Ei, você! – Lula e Hamas Edition
| Sally | Desfavor Web 1.0 | 60 comentários em Ei, você! – Lula e Hamas Edition
Depois da (nova) pá de bosta que o Lula falou sobre Israel, que lhe rendeu uma congratulação oficial do Hamas, as buscas sobre o assunto dispararam e nos trouxeram coisas de fazer os olhos sangrarem.
Normalmente não fazemos adendos ou damos maiores explicações nesta coluna, mas hoje achamos especialmente importante que fique claro que as frases citadas são reflexo de buscas online que direcionaram leitores para nosso blog e que nós discordamos delas veementemente.
Não compactuamos com estas atrocidades, não toleramos estas atrocidades, não aprovamos nenhum comentário que contenha estas atrocidades.
Em tempos normais jamais publicaríamos isso, pois acreditamos que antissemitas, genocidas e ignorantes devem morrer na escuridão, sem ter voz. Mas, considerando que atualmente o Presidente da República dá voz a eles, achamos didático que vocês tenham acesso a uma pequena amostra das buscas que o brasileiro médio anda fazendo sobre o assunto online.
Estejam cientes: estas buscas são maioria. A minoria é repudiando as falas do Lula e o Hamas. Isso é o Brasil hoje.
fiz o l para isso para nao ser governado por idiota que bate continencia para a bandeira de israel
Prefere alguém que seja leviano sobre o holocausto e aplauda terrorista?
meu vizinho e um judeu safado eu nunca gostei lula tem razao vem pro brasil hamas exterminar os judeus daqui
Parabéns, Lula: mirou no Nobel da Paz, acertou em porta-bandeira de genocídio
lula esta certo israel esta fazendo a mesma coisa que hitler e quem combate hiltler e bom entao o hamas e bom
Alguém me traz uma camisa da seleção brasileira, por favor?
oposiçao com inveja dos elogios do hamas ao lula
Sim, todo mundo tem inveja de ser aplaudido por terroristas, genocidas, torturadores, sequestradores, estupradores, assassinos sanguinários, um puta mérito!
lula e o unico que tem coragem de se posicionar contra a limpeza etnica heroi do povo brasileiro
Será que a pessoa sabe que o Hamas nega a existência Israel e seus habitantes?
so canalha não defende a fala de lula so canalha e a favor da morte de criancinhas
Tipo as crianças de Israel, sequestradas e mortas? Ou as ucraninas, que foram para campos de concentração? Ou as yanomais, que estão morrendo de desnutrição?
netanyahu genocida so lula teve coragem de se posicionar
Se alguém invadisse sua casa, sequestrasse eu filho, estuprasse sua esposa e degolasse seus pais, você seria só tolerância e não reagiria caçando quem fez isso não importa o que custe, certo?
Lula defende o hamas pq defende inocentes e ainda apanhando o brasil nao tem jeito
Você sabia que o Hamas matou brasileiro no atentado que cometeu? Você sabia que o Hamas tem reféns brasileiros neste exato momento?
quem ataca lula promove sionismo malditos sionistas agora nao tem vez serao todos exterminados do brasil e do mundo
Tira o chapéu de alumínio da cabeça e enfia no cu
O pisidenti nao gosta do ismael mas gosta do jarbas pq deu treta com embachador
Dessa vez os ignorantes estão falando menos merda do que a suposta elite intelectual
Para fica triste (eu também estou), para pedir uma camisa da seleção brasileira também ou ainda para dizer que nas próximas eleições vai cravar 22 com tanta força na urna que nem o Rei Artur vai conseguir tirar seu dedo: comente.
Sempre que Pego essas mensagens no Twitter eu gosto de repostar Com o comentário: o nazismo é de esquerda e eu posso provar. Nunca fui rebatido.
Foi o Lula quem pintou este muro?
https://pbs.twimg.com/media/GGUuZ2NXUAA9FvA.jpg
Por que odeiam tanto os judeus?
Quando uma pessoa que a militância considera um Deus Supremo Sábio diz que estão fazendo o mesmo que Hitler, autoriza o ódio, afinal, é socialmente aceito odiar o Hitler.
Eles mataram Jesus Cristo
Eu não sei onde foi que erramos para atrair este tipo de comentário e este tipo de argumento.
Se é para falar disso, JESUS ERA JUDEU, então, isso seria um motivo para gostar de judeus.
Casos de boi de piranha.
Assim como nosso Tiradentes foi politicagem portuguesa, Jesus sofreu politicagem romana.
Porque prevalecem há séculos teorias conspiratórias de que judeus querem dominar o mundo, os famigerados “sionistas”.
De acordo com essas teorias, judeus são maus porque acumulam muita riqueza e formam uma elite na qual só ajudam uns aos outros para ganhar mais dinheiro, não se importando em destruir países, matar pessoas, etc. Então, fica a ideia de que eles declararam guerra à humanidade pra lucrar ou controlar ela.
Por isso inclusive existe a caricatura do judeu ganancioso (South Park mesmo faz piadas sobre isso, aliás, um de seus criadores é judeu ateu).
Eu só acho que se essas pessoas controlam o mundo como essas teorias dizem, Palestina já teria desaparecido do mapa décadas atrás e o Holocausto nunca teria acontecido.
Leio o Desfavor cerca de 15 anos e, ao longo desse tempo, raramente discordei de vocês.
No entanto, divergências acontecem em qualquer relacionamento duradouro, por mim está tudo bem.
Mas confesso que o que mais me incomoda, neste caso, é ser obrigada a concordar com algo dito pelo Lula.
Lula disse que Israel está se comportando como Hitler.
Vamos comparar?
Hitler pregava o extermínio de raças que considerava inferiores. Usou de força, violência e armas para prender civis desarmados em campos de concentração, onde foram torturados, estuprados, cobaias para experimentos médicos e mortos.
Israel comete abusos e incontáveis crimes de guerra quando passa por cima de civis para resgatar seus reféns (já declararam que aceitam um cessar-fogo caso os libertem). Isso sempre será errado e crime de guerra. Mas não se compara a deliberadamente prender e matar um grupo por considera-lo uma raça inferior. Prender, torturar, fazer experimentos e buscar o completo extermínio desse grupo.
É possível ser errado e criminoso de formas diferentes. Comparar Israel a Hitler é muito errado sob diversos pontos de vista, principalmente quando se leva em conta que o peso dessas falas, no Brasil, está fazendo com que o brasileiro saia agredindo judeus pelas ruas.
Dá para se posicionar contra a morte de civis inocentes sem desrespeitar ou banalizar o holocausto, pois é uma falsa simetria do caralho equiparar ambos.
Quem comete falsa simetrinha são os outros, nosso presidente fez o certo e encaminha nossos ideais para o lado certo da história. Ele será lembrado como um dos principais líderes a derrotar o fascismo!
/s
Pois é, comparar Lula com Bolsonaro é falsa simetria, mas comparar Israel com Hitler é super ok.
O cérebro do brasileiro derreteu. Burrice agora é chamada de “coragem”.
Lula fez isso pra agradar o jovem cirandeiro que antes dessa bomba estourar estava inclusive promovendo boicote a intercâmbio com jovens de universidades israelenses, mas deu um tiraço… No pé.
De qualquer forma, vem americano amanhã e de duas uma… Ou Lula dobra a aposta no erro ou peida na farofa, deixando os cirandeiros emputecidos.
Os EUA já deram uma comida de cu nele, vai receber o sujeito no cantinho da vergonha.
Com microfone na mão é tigrão, em reunião a portas fechadas é tchutchuca. Já vimos isso com empresários, banqueiros e outros grupos: berra, critica, ataca e depois dá isenção fiscal e dinheiro público.
Sally, claro que uma comparação exata entre o Holocausto e a situação atual não é possível.
É óbvio que não podemos equiparar com precisão uma guerra que abrangeu vários países europeus e durou anos, com uma guerra localizada em uma região do tamanho de Sergipe e que ocorre há alguns meses.
Embora não seja uma situação em que as pessoas estão sendo retiradas de suas casas e levadas a campos de concentração, é um fato que um povo inteiro está sendo massacrado e confinado em uma área sem acesso aos recursos mais básicos.
E, de certa forma, podemos argumentar que uma etnia inteira está enfrentando um processo de extermínio.
O ponto principal que gostaria de ressaltar é que o Holocausto foi uma atrocidade inaceitável, pois envolveu um exército armado massacrando deliberadamente civis inocentes, o que é uma das maiores vergonhas da história da humanidade.
Em uma guerra sangrenta, espera-se que haja confrontos entre exércitos, não ataques contra civis.
Infelizmente, é exatamente isso que está acontecendo em Gaza. Civis estão sendo alvo de ataques e sofrendo as consequências devastadoras de um conflito assimétrico.
É uma situação extremamente preocupante e que demanda uma solução pacífica urgente.
É muito aleatório que o Lule foi o líder mundial com essa coragem, é óbvio que ele está focando em um Nobel ou algo do além.
Mas críticas a Israel a gente sempre faz e o mundo todo faz. Você não vai achar um país do mundo que não queira um cessar-fogo e que não diga que Israel está cometendo excessos.
O problema é que Lula, entre outras merdas, disse que Israel está fazendo o mesmo que Hitler. Isso não é coragem, é burrice, desrespeito e incitação contra pessoas inocentes, afinal, assim como os palestinos não são o Hamas, os judeus não são as decisões do governo de Israel.
Se Lula estava focado no Nobel, pior ainda, duplamente burro: dinamitou as poucas chances que tinha e ainda ganhou um pedido de impeachment assinado por boa parte da sua base aliada.
Sobre o incitamento de ódio contra judeus no Brasil: não estamos em NY, aqui a hebraica é a elite, nenhum judeus será hostilizado nas ruas por uma fala do Presidente.
Saia da sua bolha, como este, tempos dezenas de casos acontecendo:
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/02/6797612-judia-assassina-comerciante-e-atacada-por-mulher-na-bahia.html
Shahrazad, é perfeitamente possível defender o direito dos palestinos de ocupar a terra deles enquanto se defende o direito do Estado de Israel de existir. Até mesmo porque o Hamas usa civis palestinos como escudo a torto e a direito, faz túneis em lugares como escolas e hospitais sabendo muito bem que está transformando pessoas vulneráveis em alvos, comete diversos tipos de violências contra seu próprio povo e inclusive impede que a ajuda humanitária chegue. O Hamas ganha com a vitimização do povo palestino. Nada disso estaria acontecendo se o Hamas não tivesse feito as atrocidades de outubro, e não se esqueça que o Hamas prega extermínio de judeus e homossexuais, quase como um antigo ditador da Alemanha que todos conhecemos…
E há ódio contra judeus sendo incitado no Brasil sim, toda semana aparecem umas duas ou três notícias de violência. As escolas ensinam que Israel é vilão e as atrocidades do Hamas são justificadas. Onde fiz o ensino médio, só tivemos contato com uma narrativa em que Israel não era um vilão imperialista quando chamamos um intercambista americano para o debate. E isso foi há cerca de doze anos atrás, se não tivesse feito faculdade na área, talvez pensasse que o intercambista tinha exagerado ao chamar o Hamas de grupo terrorista até hoje.
E é perfeitamente possível criticar os excessos de Israel sem equipará-los ao Holocausto, que foi um evento completamente diferente que não guarda qualquer semelhança estrutural com uma guerra. Ao se dizer que algo muito mais mundano e banal é igual ao Holocausto, se banaliza o que aconteceu se reduz importância de algo que foi uma das maiores tragédias da humanidade, na qual não morreram apenas judeus, mas milhares de outras pessoas de outros povos e etnias.
Não é aceitável comparar o conflito atual ao Holocausto. Não é ato de coragem fazer isso, é ato de burrice.
Olá, Paula!
Nas minhas “bolhas” (comércio e saúde) a convivência entre as comunidades árabe e judaica sempre foi harmoniosa no Brasil e a ideia de Israel como um vilão não é um assunto muito discutido fora da internet.
Tenho negócios no Brasil com judeus e árabes, e em nenhum momento tive a intenção de retratar uma divisão de mocinhos e vilões. É importante lembrar que o Estado de Israel não representa todos os judeus, e nem todos concordam com o conflito da mesma forma que nem todos os católicos se sentem ofendidos quando um padre pedófilo é denunciado.
Sinceramente, se alguém da sua família estivesse em cativeiro, acharia plausível atacar o local com bombas? Acredito que o Estado de Israel não se preocupa com reféns. Aliás, sobre o posicionamento dado por Israel em relação a isso ontem : https://www.timesofisrael.com/smotrich-says-bringing-hostages-home-not-the-most-important-thing-sparking-outcry/
Quanto à declaração de Lula, ele não comparou os judeus a Hitler. Ele afirmou que as ações do ESTADO de Israel são semelhantes às da Alemanha nazista. Embora a comparação seja infeliz, não concordo que é antisemita.
O fato é que há um grande número de mortes que não pode ser justificado e na minha opinião, Lula acertou em chamar atenção pra isso, mesmo abalando as relações diplomáticas.
Eu desisto
HAHAHAHA
Desistiu tarde!
Não adianta tentar, cansa menos se fazer de cega e surda.
Não há como limpar essa merda que o Lula fez! E, quanto mais se tenta, mais a coisa fede. Tem gente da esquerda que está desesperada e já não sabe mais o que fazer pra tentar defender o indefensável. É jornalista do “O Globo” afirmando peremptoriamente que “claro que não há a menor chance de um processo de impeachment de Lula prosperar por causa dessa fala desastrada” enquanto o número de assinaturas só cresce; é a “Folha de S. Paulo” achando agora um “coletivo de judeus” que, sabe-se lá como, diz apoiar o Nove Dedos; é o ex-chanceler Celso Amorim dizendo que aquela besteira monumental do presiDEMENTE brasileiro pode até ajudar a resolver a questão Israel x Hamas na Faixa de Gaza porque “emoções podem resolver o que a frieza política não consegue solucionar”, quando o bom senso diz que é justamente pensando friamente que se consegue tomar melhores decisões e resolver problemas. Tudo isso sem falar em todo o contorcionismo retórico e na tempestade de “veja bem”, “sejamos honestos nas análises”, “não é bem assim”, “vocês que entenderam mal”, e etc. nos comentários dos portais de notícias e nas redes sociais.
Em redes sociais a militância já está com o briefing pronto: Lula é vítima, quem o critica é massa de manobra da oposição e o que ele falou vai ajudar a resolver o conflito.
“Não há como limpar essa merda que o Lula fez! E, quanto mais se tenta, mais a coisa fede.” Não poderia ter dito melhor, Gilco.
A maioria parece estar apoiando o Lula, acho que ele não vai precisar limpar nada dentro do Brasil
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2024/02/20/brasil-israel-corte-de-haia.htm
“Imitando a atual AFS” ?!
Acabaram de me mandar:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/02/celso-amorim-diz-que-fala-de-lula-sobre-israel-sacudiu-o-mundo-e-pode-ajudar-a-resolver-a-guerra-em-gaza.shtml?pwgt=kpy5chgyj4l7kp0wlndixevghszoh60o1gcbqj3bp5lb0gea&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift
Sim, vai ajudar muito…
Pois é… Não ajuda em nada, a não ser pra dar uma segurada no sentido de ganhar uma moral com os cirandeiros estilo aqueles que foram boicotar um evento de intercâmbio na Unicamp com universidades lá de Israel no ano passado antes do conflito estourar e aqueles que foram zoar que Gal Gadot seria musa de uma nação fictícia.
Só de lembrar do incidente na Unicamp, eu fico vermelho de vergonha, no mesmo nível que ficaria se a turma bolsonarista no meio universitário fosse boicotar algum evento similar de uma universidade cubana ou mesmo chinesa por exemplo.
Está falando disto aqui, Anônimo? https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/educacao/noticia/2023/04/03/feira-de-universidades-israelenses-na-unicamp-e-suspensa-apos-ato-de-grupos-contrarios-veja-fotos.ghtml
Confesso que eu não fiquei sabendo na época, mas, olhando agora, fico tambémabismado com esse tipo de coisa.
Puta que pariu…
O que esperar do Gremlin do mal, isso ja cagava pela boca antes mesmo de comecar a falar. Ahhhh…mas pelo menos tiramos o Bolsonaro que nao tinha amor no corazon….
Tirar o Bolsonaro foi ótimo, só não precisava colocar um estrume o lugar…
Queria muito que essas pessoas soubessem que dá pra defender a existência do Estado Palestino sem defender terrorismo.
Muita gente não entende que esses grupos terroristas não fazem mal só a Israel, mas também ao próprio povo palestino.
Sim, tem israelense sendo filho da puta. Tem palestino morrendo de forma covarde. Mas apoiar terrorismo e fundamentalismo islâmico é o que menos vai ajudar isso parar.
Pois é, parece que as pessoas acham que o Hamas luta pela Palestina. O Hamas explora, escrotiza e violenta os palestinos diariamente. Os próprios palestinos são contra o Hamas. O Hamas mata, estupra e tortura palestinos.
Mas Sérgio, professor de artes plásticas, morador de Caralhinhos da Serra, 45 anos, no ansiolítico e devendo ao banco afirma veementemente que o Hamas merece defesa.
O brasileiro é uma piada: não consegue arrumar a própria vida mas acha que tem o que precisa para resolver conflito internacional.
Tenho pena das pessoas que tentam limpar a merda que sai(u) daquela boca.
O embaixador brasileiro foi intimado por Israel a comparecer no Museu do Holocausto para prestar esclarecimentos e, com uma cara atarantada, ouviu o Ministro de Relações Exteriores esculhambar Lula ao vivo. Em hebraico, para o embaixador ficar sabendo só mais tarde.
Já o Ministro dos Direitos Humanos, um professor de Direito renomado (com quem convivi alguns bons anos atrás, nos tempos de pobreza na periferia), teve que se desdobrar para fazer uma longa postagem relativizando o que Lula disse, mas sem convencer como uma declaração improvisada que atrela Hitler a judeus teria passado ao público todos aqueles parágrafos de justificativa que ele escreveu.
O Presidente deveria perguntar ao Menem o que acontece quando se fica amigo demais de gente como Hamas e Hezbollah: dois atentados em Buenos Aires de que não se conhecem efetivamente seus autores até hoje.
Menem teve um filho assassinado e teve que ficar pianinho. O que seria um acidente aéreo se provou depois um assassinato com arma de fogo. Não recomendo.
Só para constar, neste momento a hashtag “Lula tem razão” está nos trending tóopics do
Brasil. Não tem nenhuma chance do país não virar um esgoto a céu aberto.
Como, em nome de tudo o que é mais sagrado, se pode justificar um absurdo desses?
Nem queira saber…
Nas próximas eleições eu espero é não estar mais morando nesse país
Esse seria o melhor dos mundos.
Mas, mesmo que não esteja mais morando no país, vá até o Consulado do Brasil do país no qual você resida e deixa seu voto em qualquer um menos nessa gente lixo, para tentar ajudar quem ficou.
Certamente, Sally.
Pior que eu já não esperava nada dessa gentalha do PT, mas ainda assim consegui ser surpreendida negativamente
Sally, será que você não podia fazer um texto inspirador para pessoas que pensam em imigrar para a Argentina? Com a guerra cada vez mais perto estou começando a considerar em voltar para a América Latina, mas os únicos países que me atraem são a Argentina e o Chile. Um amigo que mora no Chile não recomenda. Mas tenho lembranças tão boas da Argentina (tudo bem, como turista e trabalhos curtos) que estou começando a sonhar em espanhol…
Uruguai também é uma ótima opção.
Argentina só recomendo se vocês puder manter seu emprego do Brasil, pois quem ganha em pesos sempre ganha mal.
Fica tranquila, não vai ter guerra no Brasil. Mas, ainda assim, recomendo que você saia.
Eu moro há muitos anos na Dinamarca… a guerra na Europa já é uma realidade, e os governos estão avisando a população para se preparar… para o Brasil eu não tenho coragem de voltar, o Brasil já estava em guerra civil quando eu saí, então estou em busca de opções
Mas seria uma guerra contra quem?
Se quiser ir para a Argentina conte com todo meu apoio, inclusive na vida real, para o que precisar.
Quanta merda acontecendo de uma vez só, hein? Primeiro, o Genoíno me solta aquela de “boicotar empresas de judeus”. Pouco depois uma lunática promove uma “Kristallnacht” na loja de uma senhora na Bahia (!). Mais adiante, o Lula fala uma merda tão grande sobre que acaba sendo declarado “persona non grata” em Israel. E agora, este “Ei, Você!” de me embrulhar o estômago… Eu só não digo que os imbecis autores dessas buscas tenham lido o “Mein Kampf” porque a leitura nunca foi mesmo o forte do brasileiro. Sem falar que o livro todo tem mais de 700 páginas e nenhuma ilustração… E depois essa cambada nojenta ainda vem me dizer que os opressores nazi-facistas são “os outros”!
Essas pessoas estão viabilizando o retorno de um pensamento nefasto, abjeto, criminoso.
Meu mais sinceros parabéns a quem achou que o Lula era uma opção melhor, agora está saindo nazista dos bueiros do Brasil.
O importante é que o amor venceu, né?
Sempre achei que ficar chamando opositores de neonazistas era uma deturpação absurda da turminha do nine, mas nunca imaginei que se apropriariam do termo a ponto de igualar Israel ao nazismo.
Será que o Hamas aceita o molusco em troca dos reféns?
O retrocesso civilizatório que está acontecendo no Brasil é algo que eu nunca tinha visto antes (e olha que eu não espero nada do país).
Estou muito triste e muito chocada.
Passaram anos dizendo que bolsonarista era nazista, agora se comportam como nazistas. O que podemos concluir? Que 100% dos brasileiros são nazistas?
Quanta barbaridade! Estou simplsmente pasmo! Quando acabei de ler, uma confusão de sentimentos surgiu dentro de mim, com raiva, tristeza, asco, choque se misturando e me deixando assim, sem sequer conseguir pensar direito no que dizer…
Não diga nada, só tenha isso em mente, em alguns anos vai ter eleição novamente e esse povo vai fazer discurso do amor novamente.
LEMBREM MUITO BEM DE TUDO ISSO NA HORA DE VOTAR.
PU-TA-QUE – O – PA-RIU! PU-TA-QUE – O – PA-RIU! PU-TA-QUE – O – PA-RIU! Falado assim mesmo, mais de uma vez, bem cadenciadamente e com as sílabas bem espaçadas. Eu já esperava mesmo que houvesse aqui uma enxurrada de absurdos, mas nada, absolutamente NADA, poderia ter me preparado para esse desfile de monstruosidades que acabei de ler. Caralho, o que está acontecendo? Os cretinos que fizeram essas buscas tem alguma ideia do tamanho das barbaridades que estão dizendo? Porra, isso já está além da ignorância, já está além da obtusidade, já está além da cegueira ideológica, já está além do fanatismo, já está além da estupidez. Nunca vi nada igual. Temo que seja preciso até inventar palavras novas para se conseguir descrever tal nível de parvoíce, de brutalidade, de insensibilidade. Estou chocado e enojado. Às vezes, eu me pergunto se somos mesmo todos da mesma espécie…
Lula está despertando o que há de pior no brasileiro. Tudo isso já estava dentro das pessoas, mas elas continham, pois não era socialmente aceitável falar. Agora é, pois o próprio presidente fala com orgulho.
Não se esqueçam de nada disso, de nada do que foi falado e está acontecendo, na hora de votar nas próximas eleições, pois esses canalhas se fazem de bonzinhos em época eleitoral, se colocam como partido do amor, da tolerância, chamam para comer bolinho. Não se esqueçam do que está acontecendo agora.
Até na gringa, pelo menos no Reddit, tem gente aplaudindo a coragem do Lula em fazer essa declaração. Não que dê pra esperar muita coisa do Reddit…
Mas 100% nem dá nada. A comunidade internacional não quer se indispor com Israel, mas também não quer se indispor com o Brasil. Não é como se fossem jogar uma bomba aqui e o povão já está acostumado a viver na merda e com tudo caro, com ou sem embargo.
O importante é que vocês estejam cientes do que está acontecendo e não votem nesse merda nunca mais, ele está despertando um lado sombrio, obscuro e nefasto do brasileiro.
Eu só não entendi por que tanto alarde se foi o governo de Israel que disse uma vez que o Brasil era irrelevante. Não é só ignorar?
O país é irrelevante no sentido de que sua importância para o mundo é muito pequena, isso não quer dizer que possa fazer e falar o que quiser.
Um exemplo: o zé mané que mora na esquina da sua casa e é um fodido é totalmente irrelevante para você, para sua família e para o país. Mas se ele começa uma campanha que desperta o ódio de todo mundo para sua família, a ponto de pessoas começarem a agredir, bater e xingar, te garanto que, mesmo irrelevante você vai tomar providências.