Skip to main content

Desfavor Convidado: Comportamentos Cretinos.

| Desfavor | | 46 comentários em Desfavor Convidado: Comportamentos Cretinos.

descon-compcret

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.

Desfavor Convidado: Comportamentos Cretinos.

Eu sou uma pessoa velha. Apesar de ter menos de 30 anos muitas coisas aparentemente simples me aborrecem, como se eu fosse uma velha caquética de 85 anos. Este texto é sobre todas as coisas que as pessoas fazem no dia a dia, coisas aparentemente inofensivas ou que já foram para o modo automático de tão banais que ficaram, mas que me irritam profundamente, ainda bem que eu sou muito calma e nunca surto por aí, caso contrário já teria tomado muita porrada do BM. Como vocês estão muito acima do BM, muitos concordarão com algumas das coisas citadas. Sei que esse assunto já foi bastante comentado por aqui, mas o serumano é fascinante e sempre dá pra falar um pouco mais.

Comecemos pelo trânsito, este feroz algoz do cotidiano. FILHOS DA PUTA PAREM DE BANALIZAR A PORRA DA BUZINA. Ok, desabafo feito, vou abordar a questão com um pouco mais de profundidade.
Não sei se vocês já pararam para pensar no porquê de ter tanto barulho de buzina. Eu moro ao lado de uma escola particular, o que significa pessoas fodendo o trânsito o tempo todo e outras pessoas reclamando com a buzina o tempo todo, então já fiquei bastante irritada com isso e pensei bastante a respeito. Basicamente existem tantas buzinadas porque nossa sociedade é composta por dois tipos de pessoas: mal educados e arrogantes, sendo que existe constante migração de um grupo para o outro.

Vou começar pelos mal educados, que são os animais que provocam buzinadas. Podemos vê-los o tempo todo parando em fila dupla, mudando de faixa ou fazendo conversões sem sinalizar, invadindo a pista ao lado, parando em local proibido, ultrapassando pela contramão em ruas apertadas e movimentadas, dentre tantos outros comportamentos boçais.

Já os arrogantes são aqueles animais que usam a maldita buzina para reclamar. Se acham muito bons para tolerar calados as merdas feitas pelos animais do primeiro grupo, ficam indignados, furiosos, putinhos da vida e se sentem no direito de buzinar. Em suas cabecinhas pequenas não são capazes de perceber que estão cercados de prédios, muitas vezes cercados de hospitais e escolas, não conseguem parar meio segundo para pensar que o barulho que amenizará sua raivinha causará incômodo para centenas, milhares de pessoas que habitam os prédios ao redor, eles só pensam em amenizar sua ira momentânea e que se foda todo mundo que está no raio de alcance da buzina, que por sinal não é pequeno.

Agora você deve estar pensando que uma buzinadinha de vez em quando não é nada demais. É SIM, SEU MAL EDUCADO E ARROGANTE! Caso você não tenha percebido, vivemos em cidades abarrotadas de pessoas e de carros. Se uma em cada dez pessoas que dirige der sua buzinadinha uma vez por hora é sim uma grande coisa. Se você não consegue se dar conta disso repense suas atitudes, pois sua falta de educação e arrogância chegaram a um ponto que te levará a encontrar alguém do naipe Michael Douglas em Um dia de fúria, o resultado não vai ser legal pra você.

Óbvio que eu não sou radical extremista e sei que a buzina é útil sim, evita acidentes e etc. Mas do jeito que está hoje, os animais motorizados banalizaram seu uso. Além das atitudes arrogantes já citadas, existe também gente que buzina pra chamar pessoas que estão dentro de casas, gente que buzina um segundo depois de o sinal ficar verde e o carro da frente não sair e gente que buzina pra agradecer quando outro carro dá passagem, tomar no cu viu! Se eu for ditadora do mundo buzinar pra agradecer vai ser punido com execução pública. Filhos da puta arrogantes ficam estuprando o ouvido alheio pra agradecer, não precisa porra, não precisa! Você nunca mais vai ver a pessoa na sua vida, não precisa adular, não precisa buscar aceitação, sua pretensa educação em agradecer está na verdade incomodando muita gente que não tem nada a ver com a peripécia desimportante que acabou de acontecer entre você e o outro carro. Buzina para emergências e só.

Não sei em outras cidades, mas em São Paulo, onde eu moro, dirijo e conheço o transito os taxistas são campeões em arrogância, talvez até mais do que as pessoas com carros gigantes de duzentos mil reais. Atribuo isso ao excesso de confiança que eles adquiriram por estarem ao volante muitas horas por dia. É uma explicação, mas não serve como justificativa. Se algum taxista ler isso, por favor repense e seja um pouco mais cauteloso, nem todo mundo tem trocentos bilhões de horas de experiência ao volante como você, sua arrogância vai causar acidentes. Não sei se você se dá conta disso, mas existem pessoas que dirigem há pouco tempo e se assustam com as manobras que vocês fazem (mudar de faixa estando muito próximo de outro carro, dar seta em cima da hora, enfiar seu carro no meio dos outros carros durante congestionamento, dentre outros comportamentos cretinos).

Aliás, é uma grande, enorme, bisonha deficiência o fato de o código de transito brasileiro não ter uma lei, uma determinação ou coisa do tipo especificando que condutores com pouca prática devem usar um adesivo (que seria padronizado pelo DETRAN), significando que é um motorista novato e portanto digno de paciência e tolerância por parte dos demais motoristas. Eu quando estava aprendendo tomei muita, mas muita buzinada na cara, isso quando não baixavam o vidro pra me xingar. Não tem jeito de aprender a dirigir se não sair por aí dando a cara à tapa e aguentando esses filhos da puta movidos à buzina. Quem sabe se tivesse um adesivo os arrogantes conseguissem conter um pouco o reizinho interior e ter paciência. Uma amiga minha que morou no Japão disse que lá tem, bem que nosso legislador poderia copiar.

Ainda no quesito trânsito temos também os estúpidos que param onde não pode e deixam o pisca alerta ligado, como se isto fizesse o carro dele sumir ou significasse que ele está em um perigo de vida muito grande e não teve outra alternativa. Não, não e não! Fazem isso porque são mal educados e arrogantes, se acham acima das leis e das regras. Pisca alerta não é carta branca pra comportamento quadrúpede cretino, queria tanto que as pessoas entendessem isso!

Agora vamos falar do ambiente de trabalho. Tantas e tantas coisas que os filhos da puta fazem e nós temos que aguentar calados, pois é um ambiente onde supostamente reina a tolerância e o respeito. Em empresas grandes de uns anos pra cá está muito na moda o conceito de open office, que é um nome chique que deram pra quando apenas os diretores tem sala e os peões precisam dividir mesas, as famosas baias, em um grande espaço aberto onde todos podem ver e ouvir tudo que acontece.

Por favor tenham a bondade de notar que sua conversa não é interesse e que as outras pessoas que dividem o espaço com você não estão interessadas em saber o que se passa na sua vida, portanto é primordial manter o tom de voz baixo, para que somente ouça sua conversa desinteressante a pessoa a qual você está se dirigindo.

Fora que é um tremendo queima filme a pessoa ficar berrando coisas que denotam o quanto ela é burrinha e sem cultura, eu preciso começar a anotar as pérolas que ouço, são coisas do tipo “o que é siesta?” “folha ilustrada??? O que é isso?” ou “fui lá no treinamento de liderança que teve no hipódromo e mal conseguia montar no cavalo, de tanta ressaca”, fora as idiotices de novela, the voice e os pequenos momentos de histeria feminina gerados por produtinhos recém chegados do free shop ou notícias cretinas lidas no Yahoo.

Sério mesmo, pensem um pouco antes de berrar num local cheio de pessoas, notem que há pessoas que tem poder sobre sua carreira e que podem te ferrar seriamente, assim como há pessoas que ocupam cargos inferiores, mas possuem mais inteligência e fazem de você alvo de deboche no bate papo corporativo. Eu considero isso a versão chique do pobre que berra ao celular em locais públicos (ônibus em especial), é como dizem, a pessoa pode sair do subúrbio, mas o subúrbio nunca sai da pessoa.

Ainda no ambiente de trabalho podemos encontrar as seguintes cretinices: terminar de almoçar e não liberar a mesa no refeitório, ficar lá pensando na vida ou brincando com alguma porcaria eletrônica; em pleno horário de volta do almoço, o verdadeiro rush do banheiro, a cretina termina de escovar os dentes, de passar maquiagem, desodorante, perfume, pentear o cabelo, esticar a roupa e ao invés de liberar a pia fica encostada lá, papeando com outra, sendo que tem gente em pé esperando pra usar a pia, puta que pariu! Que ódio que me dá, mas tenho que manter a compostura exigida pelo ambiente de trabalho; sempre tem aquele que se afasta da mesa e deixa um celular com toque alto que toca e incomoda todo mundo; e pra finalizar tem aquele infeliz que berra ao celular, sim, ainda tem gente que faz isso! Parece inacreditável mas tem, gente que se considera muito acima da gentalha que berra ao celular dentro do ônibus. Cretinos, todos!

Sei que vou tomar porrada nos comentários, observem eu não me importar. Como diz a Sally, se eu tiver conseguido mudar a mentalidade de uma pessoa que seja, já está ótimo. Por um mundo com menos comportamentos cretinos.

Daniele


Comments (46)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: