Experimento inconclusivo…
| Desfavor | Anúncios | 4 comentários em Experimento inconclusivo…
Saudações anais.
Este mês propus aos autores um experimento social. Intrigado com a diferença de tratamento nos comentários dos textos do Somir e da Sally, achei didático investigar o que move o leitor a reagir de forma tão passional aos textos da Sally.
Para isso, dei uma missão a ambos: escrever sobre um mesmo assunto potencialmente perigoso, a Sally tentando ser o mais cuidadosa possível e o Somir tentando ser o mais contundente possível. Para finalizar, invertemos a autoria dos textos. O texto de terça foi, na verdade, escrito pelo Somir e o texto de quarta foi, na verdade, escrito pela Sally.
Que fique claro: nenhum dos dois fingiu, mentiu ou disse qualquer coisa que não pense. Minhas instruções pediam a mais absoluta sinceridade, o cuidado seria apenas na forma em como se expressariam.
Ainda assim, o texto supostamente agressivo do Somir não despertou objeções e o texto supostamente cauteloso da Sally despertou comentários mais… acalorados. Alguns inclusive nem foram aprovados.
Minha conclusão? Não entendo. As palavras da Sally têm uma aura argentino-ofensiva que o leitor detecta inconscientemente. Eu desisto de entender o leitor do Desfavor.
Por compromisso com a verdade, a autoria real dos textos será restaurada.
Vocês são malucos, procurem tratamento.
C.U..
Eu procuro psiquiatra no dia que você procurar proctologista.
Mas isso é meio óbvio.
A Sally tem uma linguagem mais próxima de um bate-papo, praticamente convidando à interação e ao debate.
Já os textos do Somir são mais expositivos, apresentam os fatos e o ponto de vista dele e pronto.
Além disso, na maioria das vezes, os temas escolhidos por eles ainda reforçam esse comportamento. A Sally vem com assuntos polêmicos e populares, enquanto o Somir prefere falar de assuntos mais técnicos e restritos.
Mas nem querendo ser polêmico o Somir conseguiu… nunca vou entender essa diplomacia natural que ele tem
WTF?