
Meu cabelo está uma merda.
| Sally | Desfavor Bônus | 18 comentários em Meu cabelo está uma merda.
Prosseguindo com a nossa Semana de Merda, iniciamos nossos textos pensados para que essa semana bosta de carnaval possa ter alguma utilidade para você. Vamos começar simples, fácil e prático: seu cabelo está uma merda? Pois bem, tem várias coisas que você pode fazer imediatamente, começando hoje, para melhorá-lo.
Salvo raros casos de doenças, é muito provável que seu cabelo esteja uma merda por culpa sua. Fazemos diariamente muitas coisas, na melhor das intenções, que danificam nosso cabelo. Muitas delas ensinadas por nossos pais, hábitos de 20, 30, 40 anos atrás, que já se mostraram um desfavor. Hora de rever a forma como você cuida do seu cabelo.
Vamos começar com algo que parece óbvio, mas que muita gente não parece se dar conta: seu cabelo e seu couro cabeludo são duas coisas diferentes. Seu couro cabeludo é pele, é vivo e precisa de certos cuidados. Seu cabelo não é pele, não está vivo e precisa de outros cuidados. Então, tratar seu cabelo e seu couro cabeludo como uma coisa só é um erro – muito comum, por sinal.
Xampu é para lavar o seu couro cabeludo. Sim, é isso mesmo que você escutou. O Xampu a gente escolhe pensando nas necessidades do couro cabeludo. Se o seu cabelo está seco, não necessariamente você tem que usar um xampu hidratante. Todo o resto dos produtos se escolhem pensando no cabelo, mas xampu é pensando no couro cabeludo.
E a função do xampu é uma só: limpar o couro cabeludo. O próprio nome “lavar o cabelo” é errado. O xampu é para lavar o couro cabeludo, não o cabelo. Obviamente, o cabelo está lá, então, ele também acaba recebendo algum xampu, mas seu foco não deve ser esse.
Muita gente lava o cabelo errado, então, aqui vai um tutorial de como lavar o cabelo: molha a cabeça, bota o xampu na mão e não esfrega bem faz espuma, espalha ele depositando no couro cabeludo, nos seguintes setores: no topo da cabeça, na frente à direita, na frente à esquerda, na parte atrás da orelha à direita, na parte atrás da orelha à esquerda.
Depois você vai começar a limpeza, não no cabelo, mas no couro cabeludo, com o miolo do dedo, a parte onde estão suas impressões digitais. Com as duas mãos, você vai fazer movimentos circulares, como uma massagem, no couro cabeludo, evitando o cabelo quando for possível. Enfia a mão por dentro do cabelo. Toda a área deve ser massageada com movimentos circulares. Muita gente lava apenas o topo ou apenas a frente. Seus dedos têm que passar por todo o couro cabeludo.
Não é para usar a palma das mãos naquele hediondo movimento de vai e vem. Não é para usar as unhas. Não é para usar o dedo todo indo para frente e para trás. É o miolo do dedo, em movimentos circulares. Por toda a área da cabeça. Pense na sua cabeça como a parte convexa de uma colher, melecada com gordura (sim, seu couro cabeludo produz “gordura”). Lave na intensidade que você lavaria uma colher melecada de brigadeiro.
Lave toda a área do couro cabeludo e não toque no comprimento do cabelo. Quando você enxaguar o xampu, ele vai atuar limpando o cabelo por arraste. Não é necessário esfregar xampu no cabelo, isso inclusive é uma das causas mais comuns de dano. Sim, quando o xampu escorrer com a água ele vai limpar o seu cabelo, confie em mim.
Agora faça tudo novamente. É isso mesmo. Não é “golpe da indústria do xampu” te mandar repetir a aplicação. Dificilmente a cabeça fica bem lavada com uma só passada de xampu. A menos que seu cabelo já estivesse limpíssimo quando você entrou no banho, é necessário fazer duas vezes.
O mantra de que xampu é só para o couro cabeludo vale também para xampu seco, aquele que se borrifa na cabeça quando não podemos ou não queremos lavar. Em hipótese alguma use xampu seco no comprimento do cabelo, apenas no couro cabeludo. Quanto mais óleo produz, mais limpante terá que ser o xampu.
Seu couro cabeludo só precisa disso: limpeza. Ele produz sebo, suor e outras coisas que precisam ser limpas. Portanto, você tem que escolher um xampu apto para limpar. “Mas Sally, eu li que tem que usar xampu sem sulfatos”. Ok. Vamos todos lavar nossos rostos com óleo de cozinha e escovar os dentes com pudim também, que tal?
Você só quer uma coisa do seu xampu: que ele limpe bem. Ele só tem um trabalho: limpar o couro cabeludo. Todo o resto é competência de outros produtos. Então, teste xampus até encontrar um que deixe seu couro cabeludo o mais limpo possível, isso não é agredir o cabelo, isso é um primeiro passo indispensável para mantê-lo saudável. Inclusive muita gente experimenta queda de cabelo progressiva por usar xampu “hidratante”, que não limpa direito e ainda deposita mais óleo no seu couro cabeludo.
Agora falemos do cabelo. Para fins didáticos, vamos dividir o cabelo em três partes: 1) raiz (do topo da cabeça até a nuca), 2) meio e 3) pontas.
Depois de lavar seu couro cabeludo, seu cabelo pode precisar de hidratação. Isso se consegue usando condicionador, ou, se você puder, uma máscara de tratamento. O preço costuma ser quase igual, então, eu sugiro máscara de tratamento que é mais eficiente. Você vai passar o condicionador no meio e nas pontas, na raiz jamais. JAMAIS. Seu cabelo produz a hidratação necessária para a raiz, jogar condicionador só vai atrapalhar o processo.
Mas tem que passar direito. Muita gente enche a mão de condicionador e joga na parte traseira do cabelo, hidratando apenas a camada de fora. Não. Divide o cabelo em mechas e passa condicionador em todas as mechas, nos fios de fora, de dentro e do meio. Um condicionador está bem passado quando você corre a mão por todo o cabelo e a mão desliza totalmente lubrificada, todos os fios receberam total cobertura de condicionador, do ombro para baixo.
Normalmente condicionadores demoram poucos minutos para agir. Espere sem enrolar o cabelo em um coque molhado, deixe ele solto mesmo. Não torça o cabelo. Não repuxe o cabelo. Deixe seu cabelo em paz, quando o fio está molhado ele está muito frágil e se você ficar torcendo, puxando ou enrolando vai danificá-lo. Passaram alguns minutos? Enxague. O correto é remover tudo, mas não vai causar dano se você deixar um leve resquício em cabelos mais secos. Se o cabelo fica soltinho e limpo, tá autorizado deixar um pouquinho nos fios.
Saiu do banho. Cabelo está enxarcado. Você vai torcer? Não, você não vai torcer, pois você não quer destruir o seu cabelo. No máximo você vai pegar o cabelo e apertar gentilmente como faria ordenhando uma vaca, para tirar o excesso de água.
Em um mundo ideal, você vai secar seu cabelo com uma toalha de microfibra. As pequenas, para cabelo, costumam ser absurdamente baratas. No mundo real isso pode não ser possível e tá tudo bem, não será isso a estragar seu cabelo. Qualquer que seja a toalha, você não vai enrolar ela na cabeça, feito Aladin, pois além de destruir seu cabelo, é antiestético. Você vai secar o seu cabelo como secaria a sua pele se tivesse sofrido uma queimadura: sem esfregar, encostando a toalha para que ela absorva a água sucessivas vezes.
Algumas pessoas sentem necessidade de passar um condicionado leave in, sem enxague. É inclusive recomendado por muitos profissionais para selar as cutículas e manter a hidratação dentro do fio. Se você se dá bem com esse tipo de produto, passe da mesma forma que passou o condicionador: todos os fios têm que ser contemplados, não apenas os de fora.
Vamos falar de desembaraçar o cabelo. Há quem prefira fazer com ele seco, pois o fio não está tão tensionado e fragilizado, que de fato é melhor. Porém, no processo de lavar o cabelo ele pode embaraçar novamente, então, eventualmente pode ser necessário desembaraçar enquanto estiver molhado.
Não use pente. Eu sei que muita gente aprendeu a desembaraçar o cabelo com pente pois foi ensinado assim pelos pais, mas a sociedade evoluiu, não há necessidade de se manter na barbárie.
O ideal é desembaraçar com uma escova que tenha cerdas flexíveis, assim, em caso de atrito, o cabelo ganha da cerda. Caso contrário, se você usar uma escova assassina, como aquelas porcarias com dentes de bambu, quem vai ganhar o cabo de guerra será a escova, quebrando seu cabelo. Qualquer farmácia tem uma escova com cerdas flexíveis e um preço baratíssimo. A que eu considero mais “segura” para o cabelo é a Tangle Teezer, essa nem se você se esforçar você danifica seu cabelo, mas qualquer outra mais em conta serve.
Comece desembaraçando as pontas e só depois vá subindo, pois se você começar da raiz, só vai acavalar um nó no outro. Pode usar as mãos para desembaraçar, desde que não puxe até arrebentar os nós: sentiu resistência? Para. Seja gentil. Se você fez tudo certo, não vai ser uma luta desembaraçar o cabelo, pois ele estará limpo e hidratado, a escova ou até a mão correrá facilmente por ele.
Aí vem o processo de secagem. Você pode deixar o cabelo secar naturalmente, algo que se consegue quem 15 minutos no verão brasileiro, ou secar com secador. Fatos da vida: cabelo fica mais bonito quando se seca no secador, pois alinha as escamas dos fios. Fica mais brilhante, fica mais arrumado e demora mais tempo para que fique oleoso. Porém nem todas as pessoas têm tempo ou paciência para isso.
Se você tem tempo e paciência para secar seu cabelo no secador, saiba que é obrigatório, antes de começar a secar, colocar um bom protetor térmico para proteger os fios do calor. Sempre que você expuser seus fios ao calor, não importa como (secado, chapinha, escova elétrica…) tem que usar protetor térmico antes. E não é um borrifo assim, por cima. Todos os fios têm que receber o produto, todos os fios têm que estar protegidos. Se necessário, passe na mão espalhe, mecha a mecha.
Expor os fios ao calor os deixa lindos, porém, todo santo dia, vai causar danos. Eu faço? Eu faço, pois moro em um lugar frio no qual meu cabelo não seca sem secador e dormir de cabelo molhar é mega ulta hiper proibido, pode até causar fungos na sua cabeça. Mas essa é a minha cota: esse e apenas esse dano, nenhum outro, se não o dano acumula e o cabelo fica horrível.
Perceba que não é o secado o que danifica os fios, e sim o calor. Então, se o cabelo está muito maltratado, mas você precisa continuar usando secador, existe a opção de usar sem calor, secando o cabelo com ar frio. Demora mais, não fica tão bonito, mas não danifica.
Se você quer cuidar bem do seu cabelo, dê um intervalo de três dias entre exposição ao calor, que é o tempo do fio se recuperar. Se você quer/precisa expor o fio ao calor todos os dias, seja extra cuidadoso com todo o resto. Inclusive com o tipo de secador e escova que usa.
Para uso diário você tem que comprar um bom secador. Ele deve ter íons. Ele deve ser de uma boa marca e de preferência potente e profissional, assim seca o cabelo em menos tempo. A escova, obviamente com cerdas flexíveis, pode ser de diferentes modelos, eu prefiro as redondas de cerâmica. Mas, ainda assim, com todos os cuidados do mundo, saiba que aplicando calor todo dia algum dano vai acontecer. A gente escolhe nossas batalhas.
E, detalhe importante: secador, escovas secadoras devem ser usadas com o cabelo úmido. Secou? Pare de aplicar calor, ou você vai fritar seu cabelo. Quando ele está úmido a água ajuda a manter a temperatura suportável para seu cabelo, mas quando ele seca, a temperatura sobe e ele queima.
Supondo que seu cabelo esteja seco. É recomendável passar um óleo reparador ou serum nas pontas se ele for longo. Só nas pontas, e em pouca quantidade, para que não fique oleoso. Você esfrega o óleo entre as suas duas mãos para que ele fique quente e dissolva melhor e aplica nas pontas. Não apenas nas pontas de cima, mas em todas as pontas de todos os fios.
“Mas Sally, eu não sei quais produtos escolher”. Existem 3 tipos de cabelo: fino, médio e grosso. O resto é uma condição temporária (não um tipo) ou truque publicitário para vender produto. “Xampu para cabelos castanhos”. Você compra pneu para carro vermelho? Não, né? O xampu é para o couro cabeludo. A menos que você seja um alien, o couro cabeludo de todos nós é pele.
“Mas Sally, meu cabelo é oleoso”. Não, não é. Seu cabelo é basicamente uma unha muito comprida e mais molinha que não produz sebo. O óleo vem do seu couro cabeludo, especialmente se ele não estiver bem limpo. Se o cabelo está oleoso, não é o cabelo que você tem que tratar, é o couro cabeludo.
Seu cabelo pode estar passando por condições temporárias, como ressecamento, pontas duplas, quebra, coloração, cabelo fragilizado e muitas outras. Isso não é seu tipo de cabelo, isso são consequências de agressões. Seu cabelo pode ser cacheado, liso, ondulado. Isso não é tipo de cabelo, é o formato do fio. Tipo de cabelo é fino, médio e grosso.
Tá tudo bem comprar produtos para cabelo (lembre-se: xampu não é para cabelo) de acordo com essas condições temporárias, mas esteja atento, pois quando essas condições mudarem, o cabelo vai ficar feio com esse produto, pois não precisa mais dele. “O cabelo enjoou, preciso trocar de produto”. Não é que o cabelo enjoou, ele não tem mais essa necessidade. Um cabelo ressecado, uma vez tratado e hidratado, não vai mais precisar de produto para cabelo ressecado.
A regra geral é: cabelos finos precisam de produtos mais leves. Cabelos médios podem usar qualquer coisa. Cabelos grossos precisam de produtos mais pesados. E, cá entre nós, você vai saber quando é o produto certo, pois seu cabelo fica feliz, fica lindo. E nem sempre ele precisa ser caro para isso.
“Mas Sally, fiz tudo que você falou e meu cabelo continua uma merda”. Ok, o problema pode não ser nos cuidados de limpeza. Outras coisas fazem o cabelo ficar uma merda.
Vamos pensar no seguinte: a parte do cabelo que foi danificada, já está danificada. O que ensinamos aqui é como parar de danificar seu cabelo. Daqui para frente, ele deve crescer melhor e se manter mais saudável, mas o dano que já ocorreu, você só reverte com um bom produto reparador. Recomendo o reparador da linha Bonding da Redken. Caso contrário, só cortando as partes danificadas. Mas, perceba, não adianta cortar as partes danificadas e continuar danificando o cabelo novo. Além de cortar, tem que passar a cuidar melhor do cabelo.
“Mas Sally, não é dano, meu cabelo está fraco, quebradiço, está caindo… devo estar usando algum produto errado”. Então… a menos que você tenha uma severa alergia ao produto, produtos para cabelo não causam queda se utilizados conforme a indicação do fabricante. Vamos conversar um pouco sobre como você está se alimentando?
O corpo precisa de matéria prima para fabricar o cabelo. Se você não comer uma quantidade justa de proteínas, carboidratos e vitaminas, seu cabelo vai ficar uma merda. E vai cair. Queda de cabelo pode ser estresse, sequela de doenças (como covid), má alimentação ou outros problemas de saúde. Em todo caso, queda é sempre um sinal de alerta, recomendo procurar um médico (dermatologista), pois se estivermos diante de algum quadro de alopécia, quanto antes tratar, maiores as chances de reverter o problema.
Não adianta dizer que é normal perder entre 50 a 100 fios de cabeço por dia, pois ninguém vai ser corno de contar quantos fios caíram. O que posso te dizer é: se está caindo mais do que costuma cair, procure um médico. Se há falhas visíveis no couro cabeludo, procure um médico. Não adie, em alguns casos, se esperar muito, a queda pode se tornar irreversível e a pessoa fica careca.
Supondo que não seja esse seu caso, que seja algo dentro da normalidade, apenas um cabelo danificado, também é prudente se perguntar com que frequência você limpa seus acessórios de cabelo. Escovas tem que ser limpas (retirar todos os fios de cabelo acumulados) e lavadas pelo menos uma vez por mês (com água morna e xampu, deixando secar bem em locais arejados para que não mofe). Prendedores de cabelo de tecido precisam ser lavados. Chapinhas e similares também. Sua fronha tem que ser trocada ao menos uma vez por semana (o ideal é a cada três dias). Você lava regularmente tudo que encosta no seu cabelo?
Vamos falar da parte mecânica também. Você prende seu cabelo? Com que? Coisas que você não deve fazer: prender o cabelo de forma muito “apertada”, “tensionada”, prender com objetos metálicos ou que possam danificar o fio (como aqueles elásticos que tem uma chapinha de metal na junção ou aqueles fininhos feitos de borracha), usar coisas na cabeça que abafem a região (como os calvos de amanhã que hoje passam o dia todo com boné). Revise como seu cabelo passa o dia. Se precisar prender, opte por tecidos gentis como cetim e prenda sem tensionar ou puxar muito os fios. E prender cabelo molhado nem pensar.
Como seu cabelo passa a noite também impacta sua aparência. Você já deve ter escutado da importância de dormir em uma fronha de cetim, para que o atrito com os fios não danifique o cabelo. De fato, ajuda. Mas que preço? Ficar escorregando do próprio travesseiro a noite toda? Se a intenção é proteger o cabelo, use sua fronha de algodão, durma sem cair do travesseiro e coloque uma touca de cetim… depois das luzes apagadas, pois é um acessório ridículo que te deixa parecendo o Toad do Super Mário.
O cabelo continua uma merda? Falemos de tintura e descoloração. Descolorir o cabelo é uma das maiores agressões que você pode fazer com ele. Se é esse o seu caso, a rotina de cuidados deste texto não será suficiente, é preciso uma rotina frequente de tratamento com produtos profissionais, que não costumam ser baratos. E é preciso seguir as instruções do fabricante. Nada de deixar o produto “mais tempo no cabelo para fazer mais efeito”. Isso não existe. O melhor efeito que o produto alcança é com o tempo que o fabricante coloca na embalagem. Trate e siga rigorosamente as instruções.
E muito cuidado com as receitas caseiras. Existem produtos perfeitamente seguros e testados de todos os preços disponíveis no mercado, tem certeza de que você quer improvisar? Melhor não. Se puder, use produtos profissionais, que de fato são melhores do que o resto. Se não, opte por marcas grandes, que tem um nome a zelar e terão mais cuidado com o que colocam no mercado. Teste diferentes produtos, seu cabelo vai deixar bem claro quando ele gostar ou não gostar deles.
Por fim, questões hormonais também podem afetar o cabelo. Talvez seja o caso de uma visita a um endocrinologista para ver se os hormônios estão bem antes de gastar uma fortuna com produtos.
Sendo bem sincera, eu acredito que só de lavar o couro cabeludo da forma como foi sugerida neste texto você já note uma melhora imediata no seu cabelo. Faça o teste e conte nos comentários.
Sally, no texto tu disse sobre cabelo fino, médio e grosso, e seus respectivos produtos adequados a cada qual. Mas tu poderia dar mais dicas de como escolher produtos “desses de mercado mesmo”? Porque toda vez que vamos ao mercado, é sempre aquela confusão, e são quase os mesmos produtos: shampoo pra cabelo oleoso, pra cabelos castanhos, loiros, escuros, pra cabelo liso, crespo, freezing, hidratação profunda, limpeza detox… Afinal, qual escolher considerando essas categorias, além do “fino, médio e grosso”?
Mais: pelo que já percebi, tem shampoo por aí que é uma merda total pro cabelo, como o da dolve e palmolive, e mesmo seda, mas na contrapartida, eu sempre gostei da marca pantene. Eles inclusive tinham um shampoo, que parece ter saído de linha, que na verdade era um tal pré-shampoo limpeza profunda. Meu cabelo, que tende a ser bastante oleoso, ficava maravilhoso com aquilo, sem oleosidade nenhuma e com aquela sensação de limpo o dia inteiro, e sem aquele ar de pesado e embaçado.
Obrigada pelas dicas! Algumas coisas eu já faço, outras eu não tinha muita noção. Eu tinjo o cabelo há muitos anos, aliso toda semana. Então as vezes fica um terror.
Muito protetor térmico antes do calor e muito tratamento de hidratação e reconstrução durante a semana.
E lembre-se: xampu não serve para hidratar e reconstruir cabelo, a única função do xampu é limpar.
Um adendo a homens: apesar de serem fios mais grossos e (geralmente) crespos, o mesmo se aplica para a barba.
Há quem diga (dermatologistas, inclusive) que não, já que o tipo de sebo que se produz na região do queijo e rosto é diferente daquele produzido na região da cabeça. Daí se explica a existência de produtos também específicos para barba. Curioso, no mínimo…
Esse papo de cabelo é pra mulherzinha, homem macho lava a juba com sabonete e só. Macho raiz não tem isso de condicionadorzinho e secadorzinho não. Cabelo faz parte da cabeça, então quem entra no banho e não lava a cabeça não tomou banho.
Encontrei outra Testemunha da Tangle Teezer! Já faz uns dez anos que eu não passo outra escova no meu cabelo. A diferença que fez foi absurda, logo nas primeiras semanas que troquei as escovas e pentes comuns pela Tangle.
Eu gosto muito das escovas massageadoras para o couro cabeludo. Além de entrarem no meio dos fios, elas protegem minhas unhas de quebra quando eu faço a massagem do shampoo. Foi outra coisa que fez muita diferença na aparência do meu cabelo.
Hoje eu só uso shampoos e condicionadores sólidos no meu cabelo, inclusive a máscara hidratante também é em barra da marca mais famosa que tem no Brasil. Além de renderem muito, eliminam o uso de frascos plásticos. Meu cabelo nunca esteve tão saudável.
E é importante passar um recado para os leitores homens: a pele do rosto é diferente do couro cabeludo, mesmo calvos e carecas precisam aplicar shampoo onde estaria o cabelo, e não sabonete. Meu marido lavava os cabelos com o mesmo sabonete que passava no corpo, e hoje usa um sabonete sólido de menta para uso diário, o couro cabeludo dele está super saudável (ele raspa zero).
Ótimo texto, Sally! Eu aprendi a lavar o cabelo dessa maneira uns anos atrás e melhorou bastante mesmo. Atualmente, trato com cronograma e estou tentando diminuir o uso do secador, mas não gosto do meu ondulado natural. Fazer escova sozinha é um saco, queria muito poder terceirizar a finalização do meu cabelo. Já aprendi porque as escovas que a gente faz em casa duram menos do que as do salão, mas ainda não dominei a técnica.
Tenho pesquisado a respeito de cuidados cientificamente comprovados e descobri num artigo da USP que, dos procedimentos que aquecem, o menos ruim é o secador e o pior é a chapinha. Mas a temperatura de dano irreversível varia, e protetor térmico só mitiga danos, não protege totalmente. Se o cabelo estiver muito molhado, aguenta no máximo 160 graus. Se estiver seco ou quase seco, aguenta até 230, ou um pouco menos, no caso de cabelos muito finos.
Para mim, a Tangle Teezer é mágica.
Se fiquei com o cabelo preso muito tempo, solto e ele está com a marca do elástico, basta passar essa escova que a marca sai por completo. Não sei que feitiçaria é essa.
Fui pesquisar essa Tangle Teezer, mas tem vários modelos. Recomendam algum em específico, ou todos tem o mesmo efeito?
Depende de quanto você desembaraça. Tem modelo para cabelo molhado e tem modelo para cabelo seco.
Eu prefiro desembaraçar com ele seco, por isso comprei o modelo seco, daqueles portáteis, que tem uma tampinha para não danificar as cerdas, assim posso levar na bolsa comigo.
Cabelo é um negócio complicado de comentar, porque de fato, muita gente não sabe cuidar direito, e de outra parte, também é um tanto difícil de achar bons produtos por aí no mercado comum, a não ser que se vá a lojas especializadas de cosméticos e produtos profissionais.
Faltou falar de calvice, eu acho, se bem que talvez esse até mereça um texto a parte. Ela infelizmente atinge grande parte dos homens, e é difícil achar um tratamento que preste pra ela.
Calvície tem tratamento. Não é 100% evitável, mas existem muitos recursos para atenuar e protelar a perda de cabelo. Merece um texto só sobre o assunto.
Façam como eu, fique careca e lave a cuca com sabão. Muito prático.
Não pode. A pele da cabeça é diferente da pele do corpo, ela precisa de xampu.
Não sabia disso. Vou avisar o meu irmão, que praticamente já não tem mais cabelo…
Obviamente favoritei (e relembrei do texto de cuidar da pele).
(& Não esperava que cabelo curto precisasse de condicionador…ops)
Parabéns duplo, Sally!
Condicionador só no meio e nas pontas, na raiz jamais