Reis das cinzas.

A fumaça que cobre o Brasil atualmente tem origem principalmente de onze estados e do Distrito Federal (DF), conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mapa do fogo indica que, entre 1º de janeiro e 10 de setembro, o número de focos de incêndio nessas unidades da federação mais que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado. LINK


Duas cientistas que desmentiram um nutricionista que afirmou que diabetes era causado por vermes foram condenadas pela Justiça de São Paulo. Decisão é da juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível. Na sentença, foi exigido que a publicação das cientistas fosse apagada sob pena de multa de R$ 100 por dia de descumprimento, além do pagamento de R$ 1.000 por danos morais. LINK


Qual a conexão entre as duas notícias? Nada funciona direito quando quem tem poder não presta. Desfavor da Semana.

SALLY

Eu presumo que se chegou em mim, a informação completa chegou em vocês, mas não custa fazer uns parágrafos de introdução.

O Brasil está pegando fogo, como nunca. Muito mais do que no governo Bolsonaro, muito mais do que em qualquer outro governo anterior. Cidades ficaram com a pior qualidade de ar do mundo, vejam bem, não do país, mas do mundo, a ponto do ar ser considerado tóxico e ser indicado não sair de casa e usar máscaras. Os efeitos na saúde já são sentidos, desde nariz sangrando até Mortes por Síndrome Respiratória Aguda estão ocorrendo em função da fumaça.

E não são apenas efeitos imediatos. A inalação de fumaça pode causar uma inflamação sistêmica no corpo que, entre ouras doenças graves, pode levar a enfarto, derrame e câncer. Um pulmão exposto a um ambiente poluído pode ficar mais danificado que um pulmão de fumante. Não é mais sobre corrupção ou ideologia, é sobre prevenção de câncer.

Os efeitos sociais também são e serão sentidos. Avião sem poder decolar, avião tendo que dar meia volta e retornar, prejuízo na produção de alimentos (que, se preparem, vão aumentar de preço) e muito mais. Já tomou uma chuva preta na cabeça? O pessoal na Argentina sim, graças a vocês.

Quem é leitor sabe que ambientalismo não é a minha causa. E não é pelo meio-ambiente que escolhemos este tema. Agora vai um pouco além. Estão envenenando pessoas diretamente, inclusive os vizinhos. Sim, minha família está respirando esse ar merda, poluído, cancerígeno, por causa de um inepto que passou a campanha toda detonando o opositor por não cuidar direito das florestas. As bostas do Brasil estão cruzando a fronteira e prejudicando boa parte da América Latina.

Já seria ruim o suficiente se o Lula deixasse queimar o Brasil desse jeito, mas é pior quando pensamos na carga de hipocrisia que é o defensor da natureza ser justamente quem mais detonou o meio ambiente. Ele e Marina Silva, outra inepta, que não serve nem como apoio de porta, pela complexão física demarcada. Parece que o Deus da Assembleia de Deus não foi muito generoso com ela, nem física, nem intelectualmente.

Tudo que eles conseguem fazer é empurrar um discurso de inevitabilidade ou delegar culpa a terceiros. Não se deixem enganar: essas queimadas seriam evitáveis com fiscalização adequada e um programa de combate a incêndio adequado. Igualmente não se deixem enganar sobre autoria: é responsabilidade do governo combater queimadas vindas de qualquer circunstância, principalmente das criminosas.

Ontem, na data em que escrevi este texto, a Amazônia era a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa do mundo. A floresta que, em tese, deveria ajudar a melhorar o ar do mundo, é hoje o maior poluidor do mundo. Mais do que indústria, mais do que carro, mais do que avião. Tá aceitável isso para vocês, Brasil? Se está, faz o favor de respirar bem fundo para sugar essa merda de fumaça toda para seus pulmões, porque a Argentina parece um cenário de Mad Max agora.

Só imagina se isso fosse no governo anterior. O pior ar do mundo. A maior fonte de emissão de gases de efeito estufa do mundo. O Jornal Nacional teria um especial de 14h de duração, o Bonner apareceria nu, com um anel peniano com uma estrela vermelha e um 13 fazendo pirocóptero, as cobranças seriam todas na figura do Presidente.

O que esse (des)governo faz? Marina achou oportuno dizer que a responsabilidade é da população, como se o governo não fosse muito bem pago com impostos para fiscalizar, coibir e apagar queimadas. Curioso, é assim que o governo cuida do cidadão? Se alguém te roubou, a responsabilidade é do ladrão. Se alguém te estuprou, a responsabilidade é do estuprador. Vai bem tomar nesse seu cu magro, marrom, enrugado e provavelmente cabeludo (pois crente), minha senhora.

Pouco importa de onde vem o fogo, é obrigação do governo evitar que ele ocorra e apagá-lo se ele começa. Se era possível dois anos atrás, pois isso era cobrado do Bolsonaro, é possível agora. Nenhuma mudança climática atua tão rápido em dois anos que mude o cenário desta forma. Até narrativa de “aves incendiárias” (Moltres? É você?) estão jogando no ar para ver se cola. Foda-se bem o que está acontecendo, é obrigação do governo impedir. Se era a regra e grau de cobrança vigente para o Bolsonaro, tem que continuar valendo agora.

Eu entendo que em questões mais abstratas o brasileiro sinta dificuldade em se revoltar e agir, mas agora… agora, querido leitor, estão envenenando você e sua família. Vai além da hipocrisia de defender natureza e depois deixar queimar tudo. É uma questão de saúde. Nem ver a saúde da sua família te faz tomar uma atitude? Que triste, hein? Falharam bem como povo.

Vale lembrar que além dos seus impostos, que já acumulam trilhões, o Brasil também recebe uma enorme ajuda financeira de países desenvolvidos para preservar as suas florestas. Então se engane: dinheiro sobra. O que falta é vontade política. Se vierem com esse papo de “o desmonte do Bolsonaro no IMABA” já pega um galho e enfia no cu da pessoa para a agressão combinar com a temática ambiental.

Infelizmente o que estamos vendo é mídia, classe artística e brasileiros engolindo ou fingindo que estão engolindo a narrativa de que agora é impossível prevenir ou apagar incêndios (não é). Infelizmente o que estamos vendo é o povão focar em prisão de subcelebridade ou, pior ainda, culpa terceiros que não o PT.

Meus queridos, foda-se que seja incêndio criminoso, o agro malvado, Thanos ou a ira de Deus. É obrigação do Governo evitar e combater. Ou por acaso quando você é assaltado na rua só pode criticar o assaltante, não pode reclamar da segurança pública paga com os seus impostos?

Sabemos que isso está acontecendo pela incapacidade do brasileiro de votar direito, mas também e está acontecendo pela falta de um Judiciário decente. O Estado Democrático de Direito precisa de um Judiciário forte para fiscalizar os políticos do Legislativo e do Executivo. Mas, como eu cansei de berrar por anos, quando o PT assume o poder, ele compra a todos (olha os gastos de Orçamento Secreto!), de Judiciário à Mídia, e com isso fica intocável. Faz o que quer. Não tem freio.

Quando eu digo que prefiro qualquer coisa ao PT (e é qualquer coisa mesmo, Bolsonaro, Marçal, meu cachorro, Andressa Urach, Theo Becker, Alicate ou o demônio), não é porque eles sejam melhores que o PT, muitos são até piores. É pelo fato deles não conseguirem articular esse esquema de compra generalizada que lhes dá total controle sobre tudo. Ao menos esses outros sofrem alguma fiscalização da mídia ou do Judiciário. Ao menos esses outros recebem algum freio quando seus excessos comprometem questões mais graves.

Bolsonaro não quis parar o país na pandemia? O STF deu uma canetada e passou por cima dele. Bolsonaro não quis comprar vacina? O Dória passou por cima dele. Bolsonaro encontrava um monte de freios pelo caminha.

Quem passa por cima do PT agora, para que seu pai não morra de Síndrome Respiratória Aguda? Quem passa por cima do PT para que seu filho não tenha o chamado “Pulmão Tatuado” e morra de câncer aos 35 anos? Ninguém. Ninguém vai fazer nada, pois vocês votaram em um governo que tem capacidade de se articular para isso, por simpatizar com o seu discurso. Parabéns, bando de infantilóides sem estratégia.

Nunca foi pelo meio-ambiente, nunca foi pelas vacinas (que continuam em falta e os casos de covid estão subindo) e nunca foi pela ciência, tanto é que não contestes em adoecer a população (do país e dos vizinhos) ainda estão cortando verbas e até tomando decisões judiciais contra a ciência. Mas isso é tema para o texto do Somir…

O que eu posso te dizer é que aprenda a votar: por mais que você considere um lado melhor do que o outro na ideologia, nos projetos e nas pessoas, nunca, jamais em tempo algum dê seu voto para quem vai ter hegemonia, para quem não vai ter um predados, para que não vai estar passível de freio, se não, você e todo seu país ficam escravos nas mãos dessa pessoa.

Não sejam infantis, em país subdesenvolvido voto a gente não dá em quem a gente gosta mais ou em quem está mais alinhado com nossos pensamentos, se dá em quem tem o menor potencial de te foder. Aprendam, pelo amor de Deus, aprendam e não defequem na urna novamente em 2026.

Para perguntar por que Lula enviou bombeiros para a Bolívia quando o Brasil está em chamas, para dizer que votou no PT contra os evangélicos e recebeu uma Ministra do Meio-Ambiente da Assembleia de Deus ou ainda para dizer que a coisa está tão cagada que está com saudades daquele inepto falando “cuestão”: comente.

SOMIR

Hoje estamos na força do ódio. Sally respirando fumaça brasileira do governo do amor, e eu, também respirando fumaça, mas cego de putez por causa da decisão judicial horrenda contra as cientistas desmentindo estelionato descarado. E sim, é estelionato: a nutricionista que compartilhou essa bobagem inacreditável sobre vermes causarem diabetes nem precisa estar vendendo produtos específicos para configurar estelionato, quando alguém vai para a rede social como figura de autoridade na sua profissão, está buscando clientes.

Existe um ganho financeiro, mesmo que indireto, no convencimento das pessoas que sua teoria retardada tem algum fundamento: como a imensa maioria das pessoas que estudam nutrição não vão te dizer que vermes causam diabetes, ela se isola como “pessoa capaz” de tratar o problema por esse ângulo. Ela não precisa estar vendendo um tratamento específico ou remédio para tratar vermes, basta existir como defensora da teoria para transformar mentira em ganho financeiro. Estelionatária, seja de forma intencional ou não.

Se eu inventar que o mel da abelha roxa da Patagônia cura o câncer e algum pobre coitado acreditar, ele só vai poder falar comigo para buscar esse tratamento. Eu não preciso vender o produto para fazer com que os recursos dessa pessoa sejam direcionados para mim. Quem divulga ciência falsa para pessoas desesperadas é sempre um veneno para a sociedade, especialmente se existe algum ganho financeiro no processo.

E aí, as pessoas que vão lá tentar retirar o veneno são culpadas por ferir os sentimentos do golpista! Eu espero que essa sentença absurda seja revertida em instâncias superiores, mas é absurdo que isso tenha acontecido para começo de conversa. A Justiça brasileira defendeu o estelionatário contra as vítimas. O sentimento do golpista vale mais do que a saúde pública.

A juíza Larrisa Boni Valieris viu esse caso e não registrou na sua cabecinha que as cientistas estavam desmentindo uma imbecilidade perigosa para a sociedade. Eu não sei se ela não se importou em prestar atenção no objeto do caso ou se tinha alguma predisposição a acreditar nessa cretinice pseudocientífica de que vermes causam doenças aleatórias (essa da diabetes é só mais uma de várias), mas na prática dá no mesmo: uma pessoa claramente incapaz de tomar decisões sobre o tema tomou uma decisão sobre o tema. Eu não preciso pensar em má intenção dela, eu só preciso fazer a conexão óbvia entre a sua decisão e incapacidade intelectual aberrante para o cargo que executa.

Pode ser uma pessoa muito querida por família e amigos, pode doar todo seu dinheiro para a caridade, pode passar as madrugadas resgatando cachorrinhos doentes nas ruas… é tudo irrelevante se na hora de fazer um juízo de valor sobre uma questão, faltem sinapses no cérebro para compreender o que acontece.

O processo de seleção de juízes é fundamentalmente falho se deixa gente que defende a nutricionista maluca contra cientistas demonstrando as falhas nas alegações dela. Sério, isso simplesmente não acontece com uma pessoa minimamente bem informada ou minimamente inteligente. Isso acontece quando selecionamos nossos membros do poder Judiciário por um concurso de memorização. Pode ter as melhores leis que não faz diferença se quem as aplica não é inteligente o suficiente. Não tem atalho, não tem sonho democrático que dê conta: tem padrões mínimos para exercer funções que impactem severamente a vida de terceiros.

E habilidade de decorar listas de dados não é suficiente para cumprir a função de juiz. A juíza Larissa obviamente está abaixo dessa linha básica de cognição, é inconcebível não perceber o desvio de função social de um juiz que toma esse tipo de decisão. Não sei nem se dá para colocar na conta de um erro momentâneo, porque alguns erros não acontecem com quem tem capacidade de compreensão da sua função. Um pedreiro pode fazer uma parede torta, mas um pedreiro não vai tentar fazer cimento misturando apenas água e areia. O erro da juíza Larissa é desse nível de tentar unir tijolos com areia molhada.

É para parar tudo e o sistema repensar a capacidade básica da cidadã de exercer a função. Não se defende estelionatário contra a população afetada pelo seu golpe. E eu conecto os pontos com o texto da Sally justamente nessa capacidade básica: em cargos eletivos, é um concurso de popularidade. Pessoas obviamente incapazes recebem poderes executivos e legislativos. Falhe no processo seletivo e você acaba defendendo bandido e deixando o país pegar fogo enquanto Lula e Marina estão preocupados em lacrar e o Congresso e o Senado estão focados em dar anistia para criminosos óbvios para agradar um partido que pode ajudar na eleição dos novos presidentes das casas.

Se você não consegue nem fazer o básico do básico da sua função, falta cérebro ou interesse em trabalhar de verdade. Em ambos os casos, quem sofre são as pessoas obrigadas a obedecer a esses incompetentes, maliciosos ou não. Esses pedreiros estão deixando a parede desabar de cinco em cinco minutos, e o povo está pensando se o problema é a cor do boné do pedreiro. É o pedreiro! Ele não sabe ou não quer fazer o trabalho.

Cada incompetente com poder é uma violação aos Direitos Humanos do povo. E isso inclui não só proteções à saúde como liberdade também, o povo de direita está vendo isso com a censura prévia do STF. Todo mundo perde se a gente não consegue construir uma boa fundação. A casa cai.

Para dizer que eu vou ser processado por ferir os sentimentos da juíza, para dizer que os vermes me mandaram escrever isso, ou mesmo para dizer que não querer morrer na mão de incompetente é elitismo: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , , , ,

Comments (19)

  • “uma pessoa claramente incapaz de tomar decisões sobre o tema tomou uma decisão sobre o tema.” Melhor definição do judiciário brasileiro que já li, e irei espalhar.
    Cansativo demais ter que explicar o obvio pra muita gente, tá difícil.

  • DesQualificado

    “…nesse seu cu magro, marrom, enrugado e provavelmente cabeludo…”.Haja cortina de fumaça pra fazer essa imagem desaparecer da minha mente.

      • DesQualificado

        Não tenho o que perdoar.A imagem pode ser feia mas é totalmente pertinente,haha.Aliás,aproveitando a deixa,adorei os textos sobre o jeitinho argentino e devo dizer que gostaria de ver mais artigos “argentinizados” escritos pir você.Não que tenha ficado surpreso com o que li,pois convivi com argentinos durante um bom tempo(jogavamos futebol juntos) e eles eram assim mesmo.Nunca me ofendi nem tive qualquer problema com eles.Pelo contrário, achava engraçado esse jeito exagerado de expor as coisas e durante esse período fiquei bem próximo deles.

        • Com certeza vamos continuar com nossa coluna sobre argentinos, é sempre um prazer e uma autoanálise interessante falar do meu povo!

          Curiosidade: o que fez com que você não se ofenda com o que eles falavam, você simplesmente não ligava ou você percebeu que não vinha de um lugar de maldade?

          • DesQualificado

            Bom,pra ser sincero,eu sempre fui debochado e brincalhão também,daqueles que perdem o amigo mas não perdem a piada.E nunca senti um pingo de maldade até porque,entre eles era a mesma coisa ou até pior!Em poucos dias de convivência já deu pra perceber que era o jeito deles,era natural.Até entendo quem confunda com arrogância ou falta de educação mas nunca foi meu caso;nunca fui daqueles que se ofendem por qualquer coisa,muito menos com palavras.

            • Ah, tá explicado, você também tem algo de argentino dentro de você!
              Só reforça minha teoria de que pessoas que se ofendem projetam toda a maldade que existe dentro delas nos outros.

              • DesQualificado

                Sim,tenho minha parte argentina,gosto de um deboche,de um escracho,acho didático,hehehe.
                Porém numa coisa não dá pra entender vocês hermanos:achar que Maradona foi melhor que Pelé,já é flertar com a insanidade!HAHAHA!

                • Eu sempre me pergunto se realmente dá para comparar jogadores em épocas tão diferentes…
                  De qualquer forma, Maradona é uma instituição na Argentina, não apenas pelo futebol, mas pelo jeito de ser, que era 100% essa argentinidade afrontosa.

                  • Sally, se me permite um aparte em relação a isso, acho que o fanatismo em relação ao Maradona tenha a ver, sobretudo, com uma partida em particular: Argentina x Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, vencida pela seleção albiceleste. Antes, “El Diez” já era, claro, amplamente reconhecido como um dos maiores de todos os tempos, mas foi o desempenho nesse jogo que, pelo contexto, enfim o tornou um mito. A Argentina tinha sido derrotada na Guerra das Malvinas e aquela era uma chance de “se vingar” dos ingleses. Com dois gols, o do “Barrilete Cósmico” e o de “La Mano de Dios”, que entraram para a História, e a posterior conquista do Mundial quase sozinho à frente de um time limitado, Maradona virou “D10s”. Para muitos, ele foi um “anjo vingador vindo dos céus para redmir uma pátria humilhada, trazer de volta a glória da vitória – ainda que só no futebol – e alegrar a um povo sofrido”.

                    • Nada, o povo já era fissurado nele antes disso
                      Maradona representa lindamente o argentino médio

                  • DesQualificado

                    Concordo com você.Acho injusta essa comparação em épocas diferentes porque há muita diferença,desde preparação física até qualidade dos materiais(bola,chuteira,etc),o que implica diretamente em desempenho.
                    A discussão fica só na zueira e na provocação mesmo pra acirrar a rivalidade,porque tecnicamente a comparação é inviável.A verdade é que foram dois gênios da bola que estavam na hora certa e na época certa para terem sido o que foram.

                  • Falando na “argentinidade afrontosa” do Maradona, teve uma história em que ele, ídolo do Napoli e de volta à Itália depois de ganhar a Copa de 86 com a seleção dos “hermanos”, quis uma Testarrossa preta que a Ferrari, que na época fabricava carros apenas no seu tradicionalíssimo vermelho, não queria fazer. O empresário do camisa 10 argentino deu um jeito, negociando daqui e dali e pagando – muito – a mais à Casa de Maranello pela customização de um modelo exclusivo para o então melhor jogador de futebol do mundo. Maradona recebeu o tal carro da cor que queria, mas perguntou pelo rádio. Ao ser informado de que, por ser um modelo super-esportivo de inspiração nas corridas, não tinha rádio, “Don Diego” ficou contrariado e disse: “Bem, então podem enfiá-la no cu”.

  • “Só imagina se isso fosse no governo anterior. O pior ar do mundo. A maior fonte de emissão de gases de efeito estufa do mundo. O Jornal Nacional teria um especial de 14h de duração, o Bonner apareceria nu, com um anel peniano com uma estrela vermelha e um 13 fazendo pirocóptero, as cobranças seriam todas na figura do Presidente.”

    Essa me fez rir a ponto de ter falta de ar!

  • (…) “Em país subdesenvolvido voto a gente não dá em quem a gente gosta mais ou em quem está mais alinhado com nossos pensamentos, se dá em quem tem o menor potencial de te foder”. Isso é exatamente o que eu vivia dizendo a muita gente que era do meu convívio! Só que nenhuma dessas pessoas nunca quis me escutar. E também não “acordaram pra vida” nem mesmo depois de sentir na própria pele as consequências de suas más escolhas….

  • Ontem colocaram fogo em um matagal que fica atrás de um fucking posto de gasolina por aqui. Este posto, por sua vez, fica ao lado da central regional do SUS. Quando os bombeiros conseguiram apagar o incêndio, metade da cidade estava passando mal com a fumaça e as chamas chegaram perigosamente perto do material inflamável. As pessoas continuaram trabalhando no posto e no hospital como se nada estivesse acontecendo, e eu fiquei com enjoo até hoje de manhã só de passar lá perto. Estou esperando o Xandão, o Nine ou a criatura silvestre começarem a punir os incendiários e fazer algo pra coibir incêndios de verdade. Provavelmente, esperaremos até outro governo começar. Ou até que as consequências disso alcancem alguém poderoso.

    A notícia no texto do Somir é igualmente triste. Quando li sobre a sentença, achei que tinha interpretado errado porque é surreal demais que os sentimentos da pseudonutri sejam mais importantes que a verdade. Espero que seja revertida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: