Skip to main content
Meu computador ou celular está uma merda.

Meu computador ou celular está uma merda.

| Somir | | 18 comentários em Meu computador ou celular está uma merda.

Semana temática de descagação da vida, vou falar sobre o seu computador, que deve estar uma merda. E por computador eu estou falando desde aquele que fica na mesa até o que você carrega para cima e para baixo, vulgo seu celular. Sem tecniquês, só bom senso.

Tempo de leitura: 10 minutos

Resumo da B.A.: computador é o inverso do baiano, só funciona no frio.

POWERED BY B.A.

Você já sabe, ou pelo menos deveria saber que acumular lixo na sua casa é uma péssima ideia. De tempos em tempos você faz essa manutenção na casa, ou… pelo menos deveria fazer. Quanto mais lixo nos seus ambientes, piores eles ficam. Tem gente doente que começa a acumular coisas em casa até mal conseguir se locomover dentro dela. Todo mundo sabe que a pessoa numa casa abarrotada de lixo não consegue fazer nada direito e vive num ambiente insalubre.

Você provavelmente não é um acumulador de lixo em casa, mas talvez seja um no seu computador. 90% dos problemas de computador, seja ele um daqueles de torre chamado desktop, seja ele um notebook ou seja o seu smartphone, podem ser resolvidos com remoção de lixo. Do celular mais humilde ao supercomputador mais poderoso, todos tem limite de quanta porcaria podem acumular antes de ficarem lentos ou darem problemas.

A explicação é simples: o espaço de armazenamento, memória e processamento da sua máquina é finito. Quando mais abas de navegador, aplicativos e jogos você tiver abertos ao mesmo tempo, pior vai ser a qualidade de funcionamento de cada um deles. Ou, em outra analogia: tem comida para 10 pessoas, você convidou 20. Até tem como dividir, mas ninguém vai se alimentar direito.

Cada tipo de computador tem a sua capacidade de servir convidados, normalmente você pode usar a mesma regra do resto da vida: quanto mais caro você pagou na máquina, mais coisas pode fazer funcionar ao mesmo tempo. Mas é claro, muita gente paga caríssimo em celulares que não são tão poderosos assim.

Então, ao invés de tentar te explicar o que configura um computador ou celular poderoso de verdade, vamos resolver o problema real: você provavelmente deixa tudo aberto ao mesmo tempo, não faz manutenção básica e é por isso que seu computador ou celular está uma merda. Meus celulares não são caros e nunca ficaram lentos.

O grande vilão da vida moderna: navegador. Você provavelmente usa o que veio instalado no seu computador, quase sempre é o Chrome ou o Safari se você não tem responsabilidade financeira. Spoiler: é tudo o Chrome do Google hoje em dia. Se você usa um diferente, você não precisa deste texto. O problema do navegador, especialmente no caso do celular: as pessoas esquecem de fechar as abas. E isso vai acumulando. Porque mesmo com diversos sistemas para evitar gasto excessivo de memória, tem que ficar registrado em algum lugar o que você tem aberto e o que estava na página naquele momento.

Assim como se diz para o acumulador de lixo numa casa: você não precisa disso tudo. Abriu uma aba da internet? Termina de usar e fecha. Clicou num link no WhatsApp, mensagem de texto ou qualquer outro lugar? O seu computador ou celular vai abrir e não vai te mandar fechar depois. Toda vez que pego celular e computador de gente que não entende de computador, tem dez mil abas abertas. Fecha essa porcaria. Você é um acumulador de abas, está aparecendo barata digital!

Aplicativos: isso pode matar sua performance do mesmo jeito. Abriu, fechou. Vai na tela de aplicativos abertos e fecha tudo que não estiver usando. Aquela porra de Rappi que você nunca usou na vida ainda está aberto, sabia? Gastando memória. O seu celular inclusive acha que você gosta tanto que agenda atualização. Os desenvolvedores do Android ou do iOS se matam para tentar conter o uso irresponsável de mil aplicativos abertos, mas você não ajuda nada abrindo um e nunca mais fechando.

Tem comida só para alguns aplicativos, mas você deixa a Cracolândia inteira morar na sua cozinha. Fecha todos os aplicativos do seu celular uma vez por dia, que seja. Até o WhatsApp, porque ele vai te avisar de qualquer jeito se mandarem mais uma figurinha no grupo. No computador “normal” é mais fácil de ver o que está aberto, e por mais que a tecnologia tenha avançado bastante em manter vários programas funcionando ao mesmo tempo, tem zero função na sua vida manter aberto programa que não está usando. Terminou de usar? Fecha.

Computador ou celular decente é o que não tem NADA aberto quando você pega para usar. Fecha tudo o que não estiver usando agora. Eu te garanto que vai ficar mais rápido e travar menos. Cada aba de internet ou aplicativo aberto é um saco de lixo no meio da sua sala. Vai melhorar rapidamente se você começar a jogar fora o lixo. Fecha as abas e os aplicativos inúteis.

Notificações: a maioria dos aplicativos tem configurações sobre mandar notificações ou não. São aquelas mensagens que não acabam mais toda vez que você desbloqueia o celular. Já percebeu como você provavelmente só se importa com os emails e as mensagens do WhatsApp? Então, corta as asinhas de todos os que você não se importa. Se você for nas configurações do celular e em notificações, pode forçar a maioria deles a calar a boca. Manda um “nunca” em todos que não tiver certeza de que precisa ver cada vez que abre o celular. Coloca o grupo de besteira para ficar silencioso para sempre no WhatsApp, mas deixa todos os aplicativos ficarem te avisando de bobagem? Desliga notificação, consome memória, consome espaço, consome seu bem-estar mental.

Programas e aplicativos aleatórios: isso era um problema mais sério nos computadores antigamente, e agora foi para o celular. Você não precisa de cinco programas diferentes para abrir um PDF! As lojas de aplicativo tem algum controle sobre aplicativos com vírus, mas quase nenhum sobre programas inúteis infestados de propaganda (ou que cobram caro para fazer coisas que são de graça em outros lugares no caso da Apple).

Seu comportamento padrão tem que ser não instalar porra nenhuma no seu celular. Nada. Provavelmente já tem algo no seu celular que faz o que você quer. O Google abre praticamente qualquer documento online, inclusive PDF (que você pode abrir no navegador). Se você não entende bem como funcionam programas e aplicativos, a coisa mais simples de se fazer é não instalar nada de novo no celular. Se você for obrigado a usar coisas horríveis como o Teams da Microsoft, saiba que funciona no navegador. Não precisa instalar. Quase tudo o que você vai usar no celular funciona no Chrome ou Safari.

Deixa eu repetir: não instale porra nenhuma no seu celular. Nada para editar fotos, nada para ver PDFs, nada para ler livros, nada… só instale coisas que você sabe o que fazem e são de empresas grandes como Microsoft, Amazon, Apple, Google, Meta. Não que sejam bons aplicativos, mas pelo menos você sabe de onde vem. Se você tem uma necessidade muito específica que tem CERTEZA de que não funciona online no Google, aí sim pode instalar. Mas sério, tenta usar um aplicativo que você já tenha ou rodar direto pelo Chrome ou Google Docs, Drive, etc.

Feche abas do navegador, feche aplicativos abertos, desligue notificações e não instale nada de novo a não ser que seja extremamente obrigado. Pronto, seu celular melhorou. Gasta uns minutinhos para desinstalar tudo o que não estiver usando. É quase impossível quebrar alguma coisa desinstalando aplicativos no celular. Não tenha medo.

Essa parte é para quem tem notebook: essa merda esquenta porque é meio que inescapável no formato que é feito. Computador quente é sempre mais lento. Você pode ter 4, 8 ou 400Gb de RAM que não muda nada. Nesse calor horrendo que faz no Brasil, pode ter certeza de que seu note está perdendo capacidade. Aquelas bases com ventilador são bem discutíveis, mas são melhor do que nada. A dica é deixar o computador DESLIGADO quando não estiver usando. É para salvar tudo, apertar o botão por um tempo longo e deixar apagar tudo mesmo. Você gasta mais tempo reiniciando, mas dá tempo dele voltar a uma temperatura mais decente.

E francamente, se o seu notebook fica parado no mesmo lugar e ligado o dia todo, surpresa: você tem um computador desktop ruim. Notebook é ideal quando você precisa mover ele todos os dias e não fica ligado 12 horas seguidas. Além de fechar as porcarias das abas, desinstalar todos os programas que não usa e manter tudo o que não estiver usando na hora fechado, não tem mais o que uma pessoa comum possa fazer. É uma máquina que esquenta horrores num formato supercompacto. São as leis da física agindo, e delas você não escapa. Deixa-o esfriar sempre que puder.

E se você tem um desktop, que é a solução perfeita para quem não mexe o computador de lugar e deixa ligado por muito tempo seguido, lembre-se da limpeza: poeira acumula e começa a tornar sua máquina mais quente. A cada 6 meses (3 em lugares com muita poeira ou fumantes), abre a caixa e passa um aspirador de pó. Passa um papel toalha para soltar o pó que pode ter grudado antes.

Sobre ventoinhas, é importante saber que a função delas é criar um fluxo de ar. O ar entra por algum lugar e sai por outro. Isso vale até para o notebook: procure por furinhos ou cortes nele, é por lá que o ar entra e/ou sai. Não deixe nada tapando essas saídas. Na Islândia você pode ignorar ventilação, mas no Brasil não dá. O ar tem que fluir. Num desktop, você pode ter várias ventoinhas funcionando em conjunto, preste atenção se elas estão empurrando o ar para a mesma direção: normalmente as ventoinhas na parte frontal puxam o ar e as na parte traseira expulsam. Não coloque nada tapando as entradas de ar nele. Lugares com ar-condicionado ou ventiladores (que apontem para uma janela aberta, seu animal) são os melhores para fazer qualquer coisa relacionada com computação.

Viu? Zero tecniquês. Quase sempre seu computador ou celular está uma merda porque tem muita coisa aberta ao mesmo tempo ou porque está superaquecendo. Provavelmente não é um vírus, porque os sistemas modernos são bem atenciosos com isso: se o seu computador te der qualquer aviso sobre rodar ou não um site, programa ou aplicativo… NÃO RODE. Você não sabe nem a diferença entre o seu processador e a sua memória RAM… para quê arriscar?

E sério, se você não sabia de coração tudo o que estava escrito aqui, esquece qualquer coisa sobre otimização de disco, desfragmentação, registro, o caralho a quatro… isso é problema de nerd que já tem o computador ou celular rodando limpinho e quer extrair mais performance do que o fabricante recomenda. Recolha-se à insignificância do seu interesse real por computadores: se você está cagando para conhecimento técnico avançado, faz o simples. Só o simples.

Fecha as abas, arrombado(a).


Comments (18)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: