Enquanto isso…
| Somir | Des Contos | 7 comentários em Enquanto isso…
Enquanto isso, num programa jornalístico popular:
REPÓRTER: Boa noite, estamos hoje com o novo ministro da Institucionalização Organizacional, Dr. Roberto Frias. Seja bem-vindo, ministro.
MINISTRO: Boa noite e obrigado. É um prazer estar aqui.
REPÓRTER: Ministro, eu já começo tirando uma dúvida de muitos brasileiros, o que exatamente faz o ministro da Institucionalização Organizacional?
MINISTRO: Entenda, essa é uma questão dentro de uma questão. Por que digo isso? Primeiro você deve se perguntar como o poder público organiza as instituições, e só aí você entende como se institucionaliza essas organizações. São camadas.
REPÓRTER: O senhor pode ser um pouco mais específico para os nossos telespectadores?
MINISTRO: Mas é claro. Eu coordeno o trabalho de uma equipe que estabelece os parâmetros para organização institucional do poder Executivo, que, como todos sabem, é aplicada pelo ministério da Organização Institucional, como o próprio nome diz. Nós trabalhamos de forma prévia, mas também posterior ao fato sociopolítico.
REPÓRTER: Entendo…
MINISTRO: Acredito que é muito importante esclarecer isso para o seu público, sou um ferrenho defensor da transparência no serviço público.
REPÓRTER: Ministro, quais são os próximos passos do seu gabinete?
MINISTRO: Nossa prioridade é tornar mais republicanas as relações entre os entes federativos, fomentando o diálogo e o planejamento conjunto. Semana que vem teremos um encontro com diversos empresários, influencers e filósofos para discutir os rumos das relações políticas dentro do contexto econômico vigente.
REPÓRTER: O senhor… pode dar alguns exemplos de assuntos que serão discutidos?
MINISTRO: Claro. A grande pergunta que queremos responder nessa ocasião é a de se somos capazes de institucionalizar a resposta da entidade pública diante de um cenário organizacional fraturado. Podemos reconciliar? Ou o debate deve ser ampliado? Esperamos grandes avanços.
REPÓRTER: Obrigada pelos esclarecimentos, ministro.
MINISTRO: O prazer foi todo meu.
REPÓRTER: De volta para o estúdio.
APRESENTADOR: Obrigado, Patrícia. Agora, vamos discutir o que falou o ministro com nosso painel de especialistas. Edvaldo Peres, o que você achou das declarações do ministro?
EDVALDO: Eu acredito que o ponto nevrálgico desta discussão está na fala sobre a institucionalização do processo organizacional. O governo demonstra dificuldades. Organiza ou institucionaliza? Diante da pressão recebida do Legislativo, soa precipitado discutir os mecanismos específicos antes de ter essa questão bem definida. Lembrando que o Brasil está em 74º lugar no Ranking Mundial de Institucionalização Organizacional, segundo a WOI. Espero que o ministro esteja ciente dos desafios que encontra.
APRESENTADOR: Janaína Lind, as últimas declarações do presidente não são contraditórias com o discurso do ministro?
JANAÍNA: Sim, segundo o que eu apurei hoje com fontes próximas ao presidente, há uma pressão cada vez maior para que o novo ministro não destoe do discurso padrão do governo. O presidente é ferrenho defensor de organizar as instituições antes de institucionalizar a organização, me parece que a fala do ministro sugere um método mais comedido de lidar com a situação. O ministro anterior, Arnaldo Costa, foi substituído justamente por não comparecer ao 23º Simpósio de Organizacionalidade Corporativa em Manaus. Não parece haver espaço para divergências nesse governo.
APRESENTADOR: Diógenes Castro, hoje o Gabinete de Estruturação Gerencial emitiu uma nota sobre a necessidade de reorganizar o processo de institucionalização organizacional segundo os parâmetros estabelecidos na 19º Conferência Panamericana de…
DIÓGENES: Peraí, peraí… para…
APRESENTADOR: Diógenes?
DIÓGENES: Cheguei no meu limite! Ninguém está falando nada com nada! Primeiro o ministério do Meio Ambiente vira ministério da Reestruturação Sustentável, depois o da Economia vira gabinete da Estruturação Gerencial, agora o da Saúde é dividido entre Organização Institucional e Institucionalização Organizacional? Isso não faz sentido! Eu não entendi uma vírgula do que esse imbecil falou.
APRESENTADOR: …
DIÓGENES: Esses filhos da puta estão fazendo isso só para confundir a gente, todo dia tem alguma confusão política indecifrável para a gente analisar, e a gente fica aqui falando nada com nada para não parecer burro. E você, você que está assistindo, você finge que entende e discute na rede social igualzinho. Faz quase duas décadas que tem um vírus perigoso nas ruas, e a cada dia o governo foi ficando cada vez mais confuso… alguém lembra… quem é o presidente?
O canal sai do ar.
Para dizer que eu estou piorando, para dizer que eu estou melhorando em piorar, ou mesmo para dizer que claramente é uma questão de organização institucional: somir@desfavor.com
EU sou o Diógenes! Eu sou o Diógenes! *é arrastada numa camisa de força enquanto grita* Eu sou o Dióooooogenessss!
“Stranger than fiction” define…
Pior DesContos!
Tudo tão verossímil que me senti na vida real!
Ahh… Como eu gostaria que isso tudo fosse apenas um conto perdido internet afora…
Isso é uma previsão para um futuro próximo com grandes chances de, infelizmente, se tornar realidade?
Tudo vai depender da institucionalidade da organização.
Tudo depende desse “Enquanto isso” virar um “Não disse?!”…
Haja “futurismo” para conseguir competir com a realidade!