Skip to main content
Um presidente muito louco.

Um presidente muito louco.

| Desfavor | | 10 comentários em Um presidente muito louco.

Em um momento de desafios inflacionários, fiscais e de tensão política entre os poderes por conta das emendas parlamentares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não se afastar do cargo, ao mesmo tempo em que terá acompanhamento médico. Mas a cirurgia na cabeça, decidida às pressas, trouxe à tona o debate sobre a saúde de Lula que é o principal, quiçá o único, nome da esquerda com força nas urnas para uma disputa presidencial. LINK


Lembra a história do Biden, mas é pior, porque claro, no Brasil é pior. Desfavor da Semana.

SALLY

Não tem como não falar do elefante branco no meio da sala: a saúde do Lula. Esta semana o Presidente teve um sangramento intracraniano, que o levou às pressas para a UTI e, como sempre, o entorno conseguiu ser pior do que o problema em si.

O pessoal do outro lado (e atenção que tem muito mais do que bolsonarista do outro lado) torcendo abertamente para ele morrer e fazendo “corrente de oração” pela morte do Lula. Não vou fazer julgamento moral sobre quem deseja a morte de outra pessoa, mas… meter Deus, religião ou reza para que alguém morra me parece bastante fora de lugar e contraditório.

Além disso espalharam notícias falsas burras. Porque tem disso, tem a Fake News plausível, possível, com alguma coerência e tem a notícia falsa que claramente se percebe ter sido criada por uma mula manca anencefálica.

Disseram que Lula teve um AVC, que Lula tinha sido substituído por um clone (com imagens de IA que apontavam as diferenças entre o original e o substituto) e até anunciaram que Lula tinha morrido divulgando um suposto documento do hospital que atestava sua morte. Falsificar documento é crime, depois reclamam das consequências.

Não é pela mentira, que por si só já seria bastante condenável. Não. A pior parte, aquela que dá vergonha alheia de doer os ossos, é o patamar de burrice que fica escancarado com as mentiras toscas, imbecis e primárias que inventam. Ou pela arrogância de opinar sobre o que não entendem. Janderson, morador de Xique-Xique, Bahia, artista plástico, dando parecer sobre neurocirurgia. O habitat natural do efeito Dunning-Kruger é o Brasil.

E o outro lado não se salva, também está no mesmo patamar de mentira, de imbecilidade e de burrice. Só que pior, pois se dizem a elite intelectual do Brasil, estão com a máquina na mão e podem pagar os melhores profissionais para passar as mensagens da melhor forma possível para a imprensa. Mas não, escolhem maconheiro magricelo com óculos vintage e rinoceronta de cabelo rosa para falar bosta da pior forma possível e queimar mais ainda um governo merda que já está chamuscado.

Entre outras imbecilidades facilmente desmentíveis, afirmaram que, estando na UTI, depois de uma cirurgia de emergência no crânio, Lula estaria trabalhando normalmente e teria, inclusive, sancionado lei de forma digital.

Para começo de conversa, ninguém que precise de uma UTI está em condições de trabalhar normalmente. Muito menos um idoso de 80 anos, que já passou por doenças sérias como câncer, que bebe industrialmente, que tem um trabalho extenuante com alta carga de estresse e muitas viagens e que já vinha padecendo de problemas por uma pancada na cabeça. E dificilmente alguém fica na UTI sem um grau considerável de sedação, sobretudo quem acabou de sair de um centro cirúrgico. Não existe a mínima, a menor, a mais remota possibilidade do Lula ter trabalhado na UTI logo depois dessa cirurgia.

E mesmo que ele seja o Wolverine (que não é, se não, não tinha rachado o crânio cortando a unha), mesmo que ele tenha fator de cura mutante, Lula não tem qualquer condição (ainda mais sozinho, pois UTI não permite presença de acompanhante) de fazer qualquer coisa com assinatura digital, de trabalhar de forma remota, de usar um computador com essa expertise. Ele mesmo já falou que nem celular sabe usar direito.

Grotesco. Absurdo. Mentiroso ao extremo, e mentira burra, mentira que qualquer pessoa que raciocine percebe em cinco segundos.

O motivo, vocês já sabem: “tesão de 20, energia de 30”. O mantra que esse governo repete cada vez mais, à medida em que a saúde do Lula se deteriora. O empenho em fazer ele parecer jovial, saudável, apto para mais um mandato. Meus queridos, nem é sobre o Lula, ninguém com mais de 80 anos de idade aguenta o tranco de tanto estresse, viagem e horas de trabalho. Não é etarismo, à medida que envelhecemos o corpo nos impõe alguns limites, é normal.

Já vimos no que dá forçar um “ele está ótimo” nos EUA. Jura que vão repetir isso no Brasil? João Bidê da Silva? Espero que todos estejam conscientes de que o Brasil é capaz de eleger coisa bem pior do que Trump. E olha que Trump é um excremento laranja, precisa se esforçar bastante para ser pior do que ele.

Se essa teimosia de forçar uma barra do Lula saudável, jovial e muito lúcido continuar, além de forçar o Lula e colocar sua saúde em risco, se abrem as portas para que qualquer merda vença em 2026. E, quando falamos em merda, o brasileiro não brinca em serviço. Pode ser qualquer merda mesmo: Jojô Todinho, Pablo Marçal ou qualquer subcelebridade, coach ou religioso que tenha a suficiente cara de pau.

Façam as contas. O brasileiro tolera tudo, pode roubar, pode deixar a violência em um patamar estratosférico, pode empregar os amigos em cabide de emprego. A única coisa que o brasileiro não tolera é supermercado caro. Sobre aptidões pessoais, o brasileiro também tolera tudo, pode avacalhar com a ciência, pode mentir e ser flagrado na mentira, pode até falar português errado. A única coisa que o brasileiro não tolera é fraqueza física, como se Presidente fosse liderar algum campo de batalha.

Ambos estão acontecendo: supermercado caro (por mais que neguem, o povo sabe) e um líder fisicamente fraco (por mais que neguem, o povo sabe). Esse combo é uma carta branca para qualquer merda ganhar. E, desculpem a sinceridade, o Brasil não tem capacidade de produzir um Milei, um maluco, mas que tenha alguma aptidão para gestor. A merda de vocês vai ser 100% merda.

Aí depois vem os Pikachu Surpresos choramingar “Ain como pode essa pessoa ganhar, o brasileiro não sabe votar, que absurdo”. Uma tempestade perfeita está se formando, só um completo retardado não vê. Se insistirem no Batida de Coco para 2026, a resposta virá nas urnas. E vai ser horrível.

“Mas Sally, eu não posso decidir quem vai se candidatar”. Lá vem o brasileiro e sua baixa autoestima. Vocês têm voz. Usem. Em vez de se unir para fazer mutirão para votar em reality show, usem redes sociais para deixar bem claro que Lula não é uma opção aceitável. Se a rejeição for gritante, ele não será candidato, pois o próprio partido vai impedir. E aí pode ser que duas pessoas minimamente decentes disputem: alguém da esquerda um pouco mais apresentável e, por consequência, alguém da direita um pouco mais apresentável.

Salva este texto. Em dois anos vamos falar sobre ele novamente.

Para dizer que quer mais é ver o circo pegar fogo (compreendo), para dizer que Lula está ótimo (quem não está mentalmente bem é você) ou ainda para dizer que nada pode ser pior (pensa na Janja): comente.

SOMIR

Quando Joe Biden gaguejou no debate presidencial americano, demonstrou fraqueza para o público local. Como eu comentei na época, se fosse uma mera disputa sobre a lógica do que se dizia, provavelmente Trump ainda perderia. Biden todo enrolado ainda fazia mais sentido que o laranjão cheio de confiança.

Mas por lá, assim como cá, o que se diz fica muito marcado pelo como se diz. Considerando que o cidadão médio não entende ideias muito complexas e raramente se importa o suficiente com política de verdade, conteúdo fica em segundo plano. Lula ganhou um concurso de popularidade contra Bolsonaro para ser eleito, pouco ou nada das políticas de ambos os lados pesaram na decisão do brasileiro.

Inclusive, assistencialismo por assistencialismo, eu até acho que o candidato da “extrema direita” foi mais generoso que o suposto socialista. Se fosse só uma batalha populista, perigava do PT perder. Então, já foi uma eleição muito baseada em imagem. O ponto fraco de Lula era ser bem mais velho que seu adversário, o que foi mitigado com várias notícias plantadas sobre o “velho estar com tudo”, até mesmo o tônus muscular das pernas de Lula virou ponto de discussão.

Vitória assegurada, mais um paralelo com o futuro ex-presidente ianque: a idade chegando com força. Quando você está na casa dos 80, é uma fina linha entre parecer ótimo e estar completamente estragado. Uma queda no banheiro mandou o presidente brasileiro para uma série de cirurgias e um bom tempo de UTI. O passar das décadas te torna mais frágil e desacelera sua recuperação.

Biden definhou diante dos olhos dos americanos. Como eu disse nos textos sobre ele durante o ano, nem achava que ele estava tão mal assim para um trabalho intelectual, mas a presidência é mais do que intelectual. É uma prova de resistência às pressões intermináveis de povo e máquina governamental.

Lula deve chegar a 2026 ainda mais debilitado. Uma pessoa com todo suporte médico disponível no Brasil provavelmente aguenta mais uns 2 anos, mas não sabemos a que custo. Filho único de mãe solteira na esquerda viável brasileira, Lula ainda tem por característica ser centralizador e sabotar possíveis sucessores.

E aqui, o cenário que imaginamos: uma próxima eleição presidencial onde a escolha vai ser ainda mais trágica. Ou um candidato da esquerda com todos os defeitos do Lula e ainda o risco de uma deterioração física e mental severa, ou praticamente qualquer coisa que a oposição colocar no caminho. Qualquer coisa mesmo. Duvido que em 2 anos o Judiciário vire a casaca de novo e libere Bolsonaro para ser candidato, então vamos ter que ver um candidato aprovado por ele.

E Bolsonaro tem o mesmo comportamento centralizador e sabotador do seu espelho à esquerda. Se ele não puder ser o candidato, deve causar tantos problemas na direita ao ponto de colocarem um candidato ainda mais horroroso. Eu prevejo a direita colocando a pior opção possível contra Lula, se Lula ainda estiver lá.

E se Lula começar um processo de deterioração visível para o brasileiro médio, percebem o horror? Ou ganha o gagá ou ganha a bomba forçada por Bolsonaro para perder. E aqui, algo importante que talvez ajude Lula: o povão não deve perceber se a mente de Lula ficar muito ruim. O Brasil é a versão hardcore dos EUA, por lá existe uma cultura de debate que cobra pelo menos uma certa eloquência no que se fala, por aqui não.

Se a pinga de Lula for porreta mesmo e ele parecer ligado durante a campanha eleitoral, é irrelevante o que ele disser. Só existe desconto se você sabe quanto custa… ou seja, o brasileiro só percebe problema de cognição que ele mesmo não tenha. Saber concatenar ideias e ser coerente na fala não é requisito básico para viver nesta sociedade.

Eu sempre fico fascinado como o brasileiro médio conversa por horas falando nada com nada, se estiver sorrindo acreditam que estão concordando, se estiver de cara fechada é discordância. Esse povo se beija e se mata sem trocar nenhuma ideia real, puro instinto e reconhecimento de padrões na expressão física do outro. E a maioria dos votos são dessas pessoas.

Então, existe um cenário onde Lula perde o resto da coordenação mental que ainda tem e mesmo assim convence o brasileiro a votar nele. E existe outro cenário onde o candidato piada da direita (seja o plantado maliciosamente por Bolsonaro ou alguma excrescência natural como Marçal) estão do outro lado parecendo mais vigorosos que o velho petista.

Pode falar as asneiras que quiser, porque aqui nem vai ter a visão de que um candidato está debatendo mal. Não existe essa cobrança por valor intelectual, pudemos ver isso claramente na última eleição para prefeito de São Paulo, vai ser circo, e no circo pode ganhar o palhaço gagá ou o palhaço lacrador de direita.

Murphy é muito mais poderoso que Tiririca: pior que está, fica.

Para dizer que 80 é o novo 60, para dizer que a Janja vai carregar o Tio Paulo até a reeleição, ou mesmo para dizer que vaso ruim não quebra: comente.


Comments (10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: