
Nutella
| Sally | Desfavor Explica | 70 comentários em Nutella
Ela é o mais próximo que já se alcançou de colocar felicidade dentro de um pote. Uma das mais irresistíveis tentações alimentares. Um orgasmo embalado. Doce manjar dos deuses recebe hoje a justa homenagem do Desfavor! Desfavor Explica: Nutella.
Ao contrário do que muita gente imagina, Nutella não é um gênero e sim um produto. Graças a seu sucesso acabou virando referência para designar chocolate com creme de avelã, assim como Gilette virou sinônimo de lâminas de barbear. Na verdade, existem outros do gênero no mercado, mas nunca ninguém conseguiu chegar nem perto do sabor daNutella.
Nutella chegou em 2005 ao Brasil, mas foi criada oficialmente em 1963 pela Ferrero, o pessoal que faz os chocolates Kinder. Este manjar dos deuses foi criado pelo bendito Pietro Ferrero, inspirado em sobremesas da sua terra natal, Itália. No original, a mistura de chocolate com avelã recebe o nome de Gianduia, mas algumas modificações foram feitas na Nutella para deixar seu sabor e sua textura aveludada ainda melhores.
Porém, a origem histórica da Nutella é bem anterior. Mais precisamente, em 1906. Napoleão tentou embarreirar o comércio britânico como artimanha de guerra e esse bloqueio fez com que o preço do chocolate ficasse muito caro.A dificuldade é a melhor amiga da criatividade. Sem ter acesso fácil a chocolate e com um mercado que demandava o doce, confeiteiros se viram obrigados a inovar.
Confeiteiros italianos decidiram adicionar pasta de avelã ao pouco chocolate que conseguiam, já que as avelãs abundavam e o chocolate era caro e raro. O nome dado a essa mistura de chocolate com avelã foi “Gianduia”, nome utilizado até hoje. Agradou. Mesmo depois do fim das restrições, a mistura fez sucesso e teve sua permanência garantida no mercado.
Um século depois, durante a Segunda Guerra Mundial, o chocolate voltou a ficar caro e raro na Europa. O confeiteiro Pietro Ferrero percebeu que teria que apelar para as avelãs novamente, pois não conseguiria sustentar seu negócio vendendo doces de chocolate puro.
A ideia inicial era fazer o chocolate “render mais”. Mais ou menos o mesmo que colocar água no feijão quando aquela visita inesperada aparece. Sim, Nutella é uma forma de colocar água no feijão, só que de europeu. No Brasil ocorre o inverso: o chocolate é muito mais barato do que a avelã, mas naquele contexto, as avelãs tornaram possível o consumo em maior escala do chocolate. Pietro resolveu então se valer das avelãs nesses tempos de crise, dando seu toque pessoal à mistura.
O primeiro nome da Nutella foi “Giandujot”. Após um grande sucesso inicial, ganhou o apelido de “The Smearing”, que significa algo como “sujar”, “manchar”, “lambuzar”. Isso porque a estratégia de divulgação da marca consistia em oferecer pedaços de pão untados com Nutella para as crianças de graça, para degustação. Você levava seu pão e eles davam uma pincelada de Nutella de graça. Não demorou muito para ganharem uma legião de fãs. É o mesmo mecanismo que os traficantes usam: a primeira dose é de graça, depois você tem que pagar.
No meio de um grande sucesso inicial, Pietro Ferrero fez a coisa certa. Já que seu produto tinha um sabor que estava agradando as massas, ele decidiu que podia fazer ainda melhor. Em vez de se acomodar com algo que já era um sucesso e cortar custos para ter mais lucros, ele pensou grande. Pietro Ferrero foi o Steve Jobs dos alimentos. Começou contratando agricultores especializados para produzir avelãs com qualidade superior e foi, aos poucos, aprimorando seu produto até ele ficar com a melhor qualidade possível.
Depois desse salto qualitativo, o produto ganhou um novo nome: “Supercrema Ferrero”, em 1951. Pietro Ferrero recebeu muitas críticas por adotar esse caminho, mas sempre repetia que se o produto fosse bom, se o produto fosse o melhor, as pessoas pagariam mais caro por ele, mesmo existindo outros similares no mercado com preço inferior. Pietro estava certo e construiu um império com base nessa filosofia.
Em 1964 mexeram no produto mais uma vez, por sugestão do filho de Pietro. A intenção era expandir o mercado e alcançar outros países europeus, por isso o nome “Supercrema” foi alterado. Era necessário um nome mais universal, pronunciável em diversos idiomas, mais curto e mais atrativo. Surgiu então “Nutella”, uma mistura de NUT (nozes/avelã em inglês) com NOCIOLLI (avelã em italiano). Era um nome sonoro e palatável para os vários idiomas que se pretendia alcançar. Sua fórmula ficou mais cremosa, para atender tanto a países mais quentes como a países mais frios e sua embalagem ficou mais prática visando facilitar o transporte. O pai criou, o filho aperfeiçoou.
Não demorou muito para a Nutella conquistar a Europa. Em 1977 ela chegou à Austrália e em 1983 aos EUA, fazendo forte concorrência com o doce local, a pasta de amendoim. No Brasil, chegou em 1994 importada (com preço proibitivo) e apenas em 2005 passou a ser produzido em território nacional. Por enquanto, apenas a versão tradicional é vendida no Brasil, mas em outros países edições especiais são colocadas no mercado de tempos em tempos, como por exemplo uma embalagem dupla que de um lado tem palitinhos de biscoito e do outro uma porção individual de Nutella para molhá-los.
A receita de Nutella varia de acordo com o país onde ela é comercializada. No Brasil, por exemplo, tem grande quantidade de óleo, açúcar e chocolate. Na França leva menos açúcar. Aliás, melhor nem olhar o valor nutricional da Nutella, pois a quantidade de calorias assusta. Se você pegar um pote de Nutella e deixa-lo a temperaturas elevadas por um bom período de tempo, o óleo se separa do chocolate. Não é pouca coisa, praticamente enche um copo de óleo, como mostra este vídeo.
Falemos por alto da composição da Nutella: cada COLHER DE SOPA tem 11g de gordura. Isso é uma quantidade exorbitante. E o açúcar não fica atrás. A quantidade diária recomendada de ingestão de açúcar é de 34g, marca que é facilmente alcançada com pouco mais de duas colheres de Nutella. Basicamente com meio pote de Nutella você excedeu em muito a quantidade de gordura e açúcar para aquele dia, isso sem contar com sódio e conservantes.
O cuidado em adequar o produto a cada público alvo deu certo: um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos em todo o mundo. Não são muitos produtos que podem dizer o mesmo, sobretudo se pensarmos que Nutella é um dos mais caros dentro do seu gênero. Hoje também existem as Nutellarias, lojas que vendem alimentos feitos à base de Nutella, tais como milkshake, muffin, bolo, croissant, pizza, pudim e outros. Infelizmente (ou felizmente) não existe nenhuma Nutellaria no Brasil, mas se você for a Frankfurt, Bolonha, Genova, Milão ou Nova York, não deixe de conferir.
Apesar de ser italiana, o país que mais consome Nutella é a França. Por lá existe inclusive uma embalagem enorme de 5kg de Nutella. Hoje, ela é comercializada em mais de 75 países e é o produto mais vendido dentro da sua categoria, denominada “spreads” (qualquer produto que seja usado prioritariamente para untar pão). Em muitos países ela é item essencial no café da manhã, da mesma forma que manteiga ou margarina é para o brasileiro. Em outros é um lanche escolar típico.
Mais um plus para a Nutella: o óleo usado em sua composição não é nem um pouco ecológico. Sua produção causa severos danos ao meio ambiente. Daí você já pode fazer uma pré-filtragem: se tem uma pessoa comendo, certamente não é um pau no cu ativista.
Sim, seu cérebro solta fogos de artifício quando você come Nutella, e existe uma bela explicação evolutiva. Nossos antepassados precisavam estocar energia para sobreviver, pois nunca se sabia quando conseguiriam uma boa caçada novamente.
Como enfrentar feras e animais perigosos não é a mais agradável das tarefas, a mãe natureza equipou o homem com um mecanismo de recompensa para estimulá-lo a correr atrás de alimentos: quanto mais gordurosa e com mais açúcar uma refeição, mais sensação de bem estar nosso cérebro produz. Isso garantia um baita incentivo para uma caçada e também garantiu a sobrevivência da espécie.
Porém hoje em dia não precisamos mais caçar. Há fartura de gordura e açúcar ao alcance das nossas mãos. Infelizmente nosso cérebro não sabe disso e o mecanismo de recompensa continua, visando estocar o máximo de gordura possível para garantir nossa sobrevivência em tempos de vacas magras. Por isso quando você come Nutella seu cérebro te recompensa com um enorme bem estar: você está ingerindo um alimento com quantidades cavalares de gordura e açúcar.
Se você ama Nutella, marque esta data no seu calendário: dia 5 de fevereiro é considerado o Dia da Nutella, dia onde os fãs devem não apenas comer como também divulgar a marca postando fotos e comentários na internet. Taí uma causa que eu apoio com gosto!
Dica de culinária: substitua o chocolate das suas receitas pelo dobro da quantidade de Nutella. Salvo raras exceções, costuma dar certo e fica uma delícia.
é só um pote de vidro com chocolate para barrar no pão. nada de extraordinário. hoje em dia há disso aos montes, até no lidl. n percebo tanta maluqueira.
Que post delicioso…Apesar de ainda nao ter experimentado.
De qualquer forma, é mais uma referência de um grande empreendor.
Existe uma nutellaria em SP.
ONDE?
Av. Paulista ao lado do Prédio da Gazeta, vale muito a pena ir!
Já comi um pote grande de Nutella sozinho em apenas um dia… Depois bateu o arrependimento.
Alguém consegue guardar um pote de Nutella de um dia para o outro?
Não. Ninguém consegue. Fico imaginando se eu pegasse num pote de 5kg o que iria acontecer. Aquilo não enjoa, eu comédia todo dia.
Eu te respondo o que iria acontecer: diarreia
Não vou dizer que não gosto de Nutella, porque seria mentira. Na verdade, nem sei que gosto tem pra falar se gosto ou não. Nutella tem leite (pelo menos no Brasil) e a ameaça de choque anafilático, já que eu tenho APLV, me afasta de um possível vício.
Nunca experimentei Nutella, leite condensado, brigadeiro, doce de leite… Sorte ou azar, Sally?
SORTE
Você deve ser magra
Sempre leio o desfavor, nunca comento.
Hoje vim compartilhar receitas de utilidade pública (e fáceis!).
COOKIES DE NUTELLA:
1 xícara de nutella
1 xícara de farinha
1 ovo
Misture os ingredientes, coloque colheradas da massa em uma assadeira e asse por 15 minutos a 180 C.
BROWNIE DE NUTELLA (não testei ainda mas os ingredientes são os mesmos então parece promissor):
1 1/4 xícara de nutella
1/2 xícara de farinha
2 ovos
Misture os ingredientes e asse por 15 minutos
Boa comilança!
Anotado. Assim que tiver um tempo vou testar!
Estava viajando a trabalho quando vi esses baldes de 5 kg de Nutella em um shopping, onde chineses passavam para levar dois, três desses baldes cada um. Como sou obesa e diabética, esse balde seria uma doce forma de cometer suicídio no dia em que a velhice me cansasse…
Nem fala uma coisa dessas…
Interessante o texto. Eu já sabia de uns detalhes históricos sobre o Ferreiro e o Napoleão no caso… esse texto só veio a acrescentar mais! = )
A necessidade é a força motriz das melhores invenções humanas
Nutella é uma droga (no sentido literal da palavra)
Eu acredito que cause dependência química!
Sally, se algum impopular falar que não gosta de Nutella e ser daqueles que gostam do chocolate Caribe e do delicioso (Argh) YaCÚlti o que fazemos com ele?
Enema de Yakult
Pois é, mas no aspecto, o resultado do enema parecerá mais com nutella…
Dá uma tese de mestrado: “Do Yakult à Nutella – uma metamorfose química tomando no cu”
Na Itália, se adicionou avelãs para o chocolate render.
No Brasil, se adicionou gordura vegetal para fazer o chocolate render.
Chupa Ferrero!
AquiéBrasil!
Como sempre, no Brasil tudo é mais cagado
Sally, você já ouviu a palavra da paçoquita cremosa? hahaha
Paçoquita cremosa é bacana, mas deixa a desejar pela ausência de chocolate!
Agora já tem: http://www.pacoquita.com.br/produtos/pacoquita-cremosa-com-chocolate-150g
Obesidade em 3… 2…
Pra que eu fui ler isso? Lá fui eu igual uma corna depois do trabalho pro mercado comprar Nutella e tava bem na promoção. Ainda bem que foi o pote pequeno. Sally fodeu minha dieta! Vou botar teu nome na boca do sapo gordo pra te fazer engordar 6,66 gramas. Vou me matar na esteira agora.
Xinga o Ferrero, ele que inventou!
Antigamente eu lendo esse texto iria correndo comprar um pote de Nutella. Acho que realmente algo mudou dentro de mim, pois não senti vontade nenhuma. É um bom sinal!
Uma coisa perigosa que eu fazia era tapioca com Nutella. Bomba glicêmica, coitado do meu pâncreas.
Sorte sua que conseguiu se desintoxicar. Eu sou meio Pilha: fico um tempo limpa, depois meto o pé na jaca
Falando em Pilha, levante a mão quem está vendo Altas Horas… À espera do próximo post sobre o Polegar.
Ele esteve no Altas Horas?
Falando em Pilha (2), já viram essa notícia maravilhosa sobre o novo Messias?
É UMA MENINA <3
http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/11/rafael-ilha-sera-pai-de-uma-menina.html
HAHAHAHAHA
ANABELLE!
Gente, achei que eu era a unica no mundo que não gostava de nutella, sempre me senti um et por isso…
Você é sortuda, isso sim!
Tambem não gosto !!
Coincidencia!
Acabei de ver isso na Veja SP: como fazer Nutella em casa
Segue link:
http://vejasp.abril.com.br/materia/aprenda-a-fazer-nutella-em-casa?utm_source=redesabril_vejasp&utm_medium=facebook&utm_campaign=vejasp
Duvido que fique sequer parecido… você já tentou?
Não tentei não Sally, e também duvido que fique parecido, igual receita de danoninho caseiro, ou imitações de Bis! Nunca é parecido!
Só compartilhei o link pq quando acabei de ler teu texto, vi a dica da revista…ai compartilhei a coincidência.
É bom para comer de colheradas em frente da TV.
Hummmmmmmmmmmmm
E eu achando que dia 5 de Novembro era apenas um dia para ver “V de Vingança” pela milésima vez.
Caralho, é dia para ver “V de Vingança” comendo Nutella.
Agora sim o mundo é um lugar melhor pra viver.
Menos o Brasil. O Brasil ainda tem dessas coisas aqui: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/11/orgao-investiga-professor-afastado-da-ufes-por-declaracao-racista.html
Brasil: um país de todos (os ofendidos, os ressentidos, os que não curtem democracia nem liberdade de expressão).
Bora pro Suriname?
Não acho que esse foi um caso de liberdade de expressão.
Foi um caso de racismo com todas as letras.
Não foi racismo. Dá uma lida na lei lá.
Sequer pode ser considerado injúria. Ele não disse que negros são piores ou inferiores. Ele disse que a formação é pior e inferior, e ele está estatisticamente correto.
O comentário foi mega infeliz. Mas eu defendo até os dentes a pessoa poder falar uma merda dessas. O Brasil tá indo pro saco com a patrulha ideológica do que pode ser dito ou não.
Será que isso vai ser o DS?
Enfim, acho que ele foi muito infeliz, mas diante das stats ninguém pode contrariá-lo.
Sério mesmo que acharam racismo? Ele prefere ser atendido por um profissional que passou por mérito do que um que entrou por cotas. Muita gente acha que entra por cota gera desconfiança.
Falando em desfavores e a novidade que em SP querem aproveitar agua de esgoto?
Por que não fazem como país desenvolvido e retira o sal da água do mar?
http://noticias.r7.com/sao-paulo/alckmin-anuncia-construcao-de-estacoes-para-transformar-esgoto-em-agua-de-reuso-05112014
Ele não disse que prefere ser atendido por um profissional que passou por mérito ao invés de um que passou por cotas.
Ele disse que prefere ser atendido por um branco do que por um profissional negro e justificou que todos os negros têm um histórico de baixa escolaridade e dificuldades acadêmicas.
O Brasil virou um país de ressentidos.
Falou algo que eu discordo, é ofensa, é injúria, é racismo, é inveja.
Estamos em um caminho muito perigoso. Pessoas com sede de vingança, emburrecidas e cegas por suas ideologias que tentam esmagar os dissidentes.
Foi uma puta fala infeliz. Opa, lá vai eu tomar processo aqui, porque falei que foi uma PUTA fala infeliz. Mas, porque querer coibir alguém de ter opiniões?
Esse assunto ficou off topic demais, mas não tem como deixar de lado.
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/11/peco-desculpas-quem-se-sentiu-ofendido-diz-professor-da-ufes.html
Olha ai o cara sendo crucificado SEM DIREITO DE DEFESA.
Parabéns ofendidos de plantão. A caça às bruxas deixou de se uma metáfora, e transforma-se, agora, em realidade.
As pessoas tem o sagrado direito de terem opiniões e expressá-las, por piores que sejam. Sou contra criminalizar opinião.
Quem entra por cota não sai por cota.
vou contar gordices no geral: lanche com nutella de um lado do pão e pasta de amendoim do outro. from heaven
Nutella com pasta de amendoim só que sem o pão no meio!
Mania de meter pão na jogada por que?
Igual pizza doce, ECA!
Sou uma herege: não gosto de Nutella.
Pois é……como qq ser humano saudável…amo nutella, assim como minha esposa e filhas…….só paramos de nos entupir quando meu colesterol vhegou a 288.
Cortamos o excesso…..muito triste isso.
Em resumo: nutella é uma maravilhosa bomba de açúcar e gordura com um pouco de diabetes (?). Okay, não existe “bomba” melhor que essa.
Sally, já existe uma Nutellaria no Brasil. Ok, é um quiosque em shopping mas já ajuda.
Fica em São Paulo, no Shopping Top Center!
Já fui nessa “nutellaria”, Felipe. Já comi o bolo de cenoura com cobertura de nutella, crepe de nutella com banana e croissant de nutella. Melhor quiosque da vida!
Ontem mesmo eu estava pensando: a Sally gosta de chocolate, poderia fazer um desfavor explica sobre.
Sally, te amo cada dia mais!!! Vc tem os melhores gostos <3
Muito bom, Sally… mas sabe que vivo bem sem Nutella? Sou muito feliz por isso, porque como uma comedora compulsiva (como até repolho compulsivamente), a chance de eu ter um AVC em decorrência de obstrução das carótidas por Nutella seria enorme!
Agora… duas coisas que não me conformo. O tempo que demora para evoluirmos: já não é tempo de nosso cérebro parar com esse mecanismo de recompensa com açúcar e gordura? A outra coisa é exame de fezes. Mesmo com tanto avanço tecnológico, ainda precisamos passar por isso… Triste!
Não precisa. Basta tomar um remédio para desverminar periodicamente (uma vez por ano). Se não tiver vermes, não acontece nada de grave; se tiver, eles morrem.
Eu amo Nutella mas acho um absurdo comer com pão ou qualquer outra coisa. Eu como na colher puramente sem nada. Qualquer coisa que misture iria alterar o sabor de Nutella que eu amo.
Concordo… A única exceção, para mim, é o milk shake de Nutella com Ovomaltine daquela franquia de sorvetes chamada Chiquinho. Mas depois eu fico uns dias enjoada de doce! hahaha
Eu não gosto. Na verdade não sou muito fã de doces.
Muita inveja de vc!