Skip to main content

Zikados.

Normalmente colocamos aqui a notícia ou as notícias que nos fizeram escolher o tema. Mas dessa vez são TANTAS que viraria Semana Desfavor antes mesmo de começar o texto. O Zika Vírus não só está se espalhando pelo Brasil, como pelo mundo. E o governo brasileiro, ponto zero de onde essa pandemia está se alastrando faz o quê? Desfavor da semana.

SALLY

A semana foi permeada por notícias desastrosas envolvendo Zika vírus (obs: você viu primeiro no Desfavor!), exceto quando as declarações partiam de Dilma, que insiste em negar o problema. Essa postura negadora que subestima o interlocutor sempre foi marca registrada do PT, que se safou impune, mas agora está causando um problema de ordem mundial. A coisa está se complicando.

Em todos os países onde há um numero expressivo de casos de Zika registrado, TODOS, o Poder Público orienta expressa e taxativamente as mulheres a não engravidar. Até os Governos de El Salvador e da fuckin’ Jamaica orientaram expressamente a não engravidar e ponto final. Adivinha qual é o único Governo do mundo que não está se portando assim? Isso mesmo, o brasileiro, Dilma e o PT, que estão mantendo o povo na ignorância e são diretamente responsáveis por milhões de casos de microcefalia que estão por vir.

Vários especialistas já bateram o martelo: combater o mosquito não evitará uma puta epidemia de Zika, esse trem já partiu. O combate, para evitar epidemia, tinha que ser feito alguns meses atrás, quando o Governo ainda negava a existência do ZikaVirus. Por causa dessa ineficiência e inoperância, pensada para não perder público nos jogos olímpicos, estamos agora irremediavelmente às vésperas de uma epidemia incontrolável. Como sempre, o PT mente, esconde e omite achando que nunca serão descobertos. Mas dessa vez foram, e as consequências são mundiais.

O que a ignorante da Dilma faz? Vai a público dizer que 1) se combatermos o mosquito evitaremos uma epidemia pois um país é mais forte que um mosquito, 2) oferece bolsa microcefalia no valor de oitocentos e oitenta reais para cada criança com Zika (a ser paga com o seu, com o meu, com o nosso dinheiro) e 3) diz que não há necessidade de se proibir que mulheres engravidem, basta tomar cuidado. Só dando um tiro nessa filha da puta!

Graças a esse desgoverno, o Brasil já exportou Zika para mais de 23 países, no geral, de primeiro mundo. Já tem bebê com Microcefalia Made in Brasil no exterior. Enquanto isso, especialistas sérios estudam e levantam hipóteses cada vez mais aterrorizantes: talvez seja transmissível por contágio sexual, talvez cause retardo mental em bebês mesmo depois do nascimento e talvez seja transmissível até mesmo por mosquitos comuns.

A reação mundial é coerente: mulheres estão desistindo de engravidar, mesmo aquelas que haviam gastado uma fortuna com tratamentos de fertilização os estão interrompendo. Cias Aéreas estão permitindo que passagens para o Brasil sejam canceladas sem custo algum, já que o lugar se tornou oficialmente perigoso para a saúde das pessoas. E Dilma imbecilóide continua agindo como de costume: chamando o povo de idiota e mentindo descaradamente. Disse que confiava que em breve teríamos uma vacina. Poucos dias depois a comunidade científica se uniu e disse que, se sair, o prazo deve ser de aproximadamente dez anos até ficar pronta.

EUA alertou para uma pandemia de Zika. Para quem não sabe, Epidemia é quando diversas áreas tem a incidência da doença e Pandemia ocorre quando ela contamina o planeta todo. Também declararam Zika como uma doença Endêmica, isto é, uma doença característica do Brasil, que veio para ficar, e vai se repetir sem nunca ser erradicada. Fodeu. Cenário tétrico. O que Dilma faz? Consulta a comunidade científica? Orienta a não engravidar? Não. Vai atrás de lideres religiosos para auxiliar a eliminar o mosquito, coisa que já foi declarada como medida insuficiente.

Dilma e seu governo imundo e sem caráter continuam afirmando que não vão emitir alerta para a população não engravidar e que não sentem necessidade desta medida. Na realidade, os motivos são outros.

Primeiro isso causaria estresse com diversas facções religiosas que tem representação ativa e significativa no Congresso. Um Congresso votando contra as leis de interesse de um Presidente dificulta a vida. Segundo que a partir do momento que o Governo cria essa restrição ele é obrigado a viabilizá-la, fazendo por onde prevenir gravidez e também congelar óvulos para que quem está aos 48 do segundo tempo possa engravidar depois. Dilma não tem dinheiro para bancar tudo isso, pois o país está muito, muito, MUITO quebrado, muito mais do que eles divulgam.

Tem também a revolta dos brasileiros médios, vocês viram uma pequena amostra do que acontece quando se mexe com a sagrada instituição da maternidade em texto meu. O povo vai ficar putíssimo pelo Governo ter deixado chegar nesse ponto se for verbalizada essa orientação e isso não é bacana com um vulto de impeachment rondando. Não se tira de pobre o direito de ter filho, pois filho é a única coisa que eles sabem fazer. Provavelmente culminaria no impeachment. Então, para não cair, Dilma está sujeitando milhões de famílias a terem filhos com uma má formação severa que causará transtornos para o resto de suas vidas.

Você sabe, eu sei e outros poucos sabem que não pode engravidar e ponto final. Mas a maioria do povão está confusa, no escuro. Sem uma proibição oficial, não vão parar. Ontem mesmo ouvi uma pessoa ignorante falando que se o Governo não proibiu, não deve ser tão grave, pois se fosse, o Governo orientaria a não engravidar. Veja a coluna “Ei, você” de ontem e observem como povo está confuso e mal informado. As pessoas não sabem nem o nome certo da doença. Não sabem do risco que estão correndo ao engravidar.

Este Governo é obsceno, é imundo, é podre. O que estão fazendo com o povo brasileiro vai foder com a vida de milhões de famílias por um interesse pessoal passageiro. É de uma falta de escrúpulos e ética que eu nunca havia presenciado até então em qualquer cenário político. Tudo isso poderia ter sido evitado se a questão fosse tratada com a seriedade que merecia logo no começo. Não se esqueçam, Zika é um legado da Copa, o paciente zero veio do exterior para um jogo da Copa do Mundo. Mas não, o PT deixou a coisa virar epidemia, não agiu a tempo. E não parece que vá agir para evitar algo ainda pior, pois isso prejudicaria seus interesses.

A BBC procurou o Ministério da Saúde e perguntou porque merdas não dão a orientação para que pessoas parem de engravidar em vez de dizer que pode engravidar “se tomar cuidados”. A resposta: gravidez é uma decisão pessoal. Ninguém está mandando OBRIGAR a pessoa, apenas dar um alerta esclarecendo os riscos que a pessoa está correndo! Além de não adotarem as medidas necessárias para evitar que a coisa se espalhe, não estão adotando para conter a pandemia. É o PT prejudicando TODO O PLANETA, puta que me pariu, ter que viver para ver isso!

Estou enojada, revoltada e injuriada com a baixaria que está acontecendo diante dos nossos olhos. É absurdo, é indignante que por questões pessoais o governo não lance para ontem um alerta para não engravidar! É asqueroso, é baixo, é vil brincar com a vida de milhões de famílias assim. A partir de hoje só me referirei a crianças com Microcefalia como “filhos do PT”. Quem mandou fazer essa merda de Copa no Brasil? Quem mandou não combater a tempo? Quem mandou sonegar informação para população e deixar mulher engravidar sem saber o risco que está correndo?

O assunto não vai ser discutido, o PT vai continuar calado e escondido (padrão de conduta de quando fazem merda) e o povo vai pular carnaval sem nem ao menos saber o tamanho do risco que está correndo. Quando a coisa se tornar insustentável, o PT vai mudar o discurso como se nada. Já vimos esse filme.

Na boa, essas pessoas envolvidas ou coniventes com não disparar o aviso para não engravidar merecem que algo de muito ruim aconteça com elas. Passou dos limites da falta de ética. A revolta não cabe em mim.

Para dizer que se for sexualmente transmissível os números vão aumentar no carnaval, para dizer que é uma forma de segurarem eleitor com mais uma bolsa ou ainda para divulgar este texto e observar todos te ignorando em clima de carnaval: sally@desfavor.com

SOMIR

Sally já fez a análise do caso, e não tem mais o que acrescentar. Assino embaixo. Mas, já que estou aqui, vamos pensar no tamanho da merda que está acontecendo?

Uma das formas mais comuns de se prever o fim da humanidade é com uma doença assassina e altamente contagiosa. De “preferência” uma que se espalhe no contato entre pessoas e que não seja muito afoita na hora de matar o hospedeiro. No último surto do Ebola muita gente assustou com a voracidade que a doença consumia as comunidades onde se instalava, e com gente sendo infectada longe da África, parecia que algo muito ruim estava nos esperando no horizonte. Mas, de um jeito ou de outro, o vírus mortal foi mais uma vez controlado. Casos aqui e acolá, provavelmente controláveis.

O que nunca se pensou, ou pelo menos eu nunca vi nem mesmo na ficção, é algo como a natureza acaba de “bolar” para nós: um cenário de caos causado de forma lenta e metódica, atacando nosso futuro ao invés do presente. O Zika Vírus, até onde já se sabe, não vai liquefazer seus órgãos em poucos dias, mas se é uma arma da evolução para controlar um pouco a explosão populacional humana, é uma que pode ser terrivelmente eficiente. E o vetor da doença, ah, o vetor! Um ser minúsculo que se reproduz com uma velocidade incrível e vive basicamente em áreas onde sua fonte de alimento estão mais vulneráveis.

Mas, como essa doença pode causar tantos problemas no futuro? Primeiro temos que considerar que já está chegando em diversos outros países, e que a previsão é de uma pandemia: uma doença que alcança um continente todo, ou até mesmo o mundo todo. A verdade é que a reação foi lenta -muito por culpa da atuação bisonha do governo brasileiro – e agora a coisa já está fora de controle. A Zika vai se espalhar muito mais ainda. Com isso em mente, vamos começar a pensar num mundo onde ela é uma pandemia.

O grande perigo não é imediato. Não é o Ebola, não vai sair matando geral. E muito por isso, todo o processo de reação ao perigo vai ser mais lento e ineficiente do que em outros grandes casos de vírus contagiosos. Claro que ninguém quer ficar doente, mas também não vamos mudar todas nossas vidas para evitar essa em específico. E, como saímos vivos dela e ainda não se sabe quanto tempo ainda se pode transmiti-la depois do fim dos sintomas, aliás, não sabemos nem quais são as formas que ela pode ser transmitida além do mosquito… nesse cenário, é uma doença que tem tudo para durar muito tempo.

E aí, o problema mais sério: a microcefalia. Esse pode ser o golpe mais poderoso da natureza, ainda mais em países que SABE-SE LÁ COMO ainda não estão ao menos sugerindo para as mulheres não engravidarem, o golpe de usar um dos nossos maiores pontos fortes contra nós: o ser humano não rejeita a cria “defeituosa”. Muita gente vai criar esses filhos com más formações. O que na média não costuma causar problemas, afinal, desde que os pais saibam aonde estão se metendo, a sociedade consegue acolher sim aqueles que nascem diferentes. E no sentido oposto, vai usar um dos nossos pontos fracos: a ignorância. Num mundo onde aborto ainda é visto como “coisa do demônio” por muita gente, as leis acompanham e não vão dar suporte para quem quiser evitar dar a luz a uma criança que com certeza já nasce em extrema desvantagem.

Começam a ver o “plano”? Como os mosquitos trabalham em climas quentes e se beneficiam muito das condições precárias de higiene e organização, países como o Brasil vão acabar com o maior número de bebês microcéfalos. Dependendo da escala da doença, os números podem rapidamente explodir nos países quentes e pobres (via de regra todos os quentes são pobres), criando um desequilíbrio perigoso na pirâmide populacional. Com as pessoas ficando mais velhas, já está ficando difícil manter o sistema funcionando direito, imaginem só com um número desproporcional de microcéfalos? Mesmo que não alcancem a vida adulta, vão começar a criar dificuldades no sistema público de saúde e influenciar negativamente a capacidade produtiva de seus pais.

Caso a doença alcance o status de pandemia e não encontremos formas suficientemente baratas e rápidas de controlá-la, a reprodução humana nessas áreas vira uma loteria maldita. Vamos pedir para as mulheres não engravidarem até quando? E como é um vírus, pode sofrer mutações. Se a gripe causasse defeitos de nascença em humanos, com certeza viveríamos num mundo muito menos lotado. Ou a sociedade humana já teria entrado em colapso. Mas, sim, Zika não é gripe, o Influenza é provavelmente o ápice da adaptação evolutiva ao ser humano. O que eu argumento aqui é que estamos lidando com um organismo que pode sim evoluir e se tornar mais e mais difícil de ser combatido. E se ele sofrer uma mutação para durar ainda mais no corpo humano? O que acontece com as populações infectadas?

Pensando num cenário apocalíptico, se metade da população tiver e um quarto dos bebês nascerem microcéfalos, já pode considerar um colapso social que vai exigir decisões duras e cruéis. Porque eu duvido que esses países quentes e atrasados vão aceitar a dura realidade da necessidade do aborto liberado nesses casos, não em tempo. Sei que estou soando muito alarmista, mas só eu estou vendo uma tempestade perfeita em formação? Talvez nossos anticorpos acabem agindo mais rápido que nossos líderes e este texto seja motivo de risada daqui a algum tempo, mas… percebem o que pode acontecer?

Não que o mundo perca tanto assim se só os povos de climas frios conseguirem se proteger dessa catástrofe, mas dada uma prevalência de crianças nascendo com microcefalia numa sociedade, pode ser que comecemos a ver movimentos migratórios para países onde o mosquito não consegue viver. Imaginem só a crise dos refugiados do Zika Vírus! Essa doença tem um potencial incrível de bagunçar a nossa sociedade, e ainda não está sendo levada tão a sério quanto deveria. Golpe de mestre começar seus trabalhos no Brasil, golpe de mestre…

Para dizer que agora ficou com medo, para dizer que eu sempre faço previsões furadas, ou mesmo para dizer que a natureza sempre encontra seu jeito: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

zika vírus

Comentários (78)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: