Skip to main content

Plantão Vinagre: Libra-nos.

| Sally | | 35 comentários em Plantão Vinagre: Libra-nos.

plantao-vinagre10

Um vídeo rápido, de menos de um minuto, antes de começar o texto:

http://www.youtube.com/watch?v=kGJDY4IMkyg

Pré-sal, para quem não sabe, é o nome que se dá a um tipo específico de rocha, composta basicamente por sal petrificado que se encontra no fundo do mar. Porque se fala tanto em Pré-sal? Porque se descobriu que este tipo de rocha costuma ter petróleo em seu interior, logo o Pré-Sal é como uma caixinha que guarda uma joia. Calhou do Brasil ter esta “caixinha de joias” no fundo do mar, criando a seguinte situação: se sabe que tem petróleo, mas está tão difícil de alcançar e tão complicado de extrair, que nem sempre isso é possível. Sabe uma criança que olha para um doce no alto de uma estante que ela não alcança? É mais ou menos por aí. Desde que foi descoberto, salvo engano em 2006, o Pré-Sal vem sendo objeto de estudo e diversas técnicas de extração de petróleo vem sendo testadas, muitas delas com sucesso. Todo mundo começou a correr atrás.

Para você que ouviu uma conversa sobre Libra e leilão mas não sabe muito bem o que está acontecendo, Desfavor mastiga para você. Estamos falando do Campo de Libra, localizado na Bacia de Campos, a 183km da costa carioca, que é uma grande fonte de petróleo. Provavelmente o Campo de Libra seja um dos maiores campos de petróleo do país e talvez do mundo (fala-se em mais de 12 bilhões de barris de petróleo). E, adivinha só? É petróleo que se encontra inserido no Pré-Sal, aquela camada rochosa sobre a qual falamos no parágrafo anteior. Uma verdadeira fonte de riqueza. O que você faria se achasse um tesouro no seu quintal, investiria para ficar com ele para você ou dividiria com o seu vizinho só para não ter o trabalho de carrega-lo?

Dilma quer dividir com o vizinho. Até um mês atrás Dilma estava subindo nas tamancas e acusando os EUA de espionarem a Petrobrás para roubar a sua moderna tecnologia de exploração do Pré-Sal. Agora, um mês depois, Dilma faz beicinho e diz que o Brasil não tem como extrair esse petróleo. Pena que especialistas na área não concordem com ela. Só para citar um exemplo, porque aqui tem gente que tem tara por fontes, o Mestre em Planejamento Energético pela UFRJ e doutor em Engenharia Nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology, Ildo Sauer, professor titular da USP desmente a Dilma. Ele afirma que tecnologia o Brasil tem de sobra, e dinheiro não seria problema, pois ao explorar está área o lucro seria tão grande que o investimento se pagaria em pouco menos de dois anos. Nem precisava desta explicação, nós leigos vemos o Governo Dilma investindo quantias exorbitantes em projetos nada lucrativos mensalmente.

O grande problema é que Dilma não tem dois anos, ela precisa de dinheiro para o ano que vem, afinal, uma campanha não se paga sozinha. Suas escolhas vem refletindo seu desespero por dinheiro, como por exemplo a predileção pelos cubanos no absurdo projeto “mais médicos”, onde todos os médicos do mundo ganham dez mil reais na mão, enquanto que os coitados dos cubanos ganham uma pequena porcentagem disso, deixando o resto nas mãos do Governo cubano, que divide meio a meio com o Governo brasileiro. Oficialmente Dilma posa de boazinha, pois estaria “solucionando” o problema dos médicos no país, mas na verdade ela está recebendo de volta metade do que está pagando e direcionando esta verba para a campanha. Ela não está nem aí para o problema dos médicos, tanto é que o PT deixou a situação chegar onde chegou, ela quer é caixa 2 para a campanha. Tudo que ela vem fazendo está direcionado a isso.

Dilma diz que não tem dinheiro para explorar o Campo de Libra, entretanto ela tem dinheiro para aumentar em 900% (não foi erro de digitação, é novecentos mesmo) os gastos com propaganda para alardear o programa Minha Casa, Minha Vida, que por sinal não entregou tudo que prometeu e muito do que entregou está inabitável. Dinheiro há, caso contrário não teriam triplicado os gastos com assistencialismo e suas “bolsas-esmola”. O problema é que Dilma não quer gastar agora com nada que não seja revertido em mais dinheiro para sua campanha. Não apenas não quer gastar, como ainda quer arrecadar por debaixo dos panos o máximo que puder, e para isso, está disposta a “vender” uma das maiores riquezas naturais já descobertas no país. Até onde eu sei, nenhum país do mundo jamais compartilhou nenhum campo de petróleo conhecido. Mas o Brasil é assim, tem dinheiro para fazer trem-bala, cujo retorno beira o zero para cofres públicos, mas não tem dinheiro para explorar algo que gerará uma fortuna a curto prazo.

Especialistas estimam que quem conseguir o direito de explorar o Campo de Libra lucrará cerca de QUATRO TRILHÕES DE REAIS nos próximos 20 anos. Dinheiro que poderia ser usado para educação, saúde, infraestrutura… Mas não, Dilma precisa de dinheiro para sua campanha AGORA. Sabendo desta fonte de lucro exorbitante, não é de se estranhar que as empresas que participam do leilão estejam dispostas a financiar com carinho a campanha da Dilma. Para quem não sabe como funciona, primeiro se conversa em off com cada empresa. Quem entra na dança participa do leilão, quem não topa, não participa. Esta exclusão pode ser feita em off das mais diferentes formas, como por exemplo, colocando condições no edital que eliminem as empresas que não toparam o jogo sujo. Anota uma coisa aí: TODAS as licitações envolvendo o Poder Público no Brasil são cartas marcadas. TODAS.

Um exemplo para que vocês entendam: vamos supor que o Governo quer contratar um blog para prestar algum serviço. Existem centenas de blogs nacionais hoje, muitos deles com mais acessos e infraestrutura que o Desfavor. Certamente o alcance dos serviços seria maior e melhor se pegassem um blog de mais projeção, com mais de duas pessoas trabalhando nele. Mas daí Somir e eu vamos ter uma conversa a portas fechadas com representantes do Governo e eles nos oferecem pagar X pelo nosso trabalho, desde que a gente devolva metade desse X para o Governo por debaixo dos panos. Somir e eu aceitamos. Daí no edital convocando os blogs para prestar serviço ao Governos aparece a seguinte exigência “Os blogs candidatos tem que ter uma constituição própria exposta na página inicial do blog”. Em entrevista, um engravatado qualquer do Governo diz que esta exigência é para assegurar a seriedade e organização do blog. Pronto! Excluiu todo o resto e ainda ganhou um ar de moralidade! Desfavor ganha a licitação, Somir e eu enchemos o rabo de dinheiro e Dilma ganha metade do que pagou por debaixo dos pano para investir em sua campanha, dinheiro este que mais tarde será justificado como uma “doação”.

A exploração do Campo de Libra no mínimo dobraria as reservas de petróleo brasileiras. Retirar esta possibilidade da Petrobrás lesa todo o país. É como se você achasse uma mina de ouro no seu quintal no valor de cem mil reais mas tivesse que gastar 500 reais com o material para retirar o outro de lá. Você não tem esse dinheiro, apesar de gastar o dobro disso por mês com cigarros, cerveja e putas, então, permite que seu vizinho retire o ouro em troca de uma pequena porcentagem para você, já que se você se endividar para comprar os materiais, não vai ter mais dinheiro para gastar com cigarros, cerveja e putas. Este exemplo ilustra as prioridades do PT. Simplesmente uma vergonha.

Para agravar a situação, o petróleo brasileiro é superior em matéria de qualidade ao do resto do mundo. É verdadeiro ouro em pó. Com isso, a Petrobrás teria tudo para se tornar uma potência, mas em vez disso, está endividada. Em parte por causa do grande cabide de empregos do PT. Ninguém me contou, eu mesma vi isso acontecer várias vezes: quando o PT sobre ao poder pendura seus cabos eleitorais, uns semi-analfabetos toscos em tudo quanto é cargo e os órgãos que eles trabalham começam a afundar, nem tanto pela corrupção (até para roubar falta competência), mas principalmente pela incompetência. Recebem recursos do Poder Público, verdadeiras fortunas, e ao final de cada ano tem que devolver quase todo o dinheiro, pois não tivera competência para elaborar projetos dentro dos requisitos para gastar esses recursos, nem mesmo projetos “para inglês ver” com o único objetivo de desviar verbas. São chimpanzés de terno que mal sabem preencher um formulário básico.

A Petrobrás também está se fodendo graças à política suicida de vender petróleo no Brasil a um preço menor do que o valor do petróleo que se importa. Novamente, o motivo é a reeleição da Dilma: se o preço da gasolina subir o tanto que de fato teria que subir agora, Dilma não se reelege, já que boa parte das famílias brasileiras se endividaram e compraram ou estão comprando automóveis. Resultado: estão mascarando os preços e nós temos que lidar com muito carro na rua, muito congestionamento e a Petrobrás quebrada. Uma Petrobrás que estava com 70 bilhões em caixa, e depois de quatro anos de Dilma, hoje se encontra com apenas 7 bilhões. Dilma vai ajudar a remendar o que quebrou? Não vai, para a Petrobrás ela não tem dinheiro. Curioso, quando Eike Batista está endividado o Governo injeta milhões nele, quando a Petrobrás está endividada, recebe um “joinha”.

Ninguém aqui é criança, todo mundo sabe que o Brasil tem reservas colossais de dinheiro. Só para citar uma, que tal o Banco Central, com 300 bilhões de dólares? Quem é que não ia querer investir em um negócio que em dois anos daria um lucro excepcional? Mas não, as reservas financeiras do Brasil estão aí para coisas mais importantes, como pagar bolsa-esmola, fazer propaganda do Governo e financiar luxos de congressistas. Sempre foi assim, e quando alguém resolve tomar atitudes drásticas para tentar mudar esse quadro, vira “vândalo e criminoso” porque depredou uma agência do Itaú ou destruiu uma lixeira. Porque para ISSO o povo pede prisão, para todo o resto que estou narrando aqui no texto não. Nunca vi um povo dar tanta importância à lixeira quebrada como o brasileiro, deve ser porque eles fazem uma identificação com seu lar, afinal, o que dizer deste país se não que é um lixo?

O Brasil TEM COMO EXPLORAR O CAMPO DE LIBRA. Nem que segure os inícios dos trabalhos até o ano que vem, depois que a Dilma dilapidar todo o dinheiro em sua campanha milionária. Fato. Podem acreditar em mim, eu sei muito bem do que estou falando. Mas não, vão negociar uma das maiores reservas de petróleo do mundo, só para poder embolsar algum dinheiro por fora. Imaginem a revolta de todos aqueles que trabalham na Petrobrás e que concorreram para esta descoberta: geólogos, engenheiros e todos os demais. Você se mata de trabalhar, descobre a maior reserva de petróleo do mundo, se mata para pensar em uma tecnologia para explorá-la e, quando chega a hora H, tiram das suas mãos e vendem tudo pronto, com mapinha e coordenadas, para outro país. Os petroleiros estão revoltados, e com razão. Deixar a Petrobrás com uma esmola de apenas uma porcentagem do lucro de algo que eles ralaram para descobrir e tem total capacidade de explorar é deboche.

Vejo muito jornalista sem assessoria jurídica pinçando um artigo aqui, outro ali, tudo fora de contexto, escrevendo verdadeiras aberrações. Vocês querem saber o que a lei diz sobre o assunto? Vamos lá. Em primeiro lugar, a Constituição da República, a lei máxima à qual todas as outras devem guardar obediência sob pena de não terem validade, diz, no seu artigo 20, que é um bem da União, ou seja, é patrimônio nacional. O fato de ser um bem da União não significa que seja um bem da Dilma ou de qualquer Presidente da República, é um bem DO POVO, DO BRASIL, do qual eles são meros gestores. Quando você deixa seu filho com uma babá, ela passa a ser a mãe da criança? Quando você deixa seu carro em um estacionamento, ele passa a ser propriedade do manobrista? Não, né? Pois é. O mesmo vale para esse caso. TODO funcionário público é mero gestor, nunca proprietário dos bens. Os bens são públicos. Mas como costuma acontecer com quem passa muito tempo no poder, o PT está se achando dono da casa que lhe foi emprestada.

Querem rir um pouco? Vamos ver o que diz o art. 12 da Lei 12.351 de 2010, aprovada durante o Governo do Lula: todas as vezes em que houver risco ao interesse da nação e à política energética, o governo poderá contratar a Petrobrás sem necessidade de leilão. Ora, se entregar uma das maiores riquezas naturais do mundo não é um risco ao interesse da nação, então não sei o que é. Algo que se explorado daria um lucro absurdo para o país, permitindo investimentos para a melhoria da qualidade de vida da população, está sendo vendido por um valor muito inferior do que os lucros que poderia gerar. Mas, aparentemente, o atual governo não acha que este será um recurso estratégico a longo prazo. Parece aquelas pessoas desesperadas que vendem suas joias a preço de banana para conseguir dinheiro na mão para comprar drogas.

Nesse exato momento em que estou escrevendo o texto, o leilão ainda não começou. Mas já estou vendo que o mesmo esquema “tiro, porrada e bomba” está comendo solto. Já tem feridos, inclusive gente que nem estava na manifestação mas foi apenas socorrer feridos que estavam no chão. Sobrou até para alguns banhistas que estavam na praia com crianças. Um repórter que queria filmar em um ângulo melhor chamou policiais e mandou um “tira esses filhos da puta daí, enfia a porrada”. Ocorre que os “filhos da puta” eram muitos e a PM ficou com medinho e foi chamar reforços. Resultado: nesse meio tempo os “filhos da puta” cobriram o repórter de porrada, viraram o carro da emissora e tacaram fogo. O carioca não está para brincadeira. Enquanto isso, Dilma está encastelada, escondida.

Chega, esta foi a gota d’água. Depois desta baixaria gigante que está sendo feita debaixo do meu nariz eu não voto no PT em hipótese alguma. Voto no Sarney, no Collor, no Charles Manson, no João Kleber, no Bispo Macedo, no capeta e até mesmo no Tiririca, mas NUNCA MAIS NA MINHA VIDA VOTO NO PT. E estou ficando com vontade de cortar relações com quem votar, porque francamente, são pessoas que me prejudicam.

Para ficar tão revoltado quanto eu, para ousar vir com discurso de esquerda festiva Chico Buarque e chamar para si um ataque pessoal como nunca antes visto ou ainda para dizer que está preocupado com o rebaixamento do seu time no Campeonato Brasileiro: sally@desfavor.com


Comments (35)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: