Skip to main content
Previsões do julgamento.

Previsões do julgamento.

| Sally | | 35 comentários em Previsões do julgamento.

Da série “Missão impossível – como não falar o que todo mundo está falando”. O assunto do dia não pode ser outro, o país parou e está vidrado nesta bela novela que é a tomada de cu do Lula. Após muito refletir sobre como abordar de um ponto de vista diferente um assunto que já está exaurido, decidi que vou trazer uma visão do futuro.

Como vocês sabem, hoje o STF julga (ou, ao menos, deveria) o Habeas Corpus do Lula. Este texto foi escrito ontem, e estará postado hoje pela manhã, portanto, antes do horário do julgamento. Logo, eu não tenho a menor ideia de qual será o resultado deste julgamento. Na verdade, considerando os últimos eventos, não tenho nem certeza se ele será realizado hoje. Porém, de uma coisa eu tenho certeza: do que as pessoas vão falar.

É muito triste que tenhamos chegado a um ponto de dualidade extrema onde, na véspera de um dos eventos mais importantes de 2018 para o país, seja previsível o que vão dizer. A tática “dividir para conquistar” caiu como uma luva: o povo briga para defender seu “lado ideológico”, enquanto político não tem qualquer ideologia, apenas disputa pelo poder, se aliando com aqueles que, no discurso, seriam seus antagonistas. Enquanto isso, os babacas do povo continuam brigando entre si. E pior: brigam como papagaios, sem nem ao menos exercitar o raciocínio, apenas reptem a mesma coisa por anos.

Vamos lá. Vou lançar as minhas apostas para os discursos que vão dominar o dia de amanhã e o resto da semana.

Antes de mais nada quero falar dos dementes mal informados, que sempre batem ponto nesses grandes eventos. Ninguém tem a obrigação de estar informado sobre tudo, acho uma escolha válida não querer mais saber de política. Porém, se você fez essa escolha, cale a boquinha. O demente mal informado é aquele que não sabe direito o que está acontecendo, mas tá sempre cheio de opinião e certezas. Então, em qualquer cenário, seguem minhas previsões para os dementes mal informados.

Sempre tem um grupo debilóide que não entende que Lula já está condenado. Não estamos discutindo mais se ele é culpado ou não dos crimes dos quais foi acusado. ELE É CULPADO, isso já foi decidido. Já foi recorrido até onde dava para rediscutir isso e foi consolidada uma condenação. O que será discutido amanhã é em qual fase do processo de uma pessoa já CONDENADA em definitivo cabe prisão. Mas não adianta, vai ter retardado mental perguntando “cadê as provas?”. Este caralho já foi analisado por um monte de juízes diferentes e, todos, por unanimidade, acharam provas mais do que suficientes para condenar, mas Tobias, agrônomo, maconheiro, morador de Bauru, acha que não tem provas sem nunca ter visto os autos do processo ou entender de direito.

No contraponto, tem o juristão leigo contra o Lula que vai falar bosta também: Tem que prender. Tem que prender e torturar. Tem que prender e matar. Tem que ter pena de morte. Tem que resolver tudo da forma mais radical possível, pois são um bando de filho da puta que fizeram merda. Esquecem que o povo votou nesses filhos da puta e que cabe ao povo essa fiscalização. Ninguém vai em qualquer “contas abertas” da vida perder dez minutos por dia para verificar como está sendo gasto o dinheiro público, ninguém mexe uma palha, nem que seja escrever um blog dando ideias e sugestões para jogar para o universo. Reclamam como se quisessem receber tudo de cima para baixo.

Ainda na linha dos dementes mal informados, vai ter quem tire uma frase de um dos Ministros do contexto e fique repetindo para o propósito que lhe serve. Parece aquelas chamadas para notícia clickbait onde está escrito “Cachorro faz mal à menina” e quando você abre pra ler vê que a pessoa apenas comeu um cachorro quente estragado.

Claro, sempre tem os obsessivos do golpe: “foi golpe, foi golpe, foi golpe”. Esses entraram em looping e não há nada que os tire desse transe retardado. Talvez eles precisem de um golpe de verdade… na cabeça.

E vai ter ainda quem fique defendendo, independente do resultado, que Lula será candidato (em ambos os lados, para criticar ou para endossar). Só que o resultado de amanhã é sobre a data da sua prisão. A candidatura do Lula já foi pro saco, pois ele tem uma condenação, é ficha suja, portanto, lamento informar (minto, tô feliz) que Presidente da República ele não vai ser, a menos que se faça uma atrocidade sem precedentes. E a questão nem dependeria do STF e sim do tribunal eleitoral.

Agora vamos especular sobre o que vai virar bordão se o STF der uma decisão favorável a Lula, isto é, se ele disser que ele não deve ser preso agora, só mais tarde.

Quem é a favor de Lula vai comemorar uma decisão favorável passando vergonha com frases como “Lula Presidente”. Sim, é vergonha: Lula vai ser preso, não é questão de “se”, é questão de “quando”. Mesmo que o tribunal eleitoral faça uma mágica e não entenda que ele tem ficha suja, apesar de condenado, ele vai ser preso mesmo assim, em algum momento. Mesmo candidato. Puta vergonha tocar uma campanha de dentro de um presídio, né?

Vão antagonizar com os moinhos de vento que eles resolveram pintar como inimigos imaginários: Rede Globo, Danilo Gentili, Sky, Lobão, Temer ou mais quem eles achem que conspira contra o honestíssimo Lula. Claro, tudo isso com muita agressividade. Leremos com frequência frases começando com “Chupa” e coisas ainda piores. Comemorar a decisão favorável se tornará secundário, a prioridade será esfregar isso na cara do coleguinha que pensa diferente.

Bordões como “quem vai decidir vai ser o brasileiro na urna” também vem com certeza. Porque é bem assim que funciona o sistema penal brasileiro, quando você comete um crime, a decisão e condenação é nas urnas. Vai ter quem compare Lula a Jesus Cristo (os mesmos que cobram um Estado Laico) ou a qualquer outro Mártir ou grande nome que no final triunfou. Lula vai virar herói, intocável. Os mais descontrolados dirão que “sabiam o tempo todo que ele era inocente”, sem entender que não se julga o mérito da questão.

Também teremos milhões de pessoas dando como certo que Lula já é o próximo Presidente do Brasil, o que eu acho um excesso de confiança. Vai ter uma massa muito revoltada que vai votar em peso no principal adversário, provavelmente o Bolsonaro. Além disso, o PT não tem mais a máquina estatal nas mãos para fraudar eleição de urna eletrônica, para comprar militante ou para pagar MAVs. Dessa vez vai ter que ganhar honestamente, o que, com todo esse desgaste, não vai ser fácil.

Certeza que vai ter embate físico também. Quem “venceu” (na verdade, quem acha que venceu) vai provocar a “torcida rival”, tal qual saída de estádio de futebol. Não custa muito para as coisas descambarem para a violência aqui na República das Bananas. Por todo o Brasil vai ter porrada e bens destruídos. Guardem seus carros na garagem.

Os que ficarem insatisfeitos vão perder a noção da vida e pedir por absurdos como um golpe militar. Não vai acontecer, pois os militares não tem o menor interesse neste belo abacaxi que é o Brasil, em que pese um ou outro descontrolado aposentado obsoleto com a cabecinha em 1960 bravateando que vai fazer e acontecer. Não há mais espaço para um golpe militar, isso é um delírio e ainda por cima um delírio obsoleto, de demência senil, com o qual ambos os lados jogam.

Notícias falsas serão divulgadas a rodo por quem ficou descontente com a decisão. Coisas absurdas, como por exemplo dizer que “países comunistas” estão financiando o PT (como se comunistas não fossem ficar putaços com o Lula) ou um grande complô da Globo, que, coitada, apanha de todos os lados. Hora é acusada de defender o Lula, hora é acusada de ser anti-Lula. Claro, todos os que forem do time do contra vão divulgar sem a menor responsabilidade.

Boatos apocalípticos do que se tornará a sociedade também surgirão: o aborto vai virar obrigatório, vai uma pessoa com uma agulha de tricô na sua casa te obrigar a abortar. Creches vão distribuir cigarros de maconha e reunir as criancinhas em roda para fumar baseado. Todo brasileiro ao nascer vai ser obrigado a se registrar com um nome masculino e outro feminino pois a esquerda quer que todos sejam trans. Vai ser daí pra baixo.

Agora vamos para o cenário oposto. Se a decisão do Supremo for desfavorável ao Lula, aqueles que defendem o molusco vão surtar sem precedentes, pois aí é o pior cenário.

Pense comigo: se o STF decide a favor do Lula, ele continua inelegível e condenado, provavelmente não vai ser candidato e pode ser preso a qualquer momento mesmo assim. Mas se o STF decide contra, acabou a vida política do Lula e provavelmente do PT. Aí a casa cai.

Vai ter aquele devaneio de alegação de golpe de estado (depondo ninguém, pois nem presidente ele é). Vai ter boato de militar tomando o Congresso (spoiler: não vai acontecer) e vai ter também massivas e exaustivas convocações para manifestações nas ruas, que vão acabar vazias, com meia dúzia de pessoas que farão algo para se vitimizar durante o evento.

Certeza vem a minha bravata favorita, o “Pegaremos em armas”. Sempre vindo da boquinha dos mesmos que há anos enchem o saco falando da importância do desarmamento. Sanderson, 23 anos, estudante de ciências sociais em Belém vai pegar em armas. Gislaine, 21 anos, o pai ainda busca no trabalho em uma loja de shopping em Feira de Santana, vai pegar em armas. Gente, sem querer pressionar, mas se o Brasil não virar um grande Texas no dia seguinte, vocês vão ficar muito desmoralizados.

Zilhões de teorias da conspiração envolvendo Globo, os EUA, Temer, as empresas multinacionais de petróleo que não querem a soberania do glorioso Brasil, o Mc Donald´s que quer comprar a Amazônia para derrubar todas as árvores e plantar pé de Chicken Mc Nuggets no lugar, etc. Quem quer que seja do desgosto deles aparecerá em lendas urbanas como causa da decisão desfavorável. Como se Lula ou qualquer Presidente mandasse alguma coisa no país. Se qualquer multinacional quiser entrar aqui entra e faz o que desejar.

Obviamente estas teorias serão divulgadas à exaustão, pois brasileiro se acha super no direito de ter voz, mas não acha necessário ter responsabilidade sobre o que fala: “eu tenho o direito de falar” + “eu falo o que eu quiser”. A cabecinha subdesenvolvida é muito vergonhosa. Eu só espero que não venha aquela mentira idosa de vender o aquífero Guarani, porque essa eu não suporto mais, escuto isso desde a década de 80 e sou capaz de dar um soco na boca de quem diga tamanha inverdade. Teremos um sem fim de teorias da conspiração e toneladas de notícias falsas divulgadas igualmente sem critério.

Claro que também vem o papo de que a eleição agora será uma fraude, mesmo que Lula já estivesse impossibilitado de concorrer pela Lei da Ficha Limpa e pela condenação que ele já tem, ambas sem qualquer relação com essa decisão do STF. Não importa, é uma carta na manga de efeito desmoralizar a eleição. Assim como tudo que desagrada sempre vai ser golpe e todo mundo que desagrada será fascista, a partir de hoje, quando se fala de eleição, será fraude.

Aliás, se preparem para ouvir muito o termo “preso político”. Apesar dos crimes de Lula não terem qualquer relação com isso (são puramente patrimoniais), as pessoas acham quem um recibo de pagamento datado de 31 de fevereiro é verdadeiro e que não existem provas, ele só está sendo acusado disso tudo para promover um boicote. Apesar das centenas de prisões de aliados, ministros do seu governo, pessoas do seu partido… é tudo, TUDO perseguição política ao Lula.

Como já faz um tempinho estão prometendo milhões na rua, pegar em armas, etc. e ultimamente não tem aparecido muita gente para dar apoio, periga até de um descontrolado dizer que a série “O Mecanismo” foi um complô entre aqueles que queriam perseguir sem motivo algum o Lula e isso fez uma lavagem cerebral na cabeça do povo. Não é a perda da máquina estatal e, com isso, não poder mais dar mesada a quem vai às ruas, é a lavagem cerebral que dominou o povo.

Vai sobrar até para o Bolsonaro que, tiro meu chapéu, tá muito bem assessorado, quietinho e ponderado nos últimos tempos. A culpa vai ser do Bolsonaro de alguma forma. Sempre é. Aliás, o Bolsonaro deve estar dando saltos de alegria, pois ele é o único que está em um cenário win/win: se de alguma forma distorcida Lula escapar de tudo e puder se candidatar mesmo sendo ficha suja, a revolta vai ser tão grande que todo mundo bolsonariza. Se Lula sai do páreo, ele é o nome mais forte para vencer. Parabéns aos envolvidos…

Em qualquer dos casos, o lado que sair insatisfeito vai fazer o seguinte:

– Postar em redes sociais repetidamente que não há justiça no país
– Fazer montagens da bandeira nacional mudando a frase para algo esculhambativo
– Dizer que vai sair do país
– Dizer que o STF é um tribunal acovardado e/ou composto por bandidos
– Criar/divulgar alguma teoria da conspiração, mesmo sendo um merda sem importância que mora no interior de algum Estado e nunca teve acesso a nenhuma informação privilegiada, só a fofoca e achismo de site e fórum
– Ameaçar pegar em armas mais uma vez
– Colocar a culpa de tudo de ruim que aconteça daqui pra frente, até de um terremoto, nessa decisão
– Ir provocar os coleguinhas do lado que “perdeu”
– Ir chamar os coleguinhas do lado que “perdeu” de palavras descabidas das quais nem sabem o significado, só sabem que é ruim (fascista, nazista…)
– Ficar monotemático
– Comemorar estilo macaquito, descambando para festa, micareta e bebedeira
– Perder totalmente a preocupação por política depois que a questão /embate estiver resolvida
– Arrumar briga na família, no trabalho ou com amigos por conta de divergência de opinião sobre o julgamento
– Ouvir e reproduzir críticas e opiniões de brasileiros famosos que não residem mais no país, portanto, não tem a noção real da atualidade
– Usar camiseta/adesivo/broche ironizando o que aconteceu
– Se isentar totalmente de qualquer responsabilidade pelas coisas terem chegado onde chegaram

Me cobrem.

Para dizer que acha que o Lula vai morrer, para dizer que acha que o Lula vai fugir ou ainda para dizer que desistiu de se importar: sally@desfavor.com


Comments (35)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: