pensar que sua realidade reflete a realidade mundial. Fato: a projeção de um acontecimento em Olimpíada é muito maior e ele será muito mais noticiado e acompanhado. Sabemos que, em matéria de maluco, quanto maior a plateia, mais cresce a vontade de dar um show. Portanto, doidos de toda a espécie (terroristas, fanáticos religiosos, megalomaníacos violentos, serial killers e etc) terão um palco montado pronto para sua apresentação. Some-se a isso um policiamento precário e um serviço de inteligência risível e observem o prenúncio da desgraça.
Vale lembrar que nas Olimpíadas o Prefeito do Rio ainda será Eduardo Paes, aquele que deixou desabar um prédio comercial no Centro do Rio por falta de fiscalização, abandonando as famílias das vítimas mas que disponibilizou milhões quando um incêndio queimou apenas isopor e purpurina em barracões de escola de samba. Aquele que mandou seus seguranças imobilizarem um cidadão e depois que ele estava imobilizado, lhe deu um soco na cara, em um restaurante carioca. Esse vai ser o ser humano que estará comandando a cidade palco do evento. É da cabecinha escrota de Eduardo Paes (vulgo “Tudo”, apelido carinhoso dado por seu amante com nome de refrigerante) que vai sair toda a logística do evento. Tenham medo.
Para finalizar, a FIFA, por mais corrupta e filha da puta que seja, é uma entidade que fiscaliza de perto graças a sua vertente mercenária. A FIFA nasceu para ter fins lucrativos e parece se orgulhar disso. Graças a isso, a FIFA está em cima do Brasil faz dois anos apertando para assegurar que tudo esteja pronto e esteja dentro dos seus padrões para a Copa do Mundo. Já nas Olimpíadas, não haverá o mesmo esforço do COI. Sabemos muito bem o que isso significa, não é mesmo? Brasileiro só aprende a nadar quando a água bate na bunda. Sem uma fiscalização e uma cobrança ostensiva, vocês vão ver a maravilha que vai ficar esse evento…
E por falar em Shakira, que tal um Processa Eu com ela Sally?
Porque? O que ela tem de escroto? Nunca dei muita bola para ela, ela é babaca?
Sei lá! Acho ela “boa moca” demais! Sempre simpática, sorrindo, atenciosa com os fãs e jornalistas! Seria normal vindo de uma “celebridade”?
Fora ser inteligente demais, QI nw sei qt, fala nw sei qts idiomas!
Me cheira algo montado!
Vou pesquisar e ver o que eu acho sobre ela!
Mulher é baleada, publica no Facebook e morre:
http://www.diariosp.com.br/n/53878
– verdadeiro ou falso?
Não duvido nada que seja verdadeiro. Nem que ela tenha postado no Twitter “partiu hospital” antes de morrer!
#partiucemitério …
Tb não duvido de nada. Só pelas pesquisas que caem aqui, dá para ter uma ideia do que se passa (ou não passa) na cabeça do BM.
hahahahahaha
Acho que a intenção dela foi de pedir ajuda…
Sabe o número de emergência ajuda nessas horas.
Falando em eventos, parece que melaram a parada da bala pro papa, né?
Olha, vai ter confusão…
“Temos que ter educação nessa hora e saber respeitar a personalidade mundial que é o papa.” Ter educação com o papa mas meter bala em quem se manifesta, né?
Como vão identificar quem é manifestante? Várias pessoas podem entrar no local como se nada e lá dentro fazerem algo. É pedir pra morrer, mas sempre tem alguém com ideias… Imagina que liMdo neguinho levando tiro na frente do papa…
Tem que ter é educação com o povo, e fornecer serviços públicos decentes…
Hahaha: pior do que esses dois será a JMJ!
Apesar de futebol mexer mais com o fanatismo dos torcedores, quanto mais modalidades, maior o vexame, então a maior tragédia vai ser na Olimpíada.
Pena que não vou poder sair do Rio nesses dias :(
Pois eu acho que vão matar muito bandido meses antes da copa, e vão colocar as forças armadas em cada esquina do Rio, enquanto o restante do país estará em guerra civil. Rio será uma Abu Dhabi ilusória, mas isolada.
olimpiada tb
Voto nas olimpíadas como pior, não que a copa vá ser boa, longe disso.
Mas acho que na copa a coisa vai estar mais diluída, vai ter um ou outro gato pingado gringo falando mal da infra estrutura, dos preços abusivos e do povo sem educação, mas tudo pulverizado entre as 12 sedes e encoberto pela mídia nacional.
Agora nas olimpíadas o bicho vai pegar num lugar só. E que lugar hein! Hell de Janeiro com sua magnifica infra estrutura e segurança pública. No aguardo para dar boas risadas.
PS. Obama, melhor você mandar sua própria segurança para seus atletas olímpicos.
Não só Obama, o pessoal de Israel também deveria se cuidar…
Depois de Munique/72 certamente os israelenses estão se cuidando!
Já os americanos tenho algumas dúvidas…
Que importa qual dos dois vai ser pior? O país já é o pior……..
Sim, o país está na merda. Mas não custa especular sobre qual será pior, por diversão.
Eu acho Olimpíadas sempre mais hipócrita, em qualquer país. Pq pretende que todas as nações competem em clima de amizade e em condições de igualdade.
Nessa eu concordo um pouco mais com o Somir, não porque eu acho que vai melhorar alguma coisa até as Olimpíadas, mas pelo tipo de público, especialmente dos atletas. Futebol é aquela papagaiada que jogador ganha mais em um mês do que minha conta bancária vai conhecer em toda a sua vida. Estão acostumados com luxo, paparicos, hotel 5 estrelas, essas coisas. Atleta de outras modalidades, com raras exceções, estão acostumados com treinamento em lugares mais modestos.
E tb acho que, apesar das olimpiadas serem mais “internacionais”, acho que o público só vai onde é “perto” ou para onde já tem algum interesse turístico, difícil alguém de “nível” (de educação) se deslocar tanto assim para acompanhar um campeonato de “esgrima” (estou considerando só a participação dos europeus, gente da américa latrina já sabe o que esperar). Já o público do futebol é mais fiel, vai até pra Africa pra assistir Shakira…
Fora o fato de terem que se deslocar entre cidades / estados… Quero ver neguim se matando nos aeroportos, ficando na fila por 3 horas para perderem sua bagagem, usar aquele banheiro de rodoviária… Mais chances disso acontecer na Copa.
Estou falando é claro de Ensino “Mérdio” e Técnico, se bem que na “facul” que dou aula não é diferente.
Eu dava aula em uma grande e conceituada universidade e meus alunos mal sabiam escrever. Está puxado…
E, a tendência é piorar, cada vez mais!
Infelizmente sim. Estamos marchando para um desfecho parecido com o do filme “Idiocracy”
De fato! Aguardemos os desfechos!
Sério… Então tá tenso o bagulho mesmo!
Vc nem faz idéia… divida rápido: 2,56 por 0,02 e multiplique por 0,5. Eles não sabem fazer isso!
Sally, já pensou em ser comediante…. Eu choro de rir com seus textos… Não que, não concorde com eles mas, a maneira como vc escreve… Lembrou até do Blanka!
Piadas à parte, mais uma desgraça montada… É esperar para ver… Enquanto isso, meus alunos não sabem dividir, nem multiplicar, nem somar… nem escrever!
Triste!
Adoraria ser comediante, mas acho que ninguém ia querer ouvir meu humor de mau humor. Hoje em dia o que faz sucesso é torta na cara e bordões repetitivos.
Olha, difícil responder essa mas em certa medida fico com o Somir nessa! A copa já está aí, a merda meio que já ta feita então… penso que – mesmo que talvez sendo utópico – da copa para as olimpíadas há que se consertar uma coisinha ou outra aqui e ali…
Duvido… assim como não fizeram nada antes de Copa, também não farão antes das Olimpíadas
Sally, são TRINTA E DUAS equipes, sendo trinta e uma estrangeiras e a equipe “anfitriã”, mas isso não muda em muito o argumento.
Trinta ou trinta e uma, tanto faz. Quero ver é na Olimpíada, quase duzentas delegações…
Sabe aquele momento onde você lembra de tudo de ruim que pode acontecer, lê isso descrito e vai te subindo aquele desespero, que te acomete de uma forma que você começa rindo euforicamente e no fim está chorando igual criança? Então… eu nesse momento: “o despreparo é tão grande que não me surpreenderia se o Rio de Janeiro afundasse ao receber tantas pessoas.”.
Enfim, pra mim, com certeza o pior vai ser a Olimpíada. Simplesmente pela vocação do Rio em cagar tudo. Imagine só essa cidade completamente tomada de turistas 24h por dia por todos os cantos: em estádio, em praias, no centro da cidade, em pontos turísticos, em hospitais… mais a população normal? As pessoas que não são daqui, podem argumentar que conseguimos “coordenar” isso aqui no carnaval (não dá pra chamar de coordenação, mas pra quem curte a bagunça carnavalesca toda – tipo eu – ta pouco se lixando), mas nas Olimpíadas a proporção de turistas será MUITO maior que a de qualquer época já vista aqui no estado. Sério, vai ser de surtar.
Vai ser medonho. Tente sair do Rio nesse período
Já falei com meu chefe sobre minhas férias coincidirem com o período. Talvez eu queira “comprar” mais umas 2 semanas de férias para passar uns 45 dias bem longe.