Skip to main content
Bolão Desfavor: Fatality 2024 – Resultados Prévios

Bolão Desfavor: Fatality 2024 – Resultados Prévios

| Sally | | 8 comentários em Bolão Desfavor: Fatality 2024 – Resultados Prévios

Vamos ao resultado do Bolão Desfavor 2024, aquele no qual o vencedor recebe dois prêmios: um troféu simbólico e a nossa humilhação!

MORTES 2024

Não foi um ano de muitas mortes de famosos. Os acertos envolveram pessoas que já estavam fazendo hora-extra. Por isso, não tivemos nenhuma pontuação muito expressiva. Já dá para ver que não serão as mortes a definir o vencedor do bolão deste ano.

Finalmente chegou o dia do nosso amado Silvio Santos. Acho que Silvão foi o único nome que apareceu todos os anos, desde o início do Bolão. A hora chegou, a e pontuação, obviamente, foi simples (1 ponto), pois tivemos vários acertadores. Apostaram em Silvio Santos:

Otavio Agusto: 1
Ligia: 1
Mel: 1

Também faleceu a atriz Maggie Smith, e aqui, nos deparamos com um impasse: não encontramos notícias de sua doença (doença de Graves) anteriores à sua morte, mas, ao mesmo tempo, a doença “estava na cara”, pois aqueles olhos saltados são um sinal claro dessa enfermidade.

Deveria valer ponto inteiro ou cortar a pontuação pela metade por doença preexistente? Felizmente, como mortes não decidiram nada este ano, não faz diferença, então, não descontamos pontos dos acertos. E, como o acerto não foi sozinho (mais de uma pessoa votou nela) a pontuação foi simples. Apostadores que acertaram Maggie Smith:

Johnny: 1
Bia: 1

Agora é a vez dos ganhadores que brilharam sozinhos, como únicos acertadores, totalizando os cinco pontos. Teve acerto para Zagallo e para Cid Moreira. Não tem como conseguir uma dupla mais velha do que essa, mas, mesmo assim, nossos Impopulares vencedores têm seu mérito, por acertarem sozinhos, garantindo assim 5 pontos para cada.

Zagallo – WOJ: 5

Cid Moreira – Thainá da Amazonia: 5

Assim, encerramos os acertos por mortes com a pontuação parcial de:

WOJ: 5
Thainá da Amazonia: 5
Johnny: 1
Bia: 1
Otavio Agusto: 1
Ligia: 1
Mel: 1

Vamos para as categorias gerais.


BARRACO 2024

Aqui vimos um erro recorrente de aposta: acertam os fatos, erram as consequências. Por exemplo, a hipocrisia do Felipe Neto foi desmascara diversas vezes este ano, porém ele não foi duramente cancelado. Para ser sincera, tá bem difícil de cancelarem alguém do lado da situação. Nem Ministro que assediou sexualmente funcionária foi duramente cancelado. A esquerda não cancela duramente o seus mesmo que matem a mãe em praça pública.

Então, levem isso em conta no ano que vem: prever o barraco e os desdobramentos do barraco aumenta suas chances de errar, pois mesmo que o barraco esteja correto, se o desdobramento estiver errado, não tem como pontuar;.

Se a gente for analisar de forma exigente, apenas uma pessoa acertou:

Gui: Candidatos de “lados” opostos que disputarão as eleições municipais. A coisa vai escalar até passar do limite.

Foi o maior barraco de 2024? Não foi. Porém foi o único que acertou quem (candidatos de lados opostos) quando (na disputa pelas eleições municiais) e como (escalar até passar dos limites). Parabéns, Gui, a cadeirada do Datena encaixou feito uma luva na sua descrição.

Menção honrosa para o Somir e para mim, que fizemos as duas apostas mais merdas de todo o Bolão: ele achou que Milei ia sofrer impeachment e eu achei que veria um enorme barraco na família real. Mais equivocados impossível. Se burrice desse dinheiro, estávamos ricos.

COMOÇÃO 2024

Neste tivemos o mesmo problema: acertaram os fatos, porém os fatos não geraram a comoção esperada. Deveriam tem gerado? Sim, com certeza. Geraram? Infelizmente a maioria não.

Teve desastre provocado por empresa no Brasil, mas sem comoção massiva. Teve atentado terrorista, mas sem comoção massiva. Teve aumento de crimes violentos, mas sem comoção massiva. Teve de tudo que vocês possam imaginar, mas com pouca comoção. Nem a morte do Silvio Santos, que a gente acreditava que pararia o Brasil, gerou tanta comoção.

Diante desse cenário de Brasil anestesiado, escolhemos, entre as repercussões inferiores ao que deveriam, a combinação entre a mais precisa e a que mais se destacou:

Paula: “No BR, algum desastre ambiental promovido pelo ser humano, talvez mais uma barragem rompida, vai coincidir com uma enchente no mesmo lugar e causará danos muito maiores.”

As enchentes no Sul do país, com o sem razão, tiveram o maior impacto em matéria de comoção. Foi um desastre ambiental provocado pelo ser humano (diversos fatores, por sinal), já que apenas uma chuva não causaria esse estrago de alagar prédio até o quinto andar em minutos.

E de fato tivemos uma barragem rompida que coincidiu com as chuvas e todas as cagadas humanas e que agravou bastante a situação, o que nem seria obrigatório, já que a Paula teve o cuidado de usar a palavra “talvez”.

“Mas Sally, acidente aéreo ganhou muita comoção”. Não ganhou não, é que o assunto ainda está fresquinho, aconteceu faz pouco tempo. Em um mês ele morre.

FALSA SIMETRINHA 2024

Essa foi difícil, pois praticamente todas aconteceram: tudo que Lula criticava no Bolsonaro, de alguma forma, repetiu em 2024. Faltaram vacinas (no plural), floresta queimando, falas ofensivas, baixaria, palavrão, má utilização de dinheiro público, sigilos, orçamento secreto, minoria sacaneada… teve de tudo!

E, quando todo mundo acerta, ganha quem acerta com mais precisão. Hora de ver quem fez a previsão mais específica para desempatar. Ficamos na dúvida entre as respostas do Kiko e da Paula, mas achamos a da Paula mais específica:

Paula: “Governo Lula tratará os indígenas e as regiões amazônicas muito pior que o Bolsonaro, mas sairá como herói por promover o desenvolvimento e a segurança das regiões fronteiriças”.

De fato, ela previu a sacanagem que o Lula fez (assim como o Kiko, que previu cortes no orçamento em saúde e educação), também fez a previsão de impunidade perante a opinião pública, mas, ao contrário do Kiko, que disse que Lula daria uma desculpa esfarrapada para justificar, a Paula ainda acertou qual foi a desculpa: a alegação de que está promovendo o desenvolvimento e a segurança na região. Parabéns, Paula! Leitura perfeita de todo o ciclo da sacanagem indígena!

VERGONHA 2024

Aqui também tivemos uma enxurrada de acertos. E muita gente que quase acertou, errou por um detalhe na resposta, como foi o caso do Kiko, do Gui, do Anubian e do WOJ. A gente foi lendo as respostas, fazendo que sim com a cabeça, um sorriso crescendo… até que aparece um detalhe errado. Uma pena.

Por insistência do Somir, a vencedora sou eu, Sally, com o modesto “Posicionamento do Brasil perante a comunidade internacional”. Não está específico, porém abrangeu as maiores vergonhas que o país fez: Israel, Palestina, Rússia, Ucrania, Venezuela… se você pensar bem, o Brasil fez muita vergonha internacional, seja envolvendo guerra, seja envolvendo eleição fraudada. Foi uma pá de vergonha, que repercutiu em todos os jornais fora do Brasil.

E nem estamos falando apenas de posicionamento ideológico. Foram coisas como ser um dos únicos países que se recusou a assinar resolução para que a Rússia devolva as crianças ucranianas sequestradas durante a guerra. Foi mais feio do que bater na própria mãe. É atitude de vilão de filme infantil. Então, pela quantidade de vergonhas abarcadas na afirmação genérica, 5 pontos para mim.

PRÊMIO PILHA 2024

Como vocês já sabem, o Prêmio Pilha 2024 foi para o Biden, pelas razões explicadas na própria postagem específica. Portanto, quem pontuou foi Diego Pontes.

CISNE NEGRO

Quase deu briga de faca este ano. Foram horas de discussão. Eu tenho a convicção de que sim, houve um Cisne Negro:

Kbt: “A economia argentina melhora logo no primeiro ano de Milei”

Nem o Milei, em seus momentos mais empolgados de campanha, previu o que aconteceu este ano. Muito pelo contrário, ele disse repetidas vezes que seria um ano muito difícil e depois as coisas começariam a melhorar. Em um ano o peso argentino foi a moeda que mais valorizou no mundo, a inflação caiu para 2% ao mês, as reservas do país aumentaram, o país saiu da recessão e a taxa de pobreza, aquela que todo mundo adora bater, caiu para um patamar inferior a o do governo anterior e muitas outras melhoras.

Era esperado que a Argentina melhore? Claro, se não, não votariam no Milei. Quem votou esperava melhora. Mas em dois ou três anos. Na minha humilde opinião o Cisne Negro está no fator temporal: “NO PRIMEIRO ANO de Milei”. Isso eu não consegui prever. Nenhum economista argentino conseguiu prever. Nem o próprio Milei conseguiu prever.

Eu briguei o quanto pude, mas o Somir foi irredutível. Para ele não é Cisne Negro. Infelizmente para que seja um Cisne Negro tem que ser incontroverso, ambos precisam estar de acordo. Desculpa, kbt, eu tentei.

Vamos à explicação do Somir, sobre não ser um Cisne Negro:

Cisne Negro é vitória instantânea, então só vale se nós dois concordarmos. Eu não concordo. Vejam bem, é uma surpresa que Milei tenha conseguido resultados bons na economia argentina em apenas um ano. É entregar muito mais que o esperado. Mas essa não é a ideia do Cisne Negro.

Vamos explicar com uma analogia: é impressionante que um pedreiro construa um muro em um quarto do tempo que você esperava, mas não é uma subversão verdadeira da função dele. Ele só foi muito rápido. Milei foi eleito por um povo argentino que queria isso dele. A sua campanha foi baseada em arrumar a máquina pública argentina, a motosserra foi seu grande símbolo, significando que ele faria os cortes necessários para controlar os gastos excessivos.

O que Milei fez foi digno de nota, mas ele não precisou inventar nada de novo. O governo anterior era absurdamente corrupto e irresponsável, ele parou de fazer as coisas erradas que todo mundo sabia que eram erradas. Não é um Cisne Negro que parar de roubar (ou roubar menos) ajuda na economia. Todo mundo sabia disso antes dele tentar.

Agora, se o pedreiro da analogia descobre um jeito novo de empilhar tijolos que acelera a construção de muros em 400% enquanto está subindo o seu muro, aí sim podemos considerar Cisne Negro: algo que só se torna óbvio depois que alguém faz pela primeira vez. Milei não inventou ser menos corrupto e reduzir gastos públicos, ninguém ficou surpreso porque ser menos corrupto e reduzir gastos públicos funciona para melhorar a situação econômica de um país.

Estamos surpresos porque o homem foi lá e fez. Não posso considerar Cisne Negro se ele foi literalmente eleito pelos argentinos para fazer isso. Velocidade e competência são ideias adjacentes ao Cisne Negro, mas não definem Cisne Negro. Então já fica o aviso: se a sua previsão para a categoria for algo do tipo “martelo bate no prego muito forte”, não vai passar por mim. Você é obrigado(a) a viajar na maionese com força nessa categoria. Se eu sentir o cheiro de “objeto criado para fazer ação faz ação” na sua previsão, eu não vou concordar.

Se Milei tivesse declarado guerra à Ucrânia e a Argentina ganhasse muito dinheiro vendendo coisas para a Rússia, melhorando sua economia no processo, eu com certeza toparia. Por substituir bandidos no poder da Argentina e ser menos bandido? Não. Ele está de parabéns, mas não subverteu a expectativa sobre sua função.

Sinto muito. Mentira, não sinto. Eu quero previsões malucas, insanas, doentias; porque isso cria o valor de pensarmos juntos no ano que começa e conseguirmos algo teoricamente impossível: prever um Cisne Negro. Só vale um zilhão de pontos e ganha o Bolão na hora porque era para ser teoricamente impossível.

Então, será uma decisão por pontos.
Vamos somar?

MORTES:

WOJ: 5
Thainá da Amazonia: 5
Johnny: 1
Bia: 1
Otavio Agusto: 1
Ligia: 1
Mel: 1

GERAL:

Gui: 5 (Barraco 2024)
Paula: 10 (Comoção e Falsa Simetrinha 2024)
Sally: 5 (Vergonha 2024)
Diego: 5 (Prêmio Pilha 2024)

Resultado final:

Obs: todos os participantes deixaram suas previsões no prazo do bônus de 2 pontos, então nem contamos porque não mudava nada.

Paula: 10
Gui: 5
Sally: 5
Diego: 5
WOJ: 5
Thainá da Amazonia: 5
Johnny: 1
Bia: 1
Otavio Agusto: 1
Ligia: 1
Mel: 1

Parabéns, Paula, você é a vencedora do Bolão 2024!

Somir entrará em contato com você, Deus sabe quando, para falar sobre o seu troféu. Não perca essa oportunidade para pedir algo que seja especialmente humilhante e vergonhoso de providenciar! bonito e estético que não mate o Somir de vergonha.

Para os demais, se inicia hoje o prazo de uma semana para recursos. Se você notou algo errado na nossa contagem ou nos nossos critérios, por favor, avise nos comentários que avaliaremos e recontaremos se necessário.

Para dizer que foi um Cisne Negro, para dizer que nem apostou ou ainda para deixar sugestões de troféus que a Paula pode encomendar: comente.


Comments (8)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: