
Sobre pressão.
| Desfavor | Desfavor da Semana | 27 comentários em Sobre pressão.
+A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta. Ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na terça-feira (23).
Na sequência, houve o suposto vazamento da tomografia dela.
Ninguém aqui está pensando em tripudiar de um momento difícil, mesmo sendo do Lula, mas com acusações de perseguição da Lava-Jato como culpadas por isso, teve que virar desfavor da semana.
SALLY
Esta semana a ex-primeira dama Marisa Letícia sofreu as consequências de ser casada com um sujeito inescrupuloso, sem limites e arrogante: teve um pico de pressão após uma situação de estresse e sofreu um AVC. Infelizmente Lula e os escroques que ainda lambem seu cu querem colocar esse problema de saúde nas costas da Lava Jato, para capitalizar em cima dele. Que difícil seria se o Judiciário não pudesse processar alguém se este processo causasse danos à saúde do réu, não é mesmo? Mas, será que a culpa é mesmo do Team Moro?
Marisa Letícia teve uma malformação de uma veia (aneurisma) diagnosticada há dez anos atrás. Aneurisma, falando bem leigamente, é uma dilatação anormal da parede de uma veia ou artéria que irriga o cérebro. Por estar dilatada, a parede do vaso fica mais fina, o que a torna menos resistente, podendo se romper e causar o AVC. Por isso, ela recebeu recomendações de seu médico: levar uma vida saudável, se exercitar, fazer uma dieta equilibrada e controlar a pressão, o que significa, entre outras coisas, evitar aborrecimentos. O que ela fez? Fumou pra cacete, comeu mal e não se exercitou como deveria. Lava Jato bandida! Matando pessoas! Para completar, Marisa é hipertensa, ou seja, o risco em seu caso era maior, ela precisaria ter cuidados redobrados para manter sua pressão arterial baixa. Quanto maior a pressão, mais os vasos são exigidos e, se já havia um vaso danificado, era bem óbvio que isso ia acontecer.
Em vez de ajudar a esposa a se cuidar, oferecendo uma aposentadoria serena para desfrutar dos milhões que roubou, Lula decidiu que ia comprar briga com o mundo e tentar se reeleger. Envolveu o nome da mulher e filhos em muitos dos seus crimes, o que fez com que ambos respondam a processo e corram risco de prisão. Pessoas próximas contaram que Marisa Letícia viva com medo de uma eventual prisão, mais pelo filho do que por ela mesma e que o fato de parar um carro desconhecido na porta de sua casa já bastava para desencadear uma crise de choro. O auge do estresse teria sido Lula cismar em concorrer à reeleição, algo que lhe causou desgosto profundo. Taí o resultado.
Qualquer idiota sabe que rapidez no atendimento é fundamental para determinar as consequências de um AVC. No texto que escrevi sobre primeiros socorros em caso de AVC devo ter repetido mil vezes que, na menor dúvida, tem que correr para o hospital, pois se a pessoa for atendida na primeira hora as chances de um final feliz são muito maiores. O que aconteceu? Demoraram para procurar atendimento. O cérebro dela ficou sangrando por horas, boa parte dele sem receber sangue (e por consequência, oxigênio), por isso, os estragos foram massivos.
Temos então uma série de fatores que contribuíram para o AVC de Marisa Letícia, todos eles de responsabilidade dela e do marido. O Judiciário não vai deixar de investigar alguém só para não causar-lhe sofrimento, felizmente não é assim que funciona, caso contrário, ninguém seria investigado. Não houve abuso, ela não foi presa, estavam apenas apurando os fatos. Se tem um responsável por isso é o homem que a expos a todos esses riscos, fazendo-a assinar documentos vinculados a negociações escusas e principalmente insistindo em desgastar sua família comprando uma briga para se reeleger.
Se alguém que eu amo está com a saúde desgastada, com um aneurisma e não pode se aborrecer, a prioridade que vai nortear toda a minha vida será: não aborrecer essa pessoa, para que sua pressão não suba e seu aneurisma não se rompa. Foda-se o resto: poder, dinheiro, fama. Ainda mais nesse caso, onde a família já está com a vida ganha, tem dinheiro para viver de renda com muito conforto.
Em vez de pegar a mulher e ir viajar, relaxar, aproveitar a vida, Lula quer lacrar. Ele não suporta estar com popularidade baixa (na última pesquisa eleitoral que eu vi, ele perderia para Marina Silva!) não ter mais poder e não ser mais intocável. E, para recuperar tudo isso, ele expos uma esposa fragilizada a um grau de estresse insuportável. A culpa não é da Lava Jato, é do Lula, que quer ser herói, mas não percebeu que os tempos mudaram. Mordeu mais do que podia mastigar e matou a esposa com sua ambição e prepotência.
Fosse um caso como o do Garotinho, eu até entendia as pessoas confundirem as coisas: o sujeito foi preso no susto, a prisão foi contestada como injusta (não era). Mas nesse caso, ela estava sendo apenas investigada. Nada além. Pode acontecer comigo, pode acontecer com você. Se um dia houver suspeitas sobre qualquer um de nós, podemos ser investigados. Por isso desconheço o termo “investigação injusta”, se a pessoa é inocente ela quer mais é que tudo seja investigado mesmo, para comprovar que ela não fez nada de errado. Não é saudável viver em uma sociedade onde pessoas não possam nem ser investigadas, por levarem isso para o pessoal e se sentirem ofendidas. Se, SE forem condenados, aí podem reclamar. Reclamar de ser investigado é falta de caráter.
Se uma empresa percebe que está tendo dinheiro roubado, a primeira coisa a fazer é investigar todos os funcionários que mexeram de alguma forma com dinheiro, para descobrir os culpados. Nessa, obviamente pessoas inocentes serão investigadas junto, e será ótimo para elas, pois poderão provar sua inocência.
O mesmo acontece com o país. Pessoas tem que ser investigadas quando houver dúvidas sobre elas. Considerando que Lula comandava o país quando o maior escândalo de corrupção (devidamente comprovado) teve início, me parece justificável que se investigue se ele sabia ou participou de algo. Não há absurdo algum nisso. “Onde estão as provas?”. Prova é para condenação, querido ignorante. Indícios são para investigação, e indícios sobram: ele comandava o país durante o maior escândalo de corrupção da história. É preciso investigar se o comandante não sabia ou não participou.
Obviamente Lula e o PT já estão articulando o AVC de Marisa Letíca como manobra eleitoral. FEIO, MUITO FEIO. Sem caráter. Asqueroso. Usar o AVC da esposa para se vitimizar, para minar a simpatia do povo pela Lava Jato, para conseguir votos? V-A-I T-O-M-A-R N-O C-U. É descer muito baixo. Vazamento de exames para mostrar que Marisa Letícia, na melhor das hipóteses, vira um vegetal? Inaceitável. Não há limites para essas pessoas. A pior parte é: conhecendo o brasileiro médio como a gente conhece, adivinha se Lula não se elege novamente? Periga até dele colocar a mulher-vegetal como vice dele em uma chapa Lula-Marisa, vale tudo para conseguir voto.
“Mas Sally, que pessoa horrível você é, tripudiando na doença da mulher”. Não. Não comemorei, não disse que é bem feito, não desejei isso a ela. Só não concordo que a culpa seja da Lava Jato. Não concordo que uma pessoa vire intocável porque a esposa fumou feito uma chaminé, não se cuidou e o marido fez questão de dar desgosto até seu aneurisma estourar. Se é para culpar alguém, sugiro que olhem para dentro da casa primeiro. Vão fazer? Não vão fazer, pois brasileróide tem medo-cristão de culpar quem está sofrendo, ninguém se atreve a dizer a uma pessoa fodida que ela fez por onde estar assim. É pecado, dá medo, dá reprovação social. A culpa mais “fácil” de digerir é que seja da Lava Jato mesmo. Ô desânimo…
Agora, se Lula for preso será “desumano”, pois ele está com uma esposa doente. Ninguém pensa ou lembra quantas pessoas morreram de AVC por falta de atendimento em hospitais, por causa de toda a corrupção que houve em seu governo sem se solidariza com estes mortos anônimos. Se você não toma o lado do Lula, você é desumano, pelo simples fato da esposa dele ter sofrido um AVC. Tá errado Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Se solidarizar com quem usa AVC da esposa para cavar voto não é bondade, é burrice, pois este gesto é muito baixo e vil.
Não confundam as coisas: se solidarizar com a dor de uma família, com o sofrimento de um ser humano, ok. Sobrepor esse sentimento à justiça não é ok, é sacanear a sociedade toda, inclusive a Dona Maria e Seu João, que morrem todos os dias na fila do hospital público sem atendimento por causa da bandalha que esses putos fizeram com o país.
Para aventar que o próprio Lula tenha provocado o AVC para usar como máquina de votos, para dizer que ela em coma seria melhor vice que o Temer ainda para perguntar por qual motivo ele não a levou ao SUS, que disse ser tão bom quanto hospital particular: deixe seu comentário.
SOMIR
Não desejo AVC pra família de ninguém. Ainda mais se foi nessa escala de intensidade demonstrada no exame vazado. Eu só quero o Lula preso e devolvendo o dinheiro que roubou, isso se for comprovado o que todo mundo sabe que aconteceu… torço para que os responsáveis pela investigação consigam resolver isso o mais cedo possível. Seria triste para o país chegar tão perto e não pegar o cabeça do esquema. Mas… a mulher dele sofrendo com isso não tem nada a ver com senso de justiça. Na verdade, como a Sally bem disse, está muito mais ligado com hábitos pessoais e a bandalheira do marido dela do que com qualquer outro fator externo.
Mas isso já foi muito bem coberto no texto anterior. Vamos olhar um pouco mais para o vazamento desse exame e a polêmica contida nele. Pra começo de conversa, eu acho antiético sim vazar o exame. Ninguém tem DIREITO de saber essas informações além da família. Não conta como informação de interesse público, o máximo é que as pessoas estejam curiosas sobre isso, mas mesmo assim, é um dado privado e não deveria ter sido exposto sem a permissão da família e até mesmo do hospital.
Num mundo ideal, isso não aconteceria. Mas quando se tem o grau de exposição como a família Lula, começam a mudar os conceitos de ideal. Faz parte do pacote da fama que exista a curiosidade popular sobre o que está acontecendo com essas pessoas, mas tem um outro fator que torna as coisas ainda menos ideais: o marido dela não é só famoso, como é um famoso divisivo e inflamador. Lula conseguiu polarizar tanto o país em sua relação que intensificou até mesmo as reações diante da desgraça com sua família.
O jornalista que vazou o exame poderia acabar sendo muito mais criticado se tivesse mexido na privacidade e na dor de uma família famosa mais… simpática. Mas nesse caso, quando o material é publicado, tanta gente continua mordendo a isca da politização desnecessária que alguns se excedem e começam a mudar o foco da invasão de privacidade para juízos de valor sobre os fatores envolvidos no problema de saúde revelado. Aí vemos gente maluca querendo reforçar o discurso vitimista e alienado sobre perseguição política pela Lava-Jato (não tem nada de político em investigar roubo de dinheiro público), ou mesmo os babacas que acham que isso de alguma forma os vinga pelos atos cometidos por Lula.
Não é bem-feito, não é mal-feito, é algo que aconteceu com a saúde da mulher do ex-presidente, e que provavelmente está relacionado aos problemas que ele trouxe para a própria família na sua sanha por poder. Bem-feito, repito, é o Lula ver o sol nascer quadrado. O resto não tem nada a ver com nós, que vemos de fora. Por isso não eximo quem vazou o exame da culpa de ter ido longe demais e capitalizado na desgraça alheia, mas também discuto que se não fosse por tudo o que Lula fez nos últimos tempos, se isso teria sido exposto dessa forma e se teríamos comentários terríveis sobre o acontecido como foram feitos.
Eu entendo que dê para achar que Lula é perseguido, ainda mais se você acredita, seja lá como, que ele é inocente dos crimes pelos quais é acusado. Agora, há de se entender que ao tomar uma postura combativa, atacando aqueles que o investigavam e reforçando um coro de golpe, Lula muda todo o cenário ao seu redor, sendo obrigado a manter seu rosto em evidência contra tudo o que vier.
E às vezes, não controlamos o que vem. Se no caso do AVC da mulher dele tem algo a ser considerado pelas escolhas dele ao no MÍNIMO se colocar nessa posição de ser apontado como chefe do maior esquema de corrupção da história (talvez da humanidade), até mesmo no lado onde ele soa como total vítima, no vazamento de informações confidenciais sobre a saúde da sua mulher para o Brasil todo especular e até mesmo tripudiar, isso também é resultado de escolhas na hora de lidar com as acusações. A escolha de politizar tudo e tentar se manter como figura pública, mito político, e não um ser humano que erra como qualquer outro.
E aí, na hora de ser tratado como um humano como qualquer outro, as pessoas nem sabem mais o que deveriam fazer.
Para dizer que não entendeu de que lado eu estou, para dizer que ficou triste porque não foi nele, ou mesmo para dizer que foi a elite de olhos azuis que adulterou o exame: somir@desfavor.com
Muitas dos problemas que enfrentamos são fabricados com nossas próprias maos, inclusive um AVC. Oportunismo politico, felizmente agora está culminando em sanções.
Ps: Somir, pare de fumar!
É… O pior já aconteceu mesmo:
Matéria da Exame:
http://exame.abril.com.br/brasil/morre-marisa-leticia-ex-primeira-dama-e-esposa-de-lula/
Matéria da Gazeta do Povo:
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/esposa-de-lula-dona-marisa-leticia-nao-tem-atividade-cerebral-c3h52u4kk4n3yiaop9h21j6z0
E, como não poderia deixar de ser, já tem gente por aí culpando a mídia, a operação Lava-Jato, a direita…
Tem até quem chamou o que aconteceu de “assassinato”!
que mulher feia do caralho
Já estou vendo Lula capitalizando em cima disso. Nojento.
Mas com certeza
A falta de caráter e de escrúpulos não tem limites. Calhorda!
Já tem blogueiro petralha desvairado chamando o que aconteceu de “assassinato”! Pode? Por outro lado, esse mesmo blogueiro petralha também foi devidamente esculachado, ridicularizado e espinafrado na área de comentários do seu próprio blog.
Assassinato é pessoas morrerem na fila do hospital, sem tratamento, por terem desviado verba para a saúde.
Diz-se que Marisa ainda respira com ajuda de aparelhos. Mui provavelmente ela vai morrer, isso se não recuperar logo a capacidade de respirar sozinha. E sim, o uso político disto é uma merda e só prova o mau-caratismo de Lularápio.
Se o exame vazado for real, é estado vegetativo ou morte.
Eu acho que se o vaso for ruim, NÃO quebra fácil!
Eu disse SE o vaso for ruim, pra deixar bem claro, viu? Não quero condenar ninguém, muito menos desejar a morte de quem quer que seja : )
Alguém tem noção sobre como interpretar leigamente imagens de um paciente que sofreu um AVC?
Não me importo com esse exame da Marisa, mas tive e tenho vários parentes próximos que sofreram AVC. Nenhum com morte imediata, mas todos com sequelas graves que eu, pessoalmente, considero piores do que morrer.
Por isso, tenho muito interesse em tudo o que se relaciona ao assunto.
Muito, muito, MUITO leigamente: nos exames de imagem o tamanho e a localização das “manchas” no cérebro vão te dar um sinal de quais áreas foram afetadas e em qual extensão.
Porém mais importante que interpretar os exames é conhecer os sintomas, pois um princípio de AVC dá sinais discretos que a maior parte das pessoas não reconhece, o que torna muito difícil a pessoa ser socorrida na primeira hora, algo determinante para ficar sem sequelas. Você pode ver os detalhes no texto sobre primeiros socorros – AVC
Eu sinceramente não acho que vazou alguma coisa, essas coisas não vazam sem interesses. Usar a situação pra promover alguém é desumano, mostra cada vez mais a falta de caráter.Eu só espero que nada pior aconteça, que ela não morra se tornando uma heroína como se ela fosse um exemplo de mulher.
Linn, se o exame que vazou for dela mesmo, existem duas possibilidades: morrer ou virar um vegetal. Os danos são enormes.
Tenho um pouco de pena da Dona Marisa, sabe… mas não por ela estar doente. Acredito que o Lula passou a vida enganando essa coitada. Certeza que ele sabia que comprar o sítio, o apartamento e mais não sei o que era ilegal. Porém ela, eu acho que não. A mulher deve ser uma pobre semi-analfabeta (para casar com um…) e achou que finalmente tinha chegado a vez dela desfrutar de coisas que a classe operária normalmente não consegue. Imagino ele falando para ela: “Mas agora a gente pode, Marisa! Eu sou o presidente!”. E ela acreditando.
Concordo que grande parte da culpa é dele por ter dito que o apartamento era dela, por exemplo. Usou a esposa como laranja.
Lógico que ela deveria ter desconfiado que um metalúrgico não poderia ter dinheiro para comprar apartamentos, manter 5 filhos até mesmo os mandando para faculdades. Não penso que ela quis se aproveitar mesmo e não se importava se o que ele estava fazendo era errado ou não. Ele a convenceu e ela se iludiu. Deve ter pensado que nessa nova realidade, nesse padrão de vida, era normal o marido ter esses amigos que o ajudavam.
Acredito que desonestidade seja algo de caráter. Assim, a pessoas que é desonesta no trabalho, provavelmente também o é na vida, não existe honestidade seletiva: no trabalho é um escroto mas em casa é super ético. Certamente ela teve provas de que Lula tinha um caráter duvidoso, como por exemplo quando vazaram que ele teria pressionado e até ameaçado sua amante para ela fazer um aborto. Não tem inocente por tantas décadas, os sinais estavam ali, se ela escolheu fechar os olhos, bem, isso a faz negadora, não inocente.
“Lógico que ela deveria ter desconfiado que um metalúrgico não poderia ter dinheiro para comprar apartamentos, manter 5 filhos até mesmo os mandando para faculdades”.
Eu li esse comentário e não me contive…, como assim, ela deveria ter desconfiado de um metalúrgico? Ele não era o “Presidente” do Brasil? O salário de “Presidente” não seria condizente com o seu padrão de vida de forma a permitir que pudesse ter um apartamento e manter os 5 filhos na faculdade? Me desculpe, mas vejo puro preconceito de gente que se julga superior a todos!
Dai-me paciência…. eu quis dizer que o Lula vem fazendo coisas erradas não é de hoje. Os filhos dele já estavam na faculdade quando ele se tornou presidente.
Me diz aí, e os colegas dele que trabalhavam lá na fábrica conseguiram o mesmo?
O Lula não ganhava apenas o salário de presidente, tem também a aposentadoria por invalidez, quando ele perdeu o dedo, e a indenização pela ditadura. Não era pobre mas mesmo assim se meteu nessa confusão de sítio que não é dele, é do amigão Suassuna que generosamente emprestou para ele guardar umas coisinhas. Eu acho injusto ele ficar dizendo que nem queria o apartamento na praia, que era muito pequeno e ele nem poderia usar pois teria muito assédio e botar a culpa na Marisa, afinal, era o nome dela no contrato!
Ou seja, o caso dela é bem diferente da Claudia Cruz e da Adriana Anselmo. Essas duas eu tenho certeza que sabiam que os maridos estavam cometendo ilícitos.
Vai ver foi o Trump, com sua sede de vingança, que vazou o exame! https://m.youtube.com/watch?v=ejIn41JbIdc
Por qual motivo ele teria interesse em se vingar?
por qual motivo ele iria se importar com o Trópico de Cancer pra baixo?
Ser político é isso, estar em evidência e assumir que seu trabalho é por uma causa, no caso o bem-estar do brasileiro. O Lula me parece o maior responsável pela divisão ideológica no país. Como este mundo formado por “cerumaninhos” (Mustafary) não são flores, assumirá que fez uns inimigos pelo caminho e sofrerá as consequências da justiça (ou não justiça, sim, quero ser democrático) humana, mas que por certo será arrematado pela Justiça Natural, assim que virar pó.
Eu não acredito em justiça natural… mas acredito na cirrose.
Que também leva ao pó!