Elon Musk – eis a questão.

Elon Musk, ou Motxq como diz o Maduro, é uma das personalidades mais conhecidas do mundo na atualidade. Bilionário excêntrico extremamente polarizador: metade do mundo ama, metade odeia. Sally e Somir sabem apreciar os pontos positivos da figura sem ignorar as muitas falhas, mas na hora de dar um veredito, não se bicam. Os impopulares polarizam.

Tema de hoje: Elon Musk, gênio ou retardado?

SOMIR

Ele tem características de ambos, mas eu vou pender mais para o lado de retardado mesmo. Existe uma ilusão coletiva que para ficar muito rico a pessoa precisa ser especialmente brilhante, mas a realidade não funciona bem assim. Existe um número limitado de vagas para pessoas extremamente ricas e bem-sucedidas na sociedade, e essas vagas acabam sendo ocupadas por causa de muitos fatores externos à capacidade pura das pessoas.

Sorte é um desses fatores. Sorte de ter o contato certo, de estar no lugar certo, na hora certa… ou mesmo sorte de já nascer parte da elite e ter um caminho mais simples para percorrer. Não quer dizer que seja apenas sorte o que define o sucesso, mas quer dizer que ela conta na equação. Se você for muito ignorante ou medroso para aproveitar uma dessas oportunidades, não adianta nada ter sorte.

Elon Musk soube agarrar suas oportunidades porque tinha uma boa visão de futuro, quando fez parte do time que desenvolveu e fez crescer o PayPal, demonstrou capacidade para fazer uso da explosão do comércio online. E depois de vender sua parte, soube enxergar de novo oportunidades no mercado de carros elétricos e transporte espacial.

Essa é a parte genial dele, saber estar na hora certa no lugar certo. Mas, se você prestar mais atenção em Musk, vai perceber que talvez seja só isso mesmo, saber aproveitar a sorte que chega no seu caminho. O resto pende mais para o lado do retardo. E é muito resto.

Elon Musk é o tipo de pessoa que parece mais brilhante nos cortes de mídia social e em frases curtas do que na hora do vamos ver. Não sei quem já escutou ele falando na sua língua nativa sem cortes, mas eu já. Além de ser extremamente confuso falando, gaguejar compulsivamente e não terminar linhas de raciocínio, ainda tem o péssimo hábito de “falar sozinho”. Sabe a pessoa que nunca responde o que você pergunta e sempre parece estar num monólogo aleatório?

Às vezes parece que não tem ninguém em casa dentro do seu crânio, ou se tem, está focada em qualquer coisa que não se comunicar com os outros. Se você não entende muito de tecnologia e ciência em linhas gerais, até parece que ele está falando coisas muito profundas, mas preste atenção: esse rei está nu assim que você começa a tentar fazer senso do que ele realmente quer dizer.

Por ser alguém muito famoso, admirado e odiado, existe uma tendência natural de completar seus pensamentos. Os fãs enxergam algo brilhante, os detratores algo nefasto. Elon de verdade parece mais um gerador de lero-lero do que uma pessoa se comunicando. Os projetos dele que deram certo não foram pensados por ele nos seus detalhes, ele só ia cuspindo ideias aleatórias até que alguém colocasse para funcionar.

Três das suas ideias deram muito certo, embora a do PayPal tenha muito mais cara de ideia do outro sócio… mas o resto do que ele solta por aí é na melhor das hipóteses de uma estupidez “especial”. As pessoas esquecem dos mil projetos mirabolantes dele que não saíram do lugar, não porque eram muito caros ou muito avançados, mas porque eram… retardados. Aquele trem no tubo de vácuo, por exemplo, uma ideia que vinha do começo do século passado e nunca foi para frente porque era estúpida na hora do vamos ver.

O projeto do Twitter é algo divertido de ver, mas um buraco negro de dinheiro. Ele nem queria comprar, foi obrigado por falar merda demais. Tudo bem achar hilário o resultado dessa trollada de bilhões na indústria da informação, mas é a ação de um retardado no mundo dos negócios. Elon da vida real é muito menos o que fazem dele nas suas polêmicas semanais do que os resultados práticos da sua genialidade.

Um macaco com uma navalha de capacete. Sua riqueza o protege mais do que o normal, mas sem mudar o fato de que não é lá uma pessoa muito profunda. Isso acontece no mundo, pessoas insanas acabam em posições de muito poder porque as coisas alinham do jeito certo e pela tendência do dinheiro se acumular em quem já tem dinheiro.

Musk é tão divertido como é porque a “retardadice” vence a genialidade com muita frequência. Ele está sempre se enfiando em situações que nenhuma pessoa realmente inteligente se enfiaria, e eu não trocaria isso por nada. Eu gosto de ver ele sendo agente do caos, só entendo que se ele não fosse mais retardado do que gênio, dificilmente teria esse perfil.

Não é inteligente ficar se sabotando o tempo todo e depender de hype infinito para se sustentar no topo. Mais e mais pessoas vão percebendo a falta de substância nas suas falas desconexas, e como de verdade ele é um chefe carrasco que perdeu a habilidade de filtrar o que diz. Todo mundo que está junto com Elon sabe que o foguete pode explodir a qualquer momento.

Não sei se o tempo vai acalmar o lado retardado dele, mas pelo o que vimos na última década, ele parece estar piorando. Ótimo para a gente que quer ver mais Pilha dos Foguetes, mas uma escolha bem retardada para a vida dele.

Para dizer que eu tenho Enveja, para dizer que retardado sou eu que sou pobre, ou mesmo para dizer que sempre desconfiou que ele não estava falando nada com nada: comente.

SALLY

Elon Musk é genial ou retardado?

Vamos deixar uma coisa clara: tanto Somir como eu achamos que ele tem traços de ambos, genialidade e retardo, nossa dúvida aqui é qual predomina.

Eu acho que predomina a genialidade e aposto o que vocês quiserem que se Elão fosse da esquerdinha lacradora todos seus defeitos seriam ofuscados e todos seus feitos seriam exaltados. Só tem um holofote iluminando cada cagada por ser direita conservadora.

Eu tenho muita certeza de que quem faça mal do Elon Musk pinça seus piores momentos e não se preocupa em saber a totalidade da sua vida. Vou deixar o link para aquela que eu considero a melhor biografia da sua vida (as outras são uma porcaria, não perca seu tempo) para quem quiser conhecer um pouco melhor a pessoa e a vida da pessoa: https://dlivros.com/livro/elon-musk-walter-isaacson . É um dos biógrafos mais sérios da atualidade e não escreveu o livro a pedido nem por encomenda do Elon.

Considerando as coisas que passou na infância, tudo que seu pai fez com ele, os perrengues de vida e até financeiros que teve que enfrentar, eu acho ele até normalzinho. Se metade disso tivesse acontecido comigo eu seria muito mais ferrada de cabeça do que ele. O que não quer dizer que ele seja normal, ele é meio doido, meio reativo, meio infantilóide. Mas, tanta gente é… ao menos ele trouxe avanços importantíssimos para a humanidade.

Esses avanços não existiriam se ele não fosse uma pessoa “normal”. Só um “louco” faria tudo que ele fez, quando todas as probabilidades estavam contra, quando os maiores especialistas da área te diziam que era impossível, quando nada ou ninguém (nem mesmo grandes instituições como a NASA) haviam conseguido. É maluco? É. É retardado? É. Mas canaliza isso de uma forma muito produtiva, então, na minha concepção, é genial.

A forma como as pessoas mentem e reduzem as conquistas dele são vergonhosas: “fica explodindo foguete”. Meus queridos, a Space X é hoje o que a NASA era 50 anos atrás, só eles conseguem enviar foguetes regularmente e com sucesso para o espaço. Se qualquer pessoa do mundo quiser transportar algo para o espaço de forma reiterada, ela vai bater na porta do Elão (ou tentar a sorte com China/Rússia, que, por sinal, não tem conseguido fazer isso).

A forma como ele mudou a dinâmica dos foguetes, os avanços que ele conseguiu, ninguém vê. Como Elão, em tudo que faz, usa a tática “destruir para reconstruir”, ele tem dezenas de fracassos e é a isso que o pessoal se abraça. A Space X não é a NASA, não é uma empresa que faz décadas de estudos para fazer um lançamento superseguro, a política é: lança esta merda assim mesmo, quando cair a gente vê o que deu errado. E assim tem sido. E tem dado certo.

E o filho da puta consegue gerenciar 5 ou 6 empresas ao mesmo tempo, em atividades completamente diferentes. Se hoje toda montadora lança seu carrinho elétrico, agradeçam a Elão, que pode ter os defeitos que for, mas abriu portas.

Se hoje no Twitter a comunidade de usuários pode marcar como mentirosa a publicação de um político, agradeçam a Elão e ao X, que podem ter os defeitos que for, mas é uma das redes sociais que mais cresceu em 2024.

Ele sabe monetizar a rede social? Não. Não sabe. Mandou o CEO da Disney ir se foder no meio de uma entrevista na qual ele (o CEO) estava presente. Mas, e é aí que muita gente se confunde e atribuí erroneamente um fracasso, o objetivo dele no X não é lucro e sim criar um ambiente livre do politicamente correto, um espaço no qual as pessoas possam dizer o que querem, respeitando apenas algumas regras mínimas não relacionadas ao politicamente correto. Basicamente o que a gente tenta fazer aqui no Desfavor. Não tem como eu não achar maravilhoso e genial. Sucesso, meus queridos, nem sempre é lucro.

E de fato no Twitter/X você, usuário zé ninguém, consegue desmentir o Putin, o Lula, o Maduro, o Papa, a Folha de São Paulo ou quem for. Se tem alguém falando bosta do tipo “Dá para ver a transposição do Rio São Francisco da lua”, a comunidade se une e sinaliza que aquilo é mentira. Eu nunca vi (e provavelmente nunca verei) uma rede social que permita isso. Inclusive o próprio Elão toma desmentida.

Mas o que as pessoas dizem é que Elon Musk matou o Twitter. Teu cu. Tá dez mil vezes melhor. Tá um desfavor com limite de caracteres. Nunca houve uma rede social tão maravilhosa como o Twitter pós-Elão, quem não gosta não está sabendo usar. Apesar de todos os defeitos, descompensameto e loucura, ele tem todo o meu amor. E teria o da maioria das pessoas se estivesse alinhado com um discurso de esquerda ou politicamente correto, pois existiria um grupo barulhento aplaudindo ele que puxaria o resto.

Eu casaria com Elon? Jamais. É uma pessoa que está sempre procurando conflito, sempre procurando embate, sempre procurando confusão. Ele se alimenta disso. Ele precisa desse combustível para viver. Ela não consegue ficar em paz. Como marido não serve, mas como agente do caos que dá uma bagunçada necessária e saudável no mundo, ele faz um trabalho primoroso.

Outra lenda muito falada é que ele teve tudo de mão beijada, que tudo foi fácil para ele, que ele veio de uma família rica. Ele teve um pai rico… e absurdamente abusivo, com o qual nunca pode contar e inclusive até cortou contato. E o pai não ficou rico por muito tempo, pois era uma pessoa complicada. Hoje o pai vive de uma mesada que Elon dá a ele. Nunca veio nada de mão beijada não. Elon ralou para um caralho. E, mesmo que viesse: quantas pessoas que nasceram ricas você conhece que conseguiram substituir a porra da NASA?

O tio tem seus problemas, tem suas limitações, tem suas loucuras, mas… ele faz com dinheiro dele, não com o do contribuinte. Não é como se ele estivesse causando acidentes radioativos e estragando o planeta para que as pessoas tenham tanto ódio. Elon Musk faz mal, majoritariamente a Elon Musk e a quem decide ficar perto dele. Conheço muita gente que faz pior e não traz os avanços ele gera para a humanidade e, ainda assim, recebe menos críticas do que ele.

Quem dera todo retardado revolucionasse a dinâmica espacial ou o motor que move os carros. Quem dera todo retardado levasse internet via satélite para qualquer lugar do mundo. Quem dera todo retardado fosse capaz de desenvolver um chip cerebral. As pessoas andam muito levianas na hora de taxar alguém como “retardado”. Quem vê até acha que elas têm conquistas maiores do que as do Elão.

Emocionalmente? Deixa a desejar, inclusive é patético às vezes. Isso apaga a revolução que a Space X, a Starlink, a Neuralink e o X estão fazendo no mundo? Não. Piti do Elão < foguete, carro elétrico, chip cerebral e rede social Desfavor. Vocês tomem vergonha nessa cara, informem-se sobre as conquistas do tio antes de presumir que ele é um completo retardado. Tudo que Elão tem, fez e conquistou, foi por mérito e culhões dele, que uma pessoa normal jamais teria conseguido, pois não jogaria contra as probabilidades como ele fez. [assina]Para dizer que eu pago pau para o Elão (pago mesmo), para me apontar loucuras que ele faz (plenamente ciente de todas e não invalidam o progresso que ele gera) ou ainda para dizer que eu só gosto dele pela aura de Pilha que ele tem: comente.[/assina]

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (4)

  • Muita grana + personalidade errática, pior combinação. Mas que está sendo divertido ver ele “tacando fogo no parquinho”, lá isso está…

  • Não gosto do Elon Musk como pessoa, ao menos da pessoa que ele parece ser através das redes. Acho que ele é imaturo, infantil e tem ideais um pouco tortos, principalmente na obsessão com natalidade e na forma que ele trata os próprios (muitos) filhos. Não gosto do fato de uma pessoa tão imatura ter tanto poder, mas este infelizmente é o padrão do mundo em que vivemos. Se for reclamar sobre pessoas imaturas tendo poder e dinheiro, preciso começar pelos próprios políticos do meu país, e eles nem têm a redenção se preocupar com a liberdade de expressão e inovação tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: