Democracia demais!

  • Irã
  • Egito
  • Cuba
  • Índia
  • Oman
  • Síria
  • Iraque
  • Rússia
  • Paquistão
  • China
  • Mianmar
  • Turquia
  • Arábia Saudita
  • Coreia do Norte
  • Turcomenistão
  • Venezuela
  • Belarus
  • Uganda
  • Emirados Árabes Unidos

Pode adicionar o Brasil nessa lista. Desfavor da Semana.

SALLY

Aconteceu. O Twitter/X foi suspenso no Brasil.

Conforme prometido, nesta coluna hoje você encontra uma lição completa de como acessar sem pagar e sem correr o risco de sofrer qualquer punição (texto do Somir).

Antes de mais nada acho importante contextualizar. Vocês se lembram como isso começou? Agora tá uma narrativa de que Elon descumpre a lei que tumultua um pouco as coisas, muita gente pode ter esquecido.

Para quem não se lembra, tudo começou com o STF pedindo para que Elon Musk exclua alguns perfis do Twitter/X sem processo algum, apenas um ofício e pedindo ainda que Elon não informe aos excluídos que foram excluídos a pedido do STF. Isso não é lei. Isso não é ordem judicial. Isso é canetada.

E, conforme foi dito, os antigos donos do Twitter faziam isso regularmente para manter boas relações com o Brasil. Era um combinado antigo, que vigorou por anos, mas quando Elon assumiu o Twitter, decidiu não acatar. Não era lei, não era decisão judicial, não havia processo. Era apenas um comunicado.

Vou trazer para a minha realidade, e sugiro que você também leve para a sua. Vamos imaginar que Alexandre de Moraes notifica o Desfavor pedindo o banimento de alguns leitores nossos por não ter gostado do que eles escreveram, pedindo ainda que o banimento seja feito de forma sumária, sem dar explicações e sem dizer que foi a pedido dele.

Bote a mão no coração e me diga o que você acha que a gente faria.

Se você não sabe, eu te respondo: a gente faria pior do que Elon fez. Mais pirraça, mais desrespeito, mais faniquito. Se você acha Elon um merda, um minado, um babaca, pode nos achar isso ao quadrado a partir de hoje. Não existe qualquer possibilidade remota da gente 1) banir leitor do Desfavor por canetada de juiz mantendo segredo sobre isso e 2) mentir para todos os leitores inventando uma violação às regras do Desfavor que não aconteceu para justificar. Se isso é ser mimado, eu sou mimada pra caralho.

Tudo que Elon fez dali para frente, eu faria. Toda a pressão e ameaça que ele recebeu… se eu recebesse, faria igual ou pior. Vocês já me viram pirraçar aqui. Já me viram ficar com ódio e dissecar minuciosamente o que eu considero os erros das pessoas e instituições que julgo nocivas. Então, se você acha Elon um escroto, você me acha uma escrota e, francamente, nem entendo o que você está fazendo aqui.

E, veja bem, eu não acho que Elon Musk esteja fazendo isso por ser arauto da liberdade, é por disputa de poder mesmo. Não tenho ilusões de que ele seja um salvador, um herói. Ele não se curvou e isso eu respeito demais, pois eu também não me curvaria. O STF e o governo brasileiro estão empurrando uma ilegalidade por cima da outra para cima dele e depois ficam berrando para o brazuca que não entende nada com nada de lei que “quem ele pensa que é? Ele tem que cumprir a lei”. Ele está cumprindo. Quem não está cumprindo é o Brasil, que como todo governo autoritário, alega estar defendendo a democracia com cada gesto autoritário que faz.

Uma verdade dolorosa: se Elon Musk fosse da esquerda cirandeira lacradora, se quem estivesse tentando derrubar perfil fosse o governo americano e se os perfis derrubados fossem de esquerda, hoje ele seria visto como um guerreiro da liberdade, um corajoso que peita o sistema tóxico, um herói. Mas Elon é de direita, então, tóxico e ele e o Twitter.

Em uma longa decisão datada de ontem, Alexandre de Moraes ordenou a suspensão do X em todo o Brasil e proibiu seu acesso inclusive por VPN, estabelecendo uma multa de 50 mil reais para quem acessar. Impedir uso de celular em presídio ninguém faz, né? Estabelecer multa para o preso que usa celular em presídio também não. Completamente arbitrário e desproporcional. Um país que não consegue acabar com a Cracolândia acha que vai acabar com o uso do Twitter.

A cegueira de poder foi tanta que o anormal, em sua decisão repleta de erros de português (o filho da puta não sabe usar nem crase!) e frases mal escritas achou justo banir VPN do Brasil também, proibindo inclusive que aplicativos desse tipo sejam disponibilizados. É nisso que dá um tiozão que não entende absolutamente nada de tecnologia (e ainda parece estar mal assessorado) decidir o que quer, da cabeça dele. Esse é o retrato do Brasil, gente que decide sobre o que não sabe com base nos seus interesses pessoais.

VPN é indispensável para muitas funções lícitas, como por exemplo, para quem trabalha de home office e precisa acessar o sistema da empresa até para funcionamento de alguns caixas automáticos. Banir rede social intimando a pessoa errada, da forma errada, pelo meio errado e bloquear as contas bancárias de outra empresa já seria ruim o bastante, mas banir também VPN foi a prova cabal de que o sujeito não tem a menor ideia do que está fazendo. Eu ainda estou hiperventilando só de lembrar da intimação via Twitter.

A cagada foi tão grande que duas horas depois ele solta uma nova decisão desbanindo o VPN, porém mantendo a multa de 50 mil para quem usar VPN para entrar no Twitter. Isso, meus queridos, se chama “insegurança jurídica”. Talvez para quem não trabalha com direito soe aceitável, mas não é. É aberrante um Ministro do STF dar uma decisão desse porte e duas horas atrás se desdizer. Mostra despreparo, desconhecimento do assunto sobre o qual decidiu. A corte máxima brasileira dando decisão errada. Isso afeta todo o país, a credibilidade do Brasil e de suas instituições.

E essa decisão que desbane o VPN está tão mal escrita, mas tão mal escrita que eu passei duas horas no telefone com um dos melhores advogados do Brasil tentando entender, pois, na minha cabeça, se quisesse desbanir o VPN, teria que suspender apenas o item 2.1 e ele suspendeu todo o item 2. Mas, não adianta tentar falar em coerência, esse trem já partiu.

Por incrível que pareça, a coisa conseguiu piorar. Alexandre de Moraes afirmou, na sua decisão, que o X “representa gravíssimo risco às eleições municipais”, pois ali são propagadas mentiras. Ou seja, o motivo da suspensão oficialmente é a falta de representante legal no Brasil, mas a razão é o risco que apresenta às eleições. E se o argumento para banir é propagação de mentiras…

Meus queridos amigos brasileiros, respondam uma pergunta: onde tem mais mentira eleitoral e com maior alcance: no Twitter ou no Whatapp? Se é válido banir o Twitter por mentiras que podem comprometer as eleições, seria muito válido e justificável banir o Whatsapp também. Percebam o caminho que vocês estão tomando (e a contradição dele de só banir o Twitter).

Faça um rápido exercício. Pesquise em quais países o Twitter está banido. Depois pesquise em quais países há multa para quem usa o Twitter via VPN. Observe na companhia de quem vocês estão e me digam se acham que é um bom caminho. Quando a gente não entende muito do assunto, basta olhar para os resultados de outros que estão no mesmo caminho para observar se é um bom caminho. Vocês querem tomar o mesmo caminho desses países?

“É só recorrer”, um idiota comentou. Pois é, a Starlink e o X recorreram dos bloqueios ilegais nas contas da Starlink. A resposta? Negativa. Uma por parte de Alexandre de Moraes, e outra por parte do Zanin, que, para quem não sabe, era advogado do Lula e decide como o Lula mandar. Aliás, alguém acha normal que o advogado do Presidente seja nomeado Ministro do STF, que tem competência para julgar… o Presidente?

Durante toda a campanha eleitoral de 2022 eu avisei que o PT trabalhava com cerceamento, com ameaças com calar a boca do que discordam, inclusive que eram muito mais agressivos e perigosos que o outro lado. Não vou usar o plural, pois infelizmente, no que diz respeito a esse ponto, Somir ainda pensa um pouco diferente de mim. Não vou falar pelo Somir. Mas eu passei meses avisando que com 15 anos de estrada criticando político, sei que quando o PT está no poder é sempre tentativa de censura, cerceamento e ameaça. Eu avisei que o outro lado era menos pior.

Enquanto as pessoas se cagavam de medo do Bolsonaro eu sempre avisei que quem manda no país é STF e que ele não permitiria que um inimigo cometa abusos. Enquanto as pessoas comemoravam prisão de tiozinho que caga na mesa eu avisei estava acontecendo um abuso do poder, mas como era contra bolsonarista, todo mundo achou graça.

Eu sempre avisei que o Brasil tem que ter Presidente que bata de frente com STF. Freios e contrapesos. Eu sempre avisei que a militância de esquerda é muito mais agressiva e covarde do que a de direita pois há 15 anos sinto isso na pele em histórias de bastidores de Desfavor que vocês chorariam de raiva se eu contasse.

Mas o brasileiro é emocionado, a histeria tomou conta. Agora vocês estão sem Twitter, ameaçados com multa de 50 mil se usar VPN, sem vacina contra covid (muitas cidades não têm), sem vacina contra dengue, com corte na verba da saúde, da educação, com universidade caindo aos pedaços e com uma carga absurda de impostos enfiados no cu.

Florestas batendo recorde de queimadas, índio morrendo, violência explodindo e Chefe de Estado com falas grosseiras, machistas, capacitistas, homofóbicas e repletas de palavrões gastando fortunas com Orçamento Secreto (aquele que ele prometeu acabar), pagando muito bem a cada congressista para que jamais sofra um impeachment. E, se me permitem contar uma fofoca de bastidores, Alexandre de Moraes não age por conta própria, foi pedido a ele pelo PT que dê seu jeito para acabar com o Twitter.

A minha pergunta é: o quanto vocês têm que tomar no cu para perceber que o PT é o pior dos mundos? O que mais precisa acontecer? Todas as decisões do Alexandre de Moraes são previamente encomendadas, consultadas e respaldadas pelo PT. O que falta para o gigante acordar novamente? Isso é muito mais grave do que 20 centavos. O Brasil não pode ter um governo que viés autoritário e censurador totalmente alinhado com o STF, pois aí sim fazem o que querem.

Se eu, que não sou uma mente brilhante, pude ver antes das eleições que o PT entraria de sola calando a boca de quem discorda, qualquer pessoa poderia ver. Quem não viu, estava cego por suas crenças, ideologia ou por seu querer. Sugiro revisitar a forma como toma decisões, pois sua péssima decisão deixou 220 milhões de pessoas impedidas de usar uma ferramenta que é muito importante para vários deles, inclusive é o sustento de muita gente.

Vou repetir: até onde vocês têm que tomar no cu para finalmente admitir que o PT é um governo autoritário, hipócrita e muito, mas muito mais perigos que o imbecil inepto do Bolsonaro? Vão continuar repetindo para você é que para salvar a democracia e você vai continuar acreditando? Não seja o sapo na panela de água quente.

A quem interessar possa, eu gostaria de dizer que nós, os argentinos, aqueles que vocês decretaram serem racistas, escrotos e não gostarem do Brasil, estamos em peso postando no Twitter com VPN simulando estar no Brasil, para congestionar ao máximo e tentar impedir que o STF descubra e puna quem está usando VPN. E enquanto brazuca tava “Xandão eu autorizo kkkkkkk elon se fodeu” o argentino estava inundando o Twitter com revolta pelo que estão fazendo com o Brasil e Memes emocionados dizendo o quanto sentiriam falta do brasileiro.

Façam alguma coisa. Não sejam o sapo na panela de água quente. FAÇAM ALGUMA COISA, nem que seja romper de vez com PT e criticar aberta e rasgadamente. Passou de todos os limites. Façam alguma coisa.

Para finalizar, vou repetir o que já disse em outros textos: se, por um acaso da vida (não somos tão relevantes) uma decisão judicial ou canetada derrubar o Desfavor eu não vou mover um dedo, uma palha, um fio de cabelo para restaurar o blog. Vocês vão perder o Desfavor, como lição por não saber lutar por sua liberdade. Criem vergonha nessa cara e derrubem essa porra de governo autoritário.

Para dizer que o Brasil não pega bem falar mal do PT por isso vai ficar calado, para dizer que é doloroso demais admitir o quanto foi enganado ou ainda para dizer que depois dessa última frase o Desfavor de fato pode cair: comente.

SOMIR

Eu moro num país democrático, talvez algum presidente de outro país diga até que temos democracia demais. Por isso eu não ligo para a discussão da vez. Vou aproveitar o meu tempo aqui e falar sobre os problemas que cidadãos de países com ditaduras passam. Por exemplo, não podem acessar o X, antigo Twitter. Absurdo, né?

Então, eu fiquei pensando em como um chinês poderia acessar esse site sem o governo do seu país ter como descobrir. Hipoteticamente, se um chinês quisesse acessar o X/Twitter, como ele faria?

Bom, como a China é uma ditadura, existem punições severas para quem é pego acessando uma das maiores redes sociais do mundo. O chinês, por causa do sistema autocrático que censura a comunicação, não consegue simplesmente digitar o endereço do site e ver a informação que quer. Ele tem que achar soluções alternativas, mais trabalhosas.

Eu fiquei curioso. Como um chinês esperto consegue acessar um site proibido garantindo que seu governo ditatorial não consiga descobrir e aplicar sanções? Eu pensei em VPNs, algo que eu já expliquei como funciona aqui antes, mas VPN, apesar de simples, não é a forma mais segura de fazer isso.

Um chinês esperto que quer ver tudo o que a internet oferece e até mesmo ficar xingando e fazendo memes altamente ofensivas contra autoridades locais precisaria de uma camada extra de segurança. Uma que garantiria que ele pudesse se expressar livremente sem riscos de ser descoberto.

O chinês faria isso:

Primeiro, acessaria o site do navegador do TOR. TOR é uma rede privada que te torna anônimo na internet. No começo, era complicado de configurar e acessar, mas hoje em dia o chinês está com sorte:

https://www.torproject.org/pt-BR/

Claro, ele acessaria a versão em chinês, mas eu não entendo chinês, então vou mostrar a em português por motivos óbvios. Lá ele clicaria em BAIXAR NAVEGADOR TOR. Isso o levaria para a página seguinte:

Lá, ele baixaria o programa, que nada mais é do que um navegador de internet que se conecta à rede TOR e mantém tudo o que você acessa DENTRO do navegador escondido do governo ditatorial. Se o chinês usa Windows, baixa do Windows, se usa outro, basta escolher. Tem até versão Android! Bacana.

Depois de baixar, o chinês executaria o programa e escolheria uma pasta qualquer no seu computador para instalar. Não faz diferença qual. Quando você termina de instalar, ele já oferece a opção de abrir automaticamente. Lembre-se: o chinês só está protegido no que fizer DENTRO do navegador do TOR. Nos outros não.

Abrindo o navegador do TOR, o chinês teria que clicar no botão de conectar.

Aconteceria tudo automaticamente, e quando pronto (a barrinha colorida termina de carregar) o chinês poderia acessar qualquer site livremente, inclusive, e é mero exemplo, o x.com, que em países com políticos autoritários não funciona. Mas o site exige que você se cadastre… o que o chinês faz?

Ele NÃO ENTRA COM CONTA QUE JÁ EXISTE, porque o chinês não é burro de usar a conta com nome e foto dele para acessar sites que seu governo ditatorial proíbe. O chinês CRIA UMA NOVA CONTA, para não fazer a burrice tremenda de dar provas para os ditadores que ele acessou o site mesmo sendo proibido.

E como criar uma nova conta sem usar suas informações pessoais? – perguntaria o chinês.

Ele provavelmente clicaria no botão de criar uma nova conta por e-mail e usaria um endereço de e-mail descartável como no site https://10minutemail.com/, no site, basta entrar que ele criar uma caixa postal que dura 10 minutos, só para o chinês poder pegar o código de confirmação que o X/Twitter pede para uma nova conta.

Aí, basta o chinês colocar esse e-mail na criação da conta, completar o resto com informações que não o implicariam caso os autocratas locais quisessem procurar por ele, e clicar em avançar.

Como o chinês está na TOR, o x.com vai pedir uns 10 desafios diferentes para provar que ele é humano. É chato, demora para entender, mas é só continuar fazendo até liberar. Depois disso, vai chegar no e-mail temporário um código de liberação da conta, que o chinês vai copiar e colar do site do e-mail para o site do X/Twitter para finalmente ter acesso livre.

Pronto, o governo autoritário chinês não consegue mais proibir esse cidadão de usar a rede social para criticar seus governantes escrotos. Espertos esses chineses, viu?

“Ain, mas eu conheço um chinês que usa a VPN x ou y”

Azar dele, eu estou falando de um chinês que não vai ter problemas. O seu chinês está brincando com a sorte, o meu não.

Para dizer que o chinês tem mais paciência que você, para dizer que é triste viver sem democracia, ou mesmo para dizer que este texto é crime na China: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , , , , ,

Comments (18)

  • Vou dizer minha opinião baseada em ser um ex tuitteiro profissional que já usou muito aquilo lá… rs

    O twitter já foi bom, teve seu auge, eu diria, até meados de 2016. Eu mesmo usei bastante até mesmo pra pesquisa acadêmica, fiz muitos amigos e contatos interessantes lá, justamente porque antes havia a interação como proposta. Era aquela coisa assim: tu postava uma coisa, sei lá sobre Clarice Lispector, e alguém que também pesquisava Clarice comentava alguma coisa, outro ia lá e complementava de outro lugar, daí vinha um psicanalista dar seu palpite, um antropólogo… E daí a conversa crescia, tinha assunto e gente pra falar horrores e até mesmo aprender com o que elas tinham a dizer.

    Só que isso, infelizmente, foi se perdendo com o tempo, ainda mais depois que descobriram ser possível utilizar bots (já na época de 2016 por aí) pra espalhar mentiras, pra criar perfis falsos com conteúdos automatizados, propagandas, gerar engajamento, cliques, likes, isso fora as trocentas polêmicas forçadas geradas também pelo engajamento de hashtags. Daí surge aquele frenesi todo de “emplacar” uma hashtag qualquer com trocentos mil posts aparecendo ao mesmo tempo de forma automática, vira aquela loucura toda que ninguém entende mais nada, e as pessoas também acabam ficando cada vez mais raivosas, saem xingando gratuitamente por aí, enfim, daí adicione também memes pra todo lado, ninguém entende mais nada…

    Tudo isso contribuiu, a meu ver, pra que aquilo lá se tornasse um lugar insalubre na internet e muitos (eu incluso), não queiram ficar mais lá. Até porque, aquela coisa, o intuito principal de interação e troca de informações com gente que tinha afinidade com a gente já se perdeu há muito tempo. Isso foi recuperado, em partes, com o bluesky, que até então tinha muito essa característica mesmo de “vilinha” em que se postava apenas amenidades, sem falar de política, sem engajar hashtag ou qualquer polêmica vazia, e apenas com pessoas afins que se identificam com você.

    • Caramba, Ge… Então aconteceu com o Twitter o que acontece com quase tudo na internet: quando populariza demais, vira avacalhação…

    • Nossa, eu acho o Twitter maravilhoso, um micro-desfavor, um ambiente muito divertido e nada insalubre.

      Acho que você estava seguindo as pessoas erradas. Twitter é como restaurante self-service: se você enche o prato de jiló não pode culpar o restaurante por uma refeição ruim. É só seguir pessoas que não sejam tóxicas e bloquear as que são.

      • “Twitter é como restaurante self-service: se você enche o prato de jiló não pode culpar o restaurante por uma refeição ruim. É só seguir pessoas que não sejam tóxicas e bloquear as que são.”. Que defiição legal, Sally.

        • Para mim, é o melhor ambiente virtual da atualidade depois do Desfavor. Basta saber escolher quem você quer ouvir, quem você quer silenciar.

          • Há pessoas que preferem reclamar das más escolhas que fizeram na vida em vez de apreder a avaliar melhor suas opções…

  • Sobre VPN, depende da maneira que ela mascara o IP do chinês (não lembro os termos, ams tem 2 maneiras prinmcipais, a mais segura sendo mais lenta). Sem falar que alguns provedores, como Mullvad (sorry, people, they only accept Euro), não mantém NADA dos usuários no servidor (já tiveram intimação até da Interpol e não puderam entregar nada por não guardarem nada).

    Talvez seu chinês precise se atualizar.

    • VPN exige confiança nas decisões técnicas de alguma pessoas em alguma parte do processo. TOR só pode ser envenenada por ataques em nódulos de entrada e saída ao mesmo tempo. Só pegam o pessoal que vende drogas por lá quando as pessoas mesmo abrem o bico sobre alguma informação pessoal. O meu chinês só quer o bem dos seus compatriotas.

      • Entendo, por isso falei do Mullvad. Não tenho grana pra ele, mas… Não há atividade de usuário a ser reportada a órgão algum.

  • Obrigada pelo tutorial, Sally e Somir. Não uso Twitter, mas pelo visto vai ser útil aprender a driblar censura no Brasil.

    A imprensa e as redes sociais estão divididas, algumas falando em ditadura e outras aplaudindo Xandão. Vi alguns gringos batendo palmas pra ele inclusive, mas a base argumentativa era sempre “eu não gosto do Musk e bilionários não devem existir”. Sim, Musk é uma pessoa de caráter duvidoso, mas a gente não pode passar por cima das leis por isso. É uma pena que o hobby do careca seja passar por cima das leis e usá-las pra limpar a bunda “em defesa da democracia”.
    E pode se tornar tendência. O CEO do Telegram foi preso na França porque aparentemente não faz o suficiente para combater radicalismos… mesmo tendo deletado vários grupos extremistas. Vários outros países da UE estão tentando criar legislação sobre redes sociais. Lá dá até pra imaginar que intenção é boa, mas vai acabar dando corda pro BR censurar mais.

    • O curioso é que neste exato momento o perfil do TSE está desrespeitando determinação judicial e postando no X. O do PT também. E o de um monte de gente que aplaudiu a decisão da suspensão também. O Brasil não é para amadores…

  • Foda é que eu não consigo usar o Tor de jeito nenhum. Ele não abre nada, sempre alegando que não dá pra conectar (tempo expirado, por exemplo).

  • Bolsonado eleito: Ai meu Deus, a ditadura começou, é o fim!!!!!
    Nesse exato momento no governo do amor: Tudo bem banir rede social que o governo não gosta e ameaçar usuários de VPN, é pela democracia S2
    Talvez esse pessoal acorde quando o Lula fazer o Maduro e simplesmente fraudar uma eleição na cara dura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: