Skip to main content

Plantão Vinagre: Plebe rude.

| Somir | | 61 comentários em Plantão Vinagre: Plebe rude.

plantao-vinagre

Decidimos que seria um desperdício continuar a Semana Sim Senhora agora. Tem muita coisa acontecendo e o desfavor não vai ficar sonegando informação e opinião numa hora dessas. Semana que vem provavelmente continuamos.

Nesta segunda-feira, 17 de Junho de 2013, mais de duzentos mil brasileiros saíram às ruas para protestar por algo muito maior do que vinte centavos. Graças ao despreparo da polícia militar e seus batalhões de choque, o movimento que começou acanhado numa praça paulistana agora se tornou a maior manifestação pública no país desde os caras-pintadas.

Em grande parte das cidades brasileiras, as marchas e aglomerações foram relativamente calmas, mas não só pelos motivos que a mídia está dizendo. Com certeza ajudou o fato de alguns políticos e comandantes da PM terem usado o cérebro e ordenado intervenções mínimas da polícia. Ênfase no relativamente… Até mesmo em BH, onde uma coronel peitou uma decisão judicial EXDRÚXULA que obrigava a PM a dispersar qualquer manifestação que fechasse o trânsito e permitiu a marcha, a tropa de choque deu seu jeito de atacar a multidão. Segundo relatos, ela mesma teria tomado gás lacrimogênio na cara por estar junto com os manifestantes tentando negociar. Acabou em pancadaria do mesmo jeito.

Menções honrosas para Porto Alegre e Brasília. Aliás, em Brasília o prêmio para melhor cena dos protestos: Povão invadindo o Congresso Nacional e dançando embaixo dos “pratos” foi algo muito divertido de se ver. Menos, é claro, para quem levou spray de pimenta na cara e não conseguiu ver mais porra nenhuma. Nem mesmo a polícia mais acostumada com manifestações foi capaz de lidar com a multidão sem apelar. Nota negativa apenas para a escolha do dia e do horário: Deputado ou Senador… segunda-feira? De noite?

vinagre01-brasilia

Agora, a coisa foi BEM mais tensa em São Paulo, Rio de Janeiro. Até tinham ordens para não confrontar a multidão, mas o clima já estava cagado além de qualquer ponto de retorno. A repressão “Estilo Turquia” dos dias anteriores foi o que botou tanta gente na rua dessa vez, e tanto manifestantes quanto repressores estavam putos da vida com a situação. Não foi à toa que dessa vez quase todas as manifestações acabaram sitiando um prédio público.

Em São Paulo, o Alckmin ficou atrás da mesa, com o cu na mão (com o perdão da citação brega). Os manifestantes tentaram derrubar o portão do Palácio dos Bandeirantes, soltaram bombas (tosquinhas) e acenaram com sinalizadores. A polícia reagiu com mais gás lacrimogênio e spray de pimenta. Isso porque as balas de borracha estavam proibidas. Se foderam de verde e amarelo com as imagens daquela repórter da Folha repercutindo pelo Brasil e pelo mundo. Ainda estão aparecendo mais e mais relatos de como os policiais estavam mirando em jornalista nos protestos de quinta passada.

No Rio, as balas de borracha estavam liberadas. E elas voaram livremente. Os cariocas cercaram a Alerj (Poder Legislativo) depois de fazerem os valentes membros da Tropa de Choque local fugirem para lá com o rabinho entre as pernas ao atacar manifestantes. Recebemos relato também de que os policiais cariocas teriam isolado manifestantes numa praça e negociado a libertação deles, em algo extremamente parecido com um sequestro.

O Brasil está protestando, mas quem já está encarando a polícia há mais tempo está REVOLTADO. A violência policial é ainda maior do que o que vaza pela mídia (mesmo a mídia estando do lado dos protestos agora). Muito cuidado com as notícias exaltando demais as atitudes de vândalos e saqueadores, como sempre tem gente que só entra nessas para esculachar, mas tem MUITA gente puta da vida de verdade, com raiva não só da polícia como da sociedade como um todo. Essa coisa de “perder a razão” tende a aumentar, já que quem for protestar hoje (terça) ou depois já vai ter sentido na pele como o poder público resolveu reprimir as manifestações.

Tem muita imagem aparecendo de policiais que tiram suas identificações pessoais do uniforme quando estão na repressão. Batendo e bombardeando com a certeza da impunidade. Depois quando neguinho enfia pedra na cabeça de policial acham que perdeu a razão. Tem gente escrota dos dois lados, mas só um deles está suficientemente aparelhado para botar para foder numa aglomeração de gente. Fica a dica: Se for fotografar ou filmar policial abusando da força, ZOOM NA CARA DELE, grandes chances de ele não estar usando identificação.

E aqui no desfavor nós queremos que vocês que estão participando dos protestos nos mandem relatos sobre o que está acontecendo nas ruas. Pode mandar sem medo, por e-mail ou comentário, nós temos conhecimento técnico e jurídico para garantir sua segurança.

Se vocês queriam que essa semana me fosse uma punição, posso dizer que pelo menos algumas horas acompanhando o Twitter eu fiquei: O povo parece genuinamente orgulhoso dessa manifestação, e temos poucos sinais de cinismo ou discurso reaça escorrendo pela opinião do brasileiro médio. O que é positivo por um lado: Pelo menos não é futebol. Mas também começa a mascarar um pouco a reação escrota da polícia, como se tudo estivesse caminhando bem. Não está. Essas manifestações vão enfraquecer eventualmente (talvez não sem dar uma esquentada antes), e se o plano final para contabilizar vitória é baixar as passagens, é basicamente isso que vamos ganhar.

O objetivo tinha que ser algo grande e doloroso onde importa para os escroques que comandam este país: No bolso. Se o povo estivesse focado em tirar a Copa do Mundo do Brasil, aí sim todo mundo ficaria com o cu na mão. Estou vendo alguns movimentos, ainda vou falar mais sobre a parte desses protestos que está vazando para outros países, mas atualmente parece que o tanto de cagadas que acontecem nesse país vai acabar dispersando o foco dos manifestantes ao ponto de vinte centavos comprar o retorno à normalidade.

Tenho certeza que Sally não vai se dar por satisfeita com essa cobertura parcial e vai acabar falando mais sobre o que aconteceu nesta segunda, então para finalizar por enquanto, queria só mostrar uma imagem que me deu muita alegria:

vinagre01-globo

A Globo tendo que tirar a marca de seus microfones para cobrir os protestos. Isso não tem preço…

Para dizer que ainda preferia o texto sobre astrologia, para dizer que vai fazer que nem a Dilma e passar longe disso, ou mesmo para nos contar o que está acontecendo nas ruas da sua cidade: somir@desfavor.com


Comments (61)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: