Skip to main content
Ciro Gomes

Ciro Gomes

| Sally | , | 54 comentários em Ciro Gomes

Já que vocês gostaram da onda de Crossover da coluna “Anula Eu” com outras colunas, aqui vai mais uma.

Nada contra gente grosseira, rude e sem paciência, tudo contra quem tenta vender uma imagem falsa, enganando os outros. Não vamos falar de política hoje. Não há intenção de entrar no mérito de plano de governo, de ideologia ou corrupção. Hoje falamos sobre a pessoa. Uma pessoa que se vende muito diferente do que é, que graças a muito dinheiro, bons marqueteiros e robozinhos em rede social está tentando reescrever sua história. Anula Eu + Processa Eu: Ciro Gomes.

Sua família é conhecida como “A oligarquia Ferreira Gomes” no Ceará. Um irmão é ex-governador e pré-candidato ao senado, outro é ex-deputado estadual e prefeito de Sobral, outro irmão é secretário de governo, uma irmã é pré-candidata a deputada estadual, sua ex-mulher já foi senadora e hoje é conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (cargo vitalício), nomeada no governo Cid Gomes (irmão de Ciro). Em resumo, uma mesma família alterna cargos de poder por quase um século, impondo sua vontade, se preciso for, na foça e “na bala”, como o próprio Ciro gosta de declarar.

É nesse contexto, de coronezinho, de senhorzinho de engenho, que Ciro conduz sua vida, inclusive sua vida política. Não admite ser contrariado, se preciso for resolve as coisas na violência ou força bruta e se acha superior ao resto. Nunca vi político mais “Justo Veríssimo”, que odeia o povão com tanta força. Ele tem uma certeza da impunidade galopante, pois sempre fez o quis e nunca teve que pagar por seus atos. Gente assim é perigosa.

Se você não gosta de gente destemperada, faniquiteira, descontrolada, então pense duas vezes antes de votar em Ciro Gomes. Conhecido por dar piti quando é contrariado, provavelmente fruto de sua pouca experiência com frustração na vida, uma vez que tudo sempre foi do seu jeito (por bem ou por mal) ele reage de forma descompensada quando encontra qualquer resistência.

Vejamos algumas frases nada educadas de Ciro, que adora emular finesse: “Lula não é inocente de nada, Lula é um merda”, “Eduardo Cunha é o maior vagabundo de todos”. Quando perguntado sobre a gestão Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza, disse que a cidade virou “um puteiro a céu aberto”. Quando os médicos do Ceará fizeram greve, em razão das péssimas condições de trabalho e dinheiro desviado, ele disse que “médico é como sal: branco, barato e tem em todo lugar”. Disse ainda que se o juiz Sergio Moro se metesse com ele, seria “recebido a bala”. Bacana ele achar que está acima da lei, ótima postura, não?

Se você não quer votar em um candidato homofóbico, bem, pense duas vezes novamente. Ciro, coronezinho do nordeste, cabra macho, já deu muitas declarações infelizes a esse respeito. Por exemplo, disse em um programa de grande audiência que gaúchos defensores da separação do Sul do país “deviam ter desvios homossexuais”. Primeiro, o que tem a ver uma coisa com a outra? segundo, tratar homossexualidade como algo negativo, francamente… Aí, ele vai e se retrata, sempre putaço, podem reparar que não tem um pingo de sinceridade ali. E não adianta nada, pois a cabecinha homofóbica continua lá e rapidamente ele manda outra frase preconceituosa.

Pouco tempo depois dessa retratação, em uma convenção do partido, chamou um opositor (aos berros e de forma bem agressiva) de “baitola”. Novamente repercutiu, novamente se retratou, com aquela cara de má vontade que criança coloca quando a mãe come no esporro e diz “vai lá e pede desculpas pro seu irmão!”. Novamente, não adiantou de nada, pois a cabeça é interiorana, coronelista, preconceituosa. Diversos episódios similares se seguiram, e continuam acontecendo. O mais recente envolve manifestantes na porta da sua casa, aos quais ele direcionou uma série de xingamentos homofóbicos, sendo o mais gentil “viado”.

Mas não se trata apenas de homofobia, tem um desrespeito galopante, dignos de família que manda matar quem os contraria. Só vi uma empáfia, uma arrogância, uma escrotidão desse grau com os ACM da Bahia. O xingamento não é só pro povão, não respeita ninguém, nem mesmo colegas políticos Quem é estudante da USP e estava presente em determinado evento sabe como ele se referiu ao Prefeito de São Paulo, João Dória: “Um viado com areia no cu”. Então, se você não quer um candidato homofóbico, sai fora.

Você não quer votar num candidato machista? Ah, entendi. Descarta o rapaz então, porque o esquema é o mesmo: fala merda, se retrata, fala merda novamente, pois é isso que ele é, um machista. O machismo está tão enraizado que transborda, apesar do banho de loja, apesar do adestramento dos publicitários, apesar até dos remedinhos que ele toma antes de sabatina.

Um exemplo clássico ocorreu durante uma campanha, na qual ele estava casado com a atriz Patrícia Pillar. Perguntado sobre qual seria o papel de sua mulher na campanha e no processo eleitoral, ele solta essa: “A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”. Ele disse isso na frente não de um, mais de 20 repórteres e da própria Patrícia Pillar. Retratou? Retratou, claro, todo trabalhado no ódio, como sempre, com um único olho picando de fúria. E não adiantou nada, continuou desfilando machismos a torto e a direito.

É uma pena que eu tenha um limite de quatro páginas, pois dava para escrever uma bíblia aqui só com as merdas que Ciro Gomes fala. Bem, basta lembra que recentemente ele declarou que o momento do país pede “testosterona”. Ele mesmo andou aplicando sua testosterona, quando se aborreceu com um repórter nesta semana, desferiu um soco contra ele, o xingou e o mandou prender, alegando que ele era um “provocador”.

Violência física, violência verbal e arbitrariedade, isso define Ciro Gomes. Se Bolsonaro supostamente levou uma facada “merecida” (segundo o próprio Ciro) por discurso raivoso, Ciro tem que levar o que por colocar a violência em prática? Um tiro de bazuca?

E a violência não é novidade, ela já esteve presente fisicamente em outras ocasiões e também no discurso. Sobre o debate político Lula x Collor, Ciro opinou de forma bem peculiar: “Lula devia ter partido para cima do Collor (…) ter dito você é um playboy, cheirador de cocaína. Eu tinha mandado uma porrada nele que ele tinha saído quase cego”. Olha aí pra quem estão querendo dar poder.

Vamos supor agora que você não queira um candidato racista… hora de descartar Ciro Gomes novamente. Ao falar do político Fernando Holiday, que é negro, Cirão disse: “Esse Fernando Holiday é o capitãozinho do mato. A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar”. Quando houve a abertura de um inquérito por isso (injúria racial), não se fez de rogado e chamou a promotora de “filha da puta”, o que levou a Associação Paulista do Ministério Público a emitir uma nota de repúdio, disponível na internet, para quem quiser ver.

Agora, se você quer um candidato comprometido, que realmente trabalhe, so sorry, também não é Ciro Gomes. Como deputado federal, um dos mais faltosos, tendo sido ausente em quase metade das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados. Por sinal, nos quatro anos em que foi Deputado Federal pelo PSB, Ciro não apresentou um único projeto de lei ou proposta de emenda constitucional. Ou seja, recebeu um baita salário cheio de benefícios para fazer nada pelo país.

A única coisa que fez, foi por ele e sua família. Usou passagens que tinha direito para deslocamento em função do cargo para levar a mãe para os EUA. O Ministério Público resolveu investigar e, mais uma vez, recebeu uma chuva de gentilezas: “Ministério Público é o caralho! Não tenho medo de ninguém. Da imprensa, de deputados. Pode escrever o caralho aí”, gritou diante de repórteres em plenário. #Equilíbrio

Se você curte liberdade de expressão, também recomendo evitar Ciro Gomes. Por mais de uma vez, em mais de uma ocasião já disse que em governo seu “fascista” (que é como ele chama a quem discorda dele) vai ser preso e silenciado. Amostrinha grátis do que ele faz com quem se manifesta contra ele ou sua família: com direito a xingamentos como “frouxo”, “filho da puta” e o onipresente “viado”. Teve até ameaça de morte, olha que bonito!

Então, cuidado com esse “Príncipe” bem educado que estão tentando vender. Ciro Gomes é um racista, homofóbico, descontrolado, violento, agressivo e descompensado. Não tem preparo nem para gerir uma quitanda, quem dirá um país. Ele não entende que o mundo não é a Republiqueta do Ceará, onde tudo é do jeito dele ou mandam bala na pessoa. Um arrogante ególatra incapaz de se frustrar, que vive em uma bolha de coronelismo, violência e força.

Não estamos pinçando alguns momentos infelizes para denegrir a pessoa, muito pelo contrário, toneladas de informações ficaram de fora por falta de espaço. Para vocês terem uma ideia, só no Tribunal de Justiça do Ceará, Ciro Gomes responde a 77 (setenta e sete) processos, dos quais, 70 (setenta) são pedidos de indenização por danos morais, de pessoas que ele xingou, agrediu, ou ambos. Como estes crimes não estão no rol da Lei da Ficha Limpa, não o tornam inelegível.

Mas sua “simpatia” talvez o torne inelegível. Ele basicamente já ofendeu a quase todas as classes. Como citamos acima, gays, médicos, mulheres, negros. Mas tem mais: policiais que decidiram fazer greve (“marginais fardados aliados a traficantes e covardes”), o então Procurador da República Oscar Costa Filho (“exibicionista, politiqueiro, irresponsável, mentiroso e tresloucado”) quando investigou irregularidades na Secretaria de Saúde, gerida por seu irmão. Percebem o padrão? Quem, de alguma forma o contraria, tem que lidar com um acesso de fúria.

Perceba que não entramos no mérito dos escândalos de corrupção, de um plano de governo lamentável ou de qualquer outra coisa. Estamos falando única e exclusivamente do temperamento de Ciro Gomes, que é o que seus publicitários estão tentando desesperadamente camuflar. Estamos citando alguns (de muitos) fatos, todos eles comprováveis por vídeos, reportagens e testemunhas. Ciro Gomes é um babaca, violento, destemperado, mimadinho e preconceituoso. Parece uma boa opção dar poder para esse sujeito?

Se é isso que você quer, beleza, vota com fé. Mas se os poucos fatos narrados aqui te deram náuseas, se você acha temerário dar poder a uma pessoa com essa falta de estabilidade emocional, se você não quer que alguém assim tenha o cargo mais alto do país, então, repense seu voto. Sabemos que está tudo uma merda, sabemos que teremos que votar no menos pior, mas isso não justifica votar em um “Mel Gibson Cearense”, que tem crises de raiva, grita e agride os outros no meio da rua.

E, vejam bem, nós não temos nada contra gente grosseira, que fala uns desaforos, que cruza a linha do bom senso. Inclusive eu mesma pratico este esporte o tempo todo. A grande diferença é que eu não me digo uma lady, uma princesa, a rainha da finesse. Não. O discurso tá bem alinhado com a minha auto-imagem. Eu não quero poder, não recomendo que me seja dado poder e nunca, de forma alguma, fiz qualquer movimento nesse sentido, muito menos enganando as pessoas.

Ciro não, Ciro é hipócrita, para se eleger está tentando pintar uma imagem totalmente contraditória com o que verdadeiramente é. Talvez o povão não perceba em detalhes, mas acredito que as pessoas sabem dizer quando tem algo muito falso, ainda que instintivamente. Está se travestindo de homem de boa família, de salvador da pátria, de ponderado e eloquente.

Pior coisa é gente hipócrita. Quem quer votar nisso aí, vota, sagrado direito seu escolher o que acha menos pior para o país. Mas eleger alguém pintando-o de uma coisa que a pessoa não é, quando, muito pelo contrário, ela é o oposto, é lamentável. Por isso hoje resolvemos jogar luz na imagem de homem sensato e educado que ele está construindo. E, jogando luz, ela se desfaz.

Faniquiteiro não tem que ter poder, tem que ser medicado. Vai tomar um Rivotril diariamente, não apenas antes das sabatinas, Ciro Gomes.

Para dizer que se fosse Bolsonaro fazendo ou falando qualquer dessas coisas já estava socialmente execrado, para dizer que viado é quem dá faniquito ou ainda para me chamar de viado: sally@desfavor.com


Comments (54)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: