Skip to main content
Pessimismo.

Pessimismo.

| Desfavor | | 28 comentários em Pessimismo.

Impossível escolher só uma notícia. O Brasil vai caindo cada vez mais rápido e não parece haver fundo neste poço. Desfavor da semana.

SOMIR

Tá bom que nós não temos lá muita responsabilidade em relação ao que escrevemos aqui no desfavor: temos nosso público cativo que passa longe de ser uma grande massa. Mas mesmo assim, é mais forte do que a gente uma certa preocupação com o tanto de… alarmismo… que colocamos em nossos textos. Essa coisa de profeta do apocalipse não passa muita credibilidade.

Mas, também não seria errado ver suas previsões mais pessimistas tomando forma e escolher maneirar no tom das suas palavras? Seria uma forma de omissão. Não tenho certeza sobre o que vai acontecer no Brasil e no mundo nos próximos anos, mas a conjuntura dos fatos recentes começa a me passar a impressão que uma crise de proporções catastróficas está nos esperando.

TOMARA que eu esteja errado, eu mesmo me ferro se metade do que eu escrever aqui acontecer. Quem sabe até algum de vocês consiga apontar furos e inconsistências nessa análise e me acalmar um pouco… mas chega de conjecturar sobre minhas futuras conjecturas.

Não havia passado muito tempo da crise global de 2008 para analistas bem mais qualificados do que eu começarem a dizer que aquilo era só o começo e a coisa ia estourar de verdade alguns anos no futuro. Excesso de especulação e ausência de regulação levaram o mundo a enfrentar uma quebradeira geral há alguns anos atrás, a famosa “marolinha” do Lula pegou sim o Brasil, e precisamos pagar caro para fingir que estava tudo bem.

Em vários países do mundo, as dívidas dos irresponsáveis dos mercados imobiliários, de crédito e ações foi assumida pelos Estados. Os Bancos Centrais pagaram as dívidas com dinheiro que não tinham e imprimiram mais papel moeda para trilionários pacotes de incentivo econômicos. O Brasil achou seu jeitinho: ao invés de sair dando dinheiro para as pessoas, começou a gastar MUITO mais do que o normal com seus programas, incentivos, obras e afins. Lembre-se que o Brasil está fazendo ajustes e mais ajustes agora porque suas contas começaram a ficar no vermelho MESMO com recorde atrás de recorde de arrecadação.

Aí passou a impressão que o resto do mundo estava fazendo uma merda colossal (mais sobre isso depois) e o Brasil estava se fortalecendo. Na verdade, o Brasil também gastou o que não tinha para manter a ilusão de que a economia não estava em vias de um colapso. Eleição e reeleição de Dilma estão aí para provar como o golpe funcionou, não?

Mas algumas mentiras tem pernas curtas demais. 2014 foi um ano terrível para a maioria das empresas, 2015 começou ainda pior. Os preços estão subindo sem parar e o fluxo de dinheiro que vinha de fora começou a secar. Tinha alguma coisa errada na economia tupiniquim, e não dá mais para esconder. Na verdade, tem uma coisa errada na economia global, e estamos nos aproximando de ver isso na prática.

Estima-se que entre 2008 e 2015 foram injetados alguns TRILHÕES de dólares na economia mundial, dinheiro ‘inventado’ para pagar dívidas da última crise e que começa a colocar em xeque nossas noções de valores. O mundo não tem valor real que lastre a quantidade absurda de dinheiro em circulação. E o que acontece quando tem muito dinheiro num mercado, crianças? Inflação!

O valor das coisas começa a fazer cada vez menos sentido, bolhas vão se formando por todos os lados e eventualmente elas tem que estourar. A China está se aproximando rapidamente de um estouro sem precedentes na história da economia mundial. O crescimento deles era ‘gato’, e isso nem era muito segredo, mas os chineses perderam tanto a mão nessa história que praticamente metade da economia deles é baseada em uma bolha imobiliária (na verdade de construção civil). Recentemente eles até admitiram isso e já estão mexendo a bunda para evitar um desastre maior.

Os EUA fizeram besteira, a União Européia fez besteira, a China fez besteira. E eles vão todos pagar por isso. O problema para quem vê tudo isso do Brasil é que nosso telhado é de vidro: ao contrário do que nossos moluscos famosos dizem, o Brasil está incrivelmente vulnerável aos dissabores do mercado internacional. Quando eles enfrentarem uma marolinha que seja, aqui vai ser tsunami.

O dólar tende a subir ainda mais, os investimentos estrangeiros vão minguar pela falta de capacidade de pagamento (nossa e deles), os preços vão continuar subindo até seu patamar ‘real’… E tudo isso com a crise do excesso de gastos do governo petista atacando nossa economia interna. Sem contar um governo enfraquecido e uma população cada vez mais irritada. Isso é receita de desastre. Guerra civil eu nem digo porque brasileiro é meio mosca-morta para essas coisas (pro bem e pro mal), mas caos econômico ‘africano’ pode ser um dos cenários.

O mundo entubou a crise de 2008 criando uma mega-crise para um futuro próximo. Eu nem acho que vai estourar tão cedo do ponto de vista global, mas começo a temer que a incapacidade de nosso governo de colocar ordem na casa e efetivamente governar possa antecipar a parte que nos cabe neste latifúndio (improdutivo). E aí ao invés de encarar o mundo desabando com alguma estrutura, vamos fazer isso já estando no fundo do poço.

Não sei quanto a vocês, mas eu já estou tentando assegurar meu pouco capital em investimentos seguros. E “estocando um pouco para o inverno”, se é que vocês me entendem. Pode ser alarmismo puro, mas se a coisa estourar mesmo, vou me arrepender de ter sido ponderado demais. E também de não ter pelo menos escrito aqui que estava enxergando problemas sérios no horizonte.

Para dizer que já vive em crise desde que se lembra por gente, para me chamar de irresponsável, ou mesmo para dizer que eu só posso estar tentando vender ouro: somir@desfavor.com

SALLY

Semana passada criticamos quem profetizava certezas concretas com base em achismos tendenciosos. Não, não estamos caindo em contradição. Esta semana queremos falar do desdobramento das manifestações contra o PT e dos rumos que o país está tomando, porém sem qualquer certeza. Não somos donos da razão, apenas estamos com medo, assim como qualquer outra pessoa que tenha um pingo de juízo. Temos nossos achismo sim, mas nada fechado.

Meu sentimento, que pode ou não refletir a realidade, é de que este ano começou oficialmente o já esperado escaralhamento do Brasil. É como se uma pessoa tivesse passado uma longa noitada enchendo a cara, gastando de forma irresponsável, traindo o cônjuge, fazendo todo tipo de merda completamente bêbado sem ter a noção de nada, sem o menor cuidado, na certeza da impunidade e estivesse acordando no dia seguinte com uma puta ressaca.

Aos poucos as consequências da bebedeira começam a bater na porta da pessoa. A conta do cartão de crédito, o fim do relacionamento, a ressaca atacando o organismo, enfim, todo tipo de consequência negativa. Minha impressão é a de que hoje, o Brasil está começando a experimentar o sentimento de ressaca do PT. E essa ressaca afeta a todos nós. Tenho a impressão de que dias difíceis nos esperam, não sei bem como nem quanto, mas dias difíceis nos esperam.

Não sei vocês, mas eu já posso sentir as consequências desse escaralhamento do Brasil no meu trabalho. Acredito que todos os setores estejam sentindo. Até mesmo o comércio, o último a sofrer, está sucumbindo e demitindo a rodo. E olha que comprar é uma das últimas coisas que as pessoas deixam de fazer. Não sei se é pelo aumento do dólar, pelo medo, pelo aumento do custo de vida, mas as pessoas já dão sinais claros de que algo mudou. O brasileiro, como coletividade, já se comporta de forma diferente perante o mercado.

Acho que o pau da barraca foi a atitude vergonhosa desse governo igualmente vergonhoso perante as manifestações. Passaram uma vida desqualificando quem se manifestava de forma contrária ao PT, chamando de elite branca, minoria descontente, coxinha e outros adjetivos que tentavam fazer parecer que quem fica contra o PT é de direita. Não, meus queridos, quem é verdadeiramente de esquerda também está com ódio do PT, por ter jogado o nome da esquerda na lama. Aliás, como vimos no domingo, praticamente todo o Brasil está contra o PT. Dilma está com apenas 7% de aprovação.

E continua errando, pela arrogância e pela burrice. Empurrando um discurso escroto, repetido e burro que não cola mais. Nem ao menos teve coragem de se pronunciar depois da avassaladora multidão de mais de um milhão de pessoas que foram às ruas (de graça, e não por R$ 35,00). Mandou seus capachos, que foram à TV passar vergonha e cuspir mais do mesmo, provocando ainda mais a ira do povo. Covarde como só ela, quando decidiu se pronunciar, o fez em um momento onde quem não gosta dela (quem trabalha) estava ocupado demais para panelar.

O efeito dominó da derrocada de Dilma está só começando. Muita gente já começou a abrir o bico, pois como se sabe, o PT sacrifica um dos seus para usar como bode expiatório e tentar fazer parecer que um mega esquema de corrupção é um fato isolado. Desde sempre. Uma hora as pessoas cansam de ser boi de piranha. Um monte de gente que está caindo está levando outras pessoas junto. Até mesmo José Dirceu, aquele que dizia não haver nenhuma prova contra ele, admitiu ter recebido milhões e mais milhões como “consultor” de forma antiética de empresas que negociavam com o governo. As provas que surgiram foram tão incontroversas que após anos de negativas, os petistas estão passando vergonha e com dificuldades para se explicar.

E nem assim eles se desculpam. Esperam-se quatro milhões de pessoas nas próximas manifestações. Mas a culpa é sempre dos outros, de um fator externo, de uma teoria da conspiração. Teve Ministro dizendo queas manifestações eram um plano maligno da CIA. Deixa eu te contar um segredo? Vocês do PT não são tão importantes para que a CIA arquitete toda uma manifestação para derrubá-los. Na verdade, a CIA está cagando para vocês. É o povo quem está insatisfeito, e de forma alguma são os ricos, já que Dilma dá regalias para grandes empresários.

O povo está em um grau de putez elevado. Nada de bom sai daí. Entramos em uma espiral de pessimismo que, agora sim, pode causar consequências ruins ao país. Descrédito, desesperança e raiva começam a nascer no peito do brasileiro como faz tempo eu não via. Se o PT fosse mais sensato e pedisse desculpas, até acho que o rumo seria outro, mas eles insistem em não se desculpar, em jogar a culpa para terceiros ou em negar que algo que está bem diante dos seus olhos esteja acontecendo. Vai dar merda.

E vai ser ruim para todos nós. Não sei quando, quanto ou como, mas coisa boa não vem por aí. Não consigo vislumbrar nada que resolva a atual situação. Assuma quem assuma, façam o que façam, chegamos a um ponto de escaralhamento irreversível. O Brasil entrou em coma, pois foi parasitado até a exaustão em uma sequência de erros que geraram uma “tempestade perfeita”. As estruturas do prédio estão comprometidas, é uma questão de tempo até ele ruir, e, quando isso acontecer, muitos de nós podem não se salvar.

O Brasil como essa nova geração o conhecia, (falsamente) próspero e estável, acabou. Quero só ver o povo se adequar. Quero só ver neguinho entender que não pode mais trocar de telefone celular de seis em seis meses. Quero só ver esse povo vira-lata que confunde o ser com o ter aprender a dar um passo atrás, reduzir seu nível de vida e apertar o cinto. Muitos não vão conseguir e vão se foder terrivelmente. E os que conseguirem, ficarão frustrados, pois até então a alegria do brasileiro estava sendo pautada no consumo. Me dê um bom livro e meu cérebro solta fogos de artifício, mas o brasileiro médio não. Ou vai virar superendividado ou um frustrado infeliz.

E todas as dívidas contraídas na ilusão próspera da Mãe Dilma (algumas inclusive em dólar) vão continuar batendo à porta. Apertem os cintos, dias difíceis nos esperam e o brasileiro médio não vai conseguir fazer essa transição com dignidade. O poder de adaptação ridículo de quem vive a vida em inércia, sempre do mesmo jeito, será mais necessário do que nunca. Poucos sobreviverão com dignidade. Continuarão agarrados aos velhos valores de buscar felicidade consumindo e tentarão negar desesperadamente a grande crise que começamos a viver, até que seja tarde demais.

Um conselho: se alguém puder sair do país, a hora é essa.

Para passar o sábado deprimido depois do que leu, para ficar com raiva e desferir ataques pessoais no intuito de me desacreditar ou ainda para não se importar por se foder por achar bem feito que o povo que votou no PT se foda: sally@desfavor.com


Comments (28)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: