Skip to main content
Cédulas de Real.

Cédulas de Real.

| Sally | | 32 comentários em Cédulas de Real.

Você já tirou alguns segundos da sua vida para reparar e refletir sobre o nosso dinheiro? Já olhou para as cédulas do real com um olhar atento e analítico? Se não o fez, o fará hoje comigo. Desfavor Explica: cédulas de real.

Nosso dinheiro é feio, é brega, é excessivamente colorido e ilustrado. Ainda bem que criança não lida com dinheiro, se não, perigava terem convulsões pelo excesso de estímulo visual, no melhor estilo Pokemon. O Real, em sua aparência, é um tremendo desfavor com o qual nos acostumamos pelo decurso do tempo. Mas, basta uma análise mais detalhada para que a tosqueira salte aos olhos.

Para começo de conversa, a gente pega nessa porcaria todo santo dia e nem ao menos sabe direito o que é que está ali. Você sabe quem é aquela estátua na frente de todas as notas? Você sabe que em cada nota está escrito “Deus seja louvado”? Essa cara de dinheirinho de banco imobiliário pela cor e textura nos faz nem querer olhar muito para essa desgraça.

Vamos analisa as cédulas de Real. Todas as notas tem uma mesma pessoa na parte da frente, que eu acreditava ser um homem com uma coroa de louros, mas, acabo de descobrir, é uma mulher. Esta mulher (com feições bem masculinas) simboliza a República. Este rosto dúbio foi inspirado em um quadro de  Eugène Delacroix  chamado “Liberdade guiando o povo”, só que em versão estátua – e ficou tão parecido com o original quanto aquela iraniana que fez várias cirurgias para ficar parecida com a Angelina Jolie. É o mesmo rosto que aparece no verso das moedas. Então, aquele cara sem olho é na verdade a estátua de uma mulher simbolizando a República.

Na parte traseira das notas, temos animais no lugar de personalidades importantes do Brasil. Isso não foi uma opção, foi desorganização mesmo. Não se prepararam com a antecedência necessária para entrar em contato com os familiares dos possíveis homenageados para obter, negociar ou formalizar a documentação de autorização para estampar o rosto dessas pessoas na notas, então, resolveram colocar animais típicos brasileiros, afinal, até onde se sabe, o Mico Leão Dourado não processa ninguém. Deveria, até mesmo Deus se fosse o caso, pela piada de péssimo gosto que é o seu layout, mas, não processa.

Além disso, o dinheiro brasileiro é brega na cor. O desenho “Os Simpsons” já sacaneou o Real, em um episódio onde Homer Simpson é sequestrado no Brasil, se referindo a ele como “um dinheiro muito gay” pela predominância roxo e rosa. Não são notas sóbrias, tem cores fortes, excesso de informação visual e ainda por cima a nefasta inscrição “Deus seja louvado”. Bem, verdade seja dita, já chegaram até as minhas mãos notas com “Desfavor seja louvado” depois desta campanha em 2012. Faça sua parte por um mundo diferente, risque a palavra “Deus” e escreva por cima a palavra “Desfavor”. O sentimento não pode parar!

Comecemos por baixo. A extinta nota de um real parou de ser emitida em 2005 mais ainda está em circulação. Apesar de ser raro encontrar uma, ainda é possível. Há quem diga que ela foi descontinuada pois o custo de se fazer uma nota (muito menos resistente que uma moeda) em um valor tão baixo não compensaria. Mas, também existe outra versão curiosa: os gênios fizeram a nota de um real muito parecida com a nota de cem reais, tendo como uma das poucas diferenças um verde mais escuro na nota de cem. Assim, ficou fácil para falsificadores, que colocavam as notas de 1 em água sanitária para clarear a cor e depois alteravam sua numeração. Para não admitir o erro grotesco, teriam dito que a nota foi descontinuada por razões econômicas. Nunca saberemos o quanto daí é verdade, mas, em se tratando de Brasil, eu aposto forte na segunda opção.

A extinta nota de um real tinha um beija-flor alimentando seus filhotes na parte traseira. Obviamente, para ser digno de Brasil, o animal não pode ser monocromático ou talvez um preto e branco básico. Não. A escolha dos animais foi feita com todo o cuidado para deixar as notas de dinheiro o mais tupiniquins possíveis. Um país sem a menor consciência ecológica pagando de quem se importa: mata os bichos, corta as árvores, mas presta sua homenagem nas notas de dinheiro.

Mas, mesmo sendo hedionda, por ter sido descontinuada, a nota de um real hoje pode chegar a valer até cem reais, se você tem alguma guardada, sugiro que venda a colecionadores. Caso não tenha acesso a eles, joga sua nota em qualquer site de vendas estilo Mercado Livre, acredite, tem sempre um Mané querendo comprar esse beija-flor cagado. Pena, podiam ter feito muito melhor na ilustração do Real. Me permito deixar sugestões aqui. Minha sugestão para estampar a nota de 1: Padre Baloeiro (afinal, assim como ele, a nota sumiu do nada e ninguém sabe muito bem por qual motivo).

Na nota de dois, a consciência ecológica em tese decidiu homenagear uma tartaruga chamada de Tartaruga de Pente. Sabem por qual motivo ela tem esse nome? Ela é usada para fabricar pentes. Passa a faca na tartaruga e faz ela ir parar na prateleira de perfumarias? Com certeza, mas presta homenagem na nota de dinheiro para zerar o karma! Esse bicho feio e enrugado está com uma cara de “foda-se” nas notas. Observem. Poderiam ter escolhido uma foto de uma tartaruga que não estivesse de saco cheio da vida, mas, pensando bem, eu também estaria se minha família tivesse virado pente.

A tartaruga foi escolhida em uma enquete realizada pelo Banco Central onde o povo brasileiro votou. Era de se esperar, quando brasileiro vota surgem coisas como Fuleco e Lula oito anos no poder. O segundo colocado foi o Mico Leão Dourado, por isso ele estampou as notas de 20 e o terceiro colocado foi o Lobo Guará, sobre o qual comentarei em detalhes mais adiante. Perda de tempo colocar tartaruga em nota, tinha coisa muito melhor. Minha sugestão de ilustração para as notas de 2: Seu Madruga. A cara do brasileiro, em todos os sentidos possíveis.

Na nota de cinco reais, temos uma garça. Uma garça é basicamente uma galinha muito muito grande e mal proporcionada, com cara de insônia, que vive sempre em pântanos imundos e, ainda assim, consegue ser branca. Em tese, era para ser uma borboleta, mas isso gerou algum tumulto envolvendo jogo do bicho e acharam melhor colocar um animal não relacionado. Vejam a importância do jogo do bicho no Brasil, muda a imagem de uma nota de dinheiro! Além de ter uma garça, esta caralha de nota é roxa, sendo que o número cinco é metade azul, metade roxo. Bota logo o Pabllo Vitar para estampar essa desgraça! E em vez de escrever “Deus seja louvado” escreve “Vai passar mal”. Seria mais realista e condizente.

Na nota de dez reais está um dos animais mais brasileiros que existem: a arara. Excessivamente colorida, barulhenta e emporcalha tudo à sua volta, afinidade total com o brasileiro médio. Mas não bastava colocar uma arara, tinha que fazer a porra da nota meio rosa, meio vermelha (tecnicamente, carmim). Infelizmente esta, que é uma das cédulas mais feias e bregas, também é a mais emitida em todo o país. Assim como a tartaruga, a arara está pistola, dá para ver a cara de putez/indignação do animal, poderiam ter usado uma foto mais amistosa. Vamos combinar que teria sido muito mais legal ilustrar a nota de dez reais com o Alborghetti de porrete na mão.

Depois temos a cédula de vinte reais, um mix de amarelo ovo com mostarda muito lamentável. No verso, um Mico Leão Dourado, que é um pequeno primata (não fazer piada, não fazer piada) cujo pelo parece ter sido descolorido para uma tonalidade muito equivocada, algo entre o “loiro axé” e o ruivo. Este animalzinho estava seriamente ameaçado de extinção e com toda a razão, com estas cores berrantes e este aspecto tosco provavelmente não conseguia se camuflar na floresta. Foi um erro da mãe natureza que ela própria tentou corrigir, mas o ser humano interveio e hoje temos um excesso populacional desta Gislaine do mundo dos macacos. Se era para colocar um pequeno animal com pelagem exuberante melhor seria ter colocado a Joelma da banda Calypso, e, para ser muito sincera, muita gente nem notaria a diferença.

Agora vamos analisar a cédula de cinquenta reais. Ela deveria ter um Lobo Guará, mas ele foi considerado esteticamente feio. Percebam o grau de hediondez que um animal deve alcançar para ser considerado esteticamente feio em um país onde Hortência posou para a Playboy, ou, se você é muito novo para entender isso, em um país onde Geisy Arruda é sex symbol. As pessoas esteticamente doentes que criaram estas notas cafonas dos infernos olharam para o Lobo Guará e pensaram: “não dá”. Esse é o grau de escrotidão do animal.

O lobo guará é uma espécie de raposa gigante e deformada, com pernas enormes e microcefalia. Ele é feio demais até mesmo para os padrões do brasileiro médio, aplausos para ele. Este animal medonho deu lugar a uma onça, com um fundo marrom claro que se encarrega de dar um aspecto sujo à nota. Teria sido mais honesto colocar o Tiririca, preferencialmente sorrindo e fazendo um joinha. Imagina que legal, você vai receber seu salário e ganha um monte de Tiriricas sorrindo? Achou ruim? Dá um Google em “Lobo Guará”.

Por fim, chegamos à nota de cem reais, nota de valor mais elevado. Uma nota colorida em um tom verde escuro onde, na parte traseira, vemos algo muito similar a um tolete boiando. Faria sentido, considerando o grau de poluição das praias brasileiras. Mas não é um tolete, é uma garoupa, um peixe que, como qualquer animal nativo, é bastante antiestético. A nota máxima de uma nação merecia um animal imponente, não um peixinho escroto. Somos um país fraco! Minha sugestão para a ilustração desta nota não poderia ser outra se não nosso querido Rafael Pilha, dedo em riste, gritando “Me respeita!”.

Sim, o dinheiro brasileiro é horrível e reforça esse estereotipo de selva, país tropical que só tem belezas naturais a oferecer. As cores são desnecessárias, os animais mais ainda. Mas sabem o que é pior? Estamos tão acostumados com essa dinâmica e estereótipos que bem mesmo percebemos, apesar de pegar estas notas nas mãos várias vezes por dia. Não se permita, não tolere se acomodar na breguice. Choque-se com o horror estético que é nosso dinheiro.

Para dizer que só usa cartão de débito e crédito, para dizer que aprova as novas notas com as imagens propostas ou ainda para dizer que gostaria de ver o José Mayer de Sunga em uma das notas: sally@desfavor.com


Comments (32)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: