Skip to main content
Idiota bem intencionado.

Idiota bem intencionado.

| Sally | | 32 comentários em Idiota bem intencionado.

Hoje quero falar sobre uma situação que escraviza: idiotas bem intencionados que tentam ajudar. Se um idiota bem intencionado que quer ajudar cruzar o seu caminho, FO-DEU. Ele vai te atrapalhar, ele vai te prejudicar e você não vai poder dar um pio, porque afinal, trata-se de uma pessoa bem intencionada, recriminar certamente será visto como ingratidão, insensibilidade ou qualquer outra baboseira politicamente correta.

Um exemplo bizarro, apenas para fins didáticos: se eu vejo um cirurgião operando o coração de uma pessoa e passando o maior sufoco, por mais que aquilo me angustie, eu não vou meter a porra da mão do lado de dentro do paciente porque estou bem ciente das minhas limitações. Eu não fiz faculdade de medicina, eu não vou ajudar em nada. Muito pelo contrário, eu vou atrapalhar. O decente a fazer é lidar com minha angústia e ansiedade e ser espectadora do evento.

Para isso é necessário ter consciência das próprias limitações, coisa que poucas pessoas parecem ter no Brasil. Todo mundo sabe de tudo, todo mundo entende de tudo. Leigos falam com pose de jurista sobre leis que nunca sequer leram, por exemplo. Aí fica bem difícil da pessoa ter consciência das suas limitações, pois ela tende a achar que o que ELA entende ser o mais lógico corresponde à melhor coisa a se fazer. Sabe como é, bom senso e bom gosto todo mundo acha que tem.

Daí vai o amental e, em um surto de pro atividade destrutiva, mete a pata e faz algo que te prejudica sem nem perceber. O motivo: ele ACHOU que era melhor fazer aquilo. Porque tem disso, os idiotas se caracterizam por estar sempre ACHANDO alguma coisa. Saber que é bom, não sabem, porque o saber vem com o estudo. Eles acham, e o achismo basta. Eles acham e executam. Coitado de quem tiver que limpar a merda depois.

Todos aqui devem saber o quanto é mais fácil fazer algo do zero do que ficar remendando merda mal feita de terceiros. Mas o idiota bem intencionado não se importa. Talvez porque no fundo, bem lá no fundo, ele não queira te ajudar. Talvez ele esteja movido por motivos egoísticos: parecer útil, parecer boa pessoa, etc.

Mas não importa o motivo real, importa o que PARECE. Parece ser uma boa pessoa, bem intencionada? Pronto. Você acaba de perder o direito de reclamar ou brigar: “Aiiiiinnnn… coitaaaadooooo… ele só queria ajudaaaar”. Pois é, ele só queria ajudar mas me atrapalhou industrialmente. Da próxima vez que quiser me ajudar, ME PERGUNTE COMO. Se optar por fazer as coisas randomicamente com base em achismo, abriu uma porta para que o outro fique chateado.

Mas não adianta, não perguntam. Os idiotas nunca perguntam, justamente por ter essa grande preocupação em não parecer idiotas. Se você se sabe não-idiota, não se preocupa em não parecer idiota e não tem inibição em perguntar. Para não parecer idiota, o idiota te ferra: cheio daquela iniciativa suicida, sai fazendo o que acha e você que junte os cacos do que sobrou. Melhor agir como um idiota com convicção do que correr o risco de parecer um idiota, não é mesmo?

O pior é que muitas vezes o idiota se faz passar por entendido. Se eu ganhasse um real para cada vez na vida que alguém me afirmou com segurança que sabia fazer uma coisa que não sabia e me obrigou a trabalhar dobrado para resolver a merda feita, eu estaria rica. Pessoas chamam a responsabilidade para si, se comprometem, para no final das contas te deixar na mão. Foda-se você, a pessoa já viu e foi vista como bacaninha que se prontificou a ajudar, já conseguiu o que queria.

Tem ainda a peculiar figura do Idiota da Empresa. Quase todo lugar tem um idiota de estimação. Geralmente é uma pessoa que está lá por pena ou contatos. Pode ser aquela tiazinha que está faz 20 anos na empresa, foi ficando obsoleta e ninguém demitiu por pena, pode ser o filho de alguém importante que é anencefálico mas precisa de emprego. Não importa. O que importa é que você é forçado a eventualmente fazer uma parceria com o Idiota da Empresa. Ele não te ajuda e ainda te atrapalha.

Fato: o idiota, qualquer que seja sua espécie, se permite justificar as coisas com “eu não sabia”. Porque perguntar é para os fracos e estudar é para os muito fracos, os fortes trabalham apenas com o que tem e correm os riscos inerentes. Não sabia nem se preocupou em perguntar ou estudar, fez tudo descaralhado mesmo e depois buscou asilo na escrota frase “eu não sabia”. Não sabia por que não procurou saber, porque foi acomodado ou arrogante. Mas não pode falar isso. Jamais. Porque a pessoa estava bem intencionada e seria escroto da sua parte.

O pior é que esses idiotas sempre são sorridentes e simpáticos. Também, pudera, tem aval para sair fazendo o que acham sem arcar com as consequências! Eu também viveria de bom humor se minha realidade fosse essa! Pois é, ser idiota, no Brasil, compensa. Todo mundo alivia o seu lado. Uma aura de bondade te dá carta branca para fazer as piores merdas, as piores cagadas, as maiores pisadas de bola e sair impune. Que bonito!

Não sei vocês, mas eu sempre tomo umas duas ou três chapoletadas antes de decretar alguém como Idiota Bem Intencionado. A pessoa faz uma merda e eu fico na dúvida. A pessoa faz outra merda e eu continuo na dúvida, encontrando motivos e justificativas para o comportamento imbecil. Até, no mínimo, a terceira imbecilidade galopante, eu ainda dou o benefício da dúvida. Ou seja, tomo no meio do meu cu três vezes por medo de ser injusta. Cá entre nós, estou pensando seriamente em começar a me permitir ser uma pessoa injusta.

Infelizmente não tem muito o que fazer, o Imbecil Bem Intencionado é um dos tantos membros do grupo dos Intocáveis. Brigar com um Imbecil Bem Intencionado é ser socialmente repulsivo. Tem que limpar cada cagadinha que eles fazem com muuuuito carinho e falar com ele com muuuuito jeitinho. Porque né, nossa sociedade confunde pena com consideração. E nessa a gente toca a vida, tendo que se preocupar com os sentimentos de um Imbecil Bem Intencionado, que no fundo é um grande arrogante/acomodado.

Se na Idade Média existia o Idiota da Vila, hoje temos sua versão moderna, o Idiota Bem Intencionado. E somos reféns da sua suposta bondade. Respire fundo e tenha paciência eterna, caso contrário ganhará o estigma de escroto.

Para contar um pouco sobre o seu Imbecil Bem Intencionado, para desconfiar que você seja o Imbecil Bem Intencionado ou ainda para reclamar mais ainda dos imbecis mal intencionados: sally@desfavor.com


Comments (32)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: