Desfavor Explica: Vírus de computador.
| Somir | Desfavor Explica | 66 comentários em Desfavor Explica: Vírus de computador.
Mas na verdade é sobre Malwares em geral. Se eu escrevo esse termo no título, ninguém acha depois… Sim, hoje falamos (de forma leiga) sobre os programas mal intencionados que rolam pela internet, e que muito provavelmente JÁ estão no seu computador.
Pra começo de conversa, seria bem limitante falar apenas de vírus de computador. Eles são uma das categorias de programas maliciosos que podem entrar em sua vida digital… Um termo bem mais abrangente é “Malware” (de malicioso, não de malvado, já que vem do inglês). Mesmo que seu antivírus te diga que seu computador está limpo (o que já veremos que não é lá tanta certeza assim), ainda sim existem outras porcarias que podem estar alojadas em sua máquina.
E uma informação importante: Internet hoje em dia é negócio. Acabou-se a era romântica de idealistas e rebeldes, o grosso dos malwares dos dias atuais serve para fazer dinheiro, direta ou indiretamente às custas dos usuários mais incautos da grande rede mundial de computadores. Ah sim, os verdadeiros hackers, os caras com conhecimento avançado de programação, esses estão cagando e andando para o que quer que esteja no seu computador pessoal. Hacker ganha muito dinheiro trabalhando para empresas, ajudando-as a proteger seus dados ao encontrar falhas em seus sistemas de segurança. Ninguém liga para as 700 fotos da última balada no seu HD. Sério… ninguém! NINGUÉM!
Mas falemos dos tipos de Malwares:
Temos os famosos vírus, que são programas que se replicam e infectam outras máquinas. Nem todo o vírus vai destruir o conteúdo do seu disco rígido, até porque um programa só faz o que a pessoa que o escreveu mandou. Os primeiros vírus eram brincadeiras entre programadores, no máximo uma demonstração de capacidade técnica para distrair nerds. Os vírus do imaginário popular – aqueles que quebram programas e apagam arquivos – já tiveram sua era de ouro, mas também já passam longe de ser os mais comuns por aí. Espero que o seu conhecimento sobre o assunto não seja derivado do horrível (e divertido) filme “Hackers”… Não é assim que a banda toca.
Ainda na categoria infecciosa, não podemos esquecer das minhocas, ou, como sempre se lê por aí, worms. Worms se diferenciam de vírus pelo seu modo de transmissão: Vírus se espalham pelos programas que você baixa (querendo ou não), Worms se espalham pela rede por conta própria. Aqueles e-mails malucos que surgem alguém da sua lista de contato de tempos em tempos são worms (claro, quando não são o resultado do álcool). Algum imbecil precisa clicar no vírus, mas nenhum imbecil precisa clicar num worm. Até por isso as minhocas são bem mais irritantes para quem cuida de segurança de redes e afins.
Não poderia faltar o Cavalo de Tróia, cujo nome explica tudo. Os Trojan Horses entram no seu computador escondidos dentro de um programa aparentemente inocente. Os famosos Spywares (programas que espiam o que você faz, normalmente para fins de propaganda indesejada) vem dentro desses cavalos de tróia, por isso é muito importante NÃO CLICAR EM AVANÇAR que nem uma besta cada vez que instala um programa no seu computador: Você baixa um e acaba instalando uns 10. SPOILER: Aquelas barras de pesquisa e páginas iniciais irritantes tipo MyWebSearch quase sempre contaram com sua aprovação “distraída” na hora de instalar. LEIA o que está instalando, sempre.
Além disso, temos os facilitadores: Rootkits e Backdoors. Backdoors, como o próprio nome diz, são programas que colocam buracos na proteção do seu computador para facilitar a injeção futura de outros programas mal intencionados. É chato achar uma, mas por si só ela não faz nada demais. Mas o pessoal que programa esses softwares safados não se contenta com pouco: Criaram os Rootkits, esses sim os piores pesadelos de qualquer sistema de segurança para computadores. Rootkits são programas que se enfiam tão fundo dentro do seu computador ao ponto de fazê-lo pensar que eles são parte integrante do sistema. Eles mascaram atividades suspeitas e enganam os sistemas de proteção, iniciando junto com o seu computador. São de longe os mais complicados de limpar, e pior: De perceber.
Isso aqui não é texto técnico e não tenho pretensão de avançar demais na parte de funcionamento dos Malwares, mas para continuarmos é importante que você saiba que nem tudo é vírus e nem tudo pode ser visto por um antivírus…
ANTIVÍRUS
Você sempre deve ler por aí que é muito importante ter um antivírus instalado na sua máquina, e que ele sempre tem que estar atualizado. É um bom conselho, mas não é garantia de nada. Para quem não sabe, antivírus são programas que basicamente “leem” o código de um programa qualquer e o comparam com uma lista de códigos sacanas que tem. Se bater, ele começa a berrar, para o que pode parar e fecha todas as portas que puder fechar.
Daí ele pode fazer três coisas: Destruir o vírus (muitas vezes junto com o arquivo original se for cavalo de tróia), colocá-lo em quarentena (o que é indicado, já que é basicamente como deixar o vírus num lugar seguro para ver se algum comparsa vem falar com ele) ou mesmo tocar o foda-se e deixar você seguir com a execução. Até porque antivírus costuma dar falso alerta: Ele ACHA que o programa vai aprontar, mas nem sempre isso quer dizer que o programa serve para quebrar ou expor seu computador. Se você tem CERTEZA que o programa é do bem, pode deixar rodar e até colocar uma exceção na lista do antivírus, para que ele não pentelhe novamente com aquele arquivo.
E importante: Antivírus nem sempre consegue resolver todos seus problemas com malwares. Existem programas para encontrar adwares e spywares, e alguns outros que só lidam com rootkits. Claro que hoje em dia a maioria dos antivírus vem com todas essas opções, mas se for versão free, cuidado. Pode ser proteção extra nas coxas. Antivírus sozinho não faz verão.
Para quem gosta de uma pirataria de jogos e programas: Os geradores de códigos de ativação costumam levantar suspeitas de antivírus. Alguns estão mesmo aprontando, mas como alguns desses geradores precisam “invadir” a memória do seu computador para saber como proceder, geram o falso alerta. Seja cuidadoso.
Mesmo com o grande avanço dos antivírus, a estrutura básica ainda é a mesma. Se um malware qualquer tiver uma forma inovadora de fazer merda com seu computador, grandes chances do seu antivírus nem desconfiar. Por isso precisa atualizar sempre, para que ele pegue listas de códigos maliciosos com frequência e não seja pego de surpresa por um malware novo.
Sem contar que os programas sacanas bons mesmo sabem que a primeira coisa a se fazer é enganar o antivírus. Se tiver um rootkit na máquina, é mais ou menos como ter um guarda na porta da frente e um recepcionista da dos fundos. Não resolve quase nada. E ao contrário do que as empresas que vendem antivírus dizem, não é exatamente uma grande diferença entre versões grátis e pagas. Existem inúmeros no mercado, e um AVG ou Avast! quebra o galho do mesmo jeito que um McAfee ou Norton (falam mal dos pagos mais porque eles não fazem tanta diferença assim, não são horríveis, mas comem uma memória absurda da sua máquian) se você não fizer muita merda.
FAZENDO MERDA
Como eu já disse, não é como se hackers brilhantes estivessem maquinando formas de invadir seu HD desinteressante… Os maiores gênios da área dificilmente estão brincando de quebrar o seu computador. Provavelmente seu firewall (que nada mais é do que uma portaria de condomínio versão computador) e seu antivírus simplão já vão dar conta de te proteger da maioria dos ataques “não solicitados”.
A merda acontece quando a pessoa resolve clicar OK e baixar qualquer merda que vê por aí na internet. Seu computador é programado para deixar você fazer coisas com ele. Se você clica no arquivo “minhasfotos.exe”, ele pode até perguntar se você tem certeza, mas se você quiser mesmo, ele vai acabar abrindo (e seu antivírus vai ficar doido!).
O jeito mais fácil de evitar malwares no seu computador é o bom e velho bom senso. Quando a esmola é demais… O grosso dos programas maliciosos girando pela internet se beneficia de gente que quer ser esperta e levar vantagem em tudo. Ao contrário do que se diz por aí, não é o ato de ver páginas e baixar conteúdos ilegais (filme ou música pirateada já é conteúdo ilegal) ou pornográficos que vai te causar problemas com malwares, é a preguiça de querer tudo na mão sem esforço algum.
Desconfie MUITO de grandes recompensas por pouco esforço na internet. Tudo o que é de graça tem algum custo. Se você ver que aquele filme que mal saiu dos cinemas está disponível para baixar em alta resolução, formato Blu-Ray e dublado em português num arquivo de 2 megas, o que você acha que vai ser? A PORRA DO FILME? Use o cérebro.
As pessoas baixam e executam os malwares por conta própria. Alguns por total incapacidade tecnológica, alguns por se acharem espertões. O que importa é que precisa entender um mínimo sobre o que você está executando em seu computador. Cidadão baixa trinta programas inúteis para editar uma foto que poderia editar do mesmo jeito no Paint! Se quer fazer uma coisa no seu computador, pense um pouco. Quer pegar de graça algo que é pago? Tá bom, mas lembre-se que é justamente você o público alvo de 99% dos malwares da internet.
Aliás, quer saber qual a maior chance de você “pegar” um vírus? Pesquisando sites que te ensinam a ser RÁQUER. Se o programa diz que consegue roubar senha do Facebook dos outros, você acha que um Zé Ruela como você teria achado? Quem quer aprontar com o computador alheio é o primeiro a ser infectado. Hackers de verdade se divertem com espertões e vagabundos. Ninguém te ensina a hackear, você aprende na raça.
Não tem dessa de não saber como “pegou vírus” num computador moderno e atualizado. Você sabe porque foi você que deu OK para ele aprontar o que aprontou.
AMBIENTE
É verdade que existem navegadores e sistemas operacionais mais seguros para evitar os malwares. Ainda depende mais da sua capacidade de não abrir as pernas para qualquer um na internet, mas ajuda ter um ambiente mais protegido.
E o básico de qualquer ambiente de computador, pelo menos para usuários finais, é o sistema operacional. Sim, o Windows é MUITO mais suscetível aos malwares em geral. E sem elitismo nerd: Não é porque o Windows é uma merda tão grande assim, é porque o Windows é uma merda muito comum. O seu e o de um chinês caolho radicado em Montenegro são basicamente a mesma coisa, quem faz um programa malicioso depende de saber como vai ser o ambiente para poder trabalhar direito. O malware não pensa sozinho, ele faz o que foi programado, e se não achar um arquivo no lugar certo, já pode ficar travado. Como o Windows é igual para quase todo mundo, é bem mais fácil programar um para esse sistema operacional.
Além, é claro, de ser o mais presente em computadores pelo mundo. Os computadores da Apple são famosos, mas são raros em comparação aos que usam o Windows. Seria um desperdício fazer um para eles. Sem contar que assim como o Linux, os Macs são baseados no sistema Unix, mais bem protegido por natureza. E não, Linux não é à prova de vírus. É que além de ser pouco utilizado (em comparação), ainda vem com um zilhão de versões diferentes. Um malware criado para uma versão não funcionaria em outra.
Falemos de navegadores: O melhor para se evitar problemas é o Firefox BEM CONFIGURADO. O pior é o Internet Explorer sem nenhuma atualização. Mas se eu fosse dar uma dica para quem não tem saco para configurar (Firefox) ou está não está cagando para segurança (IE), seria usar o Chrome da Google mesmo. Por si só ele já é bem mais protegido que o Internet Explorer e o Firefox “de fábrica”, já que usa sandboxes em suas sessões. NADA é 100% seguro nessa vida, mas só de pular fora do IE você já ganha um pouco.
Extra: Sandbox é uma espécie de área segura para fazer merda no computador: Um programa cria essa área fechada que isola ou mesmo engana programas mal intencionados. Existem vários outros programas que criam essas áreas no computador, ideais para rodar programas suspeitos. O melhor mesmo é ter um “computador virtual”, um sistema operacional rodando dentro do seu sistema operacional (sim, uau!). Assim, tudo o que acontece no computador virtual fica dentro dele. Pesquise por Virtual Box se quiser testar um (sem pagar).
MALWARES MÓVEIS
Celulares e Tablets PEGAM malwares. Novamente, é mais seguro nos da Apple. Quem usa Android tem que começar a ficar cada vez mais esperto, já existem antivírus disponíveis para o sistema, alguns grátis (Instale os que você já conhece da versão de computador de mesa, e só um! Essas porras comem muita memória, que já não costuma ser muito generosa em dispositivos móveis). Se quer se garantir, passe longe de qualquer instalação que não seja pela loja oficial! E mesmo assim, pense duas vezes antes de instalar qualquer merdinha que vir pela frente… Desconfie de ofertas boas demais para ser verdade.
Meu compultador tá com Adware (Obs: o adware faz abrir varias porras de publicidades chatas e injoativas
Ruim mesmo é o Psafe que instala no seu pc sem autorizar, e zoa todo o pc. Quem quiser desinstalar essa praga, http://comodesinstalarpsafe.wordpress.com/2014/02/28/como-desinstalar-o-psafe-antivirus/
É uma praga mesmo!! Um fiasco total, esse tal de PSafe; sua lentidão é demais, além de ter deixado meu computador com vírus…!! Não recomendo a ninguém! Neste mundo virtual, rapidez é tudo!!!
Gente, acorda, pelo amor de Deus!! É uma praga mesmo!! Um fiasco total, esse tal de PSafe; sua lentidão é demais, além de ter deixado meu computador com vírus…!! Não recomendo a ninguém! Neste mundo virtual, rapidez é tudo!!!
Gente, acorda!! É uma praga mesmo!! Um fiasco total, esse tal de PSafe; sua lentidão é demais, além de ter deixado meu computador com vírus…!! Não recomendo a ninguém! Neste mundo virtual, rapidez é tudo!!!
bom… pelo menos existe o psafe ne, altos programa bom que protege 100% tanto o pc qnto o celular. é leve rapido e atualiza sozinho. tudo certo….
pra android já ta tudo resolvido, assim como o psafe antivírus protege o Windows o suíte protege android. e assim quem é esperto utiliza o psafe.
o psafe sabe exatamente como lidar com eles, e agora com androids também. Programa ta bombando e eu muito seguro
Pra mim o melhor antivirus é o psafe. muito rapido leve bom e agora tem pra android também. Cada vez melhor.
O negócio é sempre ter o antivirus atualizado. Eu uso o psaf e acho que l é bom e lve. Até deixou meu pc leve e o melhor é que nao precisa se atualizar que ele ja faz isso sozinho.
milk negocio é o siguinte… coloca o tal psafe no computador faz o tal do dauloud qe ta tudo certo, sem istres. baita programa bom viu…
Nao existe coisa pior na vida do que querer trabalhar usar coisas do computador e ta tudo bugado travado, tinha o baidu ja pra previnir e nao acontecer isso, pois algum danado conseguiu invadir minha maquina. Até que baixei o psafe e desde entao meu computador ta zerado de virus, muito bom, muito rapido, alem de nao passar virus pra ngm, nao recebo e tenho um bom desempenho nos meus negocios. ótimo programa.
odeio esses virus de merda!!!!!!!!!!!!!! vivo pegando essas coisas noojentas, instalei o psafe de tanto que fala em proteção quero só ver! por enqnto tem surtido efeito. To muito irritado com essas merdas. nenhum antivirus tem resolvido.
Qual o procedimento para apagar do pc programas oportunistas que não aparecem na relação de programas na função do windows “desinstalar programas”, como o maldito Babylon?
Eu me dou ao luxa de NÃO utilizar anti-vírus. Porque? Porque eu conheço todos os processos do meu pc, sei toda a estrutura dele. Só baixo pirataria de onde eu conheço, desconfio de todo .exe que se apresenta.
A minha cisma com anti-vírus é a seguinte: o brasileiro médio acha que só pq tem um Avira/Norton/outro no pc, pode clicar em qualquer merda, porque “o anti-virus vai pegar”. O problema é que não pega. Se AV realmente funcionasse, não tínhamos cerca de 70% dos pcs infectados com algum tipo de “vírus”.
Luxo*
Engraçado… os fanboys da apple não vão aparecer por aqui e dizer o quão o sistema deles é superior e mimimimimi não?
Bom, polêmicas à parte, só digo que: eu uso os dois – mac e windows – e realmente é um puta tesão trabalhar no mac e é realmente mais seguro, isso não quer dizer que também não esteja susceptível a ataque. E bom, eu só uso o windows pq infelizmente há alguns programas pra ele que não tem versão para mac daí…
Muito bom o texto! Faltam pessoas que expliquem de forma simples algo que nem todo mundo entende…
Pior de tudo é avisar, avisar, reforçar o aviso… e mesmo assim alguém vir aqui e baixar um EXE em site do tipo “execute o arquivo para iniciar o download”. Perdi horas depois pra tirar o maldito Babylon e outras porcarias que vieram junto.
Coloque senha em TUDO o que puder. É o que eu faço… Não é nem para esconder a pornografia japonesa bizarra, é para evitar que alguém instale uma porra dessas.
É o que tem me dado raiva em vários sites de download de torrent por aí: sempre vem um .exe “para iniciar o download” que tu baixa, ele descompacta o arquivo do torrent sim em qqr lugar que tu escolher no pc, mas sempre vem altas porcarias!
Todo gerador de codigo acusa como virus como saber se eh ou nao?
Não. Tem como confiar em alguns nomes de grupos que lançam esses materiais piratas na Web. Só que essa confiança exige atenção constante, já que eles mudam de nome com o passar do tempo e alguns acabam comprometidos.
O MELHOR jeito de usar esses geradores de código é num sandbox ou numa máquina virtual. O resto é risco mesmo.
Excelente texto, Somir. Finalmente alguém que escreve sobre informática de forma clara, precisa, fácil de entender e sem tecnicismo. Texto já devidamente espalhado para os meus contatos, especialmente para os que têm escritórios e empresas.
O melhor jeito de vencer os malwares é cagar o mercado deles. Quanto menos gente abre porcaria, menos eles ganham…
Hoje eu acordei, liguei o notebook, me deparo com uma área de trabalho cheia de ícones desconhecidos. Abro o navegador, sou redirecionado para uma página tosca, várias guias. Pesquiso pelo cancro, desfavor… e não é o google. Vou na pasta downloads e tem lixo aos montes. Lembro que minha irmã me pediu ontem para instalar o photoscape, eu tava quase pegando no sono e ignorei, disse que depois o faria.
E vejamos só qual o texto de hoje…
Associam linux aos usuários avançados, mas veja bem, se minha irmã estivesse em uma distro linux, isto não teria acontecido… só mantenho windows instalado por meia dúzia de programas ainda incompatíveis com o pinguim.
Instale, baixe um piratex do VMWARE e rode o Windows dentro de uma VM. No geral, resolve. Ah, não esqueça de esbofetear sua irmã até a morte com os próprios bracinhos dela.
Rola umas dicas para ajustar o firefox corretamente em termos de segurança nem que seja o basicão?
Basicão: Instalar os complementos NoScript e a AdBlockPlus.
O primeiro não deixa rodar nenhum script (numa comparação fanfarrona: são os .exe da internet) a não ser que você permita. Pode ser meio chato de organizar no começo, mas fica bem mais difícil ser infectado por algo de surpresa.
O segundo tem uma lista monstro de propagandas (malwares ou não) que ele bloqueia automaticamente. Se o NoScript não pegar, o AdBlock pode salvar o dia.
To ajustando já aqui com as configurações do NoScript e do AdBlockPlus, valeu :)
Mais uma pergunta, se você souber, claro, veio o McAfee site advisor junto com meu AV(McAfee, naturalmente), vale a pena ou não faz muita diferença?
EU não uso nada do tipo porque sei reconhecer os sites, anos de nerdice.
Agora, para pessoas normais, mal não faz. Principalmente naqueles casos de sites que se fazem passar por outros: Se você acha que está num site muito famoso e a extensão está dizendo que é perigoso ou que não sabe nada sobre ele, corre que é cilada, Bino!
Vou deixar ele lá então. Só me viro no basicão e o máximo que eu faço me arrisco a fazer é formatar( o que nem é mto difícil com windows, já que ele faz praticamente tudo sozinho) e identificar alguns problemas mais simples. Nunca peguei essas porcarias mais trash, mas o que me salva é a paranóia, pq o meu conhecimento ‘computadorístico não é suficiente para me arriscar sem uma ajudinha…
e me arrisco a fazer* maldita falta de atenção
O Addblock eu já tenho, mas o Noscript nunca tinha ouvido falar. Vou agora mesmo atrás dele!
Dica para quem for instalar o NoScript: O que ele faz não vem de graça. Dá mais trabalho navegar com ele (pelo menos no começo), tem site que simplesmente não funciona enquanto você não liberar os scripts.
Por definição, o NoScript bloqueia TUDO e você vai liberando os sites que confia.
Muita atenção para a diferença entre permissão temporária e permanente.
A temporária deixa de valer assim que você reiniciar o navegador, a permanente… adivinha?
Antes de mais nada, preciso dizer que sou uma anta no tocante a computador. Não entendo quase nada.
Somir, me surgiu uma dúvida que não consegui sanar pesquisando na internet. Levando em conta o exemplo do filme que tu citaste, nesses casos para que o ‘vírus’ aja no computador a extensão do arquivo não teria que ser .exe ou algo semelhante? Porque não consigo imaginar uma joia baixando um ‘filme’ e achando que de fato é preciso ‘instalar’ ele para conseguir assistir (sou ignorante nisso, na minha cabecinha é preciso instalar/executar o bichinho).
(Obs.: o vírus segue entre aspas porque nem com a leitura do texto eu consegui diferenciar cada coisa que existe :( )
Sim, existem malwares que entram no seu computador sem estarem dentro de um .exe
São mais raros porque dão um pouco mais de trabalho para fazer, mas existem do mesmo jeito.
Desconfie de arquivos do Office (PowerPoint), PDFs e Protetores de Tela. Se vierem por e-mail de alguém que você não conhece, NÃO ABRA.
Quando site desconhecido tenta instalar alguma coisa no seu computador… CANCELE.
E sim também, cidadão instala qualquer coisa quando acha que está levando vantagem…
Me causa estranheza o Somir respondendo todos os comentários. Mas enfim, coisa boa para gente =D
Bueno, eu acreditava que fosse necessário executar. De qualquer forma, depois de minha longínqua adolescência estragando um pc aprendi a não abrir/executar qualquer coisa.
Somir, tu teria alguma indicação de livro ou outro material sobre informática para iniciantes? Algo mais básico mesmo? Nunca encontrei nada do tipo, o que me faz continuar ignorante, já que sou lerda e acho a área da informática difícil de se entender.
Não é o Somir, é um malware instalado no servidor do Desfavor que está falando com você.
Genialware.
Dois toscos :p [brinks]
Quem acompanha o blog há tempos nota que o Somir não é essa simpatia toda sempre, basicamente nunca. De qualquer sorte, obrigada Somir pelas dicas. Como é para área de concurso (e então acredito que tem quase tudo do que tu falou) vou me arriscar pela internet, inicialmente. Valeu
O meu conhecimento de informática é generalista, aprendi na raça e por curiosidade. Por isso não sou especialista em nada (além da parte gráfica, mas isso já é específico de trabalho).
Livro pra iniciante eu não vou conhecer: Até porque eu nunca li um.
Tudo vai depender para que lado desse conhecimento de informática você quer ir: Saber como o computador funciona? Saber como programas funcionam? Saber como a internet funciona? Começa na Wikipedia, e se possível, na em inglês.
Interessante esse aspecto: também aprendi tudo que sei de computador meio que… sozinho, na marra! E da mesma forma que o Somir, tb entendo a fundo a parte de audio e um pouco de gráficos já que trabalho as vezes com isso! Bjo pro meu pro tools lindo junto com Cubase, Fruitty Loops, e outros por aí! xD
“Se vierem por e-mail de alguém que você não conhece, NÃO ABRA.”.
Se vierem da minha mãe tb. É a rainha de repassar corrente e mensagens ppts cor-de-rosa… O computador dela tem mais bicho que o macaquinho do Epidemia (e todas aquelas barras malditas de pesquisa que ocupam metade da tela). Não entendo nada sobre esse assunto, mas tento ter bastante cuidado.
Excelente texto… Se quiser dar continuidade no assunto, voto no “sim”.
Meu chefe recebeu e-mail das Americanas cobrando uma dívida. Clicou. Não aconteceu nada. Me chamou. Vírus.
Juro que EU comi o rabo dele por ser tão burro.
E os antivírus não pegam… tipo, eu programo, faço um keylogger, como a porra da Grisoft do AVG ou a Symantec do Norton vão ter o header do código do meu vírus para identificar que é um vírus? Tá que existe a heurística e controle de acessos à rede externa pra identificar pelo comportamento, mas isso é loteria… Então mesmo com o “melhor”, por favor galera, não sejam estúpidos.
PS, o AVG em sua versão paga e o Kaspersky, são os melhores…
Kaspersky? COMUNISTA!
Kaspersky? Não conhecia… vou pesquisar.
Com a minha mãe não vai funcionar mesmo. O AVG deveria pagar pra ela enviar os malwares que ela “contrai”. Seria o meio mais rápido deles identificarem os novos… PQP… Já comi o toco do povo lá mas não adianta… Seu chefe deve ser parecido…
Atualmente se encontra muito supostos instaladores de filme, que vem NomeDoFilme .exe…
Mas nunca confie, é sempre pra pegar os desavisados! Geralmente é preciso esperar um minuto… e aí libera o link do download correto. SEMPRE DESCONFIE.
“Linux não é à prova de vírus. É que além de ser pouco utilizado (em comparação), ainda vem com um zilhão de versões diferentes. Um malware criado para uma versão não funcionaria em outra.”
A estrutura dele é o principal, os arquivos no linux possuem permissões para escrita, gravação, execução. Para usuário, grupo e outros. Isso complica muito a vida dos malwares. Exceto se o usuário der um chmod +x vírus.sh, depois um sudo vírus.sh. Se ele não estiver logado como root. (E se o script for algo pra deletar scripts de inicialização, também é possível entrar em modo chroot e consertar)
Como o linux é baseado em serviços, no máximo um vírus afetaria algum deles… por exemplo, interromper o apache (webserver), o squid (proxy).
Existem vírus para linux mas nenhum é muito efetivo, não é por ser menos usado também. É porque de fato ele é mais seguro.
Agora rootkits… esses são mais chatos, já peguei um servidor em que o DBA deixou a senha do Oracle (Sistema gerenciador de banco de dados) com a default, usuário “Oracle”, senha “Oracle”. E o ssh ativo (serviço que permite acesso ao shell (console) do linux remotamente). Então o ráqui rodou um script de brute force e conseguiu via ssh entrar na máquina. Masssss novamente, como o linux é baseado em serviços, com a senha do oracle ele só acessava o que tinha a ver com o Oracle. No caso fez um estrago, deletou todo o banco de dados do cliente. Só que o chato foi…deixou um rootkit que não fazia porra nenhuma, mas consumia memória.
Eu removi tudo isso, só que uma vez violada a máquina, mesmo ‘limpa’, sendo um servidor, eu não considero confiável e recomendei que fosse reinstalada.
Existe uma ferramenta que grava um banco de dados do estado do sistema, então após instalar e configurar, é só executar essa ferramenta. De vez em quando, retirar um relatório e analisar as alterações. Se algum rootkit estiver instalado, será demonstrado.
Toda essa história, esse ‘case’ é pra mostrar o quão superior é o Linux.
Porém, não é para usuário final, é para profissionais e quem gostad e nerdilhar no computador…
Aí tem o que eu falei logo no começo do texto: Malware já é mercado. Vale mais a pena investir em pegar usuário de Windows do que de Linux, mesmo que o Linux não tivesse essa série de proteções extras que você descreveu. A minha ideia era evitar que neguinho achasse que estava invencível num Linux.
Mas, evidente, explicação mais avançada sempre soma. Você poderia/deveria escrever um bônus sobre Linux, rapaz. (Antes ou depois de pegar aquela fantasia do Peter Pan…)
Escreve sim, Deja… vai ser bom pro pessoal. QUem sabe estimula neguinho a experimentar, nem que seja uma distro bundinha live no pen drive. Ler seu texto me remeteu aos tempos de slackware no meu 386… era “estaile”.
Eu sou meio xiita com Linux, porém ainda profissional, então tem casos que Windows é importante mesmo. Até acredito que não seja para usuário comum. Ao menos não pra algum que eu conheça e que possa me encher o saco pedindo “uma ajudinha”.
Hummm… vou escrever um Desfavor convidado sobre Linux que um ou dois vão ler, porque a maioria só gosta dos textos sobre sandálias da Sally. (Viu por que sumi Sally???? Sandálias… Aquilo foi demais.)
Ps, Somir… A lavanderia não conseguiu tirar aquela mancha branca da sua fantasia de Tinker Bell.
“vou escrever um Desfavor convidado sobre Linux que um ou dois vão ler”
Isso nunca me impediu. Os terroristas não podem ganhar…
P.S.: Ainda sobrou um pouco do pó de fadas?
Terroristas = Sally e suas Salletes.
Ps, você acredita em fadas? Então diga “Eu acredito”.
(Acho melhor parar, né… Já ficou estranho demais…)
Então um ou dois farão um ótimo proveito do texto.
Deja, vc falou de problema com o Oracle, me deu até frio na espinha… Isso porque só sou usuária (uso diário e compartilhamento não configuram tráfico, eu acho).
Acho que quem me ligou durante minhas férias falando “o banco sumiu” deve ter sentido um frio na espinha também… dos grandes.
Aliás… o sujeito que invadiu e deletou o banco, deixou um vídeo de uns caras falando alemão e atirando um na cabeça dos outros. WTF????? Parecia desses snuffs.
E eu que sou o doido.
Acho que esse cara que te ligou deve estar usando fraldas até agora…
Isso é uma merda.
Eu sou uma toupeira relacionada a esse tipo de coisa, minha máquina volta e meia fica cheia de malware, mesmo eu não clicando em tudo que é merda (clico em algumas, mas não em todas, rsrsrsrs). Meu consolo é meu irmão, que manja um pouco desses paranauê aí e sempre me salva. O amo basicamente por causa disso.
É a velha história de gastar 30 segundos para ler o que está instalando para não passar horas tentando limpar o computador depois…
Pois é. A última vez foi porque tive que baixar o PhotoScape… foi uma festa de spam, um saco… assim como alguém está relatando num comentário acima.
A pergunta que não quer calar: qual é o melhor anti-vírus?
E obrigado pelo texto! Muito informativo…
O melhor antivírus é um antivírus atualizado. Os grátis não são tão piores que os pagos, principalmente se você o usar da forma certa: Como uma proteção extra e não como se estivesse dentro de um carro blindado. A primeira linha de segurança SEMPRE é seu bom senso.
Sua metáfora me trouxe a imagem de um carro blindado com a porta destrancada…