Plantão Vinagre: Plebe rude.
| Somir | Plantão Desfavor | 61 comentários em Plantão Vinagre: Plebe rude.
Decidimos que seria um desperdício continuar a Semana Sim Senhora agora. Tem muita coisa acontecendo e o desfavor não vai ficar sonegando informação e opinião numa hora dessas. Semana que vem provavelmente continuamos.
Nesta segunda-feira, 17 de Junho de 2013, mais de duzentos mil brasileiros saíram às ruas para protestar por algo muito maior do que vinte centavos. Graças ao despreparo da polícia militar e seus batalhões de choque, o movimento que começou acanhado numa praça paulistana agora se tornou a maior manifestação pública no país desde os caras-pintadas.
Em grande parte das cidades brasileiras, as marchas e aglomerações foram relativamente calmas, mas não só pelos motivos que a mídia está dizendo. Com certeza ajudou o fato de alguns políticos e comandantes da PM terem usado o cérebro e ordenado intervenções mínimas da polícia. Ênfase no relativamente… Até mesmo em BH, onde uma coronel peitou uma decisão judicial EXDRÚXULA que obrigava a PM a dispersar qualquer manifestação que fechasse o trânsito e permitiu a marcha, a tropa de choque deu seu jeito de atacar a multidão. Segundo relatos, ela mesma teria tomado gás lacrimogênio na cara por estar junto com os manifestantes tentando negociar. Acabou em pancadaria do mesmo jeito.
Menções honrosas para Porto Alegre e Brasília. Aliás, em Brasília o prêmio para melhor cena dos protestos: Povão invadindo o Congresso Nacional e dançando embaixo dos “pratos” foi algo muito divertido de se ver. Menos, é claro, para quem levou spray de pimenta na cara e não conseguiu ver mais porra nenhuma. Nem mesmo a polícia mais acostumada com manifestações foi capaz de lidar com a multidão sem apelar. Nota negativa apenas para a escolha do dia e do horário: Deputado ou Senador… segunda-feira? De noite?
Agora, a coisa foi BEM mais tensa em São Paulo, Rio de Janeiro. Até tinham ordens para não confrontar a multidão, mas o clima já estava cagado além de qualquer ponto de retorno. A repressão “Estilo Turquia” dos dias anteriores foi o que botou tanta gente na rua dessa vez, e tanto manifestantes quanto repressores estavam putos da vida com a situação. Não foi à toa que dessa vez quase todas as manifestações acabaram sitiando um prédio público.
Em São Paulo, o Alckmin ficou atrás da mesa, com o cu na mão (com o perdão da citação brega). Os manifestantes tentaram derrubar o portão do Palácio dos Bandeirantes, soltaram bombas (tosquinhas) e acenaram com sinalizadores. A polícia reagiu com mais gás lacrimogênio e spray de pimenta. Isso porque as balas de borracha estavam proibidas. Se foderam de verde e amarelo com as imagens daquela repórter da Folha repercutindo pelo Brasil e pelo mundo. Ainda estão aparecendo mais e mais relatos de como os policiais estavam mirando em jornalista nos protestos de quinta passada.
No Rio, as balas de borracha estavam liberadas. E elas voaram livremente. Os cariocas cercaram a Alerj (Poder Legislativo) depois de fazerem os valentes membros da Tropa de Choque local fugirem para lá com o rabinho entre as pernas ao atacar manifestantes. Recebemos relato também de que os policiais cariocas teriam isolado manifestantes numa praça e negociado a libertação deles, em algo extremamente parecido com um sequestro.
O Brasil está protestando, mas quem já está encarando a polícia há mais tempo está REVOLTADO. A violência policial é ainda maior do que o que vaza pela mídia (mesmo a mídia estando do lado dos protestos agora). Muito cuidado com as notícias exaltando demais as atitudes de vândalos e saqueadores, como sempre tem gente que só entra nessas para esculachar, mas tem MUITA gente puta da vida de verdade, com raiva não só da polícia como da sociedade como um todo. Essa coisa de “perder a razão” tende a aumentar, já que quem for protestar hoje (terça) ou depois já vai ter sentido na pele como o poder público resolveu reprimir as manifestações.
Tem muita imagem aparecendo de policiais que tiram suas identificações pessoais do uniforme quando estão na repressão. Batendo e bombardeando com a certeza da impunidade. Depois quando neguinho enfia pedra na cabeça de policial acham que perdeu a razão. Tem gente escrota dos dois lados, mas só um deles está suficientemente aparelhado para botar para foder numa aglomeração de gente. Fica a dica: Se for fotografar ou filmar policial abusando da força, ZOOM NA CARA DELE, grandes chances de ele não estar usando identificação.
E aqui no desfavor nós queremos que vocês que estão participando dos protestos nos mandem relatos sobre o que está acontecendo nas ruas. Pode mandar sem medo, por e-mail ou comentário, nós temos conhecimento técnico e jurídico para garantir sua segurança.
Se vocês queriam que essa semana me fosse uma punição, posso dizer que pelo menos algumas horas acompanhando o Twitter eu fiquei: O povo parece genuinamente orgulhoso dessa manifestação, e temos poucos sinais de cinismo ou discurso reaça escorrendo pela opinião do brasileiro médio. O que é positivo por um lado: Pelo menos não é futebol. Mas também começa a mascarar um pouco a reação escrota da polícia, como se tudo estivesse caminhando bem. Não está. Essas manifestações vão enfraquecer eventualmente (talvez não sem dar uma esquentada antes), e se o plano final para contabilizar vitória é baixar as passagens, é basicamente isso que vamos ganhar.
O objetivo tinha que ser algo grande e doloroso onde importa para os escroques que comandam este país: No bolso. Se o povo estivesse focado em tirar a Copa do Mundo do Brasil, aí sim todo mundo ficaria com o cu na mão. Estou vendo alguns movimentos, ainda vou falar mais sobre a parte desses protestos que está vazando para outros países, mas atualmente parece que o tanto de cagadas que acontecem nesse país vai acabar dispersando o foco dos manifestantes ao ponto de vinte centavos comprar o retorno à normalidade.
Tenho certeza que Sally não vai se dar por satisfeita com essa cobertura parcial e vai acabar falando mais sobre o que aconteceu nesta segunda, então para finalizar por enquanto, queria só mostrar uma imagem que me deu muita alegria:
A Globo tendo que tirar a marca de seus microfones para cobrir os protestos. Isso não tem preço…
Ironicamente, a razão para os protestos está na Plebe Rude, ou melhor, em certa letra dessa banda oitentrash.
Curiosidade: por onde andará Voça Magestádi Çilva no meio dessa confusão toda? É impressão minha ou ele anda sumido? O cara não perdia a oportunidade de aparecer e se meter onde não era chamado, onde se enfiou agora?
Desde o julgamento do mensalão ele se recolheu para não se queimar
http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/24/excesso-de-democracia-no-brasil-afeta-organizacao-da-copa-diz-valcke.htm
Existe isso? EXCESSO de democracia?
HHAHAHAHAHA
gente a FIFA é cara do Brasil, uma instituição corrupta e com essas conclusões absurdas!!!
Queria muito q esse movimento continuasse ao ponto de por essa porra pra fora daqui com seu evento de merda!
http://www.oprimeiroencontro.com.br/ronaldo-copa-se-faz-com-estadios-nao-com-hospital/
Porque né, se tiver que escolher, na cabeça dele faz mais sentido escolher a Copa.
Gordo cheirador travequeiro!
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,o-futebol-e-mais-forte-que-a-insatisfacao-das-pessoas-diz-presidente-da-fifa,1043432,0.htm
Veremos
FDP esse cara hein. Veremos mesmo! Se estamos tendo protesto é pq futebol deixou de ser paixão alienante numero #1 do brasileiro médio, pq a classe anda fudida de $$$ (saqueadas pelas empreiteiras, bancos, políticos e bolsa família). O médio sem dinheiro, andando de pau-de-arara caro, e sem poder ir aos jogos, tinha q dá nisso mesmo!!! Qual médio do mundo ia se contentar em ter Copa no seu país e ver só pela tv, ainda por cima narrado pelo Galvão Bueno, via rede esgoto minha gente???? Pau em Brasília mesmo!
Estou acompanhando tudo de longe e realmente feliz e entusiasmada por tudo isso que está acontecendo. Eu sinceramente espero que NAO seja fogo de palha, que a greve geral aconteça mesmo e que continuem fazendo muito, mas MUITO barulho. Os mais empolgados estão falando em “revolução”, ainda acho cedo pra essas marchas serem definidas assim, mas confesso que fico com friozinho na barriga imaginando algumas grandes mudanças como resultado de todas essas manifestações.
Revolução no Brasil não serve, porque quem quer que seja que ocupe o poder, oprime o resto. Brasileiro tem uma mentalidade de merda… Mas vamos torcer para que o povo exerça cada vez mais fiscalização em cima desses filhos da puta, de modo a dificultar as baixarias que eles fazem!
Em Porto Alegre a coisa não foi muito calma. Mas, claro, se compararmos com São Paulo e Rio de Janeiro, realmente no sul a coisa foi menos colérico, até porque no sudeste tem beeem mais gente e a polícia é muito mais violenta…
Pausa: e essa história do vinagre que parece que jogaram na cara dos manifestantes? Alguém tem detalhes?
Dilma falando dos protestos: http://www.youtube.com/watch?v=xd92XE_4sgg
Estive na Rio Branco e passei ao lado da Assembléia Legislativa do Rio, pouco antes do tumulto. Quem está promovendo o quebra-quebra no Rio eu não sei, mas com certeza não são manifestantes.
Que a polícia do Rio não tem treinamento para lidar com multidões é sabido por todos, mas, dessa vez, não dá pra jogar a culpa nos caras.
Tem um grupo de homens que chegam com a camisa tampando o rosto. Estava tudo relativamente tranquilo até a chegada desses caras perto da Assembléia.
Durante o tumulto, manifestantes escoltaram policiais para que esses não fossem linchados. Houve saques, roubos, lojas foram completamente destruídas. Não foi uma maravilha da democracia para quem estava lá. Durante 3 horas, não teve policiamento na região. Ouvia-se pelas ruas ao redor a seguinte fala, dita pelos encapuzados, “Os cana tão chegando!”. Isso é manifestante?!
Está muito cedo pra cantar vitória.
Lembrando aos quarentões “caras pintadas”: o sr. Fernando Collor de Mello, hoje, é S E N A D O R eleito democraticamente.
Quero ver o resultado disso em 2014.
No mais valeu o fim da apatia.
Tive minhas reservas no inicio também. Mas vejo que as pessoas usaram a inflação no buzu de SP, pra saltar o grito preso do recente aumento do custo de vida, do transporte e segurança deficiente enquanto se gasta bilhões para um evento privado. A Copa foi a gota d’agua pros milhares de desempregados, endividados e sem perspectiva, q se sentiram traídos pelo PT, q demonstrou com a Copa q cada dia governa mais pros ricos (FIFA e Bancos).
tao falando q nesta quinta vai ter greve geral. sera???
Greve geral de que? ônibus?
greve geral do que?
onibus, trens, metros, outros serviços públicos?
Eu ainda não ouvi nada
greve vai ser no dia 1/7. imagina essa porra na copa
Isso é só mobilização de facebook, não deve ir adiante, se bem que o povo anda furioso…
https://pt-br.facebook.com/GreveGeral010713?ref=nf
Seria lindo isso continuar em plena copa, jogos do brasil etc
Depois dessa a Dilma e o PT tão fudidos, não acham?
Outro que já se enterrou foi o Eduardo Tudo Paes
Seria lindo se tirassem a Copa do Mundo do Brasil por falta de segurança!
Não sei se o PT sobrevive, mas acho que a Dilma não. Ao contrário do Lula, ela não tem carisma para se safar de uma coisa dessas, é antipática e baranga. Acho que ela não se elege no ano que vem se continuar assim.
Tomara que façam greve geral
Incrédula em como alguém pode ter tanta sorte assim! Nasceu com a bunda virada para a lua, Somir!
No The New York Times tem uma matéria muitíssimo interessante, que não retrata as manifestações como se fossem apenas pelo valor das passagens ou focando nos atos de vandalismo. Esclarece que há revolta em relação aos estádios para a Copa, ao mau investimento do dinheiro público, pois falta educação e saúde, e inclusive, o melhoramento do transporte público. Retratou de forma digna.
Para quem quiser:
http://www.nytimes.com/2013/06/18/world/americas/thousands-gather-for-protests-in-brazils-largest-cities.html?smid=fb-share
Enfim, to na torcida para que não acabe facilmente, e, infelizmente, para que a polícia perca as estribeiras e distribua pancada em algum lugar. Explicando: acredito que INFELIZMENTE vai ser com pancada que as manifestações ganharão mais força e mais pessoas irão para as ruas.
É uma coisa foda e triste pensar nisso: é com violência que se chega a algum lugar… Sério, não sei se no fundo eu que sou um romântico/sentimental, mas lá no fundo chega a me doer ver que as coisas tem que ser desse jeito…
Ge, eu também acho que violência não leva a lugar algum. Todavia, querendo ou não, foi devido à violência empregada pelos policiais que a manifestação tomou tamanha proporção. E eu acredito que vá perdendo força aos poucos e logo passa, como tudo aqui no Brasil. Por isso acabo torcendo para em algum momento algo ruim acontecer e servir de motivação para não deixar passar. :(
Tomara que não fique tudo por isso mesmo
E, em um adendo, gostaria de falar que o universo CONSPIRA a favor do Somir. Quais são as chances de que, na ÚNICA semana em que o Somir sofre algum tipo de punição, acontece a MAIOR manifestação brasileira dos últimos 20 anos?
Quando eu falo que Somir só está vivo porque é muito sortudo…
Se alguém me falasse no começo do ano que uma semana assim seria suspensa por inúmeros protestos eu duvidaria.
sem problemas. a gente aceita parcelamento
Sortudos são vocês! Ao invés de uma semana chatinha falando de astrologia e maquiagem, uma semana cobrindo o brasileiro médio finalmente se revoltando?
Todo mundo ganhou!
Brasileiro médio (guiado pela oposição, né?!)
Eu odeio o Çilva, Dilmão e afins, mas também odeio muito o Alicate
Eu também estou com medo que isso acabe quando o governo der 20 centavos de volta para o povo.
Estou assistindo um jornal francês agora e a primeira coisa que falaram “vandalismo, carros queimados, etc”. Depois falaram o porque estão manifestando mas por aqui, pelo pouco que falaram do Brasil, so falam de vândalos.
Não creio que parem, muitos dos protestos tem como argumento o mau uso do dinheiro destinado à Copa. E olha, mesmo assim, não é pelos 20 centavos, é por ver o Poder Público arregando para a vontade popular. Abre um precedente bonito…
Sim Sally, eu sei. Mas tenho medo que dêem uma bobeirinha para os brasileiros e eles fiquem felizes e que no final não tenha nenhuma mudança.
É uma hipótese… espero que se conseguirem algo, em vez de se acomodar, percebam que ir às ruas é poder
nao olham o proprio rabo. la fazem coisa pior
Verdade verdadeira, eu sou um dos cínicos acerca dos protestos. Pelo menos, aqueles acontecendo em São Paulo e no Rio, onde o quebra-pau é mais importante do que a mensagem. Sinceramente, isso tá me cheirando a intriga da oposição… e não estou nem brincando. Me parece que esse é um último ato desesperado, que só tomou as proporções atuais por manipulação, principalmente através da mídia, das pessoas certas dentro daquela muvuca, como forma de incentivo para as massas se revoltarem contra o governo atual. A verdade é que, como você, eu acho que os vinte e poucos centavos vão ser retirados, e tudo vai se dispersar aos poucos… Não sei se é o meu ceticismo de questionar TUDO, advindo de anos na RID, mas uma manifestação desse nível liderada e empenhada pelo próprio brasileiro médio me parece muito bom para ser verdade. Isso, e o fato de eles estarem mais preocupados com a zona (ou, como estão dizendo hoje em dia, fazendo só pelo hue) que estão causando do que com as implicações político-econômicas no país.
Mas tenho que dizer que o de Brasília me deu orgulho. Nem que seja pelo mero sentimento de vingança.
Phill, eu também estou estranhando essa repentina vertente politizada mas… teria como a oposição mobilizar de uma hora para a outra tanta gente em todo o país?
Acho que foi algo que começou espontâneo e AGORA está sendo controlado. Algo do tipo: epa, eles estão mobilizando pra variar, vamo aumentar isso daí.
É basicamente o trabalho de guiar uma manada (?) de touros bravos e burros pra onde você quer que ela vá. Muito estranho isso ser obra pura e simplesmente de brasileiros médios.
Phill, talvez seja, mas não pelos motivos cívicos que estamos pensando. Só posso falar pelo RJ, onde tenho muitos conhecidos. O que eu vejo as pessoas falando são motivos pessoais e egoísticos: “Chega disso, por causa dessas obras da Copa eu fico quatro horas no trânsito para chegar no trabalho!” e coisas assim. Coisas pessoais estão incomodando, sabe?
Além disso o carioca desde sempre é sacaneado e humilhado pela polícia, mesmo aquele que não é pobre é extorquido, ameaçado e leva até tapa na cara. O ódio do carioca pela polícia é histórico, carioca tem prazer em foder com a polícia.
Não os julgo por isso. Eu teria esse prazer também.
Olha, até acho que pode ter alguma coordenação escondida no meio de tudo isso, mas ta tão lindo… Foi tão lindo ver a Av. Rio Branco tomada de gente, 99% pacífica, sem ser por causa do Monobloco ou da Preta Gil… me deu um orgulho!
Tanto é que vou deixar meu cagaço em casa e vou na próxima!
Foi lindo o protesto de ontem aqui no RJ. Palavras não fazem jus. Me pareceu muito mais uma “festa da democracia” que as eleições. Participou não só quem estava lá, na rua, mas também quem piscou as luzes dos prédios comerciais em concordância com o movimento, quem jogou papel picado e hasteou a bandeira pelas janelas, quem ficou conectado o tempo todo com os manifestantes para informar sobre o movimento nas adjacências do circuito Candelária-Cinelândia…
Já quem estava nas ruas ajudou com os cartazes, com o suporte no corpo a corpo, e com a certeza de que o povo pode se reunir sim por objetivos PACÍFICOS, APARTIDÁRIOS e INDEPENDENTES. Não acredito que isto se deve a algum partido ou grupo que usou a massa para manobras, sabe? Como você disse, Sally, as pessoas tão putas pra caralho. Os serviços dessa cidade são uma VERGONHA (assim como muitos aqui, tenho 1 milhão de histórias de pessoas que dependeram da saúde e morreram na fila de hospital, esperavam segurança e ficaram chupando dedo, etc) e a única coisa que o carioca poderia se vangloriar era por ser parte importante nessa questão da Copa, mas nossa… do quê adianta se vangloriar se não pode nem tirar uma casquinha e assistir a um jogo? Nessa história o carioca tá igual cachorro vendo aquelas máquinas de assar frango na padaria. Acredito que está cada vez mais claro que 100 mil pessoas nas ruas do Rio de Janeiro, numa segunda feira e depois do horário comercial não são o produto de um reajuste de 20 centavos…
Mas, ainda assim, me preocupa bastante o que o Somir mencionou: se a passagem abaixar os benditos 20 centavos, grande parte do povo pode se acomodar e pensar que conseguiu alguma coisa, quando na verdade isso é apenas a pontinha do iceberg.
O Dudu Tudão declarou à CBN (acho) que não abaixaria o valor da passagem, apenas focaria em melhorar o serviço, porque foi fechado um contrato com a FETRANSPOR que estipula o preço atual da tarifa. Quero ouvir agora o discurso dele depois dos 100 mil…
Espero que tanto ele quanto o Cabral passem bastante constrangimento com esses protestos e a repercussão deles. Que fiquem com o cu na mão. Todo castigo pra esses filhos da puta é pouco.
O Rio de Janeiro está entregue a bandidos incompetentes. Um Prefeito que só pensa em melhorar um serviço péssimo depois de tanto estresse está passando um atestado de filho da puta. Tomara mesmo que o Rio de Janeiro seja internacionalmente ridicularizado!
“a única coisa que o carioca poderia se vangloriar era por ser parte importante nessa questão da Copa, mas nossa… do quê adianta se vangloriar se não pode nem tirar uma casquinha e assistir a um jogo? Nessa história o carioca tá igual cachorro vendo aquelas máquinas de assar frango na padaria.”
VERGONHOSA essa cidade. Todo os dias somos confrontados com o FLAGRANTE DESCASO com o cidadão comum e o FAVORECIMENTO EXPLÍCITO com os estrangeiros que aqui chegam pra fazer turismo ou participar desses eventos esportivos. A cidade fica “toda bonitinha” “pra inglês ver”… Há toda uma preocupação em bem recepcionar os “visitantes” para que daqui saiam fazendo uma boa propaganda (ou publicidade?) do local e assim fomentem o turismo. Pra quem mora aqui: a “raspa do tacho”, os (des)serviços públicos precários e a violência policial. Ingresso pros jogos das Copas das Confederações vendidos de R$ 130 a quase R$ 400… Isso é um TAPA NA CARA do carioca, que não vai ter como bancar esses ingressos (mesmo com uma porcentagem irrisória pra estudantes/idosos etc), vai ter que assistir o jogo em casa ou em barzinhos superlotados e ainda ouvir os comentários positivos de quem pode aproveitar todo o clima de “participo de um evento esportivo mundial” de quem pode assistir aos jogos ao vivo (leia-se turistas endinheirados). PUTA ORGULHO!
O pior é que algumas pessoas realmente acreditam que a Copa trará melhoramentos permanentes para a cidade que beneficiarão o cidadão. Não. Apenas desvio de verba que vai beneficiar os filhos da puta que estão no poder e seus amigos.
Estou um pouco intrigada com isso também. Ouvi relatos de que qualquer tentativa, em BH, de tentar politizar um pouco o discurso, com, por exemplo, um “Fora Anastasia” era abafado por cantoria do hino nacional. Amigo meu viu até cartaz contra a prova da OAB, sério!
E Somir, o que você está achando da palavra de ordem, vem pra rua, vir da propaganda da Fiat? rs
Alguém acha coincidência ter PROPAGANDA POLÍTICA NA TELEVISÃO EM HORÁRIO NOBRE de partidos anti-governistas ressaltando a importância da “mudança política” através da mobilização?
Não vi isso. Foi antes ou depois de começar?
Eu vi uma propaganda oferecida pela Prefeitura do RJ falando das “melhorias” da cidade e dos pontos positivos dos serviços municipais. Só de pensar que muita gente ainda compra essa ideia me dá náuseas…
Os jogos panamericanos já deveriam ter servido de exemplo para perceber que é mentira!
Eu tenho a dizer que estou muito feliz com tudo isso. Eu andei comentando com amigos sobre esses protestos de segunda e esperava que a polícia de SP descesse a borracha nos manifestantes ontem.
Obviamente que não estou do lado da polícia ou apoio esse tipo de coisa, mas acho que mais repressão iria levar para manifestações pelo direito de se manifestar e iria deixar ainda mais claro a tentativa de sabotagem do governo. Aí a luta seria levada pra outro nível.
Minha única preocupação é que isso seja fogo de palha. Espero que não!
Até acho que seria fogo de palha, mas a porradaria da polícia criou uma raiva que pode se consolidar
Aqui em BH teve gente que machucou de verdade. Gente que caiu de viaduto, menor que levou três balas de borracha…
Somir os “pratos” fazem parte do Congresso Nacional.
No Palácio do Planalto foi vetado.
http://m.g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/06/seguranca-no-palacio-do-planalto-e-reforcada-devido-manifestacoes.html
Imagens do jornal local
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/06/17/interna_cidadesdf,371879/manifestantes-comparam-invasao-do-congresso-ao-movimento-diretas-ja.shtml
Mais imagens
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/06/17/interna_cidadesdf,371823/protesto-reune-10-mil-grupo-ameaca-invadir-congresso-por-entrada-principal.shtml
Verdade! Já vou corrigir.