Skip to main content
Medidas desagradáveis.

Medidas desagradáveis.

| Desfavor | | 36 comentários em Medidas desagradáveis.

Em média, os homens são mais altos que as mulheres. Mas como essa regra tem várias exceções, às vezes homens se relacionam com mulheres mais altas do que eles. Sally e Somir medem suas opiniões. Os impopulares contribuem com seus altos e baixos.

Tema de hoje: Mulher mais alta que homem é motivo de chateação num relacionamento?

SOMIR

Não. Claro que o homem pode ficar chateado com o que bem entender, problema dele… mas eu me reservo o direito de achar uma preocupação estúpida. Se fosse um amigo meu com essa frescura, seria chamado de viadinho em questão de segundos.

Acredito que esse problema exista (e existe, muita gente tem essa neura) por falta de costume de ver casais assim. Homens levam considerável vantagem no quesito altura, sendo raro encontrar mulheres sequer acima da média masculina. Somos criaturas de hábito e imitação. Seguir a norma acalma os ânimos de uma espécie tão focada no social como a nossa. Entendo a parte de ser uma combinação inusitada, mas daí a inferir conceitos como vergonha e inferioridade de uma relação entre um homem mais baixo que a mulher é pisar num terreno perigoso…

Vai soar apelativo, isso pode encanar muitos de vocês assim que eu mencionar, então cuidado para não achar que é uma comparação em todos os níveis: achar ridículo homem mais baixo com mulher mais alta é incomodamente parecido com achar homem branco com mulher negra (ou vice-versa) uma combinação estranha. Hoje em dia já temos uma sociedade menos cretina sobre o assunto, mas ainda tem um preconceito sobre mistura racial escondido em muitas mentes por aí. E isso em sociedades evoluídas da atualidade. Antigamente e em vários lugares do mundo hoje em dia, casais de cores diferentes eram (e são) considerados aberrações.

E é SEMPRE porque um dos elementos do casal é visto como superior. De forma inata. Nasceu superior e não poderia estar se misturando com alguém visto como ‘menor’. Não é uma análise concreta sobre a dinâmica da relação entre duas pessoas, é só um preconceito estúpido empurrado para frente por costumes de populações pouco educadas. Evidente que não estou comparando racismo com um suposto preconceito por altura, mas a ‘lógica da ignorância’ é parecida.

A ilusão da superioridade inata é a mesma. Ninguém escolhe que altura vai ter, não? Se um dos elementos desse casal não fosse visto como inferior por comparação (no caso o homem mais baixo), ninguém daria a mínima para isso. Porque as desvantagens práticas de namorar uma mulher mais alta se resumem a ter que ficar na ponta dos pés para dar um beijo. Não tem raiz na base desse relacionamento, é só uma análise genérica que parte do pressuposto que o número de os centímetros que você se afasta do solo são algum indicador de superioridade em geral sobre outros seres humanos.

Ser mais alto ajuda com muita coisa, mas nenhuma delas tem realmente a ver com a dinâmica de um relacionamento amoroso nos dias de hoje. Concedo o ponto que homens maiores eram úteis antes de termos uma sociedade estruturada, mas a realidade é que um baixinho armado ganha de um gigante desarmado 99% das vezes. Tecnologia é o grande equalizador!

Não vou ignorar a verdade que mulheres se sentem mais atraídas por homens mais altos. E no final das contas, nada de mal nisso: é o nosso código genético influenciando nossas escolhas, como sempre fez. Homens tem todo o direito de escolher namorar mulheres mais baixas assim como mulheres tem todo o direito de escolher namorar homens mais altos. Mas isso não quer dizer que no caso de dois ‘rebeldes’ escolherem fazer o inverso, isso seja motivo de vergonha para nenhum deles. Você gosta de quem gosta, ponto. Alta, baixa, magra, gorda, branca, negra… E daí?

E tem mais: esse preconceito contra casais de alturas diferentes só existe se o elemento ‘superior’ for a mulher. Isso é escroto por dois motivos: primeiro porque veda à mulher sequer a ilusão de superioridade atrelada à estatura. Mulher não pode ser superior nem num preconceito babaca! E na melhor tradição ‘somos nosso pior inimigo’, as mulheres ADORAM perpetrar essa ideia. E segundo porque reforça a ideia que aquela mulher deveria ‘ser’ de outro homem, um que a mereça pela estatura mais avantajada. Eu sei que ser objeto é fetiche de MUITA mulher, mas convenhamos: é um tiro no pé. A mulher não tem escolha senão ser cedida ao ‘vencedor’? Cidadão nasceu mais alto e seu troféu é uma pessoa? A mulher pertence a alguém mesmo que esse alguém não seja sua escolha?

Mas estamos falando sobre o homem da relação. Sua neurose sobre inferioridade é soberana nessa questão. Não importa se a mulher está muito feliz com ele, temos que nos concentrar nas necessidades dele! E quando ele cede a um preconceito besta como esse, ele é a vítima? Sério, pau no cu desse borra-botas. Larga de ser fresco e fica com a mulher que você escolheu.

Em tempo: eu trato mal mulher que fica com ‘drama de gorda’ da mesma forma. Se quer emagrecer, emagrece. Mas não coloque essa neura desmedida na minha conta! Ela não é vítima de algo que eu fiz e eu não tenho obrigação de aguentar essa viadagem (eu roubei o termo viadagem e viadinho dos gays porque eles são muito úteis).

Resumindo: não, não tenho nenhuma simpatia por quem sofre por essa bobagem de achar que não pode ter uma namorada mais alta. Está dando murro em ponta de faca e perpetuando ignorância humana na sua forma mais escrota. Ninguém nasce melhor por causa de altura (ou cor de pele).

As pessoas tem todo o direito de dizer que a Terra é chata, mas isso não me impede de dizer que elas estão falando besteira.

Para dizer que eu devo ser muito baixo, para dizer que o jeito que você nasceu te faz melhor que os outros, ou mesmo para dizer que mulher tem fetiche mesmo por se menosprezar: somir@desfavor.com

SALLY

O fato da mulher ser mais alta do que o homem é motivo para que o homem fique chateado? Acho legítimo, compreensível que fique.

Nunca passei por isso, até porque, mais baixo que eu só um anão. Mas já vi inúmeras situações onde o homem virou piada. Acho legítimo que fique chateado. Acho meio estranho mulher muito mais alta do que homem. Provavelmente verão machismo, misoginia, racismo e capitalismo no que estou falando, afinal, se você destoa do politicamente correto uma série de “ismos” são imputados. Mas sim, eu acho bastante ridículo mulher mais alta do que homem.

Se eu fosse homem não me sentiria bem com uma mulher mais alta do que eu. Parece mãe e filho de mãos dadas! Muito me espanta que as pessoas se insurjam contra esse critério, o da altura. Toleram que se peneirem pessoas pelo critério da magreza, então qual é a indignação ao se falar em altura? Quer dizer que gordo pode ser motivo legítimo de exclusão mas altura não pode? Meio hipócrita.

Se a pessoa se sente bem com isso e consegue superar essa barreira da chacota social, ótimo. Foda-se o mundo e fodam-se pessoas como eu, que acham isso ridículo. Mas não deixa de ser engraçado, tanto é que em muitas ocasiões programas e filmes de humor colocam casais onde o homem é mais baixo que a mulher como algo cômico. Se eu fosse homem, não gostaria se ser conhecido por esse estereotipo.

No padrão imposto pela sociedade (e, porque não, pela mãe natureza), o homem é mais forte que a mulher. Ninguém é obrigado a seguir essas regras, mas chama a atenção quando alguém destoa delas. Assim como eu chamo a atenção de forma engraçada quando destoo do padrão social. Não é todo mundo que sabe/quer/pode não se incomodar por estar fora do padrão, ainda mais quando a questão está diretamente associada à sua masculinidade.

Não, não estou dizendo que homem baixo é menos homem. Estou dizendo que socialmente a questão do físico é associada à virilidade, sendo isto verdade ou não. Um homem baixinho, um homem que pode ser carregado no colo pela mulher, passa sim uma impressão (falsa ou não) de menor virilidade. Quando a “forte” da relação é a mulher, eu acho que fica um pouco patético, um tanto quanto engraçado. Se eu fosse homem não gostaria se ser visto dessa forma.

Não que alguém vá deixar de se relacionar com alguém por causa disso, existem coisas muito mais prioritárias para serem pesadas na hora de escolher um parceiro. Mas que é meio patético mulher maior que o homem, isso é, e parecer patético é motivo para ficar chateado. Nada impede que seja meio patético mas que valha a pena ser feito mesmo assim, minha vida toda está repleta de atos patéticos que eu fiz com convicção. Porém temos que permitir que a pessoa fique chateada e não goste. Ninguém é obrigado a ser indiferente a uma imagem patética de si mesmo, certo?

Spoiler: mulheres altas costumam detestar homens mais baixos. Fazem piadas com eles. Reclamam. Em termos gerais, mulheres gostam de que o parceiro seja mais forte fisicamente do que elas, por sinal, é a regra da mãe natureza, não vejo qualquer machismo nisso. Os machos de quase todas as espécies são maiores que as fêmeas. Temos essa programação cerebral inserida em algum lugar: homem maior e mais forte do que mulher. O cérebro estranha quando vê o contrário e, na melhor das hipóteses, acha engraçado.

Sei que padrões e amarras sociais são meras convenções que nos escravizam e blablabla, mas sabe, eu vivo em sociedade e minha vida já é bastante trabalhosa por si só para eu me dar ao luxo de usar o tempo e a energia que me restam para peitar padrões sociais. Me permito não, a maior prova é usar o Desfavor como desabafo por não querer comprar as brigas que o que eu digo aqui gerariam na vida real.

Então, dá licença, que eu vou me poupar e ficar dentro dos padrões sociais mínimos. Não vou ser escrava deles, mas no que for possível, vou tentar me inserir. E homem menor do que mulher é um deles. Acho broxante ser casal comédia e não tenho saco para peitar os padrões blablabla. Cheguei em uma idade onde escolho bem minhas batalhas. Compreendo perfeitamente o homem que sentir o mesmo.

Não é por se sentir menos homem, isso seria insegurança. É por não querer ser a bola da vez. Não ter saco de ouvir piada, de ter que passar por todos os percalços inerentes a quem ousa desafiar as regras sociais e as regras da mãe natureza. Sem contar que, meus querido, apesar de não ser regra absoluta, há uma tendência de que uma mulher grande tenha um corpo pensado para um homem grande, se é que vocês me entendem.

Sei lá, dá licença a um homem se chatear em uma relação com uma mulher que vai entrar no quarto carregando-o no colo na noite de núpcias? Ora, mulheres colocam restrições o tempo todo, porque um homem não pode colocar também? Não se trata de não gostar de mulheres altas e sim de não querer ser mais fraco do que a própria mulher. É estranho, é esquisito. Pode ficar puto à vontade.

Muitos dizem que topam sem problemas mas depois ficam enchendo o saco da mulher para ela não usar salto alto. Sinal que sim, ficam chateados. Francamente, homem mais baixo além de ser meio patético, é aporrinhação. Se é para ficar fazendo restrições ao guarda-roupas da mulher, melhor nem começar nada.

Ser menor do que a própria mulher não é motivo para não ficar com ela, não é motivo para deixar de amá-la, não é motivo para ter vergonha. Mas é sim motivo para ficar chateado. Acho justíssimo que o homem não ache a menor graça nessa situação, pois gera um incômodo social que eu acho compreensível.

Para me chamar de machista, para me chamar de preconceituosa ou ainda para aproveitar e descer o cacete em homem baixo: sally@desfavor.com


Comments (36)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: