Skip to main content
Trump venceu?

Trump venceu?

| Somir | | 37 comentários em Trump venceu?

São quase 3 da manhã. Eu tinha dito pra Sally que o texto sobre a eleição americana ficaria com ela, na quinta. Tinha ME prometido que dormiria cedo e não ficaria acompanhando os resultados em tempo real… mas… pelo o que está acontecendo AGORA, não tem outro texto para publicar hoje. Tenho certeza que na quinta vem o dela, e vai completar tudo o que eu não pude escrever aqui pela incerteza. Neste exato momento que começo a escrever, Donald Trump é o virtual presidente dos Estados Unidos. Claro, tudo pode mudar até a hora que esse texto estiver no ar, mas até mesmo os meios mais democratas estão começando a aceitar que Hillary perdeu. Meu cérebro explodiu…

É estranho escrever em cima de projeções, porque você pode cair neste texto com a notícia que a Hillary ganhou no último segundo e ver eu falando de Trump presidente. Mas, se for o caso do maluco laranja ser mesmo o novo homem mais poderoso do mundo, temos o texto de quinta com a Sally pra definir melhor isso tudo. Hoje… hoje é o dia para ficarmos todos com cara de tacho, tentando entender o que diabos aconteceu nos EUA. Porque uma coisa era eleger o Bush, que nunca foi exemplo de capacidade intelectual mas pelo menos parecia um candidato tradicional, outra completamente diferente é fazer de um homem que era uma piada até pouco tempo atrás o presidente.

Como paulista, eu me sinto aliviado porque o que a gente fez com o Tiririca foi elevado ao cubo pelos americanos. Não vou negar que tem um lado meu se divertindo horrores com toda essa situação, da mesma forma como antecipo algum desastre natural horrível só pra ver a bagunça acontecendo. Bom, a bagunça está acontecendo. Quanto mais o tempo passa entre meus parágrafos, mais Trump parece que vai ganhar.

E eu previ, lá no começo, que Trump não teria chance alguma, que ele era tão bizarro e sem noção que acabaria derretendo antes do dia da eleição. Em minha defesa, era uma boa previsão, compartilhada por diversos analistas muito mais bem informados e experientes no cenário político americano. Claro, nos EUA derreter e perder ainda seria uma eleição próxima, por lá quase sempre as coisas são apertadas. Então, eu e essas pessoas mais bem talhadas para as previsões também trabalhamos com uma dúvida constante se alguma coisa ia virar até o dia de ontem.

O que está acontecendo agora já tinha explicação antes dos resultados das urnas: Hillary era a opção aceitável para se dizer em público. Não exatamente porque as pessoas gostavam muito dela, mas porque ela era a favor de minorias, sendo uma ela mesma. Eu tinha lido e ouvido sobre o “voto fantasma” sendo muito perigoso nessa eleição: pessoas que concordavam com Trump, iam votar no Trump, mas ficavam caladinhas porque a oposição ia chamá-las de racistas, misóginas e seres humanos horríveis em geral se dissessem a verdade.

Como humano, eu acho um perigo um cara como o Trump no poder. Eu tinha escrito um texto sobre ele e os possíveis paralelos no Brasil, e lá eu mencionei como Trump era uma piada para a mídia nos últimos anos. Lembrando que foi ele que ficou atacando sem parar o Obama para que ele provasse que nasceu nos EUA e não no Quênia. Cidadão fala bobagem uma atrás da outra, não tem noção de educação e é um notório ególatra com uma péssima habilidade de lidar com críticas (e boa sorte com isso na maior vitrine do mundo), isso tem tudo pra dar errado e era muito claro que isso era perigoso. Mas, já são 3:20 e não parece ter mais volta. Esse babaca é o líder do exército mais poderoso do mundo.

A impressão que me passa é que Trump não ganhou, e sim que Hillary perdeu. Com a mídia basicamente toda ao seu lado, com um oponente falando impropérios que até políticos brasileiros teriam medo de dizer… ela não teve força. E agora eu imagino que as coisas vão seguir nesse sentido: ela e seus defensores vão botar isso na culpa de misóginos imbecis que detestam imigrantes e muçulmanos. Oras… bem vindos ao mundo. Homens e mulheres de praticamente todas as cores e credos são preconceituosos contra alguma coisa. Trump foi brilhante ao bater em tudo ao mesmo tempo e encontrar sempre um ponto em comum com o cidadão médio.

Vamos lembrar que preconceito por preconceito, Obama também tinha uma montanha pra escalar. Mas o negão tinha carisma pra carregar o mundo… Hillary não. Era uma espécie de Dilma que só se sentia em paz por estar concorrendo contra o Tiririca, para localizar melhor a questão. Todo mundo subestimou a capacidade de Trump de não se explodir antes da eleição, mas ele se segurou, mesmo que por um fio. Mesmo com aquela pancada do vídeo dele falando de pegar mulheres pela buceta e um momento ruim nas pesquisas, o público dele estava lá, quietinho, fingindo que se ofendia e indo votar nele do mesmo jeito. Porque, sabem do que mais? A maioria das pessoas entende um homem que fala assim, inclusive as mulheres. Só pega mal dizer, mas não pensar! Esse é o mundo real.

Mesmo se der uma virada espetacular agora e Hillary ganhar, a mensagem está dada: a histeria e o vitimismo da cultura do politicamente correto empurraram o pêndulo pro sentido oposto. A coisa azedou, o mundo está meio de saco cheio de ser bonzinho com imigrantes violentos e gente ofendida nas redes sociais tentando destruir a vida de quem discorda delas. Eu juro que no fundo eu estou muito mais do lado dos histéricos que critico agora do que de gente feito o Trump, mas tudo tem limite. Não dá pra convencer o mundo a ser mais tolerante e inclusivo dando chiliques e fingindo que o mundo é um lugar melhor do que realmente é.

E não é com orgulho que eu digo isso, de forma alguma, mas… é muito difícil encarar a força… do homem branco. Morro de medo de entenderem isso errado, mas a verdade é que principalmente num país como os EUA, eles decidem coisas, e quando se emputecem por serem chamados de vilões por terem nascido assim, eles não vão chorar no Twitter, eles elegem o candidato mais maluco da história recente! Porque foda-se você, mundo, todo mundo pode ser egoísta. E isso eu tinha previsto sim em textos sobre esse público, mas não achei que viria tão cedo.

Ainda estou tentando fazer senso disso. Mas seja como for, você provavelmente vai ler esse texto com DONALD TRUMP (puta que pariu!) como presidente dos EUA! Confio muito na Sally pra analisar isso amanhã, com mais calma, e provavelmente isso volta pro Desfavor da Semana… eu estou no meu limite agora, de sono e sanidade. Sério, vocês também estão em choque? 3:45 da manhã, Donald Trump com mais de 95% de chances de ganhar… vou deixar publicado agora mesmo!

WHAT. THE. FUCK.

Para dizer que também está rindo nervoso, para dizer que se sente melhor porque eles também fazem merda, ou mesmo para rir de mim porque a Hillary virou nesse meio tempo: somir@desfavor.com


Comments (37)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: