Corrige.
| Desfavor | Desfavor da Semana | 58 comentários em Corrige.
Amanhã exerceremos nosso direito e dever de eleger nossos representantes. Mais uma eleição, mais um desfavor da semana.
SOMIR
Reforçando: democracia é uma merda, mas é a melhor merda que temos. O direito ao voto direto foi reinstituído depois de muita luta, mas essa acaba sendo a única vitória no processo todo. Vendo pelo lado positivo, pelo menos podemos votar.
Vendo pelo lado negativo… bom, é melhor ficar confortável, isso vai demorar. Escolhemos candidatos entre uma massa de despreparados e óbvios incompetentes para exercer cargos engessados por uma máquina pública corrupta e ineficiente. Milhões e milhões de votos desperdiçados num sistema inóspito para as tão prometidas mudanças e melhorias.
Tudo isso num país que ainda não sabe se peca pelo excesso ou pela falta. Votaremos por uma série de motivos diferentes, com exceção de um que nos une: a obrigatoriedade do voto. A “festa da democracia” não parece tão interessante quando a presença nela é compulsória.
O voto obrigatório tem o ranço do tempo dos militares e sua integração nacional na marra. Temiam que seus adversários políticos (os que não estivessem mortos ou traumatizados demais) organizassem-se no vácuo do desinteresse político do cidadão médio. Nada melhor do que o povão para perpetuar governantes conservadores.
Além disso, é mais uma forma de infantilizar a população, tão afeita a um Estado paternalista. O povo vota forçado porque precisa de alguém para dizer-lhes os que fazer para seu próprio bem. Presume-se que a escolha de representantes não seja prioridade da população. Nesse ponto eu discuto menos, realmente não a é. Mas nada ensina melhor o valor de uma escolha do que ter a liberdade de fazê-la.
É o voto obrigatório que cria aberrações feito o Tiririca, já basicamente garantido como deputado com a maior votação do país. Cidadão pode achar hilário votar num palhaço assumido para frequentar o picadeiro de Brasília, mas dificilmente sairia do seu caminho para votar nele. Tratado como criança, o eleitor reage com pirraça.
Falta ao eleitor brasileiro a opção de assumir que não dá a mínima. Excrescências como voto nulo e branco DIGITAIS são resultado direto disso. Fazia sentido sacanear nas cédulas, mandando mensagens de protesto, mas na urna eletrônica? Quando a rebeldia é pasteurizada de tal forma, reunindo todos os votos ‘diferentes’ num mero ruído digital, perde-se um mecanismo de comunicação e por consequência, um pouco do que significa a democracia.
Se não fosse o suficiente, mesmo a pessoa com um mínimo de ‘vaidade eleitoral’ ainda sim raramente tem a chance de fazer algo além de um tiro no escuro com seu voto. O excesso de candidatos e partidos de um sistema dividido entre o trauma da ditadura e a farra do Fundo Partidário evita que tenhamos identificação com os candidatos que escolhemos. Com todo o processo eleitoral transformado numa sinfonia desafinada de pessoas pedindo atenção, não é de se estranhar que tanta gente só escolha um candidato durante os estágios finais da campanha eleitoral.
Deveríamos escolher representantes, e não ‘consumir’ um produto propagandeado por poucos meses. Depois do voto o cidadão raramente tem contato ou sequer satisfações do candidato que ajudou a eleger. A maioria das pessoas mal se lembra em quem votou nas eleições anteriores.
E o que dizer da limitada gama de opções apesar da quantidade enorme de candidatos e partidos? País muito atrasado intelectualmente normalmente gira ao redor de um mesmo tipo de candidato conservador que reflete a ignorância da população. Por exemplo: no final das contas, escolher entre Dilma, Aécio ou Marina é escolher entre o sujo e o mal lavado. Opiniões muito parecidas, muito genéricas.
Qualquer candidato que destoe suficientemente das visões limitadas do brasileiro médio sofre para conquistar votos. Mil pastores para cada cientista. Teremos uma teocracia antes de ter uma bancada humanista no Congresso! Porque é isso: eleição ultimamente só serve para crente combinar voto e enfiar gente incrivelmente escrota no poder.
E agora vem o pior: mesmo se um candidato com visão e capacidade para fazer algo além de esquentar uma cadeira passar pelo crivo da eleição, será esmagado pelo sistema. E no final das contas é isso que torna o processo eleitoral brasileiro um exercício fútil de democracia. Tem tanta coisa errada, tantos elementos podres enfiados no meio da política, que acabam contaminando qualquer tentativa de resolução das demandas históricas de um povo que só esquece que tudo está uma merda justamente na hora de votar.
O que nos resta é a ideia de que você provavelmente vai votar num candidato que não gosta para evitar que outro pior assuma o cargo, vai votar em qualquer um porque simplesmente não liga para o que vai acontecer depois, ou vai votar em alguém que realmente acredita que mereça o cargo, mas não vai ter sequer a oportunidade de colocar em prática suas boas ideias para o país.
Mas, ei, boa votação para você também!
Para dizer que vai votar nulo ou branco na Dilma, para dizer que vai votar no Levy Fidelix para encher os trens dele de viados, ou mesmo para dizer que ainda acredita (você é uma pessoa melhor do que eu): somir@desfavor.com
SALLY
Assim como a gente, você também deve estar de saco cheio de ser palhaço nesse grande circo chamado Brasil. Amanhã será apresentado o espetáculo principal, onde seremos obrigados a votar em urnas que já foram desacreditadas por diversos especialistas nacionais e internacionais, influenciados por pesquisas igualmente sem credibilidade.
Todo o processo foi um tremendo desfavor. Desde o layout dos candidatos, que mais parecem personagens do Chaves, até a lamentável propaganda eleitoral, que apresentou todo tipo de bizarrice. A cena da Dilma dançando funk, por exemplo, nunca mais será apagada da minha cabeça. Segundos de puro terror.
Os debates mais pareceram episódios de “A Fazenda” devido ao baixo nível dos interlocutores somado às brigas e falta de coerência. Em todo o processo, os candidatos deram um show de despreparo e incompetência, bem como toda a equipe que os cerca. Tenham medo.
Mas o pior, pior mesmo, são os candidatos em si. Dilma, por exemplo, nunca responde o que lhe é perguntado. Repete frases prontas, foge do assunto, vomita estatísticas mentirosas. Marina, uma despreparada que nem ao menos um discurso consegue decorar. Aécio, mais sujo que pau de galinheiro não passaria nem em um concurso público que tivesse exame toxicológico: não pode ser Gari, mas pode ser Presidente da República. Luciana Te Processo Por Uma Piada Genro e Levi Homofóbico Fidelix são piadas prontas.
As subcelebridades candidatas também contribuíram para o grau de depressão eleitoral no qual estamos. Dr. Rey prometendo bolsa-silicone, mulher fruta, cantor e outros ignóbeis aos quais eu não teria coragem de delegar nem mesmo tarefas simples como descascar uma batata, tem grandes chances de se eleger.
Graças a uma legislação que pretendia ser protetiva mas acabou truncada, nem mesmo estuprador pode ser preso se cometer crimes ou for pego a poucos dias da eleição. Proteger as pessoas de um esquema ditatorial vetando prisões de cunho político ok, mas fazer da democracia impunidade para estupro, vai desculpar, é simplesmente grotesco.
O pior é que somos obrigados a sair de casa, ir até uma zona (nome apropriado) eleitoral e votar. Não porque a multa seja grandes coisa, acho que está em torno de três reais, mas porque dá mais trabalho a burocracia para pagar a multa do que ir para a zona votar. E vamos votar para jogar voto no lixo, pois além das urnas eletrônicas não serem seguras, existe um claro combinado de distribuição de poder onde ninguém quer mexer, pois cada um está recebendo sua fatia do bolo.
Não fosse a paumolescência do Aécio, que visivelmente não está interessado em derrubar a Dilma ou a incompetência da Marina, Dilma não se reelegia. Mas eles parecem receber um mensalão para não fazer sombra a essa versão de batom do Bob Esponja. Ninguém bateu forte no PT, está todo mundo contente com as coisas como elas estão. Menos o povo.
Se a urna não fosse eletrônica, eu faria questão de limpar minha bunda com a cédula na privacidade da cabine de votação, antes de depositá-la na urna convencional. O mesário teria uma bela surpresa ao se deparar com um freadão de bicicleta ao abrir a cédula. Mas nem a esse pequeno prazer eu tenho direito. Estou afrontada, indignada com essa palhaçada à qual vou ter que me submeter. Não estamos em uma democracia, sabemos que não estamos em uma democracia, entretanto temos que arcar com o ônus dela sem ter direito ao bônus.
Um povo apático, alienado, conformado e subornado que vai votar sem nem mesmo pensar muito no assunto. Um povo imbecilóide que não questiona nada que não lhe gere um ganho concreto e imediato. Um povo que está sendo estimulado a procriar desenfreadamente para ganhar dinheiro por cada filho que faz, ou seja, uma raça idiota que só aumenta. Não há luz no fim do túnel, e se houver, podem ter certeza de que é um trem, que vai passar por cima da gente, para coroar nossa desgraça.
Todas as pessoas inteligentes que eu conheço vão votar contrariadas e desesperançosas amanhã. Independe de quem seja seu candidato. Quem está curtindo a “festa da democracia” ou é muito ignorante ou muito sem noção. Gente que diz “pelo menos agora a gente pode votar”. Claro, porque é um grande ganho votar em uma urna cujo resultado pode ser facilmente manipulado! Ao menos era mais honesto quando não se podia votar declaradamente.
Tem ainda o sofrimento de uma minoria azarada que trabalhará nas eleições como mesário ou coisa do tipo. Gente que vai ter que trabalhar seu lado zen para atender a todo tipo: burros, mal educados, apressados, arrogantes, grosseiros e muitos outros. Passar o dia todo em função de um jogo idiota de cartas marcadas, “servindo a seu país”. Servindo é de saco de pancadas do seu país!
E como se tudo isto fosse pouco, a paunocuzação não acaba. Provavelmente teremos um segundo turno, e mesmo que não o haja, teremos uma encheção de saco after-taste, quando sair o resultado. Não quero nem imaginar o que vai acontecer com as redes sociais quando Dilma for anunciada Presidente da República novamente. Seus lacaios Dilmetes ofendidos e raivosos vão encher o saco do resto do mundo, tal qual torcedor do time rival tripudia do torcedor de time perdedor.
Daí, é claro, vem o pior desfavor de todos: mais quatro anos de Dilma. Porque sejamos realistas, é isso que vai acontecer. Não é o que eu queria, não é o que você queria, mas é isso que vai acontecer. E depois mais 4 +4 anos de Lulinha, se a cirrose não o matar antes, coisa que não deve acontecer, pois pobre cachaceiro é uma raça especialmente resistente. Vai ver os germes morrem com o álcool…
É isso. Se você também está puto, bem vindo ao clube. Você tem todos os motivos do mundo para estar injuriado. Montam um circo e te obrigam a fazer papel de palhaço, te coagindo a participar com uma das maiores torturas dos tempos modernos: fazer fila no Banco do Brasil.
Viva à festa da democracia.
Entre o mais ou menos e o pior prefira não voltar ao terrorismo do fim dos anos 1990 quando tínhamos 40 dólares de salário por mês (vide dólar a R$4,50 e Salário Mínimo valendo R$180,00). Pra mim bastam os 36 milhões de brasileiros tirados da pobreza extrema e o Brasil fora do mapa da fome da ONU pela primeira vez na história. PT é santo? Não é. Mas em 514 anos de Brasil, apenas nos últimos 12 anos tivemos um governo que ao menos olhou e fez algo pelos mais pobres (Não estou dizendo que não houve corrupção). E foi também o governo que começou a investigar a corrupção. Em 8 anos de FHC apenas 48 operações da Polícia Federal sem nenhum peixe graúdo punido e tinham o senhor Geraldo Brindeiro que arquivou mais de 4000 processos de corrupção entre 1995 e 2002. Deixei meus argumentos e não sei se são válidos mas eu ainda prefiro os que defendem os pobres e não os que vem do grupo que de 1500 até 2002 deixou os pobres na miséria extrema!
Filho, não perde seu tempo aqui que por aqui ninguém cai nessa sua argumentação medíocre e mentirosa.
Por que paulista se acha esperto e adora criticar os outros mas elege Tiririca e Feliciano?
Porque São Paulo, de paulistas, deve ter menos de 50%. Não acho que essa cagada parta de paulista não… Mas quem sou eu para falar, se alguém de São Paulo quiser opinar…
Eu moro em São Paulo (Interior) e isso o que a Sally falou é a mais pura verdade….
Mas isso não alivia a barra de paulista não, pode não eleger os tiriricas da vida (joga na conta do nordeste) Felicianos (joga na conta gente trabalhadora porém simples guidas pelo pastor evangélico) mas o voto do Paulista(no) é dos Coronel Telhada da vida, dos Bolsonaros Filhos… é esse voto extremista da direita, voto retrógrado o voto Bandido Bom é bandido morto.
E aí, meu povo e minha pova! O que acham do Bolsonaro? Seria uma boa ou iria acabar de fuder com o Brasil?
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/rio-de-janeiro/campeao-de-votos-no-rj-bolsonaro-quer-a-presidencia-em-2018,6efbc982317e8410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Bolsonaro é uma bosta. Sempre.
Ele é radical demais.
Mas não acho de todo ruim, pelo menos é transparente, defende seus ideais e com toda a agitação em cima de seu nome, até agora naõ vi denúncias de corrupção por parte dele. Mas claro, isso não é qualidade a ser considerada num político se ele não for a favor do casamento gay.
Acho que ele devia logo deixar quem quer se casar casar e acabou. Deixa de frescura.
Essa festa da Democracia parece festa de gente pau no cú: Você é “obrigado a ir” caso contrário vão ficar te enchendo o saco depois.
E o que foi os democratas esquerdistas ontem? Estavam indignados com os 35% do Aécio…. Como assim 35% dos brasileiros não querem a magnanima Dilma Roussef? Isso é um absurdo”. Ué bonitões, 12 anos no poder e esqueceram o que é perder? O que é ser “contrariado” pela “maioria”? Tá aí mané, essa é a sua democracia. São tão cara de pau e filhosDILMAputa que se sentem ultrajados apenas por ficarem 8 pontos percentuais a frente, se perderem a eleição é capaz forjarem um golpe de estado….
Festa onde se você não vai, tem que pagar multa! Sensacional.
E os mesmos petistas que defendiam com unhas e dentes a segurança das urnas eletrônicas agora questionam sua segurança só porque Aeção conseguiu 35% dos votos.
Entendo que tenha gente aqui que tenha ojeriza à Veja e ao Reinaldo Azevedo e entendo também que o ele diz – o que qualquer outro diga – também não deve ser tomado como verdade absoluta, mas achei a análise pertinente. O título do artigo já resume: “De legenda criada para atender às demandas das massas urbanas, PT se transforma em partido de grotões e obtém seus melhores resultados onde prospera o medo”. Gostei especialmente dos mapas, que dão uma boa idéia geral dos resultados.
Bom, sem mais delongas, taí o link pra quem quiser ler:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/de-legenda-criada-para-atender-as-demandas-das-massas-urbanas-pt-se-transforma-em-partido-de-grotoes-e-obtem-seus-melhores-resultados-onde-prospera-o-medo/
Por fim, a Sally e o Somir podem ainda fazer sua própria análise dos resultados se quiserem e/ou acharem necessário . Eu, pelo menos, gostaria de ler… O que os demais Impopulares acham?
Amanhã vamos bater um papo sobre isso…
Agora, minhas considerações finais.
“RESULTADOS ELEIÇÕES
Antes de mais nada, vou desconsiderar a discussão esquerda x direita no Brasil. Isso é apenas mais uma pequena lenda que tem como objetivo separar ideologicamente as pessoas a fim de ficar mais fácil entender seus desejos e controla-los. Não existe direitista inteligente e esquerdista burro ou vice-versa. O inteligente é vc não se afastar pra nenhum lado que não possa enxergar o outro e nem aproveitar parte de suas ideias.
Dito isso, acho curioso, antes das eleições a ‘dita direita’, ser hostilizada pela ‘esquerda’ no sentido de não ter chances, de surgirem denúncias de irregularidades que deixaram muita gente esbravejando por ai, e sendo ainda mais ridicularizados com explicações como ‘factóides’, é mentira de uma oposição desesperada, as pesquisas mostram que a direita não tem chance, são teorias de conspiração, etc. E ao mesmo tempo, a direita desesperada com o perigo disso aqui virar uma Venezuela ou Cuba, e achando que petista é mal informado ou mal intencionado.
Agora, depois de ver as pesquisas que entrevistam 0,0 alguma coisa da população brasileira errarem feio no para a presidência e governador em vários estados, o choro se inverteu: são os petistas, marinistas e genristas que estão desesperados com “o crescimento da direita no Brasil”; que a homofobia vai crescer, que os tucanos vão privatizar o Brasil se ganharem que o povo é burro, e os paulistas com adjetivos ainda piores.
E quanto aos candidatos? Bolsonaros, Feliciano, Russomano…mas também tivemos 5 candidatos do PSOL incluindo Jean Wyllys
Pimentel ao governo de Minas, e por ai vai.
“Festa da democracia” é isso. Não ter absolutismo de ideias e querer representantes apenas de NOSSAS vontades para todos.
Os dois lados estão certos. Eu tenho 36 anos e me lembro desde a época Sarney. E posso dizer que apesar dele, do regime militar, do Collor, Fhc, Lula, Dilma, o Brasil sempre seguiu caminhando pra frente. Calma o mundo não vai acabar com nenhuma das situações possíveis. Vamos continuar trabalhando, os empregos vão surgir, pois a economia não para; vamos conseguir estudar, os mais pobres vão ficar menso pobres os ricos mais rico e a vida vai continuar como sempre foi: trabalhe e faça sua parte sem esperar demais do governo que vai dar tudo certo; se o governo ajudar, melhor ainda. Somos uma democracia consolidada e uma nação gigantesca. Dificilmente isso vira uma Argentina ou Cuba.
A única coisa que pode nos prejudicar como povo, é essa separação que fazemos entre nós. Parece que voto é muito mais uma decisão emotiva e passional do que racional. Eu mesmo cheguei a perder um amigo nas últimas semanas por causa desse processo todo; e quem perdeu com isso? Foi a Dilma, foi o PSDB, foi a Marina?! Não fui eu, somos nós.
Era isso que tinha a dizer.”
Excelente!
Em paises onde o voto é facultativo, é provavel que quem vote seja a alta classe, os inteletuais, etc.
Me parece que o Tiririca foi eleito como forma de protesto, nao?
uma colega postou em sua rede social que, ao sair de casa, deparou com o bar abarrotado de bm, ouvindo arrocha e bebendo muito. Aproximou-se e perguntou o que, afinal eles estavam comemorando. Responderam que, ja que era dia de votacao, teriam de beber bastante pra nao fazer merda. Entao, ela, estudande te direito, a qual admiro muio, pelas suas ideias impopulares, me surpreendeu. Respondeu: “pensando bem, me da uma cerveja ai tambem.” Muitos riram kkk, mas eu fiquei pensando no motivo de o Barril esta deste jeito e por ser chamado assim. BARRIL.
Forma bacana de protestar: se fodendo e fodendo a todo o resto
Eueueu! A crente sifudeu!
Trabalhei em 6 eleições ( esse ano não mais)
Ou seja, por 12 anos de minha vida participei mais ativamente da dita “festa” da democracia.
E nisso já vi de tudo de mais bizarro acontecer nas seções.
Mas hj…
Hj tinha uma mulher fazendo tanto escândalo pq a foto da presidente dela não apareceu, e ela não queria que a Dilma ganhasse,que
Deu policia, deu TV record
E o que aconteceu? Nada!
Porque uma vez encerrada sua votação, é impossível o sistema aceitar seu número de titulo de novo.
Eu ficava repetindo isso o dia todo, para os eleitores: se errar e confirmar não tem volta.
Mas pq as pessoas não entendem isso?
E tbem
Que a ordem dos candidatos é a que aparece na urna e não a ordem da colinha que vc fez?
Mas vdd seja dita: se o voto não fosse obrigatório, neguinho ia pro pagode, pra praia, pro churrasco …ia pra casa do caramba, menos votar.
Brasileiro faz protesto, vai pra rua apanhar da polícia, e depois vai votar e esquece tudo, pq ai já se acostumou com o cheiro e a merda já não fede mais.
Brasileiro quer ter voz mas não se esforça em aprender a falar.
É muito analfabetismo funcional de pensamento.
Essa democracia (in)democrática me irrita.
Urna eletrônica em país onde parte da população considera luz elétrica como coisa do demônio é, no mínimo, risível.
(Perdão, meu comentário anterior saiu sem revisão. vale esse.)
Sabe algo que ainda não compreendo?
Candidato A tem 35% dos votos, Candidato B tem 30% e C tem 25%. O restante dos votos válidos é distribuído entre os demais candidatos.
Como pode ir para o 2º turno o Candidato A, se apenas 35% dos eleitores votou no Candidato A, enquanto 55%(50% + 1) dos eleitores votou em NÃO ELEGER o Candidato A? Não deveria se o Candidato A excluído do processo eleitoral e para o 2º turno irem os Candidatos B e C?)
Isso é muita loucura ou faz sentido?
AZIDEIA.
Porra, claro que isso não faz sentido nenhum, custa raciocinar antes de postar um comentário?
Coméque o Candidato B vai pro segundo turno se 70% das pessoas votou em NÃO ELEGER o safado? Ou como vai o C se 65% votou em outros? COMÉQUE a pessoa que recebe mais votos é excluída do processo eleitoral, mas os outros continuariam?
Da próxima vez que você for brigar com a lógica, tenta não aparecer em público pra não passar vergonha.
Só uma ideia, cara. Take it easy.
Simplesmente não tolero as regras de nosso sistema eleitoral e isto foi apenas uma elucubração. Imagino que boas ideias surjam de abstrações, mesmo que estúpidas, como acabo de perceber após refletir sobre as implicações que você descreveu.
Sabe algo que ainda não compreendo?
Candidato A tem 40% dos votos, Candidato B tem 35% e C tem 30%. O restante dos votos válidos é distribuído entre os demais candidatos.
Como pode ir para o 2º turno o Candidato A, se apenas 40% dos eleitores votou no Candidato A, enquanto 65% dos eleitores votou em NÃO ELEGER o Candidato A?
O critério é maioria dos votos positivos e não exclusão por votos negativos.
Amigo! 40% de A + 35% de B + 30% de C = 105% e ainda o restante vai para os outros candidatos? A soma percentual não pode ultrapassar 100% ou você esqueceu de fazer a conta da porcentagem? Só um alerta meu amigo para não passar vergonha postando coisas impossíveis. Abraço!
Como se em vito antigo de papel nao tivesse fraude ai ai… Bem melhor a urna eletrônica onde o resultado sai no mesmo dia e eliminou fila dessa merda. Vivi época de alem de ser obrigado a votar ainda criava varizes nas filas. O resultado coincide com o das pesquisas mas daí vão dizer que também foram manipuladas. Cada povo tem os palhaços que merece.
A fraude fica mais difícil em urna de papel. Quando o partido que está no poder é composto basicamente de idiotas que são flagrados com dólar na cueca, dificultar pode ser sinônimo de impedir. Gente burra não alcança altos patamares de fraude.
Amanhã vou acordar cedo, tomar um bom banho, comer bem, pegar meus documentos, me arrumar bem bonitinha… e fazer as malas e ir embora daqui. Não importa de que lado venha a trolha, mas ela vai entrar de qualquer jeito, vamos todos fugir enquanto há tempo.
Faz muito bem
Deveríamos escolher representantes, e não ‘consumir’ um produto propagandeado por poucos meses.
Num dos textos da coluna Publiciotários, o Somir disse que o modelo de propaganda imperativa tipo “compre o produto!” já é obsoleto e não se usa mais, porque os consumidores já se acostumaram a ele e desenvolveram resistência, e assim a publicidade teve que evoluir também e achar outros caminhos.
Na propaganda eleitoral esse modelo ainda é bem vivo, não faltam propagandas do tipo “vote fulano” ou “vote nos candidatos do partido…”.
Talvez seja só amadorismo, mas talvez seja um sinal de que evoluímos muito mais como consumidores do que como eleitores.
Koppe, taí um ponto importante de reflexão. Talvez pese ai o fato de que ai a escolha é praticamente compulsória (colocaram o voto em trânsito só pra puxar a boiada que não votava por estar estabelecida fora do domicílio eleitoral ou mesmo do país) enquanto que no caso dos produtos você pode escolher entre comprar ou não.
Acho que se o voto não fosse obrigatório metade do povo BR “ousadia e alegria” passaria o dia de amanhã fazendo um churrasco na laje e tomando banho em piscina improvisada com caixa d’água. A outra metade iria votar porque alguém prometeu uma cesta básica (ou uma grade de cerveja pra turma) em troca do voto.
Que nada, os Ousadia e Alegria já estocaram bebida e vão churrasquear amanhã de qualquer jeito!
As pessoas falam que, com o voto não obrigatório, os políticos ofereceriam de tudo para levar os eleitores para votar neles. Acho que vai além: os eleitores é que exigiriam ganhos e benefícios primeiro. Tal qual os médicos demandam das indústrias farmacêuticas para receitar seus remédios…
Sabendo que vai ter que ir votar de qualquer jeito as pessoas acabam exigindo algo em troca para não peder a viagem. Talvez se não fossem obrigadas a preguiça ou a vontade de pagodear falaria mais alto
Eu também acho que a preguiça e o pagode venceriam, só iria votar quem tivesse algum proveito disso ($).
Olha, só de ter um feriado, essa gentalha ia pegar seu Chevelho e viajar para algum barraco no litoral. Acho que nem por dinheiro votariam. Iam encher os cornos na véspera e acabariam não votando no dia seguinte.
BM é tão burro, mas tão burro, que teve caso de candidato com candidatura cassada que conseguiu eleger a ESPOSA. Saporra não tem conserto.
Não sei se rio ou choro
Adorei os textos. Passei o link pra algumas pessoas que acho que deveriam ler. Não sei se vai surtir lá muito efeito, mas, se uma luzinha se acender na cabeça de apenas uma pessoa, já terá valido a pena. E torno a dizer: me impressiona e me preocupa que nenhum outro órgão de mídia – oficial ou alternativa – tenha sido capaz de fazer uma análise com a de vocês: Somir resumiu a situação com a precisão e a abrangência costumeiras e a Sally fez um desabafo que, creio, a maioria de nós também gostaria de fazer…
Ah! Mandei um e-mail ontem pra vocês. Depois dêem uma olhada, OK?
Espero conseguir, mas mesmo que demore, vou ler
No meio de cem que vão achar desprezíveis, talvez um goste, venha e fique.
Ainda voto na mudança!
Marina… acredito mais em uma pessoa nova, uma legenda nova para modificar a administração do Brasil.
Enquanto o PT continua se vangloriando do Bolsa família e parece que vão ser eleitos até em 2030 por esse feito, vejo algumas propostas boas no PSB como a de escolas em tempo integral.
Também observo que Marina perde votos devido a sua aparência, muita magra! muito fraca! é sempre o que ouço.
Não acredito que seja a melhor candidata de todos os tempos, longe disso! porém vejo como uma mudança importante.
Mudança, não posso deixar de concordar que haverá…
Marina: pq cordão umbilical é feto…
“E depois mais 4 +4 anos de Lulinha, se a cirrose não o matar antes, coisa que não deve acontecer, pois pobre cachaceiro é uma raça especialmente resistente.”
To pensando em fazer uma pesquisa científica sobre por que pobre cachaceiro não morre e fica dando trabalho pra todo mundo! Impressionante!
Em relação ao digníssimo trabalho de mesário, trabalhei 6 eleições (12 anos!) nesse circo, ganhando 20 reais pro almoço (que eram 10 até pouco tempo atrás).
E o processo de seleção é tão seguro que fui convocada (com aquela carta pouco ameaçadora, que diz que vou ser presa se não aceitar o cargo) de cara pra ser presidente de seção!! A pessoa nunca nem tinha votado e de repente eu podia mandar prender gente! Hahaha!
Sem contar os vários dias perdidos com “cursos” em que a gente ficava numa sala assistindo um vídeo!!! Argh, não gosto nem de lembrar…
Fui convocada para ser mesária muitas vezes. No começo, eu era muito nova, ainda estava na faculdade, e achava o máximo “servir ao meu país”. Queria, inclusive, prestar concurso para trabalhar no TSE ou no TRE de qualquer estado.
Mas no meio do caminho da minha alegria tinha a realidade. Tinha a realidade no meio do caminho da minha alegria… E a realidade é esse texto de vocês. Somos OBRIGADOS a exercer o direito de votar. As urnas não são seguras. Os políticos só conseguem chegar ao poder se jogarem o jogo podre da corrupção. As opções são sofríveis. E os eleitores??? Meu Deus, os eleitores!!!!!!! Depois de anos sendo mesária, eu vi de tudo.
Já tive que chamar a polícia por causa de um eleitor que não terminou o voto e eu avisei para ele voltar à urna. Daí ele ficou desconfiado e disse que eu estava vendo os votos dele através da “maquininha”. Ele achou que pelo terminal do mesário era possível saber em quem os eleitores estavam votando. Tentei explicar que isso era impossível e ele começou a gritar e a me xingar de “ladrona”. Ele só parou de gritar quando o policial que estava lá no colégio eleitoral chegou. Mas ficou gritando que eu ia para a cadeia por roubar votos na maquininha roubadora de votos. Sério.
De forma geral, as pessoas não sabem a diferença entre deputado estadual, deputado federal e senador. Não sei como governadores e presidentes conseguem ter tantos votos válidos. Não sei mesmo. Parece um milagre que tantos consigam chegar até o final da votação. Muitos não levam a cola e depois ficam perdidos, sem saber em quem votar. Vários pedem opinião aos mesários sobre quem deveriam votar (SÉRIO!) E não, não adianta repetir que os membros da mesa receptora de votos não podem falar em nomes e números de candidatos em nenhuma hipótese, para evitar fraudes, porque eles acham que é má vontade nossa. O pior é que eu sempre avisava para os que estavam na fila que havia uma lista de nomes e números na porta e ninguém ouvia.
Um senhor teve a capacidade de reclamar que já tinha votado no Senador e apareceu de novo para ele votar “A urna tá com defeito” – ele disse. Daí eu expliquei que ele tinha que votar em 2 senadores e ele me perguntou, irritado: “Pra quê??? Tá aí uma pergunta para a qual eu não tinha e jamais terei resposta; “Pra quê???”
Teve outro cara que votou rapidamente e saiu. Eu avisei que ele não tinha terminado de votar e ele disse “Vim aqui só para votar na Dilma”. Expliquei que ele tinha votado apenas em deputado estadual e ele respondeu que tinha votado na Dilma, sim, e ia embora, porque não queria eleger nenhum vagabundo pra governador.
E a Justiça Eleitoral também é bem atrapalhada. Inúmeros eleitores perdidos apareciam procurando o local de votação deles e não havia computadores disponíveis para procurar, no site do TSE. E eles saiam irritados e sem conseguirem votar. E o pior é que todo ano mudam as orientações sobre uso de celular e presença de crianças. Uma vez, passei o dia brigando com eleitores que insistiam em levar crianças para “apertar o botão no lugar do papai e da mamãe” para, no dia seguinte, aparecer uma foto no jornal local do prefeito votando com os sobrinhos.
Uma vez apareceu um eleitor em cadeira de rodas. Até aí, tudo bem. Acontece que a minha seção ficava no segundo andar de uma escola sem elevador. Tiveram que carregar a cadeira de rodas e o eleitor. Foi muito demorado, porque a escada era estreita e tinha uma “curva” que dificultava a passagem da cadeira. Eu reclamei no Cartório Eleitoral, mas disseram que era obrigação do eleitor ir pedir uma seção especial antes das eleições. Foda-se se alguns eleitores vivem numa cadeira de rodas e são muito simples e não conhecem seus direitos. Eu o orientei a procurar o Cartório para mudar sua seção, mas acho que foi em vão.
Também é constrangedor quando chegam analfabetos e precisam assinar com a impressão digital. Dá pra ver a vergonha nos olhos deles e, como sou mais sensível do que deveria ser, sempre sentia vontade de chorar e tinha que me segurar e fingir que estava tudo bem. Como será que é viver sem saber assinar o próprio nome???? Claro que o analfabetismo funcional é a regra, mas não saber assinar o próprio nome é humilhante demais.
De uma maneira geral as pessoas são bastante ignorantes quanto aos seus direitos políticos. Na minha zona eleitoral, houve um caso (graças aos deuses em outra seção!) de um senhor que ESMURROU a urna, porque não sabia como usá-la… Se fosse protesto, eu apoiaria. Não era. Era desespero de não saber o que fazer diante da urna. Ignorância mesmo.
Este ano consegui ser dispensada. Na última eleição, consegui 4 mesários voluntários na minha seção e estou livre para dormir até tarde amanhã. Mas feliz eu não estou, não. A festa da democracia me obrigará a participar, mas eu já estou amarga demais até mesmo para me revoltar.
Muito triste tudo isso. E olha que vc não deve morar numa cidade muito carente; deve ser pior.
Obrigado por compartilhar.
Nanda, Marina, estou de boca aberta com as histórias que vocês contaram… Já imaginava que certas coisas no mínimo pitorescas acontecessem nos locais de votação, mas nunca poderia supor que fosse desse jeito.
Errata: Onde eu escrevi “colégio eleitoral”, leiam ZONA.
ZONA é bem mais apropriado
Sensacional
Vcs são geniais na elabolaracao pertinente das palavras
Virei fã!
Se me der licença, vou postar aqui um texto com minhas considerações sobre meu voto que postei na rede social.
“Considerações ‘Semi-finais’ sobre as Eleições: EM QUEM VOU VOTAR
Pra quem não quiser ler tudo, na fotinho tem um resumo e dica de quem votar. ;)
Depois de tanto encher o saco de todo mundo com indiretas e ataques a políticos aleatórios, vou declarar meu voto presidencial (todo mundo esta estados diferentes aqui, então não adianta falar dos deputados) e esclarecer da forma o mais breve possível meus principais motivos.
Vou de Aécio (bluf…por essas vocês não esperavam, hein! hahaha).
Primeiro e principal motivo, é porque 16 anos no poder é muita coisa. Quanto mais tempo um partido tem domínio da máquina pública, mas ele a aparelha e e a usa para se perpetuar ainda no poder, diminuindo cada vez mais os poderes legislativo, executivo e judiciário. O executivo não pode fazer leis e não pode interferir nas decisões judiciais. Exemplos desta contaminação não faltam, e posso detalha-las posteriormente.
A cada mandato de um mesmo partido – e isso não ocorre ou ocorreu apenas no Brasil, caminhamos para maior controle dos meios de comunicação, corrupção, cerceamento de liberdades individuais de expressão com controle de críticas e opinião, dada homogenização de idéias. Esquerda bom, direita ruim; eles roubam, mas outros roubaram também; se aconteceu, mesmo sendo responsável, eu não sabia; tudo está bem, esqueçam sua ida o mercadinho da esquina e veja estes números; quem não concorda é pessimista/reacionário; e a separação de grupos como negros x brancos, ricos x pobres, médicos x população, esquerda x direita.
Além do mais o PT sempre foi muito bom como oposição, e isso é o fator primordial de uma democracia. Hoje nossa oposição é fraca e beneficia caminharmos par um estado de totalitarismo velado. É hora do PT ser oposição novamente, largar o osso.
Mas não é só pelos defeitos do PT que vou escolher a (haha) oposição. O PT avançou muito em questões profissionalizantes, sociais e educacionais. Mas isso foi na época do Lula, a Dilma teve de segurar o rojão de uma politica econômica desastrada que a médio prazo veio a causar recessão e inflação e ter muita cara de pau pra maquiar isso tudo. O PT melhorou questões sociais, sim. Mas é um desastre em termos de economia e política externa. E nisso, o PSDB é muito melhor.
O PSDB sempre teve coragem de mexer em pontos complicados, mas cruciais para o desenvolvimento não de grupos específicos, mas de todo o país. Vide o plano real que acabou com uma inflação de 50% ao mês, as privatizações (sim, foram boas), os Genéricos, as Fatecs que deram a ideia para o Pronatec, Poupatempo, as AMES, a Lei de Responsabilidade Fiscal, e outros.
Notaram alguma diferença? O PSDB não segrega os interesses da população. Ele faz coisas que beneficiam a TODOS, desde o mais rico até o mais pobre.
E no momento acredito que o país precise de alguém com estrutura e coragem para arrumar o que está bagunçado e dar continuidade ao crescimento e evoluções que temos tido de 95 desde a saída do Collor para os dias atuais. Sim, o Brasil não foi descoberto em 2002 como propagam alguns.
E, mesmo que o Aécio perca, se ele tiver um número de votos significativos agora em 2014, pode voltar com força em 2018. Não existe ‘jogar voto no lixo’ por causa de pesquisa.
É isso.”
Pela primeira vez concordo 100% com você.
A alternância de partidos no poder é uma maravilha só não vale para o estado de São Paulo. O PSDB assumiu o governo do estado com Mario Covas em 1/jan/1995 e vai governar com Alckimin até 31/12/2018. Serão 24 anos do PSDB no poder. Não duvido que este mesmo partido comece a defender o fim da reeleição que ele mesmo lutou para implantar.
“A alternância de partidos no poder é uma maravilha só não vale para o estado de São Paulo.”
Fale por vc. Eu acho que o Geraldo tinha de sair chutado do governo. mas infelizmente não havia opção: Tinhamos o Skaf, que é o mais próximo do que podemos chamar de bandido safado; que desvia dinheiro do Sesi para tudo, menos melhorar a vida do trabalhador e dar algum retorno, e o Padilha que veio de outro estado completamente desconhecido e com a praticamente única proposta bastante vaga quanto a água. Então fica complicado tirar o psdb. E não fico feliz por isso.
O q e melhor, um babaca inutil ou um sanduiche de merda?