Desfavor Convidado: Maçonaria.
Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.
Desfavor Explica: Maçonaria
Bom, alguns aqui devem me conhecer, mas quem não me conhece, eu fui o mister Desfavor escolhido pelo povo que me ama e que visita este site. Aham, modéstia à parte,vamos ao assunto de hoje: a Maçonaria.
Em primeiro lugar, poucos são os estudiosos que vão à fundo na história da Ordem, por isso, nem mesmo quem participa dela há muito tempo sabe tudo sobre a origem e a amplitude desta fraternidade. Por esse motivo, a Ordem Maçônica é rodeada de lendas, mistérios e intrigas que beiram o absurdo. No meu caso não é diferente, o que contarei aqui é o que aprendi, nada mais, nada menos. Não revelarei nenhum segredo que já não tenha sido revelado em outros sites da internet, mas tentarei dar alguma luz para aqueles que podem acabar se interessando em ingressar na Ordem.
Meu primeiro aviso é: não procure a Maçonaria por mera curiosidade. Aviso que eu mesmo não segui, pois ingressei na fraternidade por curiosidade, mas havia também uma vontade sincera em aumentar meus conhecimentos na filosofia maçônica. Porém, quem entra por curiosidade acaba se decepcionando e não segue o caminho que a Maçonaria oferece. Caminho que realmente não é para qualquer um, pois envolve magia, cabala, misticismo e muita politicagem interna.
Para discutir estes e outros tantos assuntos, os maçons se reúnem em templos também conhecidos como Lojas. Cada Loja possui regimentos internos diferentes, conforme o rito que segue, o que atrapalha ainda mais na busca pela origem da Ordem. Tanto que o rito do qual participei dizia que a fraternidade havia nascido no antigo Egito e que as primeiras reuniões eram feitas nas pirâmides. Porém, há outra versão que diz que a fraternidade nasceu entre pedreiros europeus, que se reuniam durante o trabalho. Há ainda uma versão que diz que a fraternidade é fruto dos cavaleiros templários, enfim, não há um consenso sobre a origem da Ordem.
Porém, existem ritos que são mais influentes e que possuem mais adeptos no mundo, são eles: O Rito de York, o Rito Escocês Antigo e Aceito e o Rito Moderno. Esses ritos não são fortes por serem melhores, mas sim por serem mais organizados, possuírem mais membros e serem reconhecidos em diversos países. Para manter a organização e a administração das Lojas, existem as Grandes Lojas, que são os centros administrativos de cada país. Nas Grandes Lojas estão os registros de todos os maçons ativos e inativos de diversos ritos, sendo que no Brasil essa responsabilidade é da GOB (Grande Oriente do Brasil).
De acordo com o rito, varia também o ensinamento passado na Loja, sendo que as mais tradicionais transmitem o conhecimento do misticismo judaico, ou seja, a cabala. Porém, há também ensinamentos sobre misticismo cristão (Gnose), magia e ocultismo. Por isso, todo maçom obrigatoriamente precisa acreditar em Deus, independente de sua religião. Além disso, existe uma série de leis que toda loja tradicional precisa respeitar para ser reconhecida na GOB e nas outras Grandes Lojas do mundo. Essas leis são conhecidas como Landmarks e definem, entre outras coisas, a proibição do ingresso de mulheres (resquício da tradição cabalística que hoje, na minha opinião, não faz mais sentido algum). Por isso também a tradição exige que todo maçom tenha uma certa idade (homens jovens são aceitos apenas como DeMolays), que os principais ensinamentos sejam transmitidos verbalmente ou por meio de alegorias ritualísticas e que todo esse conhecimento seja mantido em segredo (que com a invenção da internet, também deixou de fazer sentido).
Esses ensinamentos avançam gradativamente em graus, que podem ser comparadas às séries escolares: se você estudou, passa de grau, senão ficará no seu grau eternamente. Os graus são simbolicamente comparados a escadas, alguns com 33 níveis, outros com 9, outros com 12, dependendo do rito. Eu não fui iniciado nem ao primeiro grau, por isso sou leigo no assunto (só falo o que estudei) e não preciso nem respeitar a lei do segredo (explicarei mais adiante). Para participar da Ordem, é preciso ser convidado por alguém. Após isso, o nome do interessado deve ser aprovado por todos da Loja e só então é dado início ao juramento inicial (seus olhos serão vendados, então prepare-se para ser trolado durante a iniciação).
Na tentativa de desmitificar muitos boatos que rolam por aí, vou enumerar alguns tópicos recorrentes entre maçons e leigos no assunto:
A maçonaria é religião?
Sim e não. A maçonaria é uma filosofia com base em diversas religiões, mas cada vez mais religião do que filosofia.
A Maçonaria é satanista?
Sim e não. No rito que participei, Lúcifer ou Satanás não eram mencionados em momento algum. Para a Ordem, todo o Universo é uma parte de um Ser Superior e que todos os nossos atos possuem uma consequência positiva ou negativa nesta e em outras vidas (é o carma). Essa mentalidade vai contra a crença em demônios ou magia negra. Porém, como a Ordem permite todo tipo de religião, os estudos místicos possibilitam o envolvimento com certas energias consideradas maléficas ou satanistas.
O que é magia?
Magia é a arte de dominar o subconsciente e assim fazer com que tudo e todos ajam a seu favor. É uma filosofia meio Paulo Coelho, onde o Universo conspira por você através da mentalização de coisas boas (alguém já leu o livro “O segredo”? Então…). A magia também é a arte de fazer outras pessoas acreditarem e apoiarem o seu ponto de vista. Em determinado documentário, o magista Alan Moore diz que a maior magia atual é a publicidade, por conseguir convencer as pessoas a comprarem até mesmo o que elas não querem (Somir feelings).
Porque manter segredo?
Pela tradição judaica, a cabala só podia ser transmitida de mestre para aluno de forma verbal. Antigamente, essa tradição só aceitava homens a partir de certa idade que possuíssem trabalho estável. Hoje em dia até a Madonna faz parte da Cabala, o que faz a tradição ir por água abaixo. Outro motivo para manter segredo é a ignorância do grande público, já que os maçons foram perseguidos e mortos por muitos anos durante a história da humanidade, obrigando-os a manterem a discrição.
Por último, mas não o menos importante: a magia não é para qualquer um. Como disse anteriormente, a magia é a arte de influenciar o próximo. Mesmo restrita, já existem charlatões aos montes (regra número 1 da magia, nunca cobre bens materiais pelos seus dons), imaginem se ela fosse aberta para todos.
Quais os riscos e benefícios de entrar na Ordem?
A magia é um caminho sem volta que pode te levar à desgraça, pois se o magista não domina a arte, a arte domina o magista. A maçonaria e outras ordens místicas mostram o caminho mais seguro para dominar a arte, para isso usam de simbologia, rituais e de uma egrégora no Plano Astral, que nada mais é que um grupo trabalhando mentalmente em um mesmo objetivo. A egrégora garante certa segurança para os novatos, pois cada ato gera uma consequência. Você pode ser magista sozinho, sem o auxílio de um grupo maior, mas lembre-se: Um erro no plano físico pode causar dor, mas um erro no plano espiritual pode te levar a loucura.
Por isso, antes de aceitar o juramento de Loja, conheça os irmãos que participam das reuniões e, principalmente, tenha muita confiança na pessoa que te convidou para participar.
A maçonaria só possui pessoas ricas?
Não, a maioria dos maçons são pessoas que possuem um emprego normal. Mas os graus mais elevados, não por acaso, são formados por pessoas com maior poder aquisitivo. Além do mais, tenha em mente que uma parte do seu dinheiro irá financiar a Loja, a Grande Loja e a Fraternidade.
Não espere favores nem regalias, os irmão se ajudam, mas apenas possibilidade de cada um. Porém, tal qual em qualquer religião, sempre desconfie que tem alguém levando alguma grana às suas custas.
Por incrível que pareça, conheci poucos maçons que conseguiram elevação espiritual. Apesar deste ser o principal objetivo da ordem, muitos são os que fumam, bebem, são obesos ou utilizam os recursos da ordem ao seu favor. Esse foi um dos maiores motivos que me levaram a desistir logo no primeiro juramento.
A maçonaria possui influência atualmente?
A maçonaria já fez parte de inúmeras revoluções físicas e espirituais, mas atualmente o número de membros cai gradativamente. As Lojas que visitei estavam cheias de idosos e homens de meia idade que se recusavam a abrir as portas para novos membros. Muitos dizem que a maçonaria resistiu em muitas ocasiões de dificuldade, mas que não resistirá a si mesma se continuar assim e eu concordo com isso.
A maçonaria não é bem vista por muitas religiões e eles não movem um dedo para mudar isso, pelo contrário, isso é até mesmo motivo de piada interna (muitos dizem acreditar no Bode, uma figura mística que representaria Lúcifer apenas para trolar os crentes).
Com o livro “O Segredo” e “O código da Vinci”, houve um boom na procura pela ordem, mas a maioria eram pessoas com más intenções que só foderam ainda mais com a imagem da fraternidade.
Conclusão
Espero ter ajudado um pouco em esclarecer um pouco sobre a Ordem Maçônica. Lembrando que conheci apenas 0,00001% da Ordem, posso ter falado um monte de merda, então sintam-se a vontade para me esculhambar caso for necessário.
Pouco me aprofundei na fraternidade, mas o pouco que conheci me levaram a não ir adiante neste conhecimento. Portanto, não recomendo a procura pela Maçonaria, porém, se você acredita em magia, espiritismo, portais interdimensonais, física quântica, extraterrestres, astrologia, tarô e quer ver significado em tudo quanto é símbolo, lá é o seu lugar com certeza.
Assinado: Chester Chenson
julio
https://youtu.be/5ttoN1exG6Q
Pandora
Estive certa vez na cerimônia Demolay de um primo. Cerimônia aberta ao público. As pessoas com uma certa percepção aguçada, pressentem coisas boas ou ruins de determinados recintos. E este com certeza foi o pior lugar em que já estive. Ambiente claustrofóbico. Pesado… a luz de velas e músicas New Age. Só havia uma única porta. Eu nasci em berço maçônico. Muitos da família são ateus ou ocultistas. Não há moral. A mulher é lixo! Só serve para a reprodução. Muitos são polígamos, mas secretamente. Muitos não condenam a pedofilia. Eu trabalhava na área de denúncias da Safernet. Havia um grão-mestre que assediava um garoto. O Fdp aparecia vestido com as roupas maçônicas. Enfim… eu não sou religiosa. Mas creio mesmo que essa coisa de Liberdade de pensamento, esteja ligada a este tipo de comportamento. O forte deles é a Magia Sexual. Já que muitos na família possuem livros sobre o assunto. Muitos estão ligados a Thelema. Crowley era um pervertido e drogado. Distância desses loucos. E o nosso Brasil está repleto deles. Estão infiltrados na política. Vejam nossa política brasileira! Maravilha não?
Sally
Amei as informações…
Anônimo
Certamente, o problema da sua família era a imoralidade e não a maçonaria. Ninguém aprende putaria e sexismo lá dentro. Como em todos os lugares há pessoas do bem e do mal. Até mesmo nas igrejas. Padres pedófilos, pastores que só pensam em dinheiro, políticos corruptos, crentes que estavam as esposas. Eles são regras de suas associações? Logicamente que não. O problema da sua familia é cultural e educacional. Sempre fui tratada , dentro da maçonaria, com respeito e reverência. Jamais como lixo. Vai estudar e aprwnder, antes de ser superficial em seu julgamento.
Anônimo
O OBJETIVO DA .*. É PISAR EM CIMA DE QUEM NÃO É .*. PARA SUBIR OS DEGRAUS SE VC NÃO INTERESSA PRA ELES VC NEM ENTRA PODE SER RICO OU POBRE E DINHEIRO VC SOBE SIM PQ OS IRMÃO AJUDAM OS IRMÃOS NÃO PROFANOS, PQ IRMÃO DE SANGUE VC NÃO ESCOLHE E OS IR.*. SÃO ESCOLHIDOS POR UM ABOBADO SITADO DE MESTRE, ELE LEVA VC A UMA SALA ONDE VC FICA POR HORAS, DEPOIS COLOCAM UMA CORDA NO SEU PESCOÇO ASSIM POR DIANTE….
Sally
Mais detalhes, por favor
Anônimo
Quanta besteira, eu nunca tive corda no meu pescoço.
Julianna
Meu tio é Grão Mestre da Maçonaria.
Não por acaso ele chegou nesse “status” na Loja quando chegou na Patente de Coronel na PM.
Ele fala pouco, só diz que não é pra curiosos.
Tbm não por acaso tem experiências sobrenaturais com “desencarnados” e se diz espírita.
Olha, só sei dizer que é uma salada e desisti de entender a Maçonaria a um tempo……
É um assunto curioso por estar envolto em mistérios, mas acho melhor não mexer com o desconhecido.
Uma colega minha de faculdade (época boa hahaha) tinha o pai maçon.
Eram ricos, cartões sem limites, compras, festas, viagens, carros, etc.
Quando o pai saiu, sei lá porque, ficaram pobres, com uma mão na frente e outra atrás.
Coincidência, né não?!
Hoje ela trabalha por uma mixaria no mesmo lugar desde quando se formou com possibilidade zero de crescer na carreira……que triste.
Eu disse a ela pro pai voltar a Loja, mas ela disse que ele nao gosta do assunto….hihihihi
Marciel
A questão ai é que justamente por ser uma organização que fica na dependência da situação financeira de seus eventuais membros (até por não ter o sustentáculo financeiro das religiões de grande alcance), há a tendência de que o status da pessoa dentro da Ordem seja medido pelo seu relativo poder no campo econômico e político.
Além disso, há a politica interna de privilegiar a si e aos seus na tentativa de manter a frágil construção presente na ordem.
Paz em Jesus
Boa madrugada rss. Eu não cheguei a fazer o juramento, porém respondi as perguntas que m fizeram, dois dias depois, me retornaram falando q eu Fui aceito, pediram uma pqn contribuição, eu não cheguei a fazer. Por ser final d semana. Me dirigi ao meu padrinho e comuniquei q não iria mais prosseguir. Depois d várias tentativas. Confirmei q não. Quero saber corro perigo ou não por não ter feito o juramento?
Daniela B.
[OFF-TOPIC
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA http://oglobo.globo.com/tecnologia/apple-perde-nome-iphone-no-brasil-para-gradiente-7473075
Sally
PERDEU PARA A GRADIENTE???
HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Seria como o Mc Donalds perder o Big Mac para o Bob´s!
Marciel
Eu ri e muito, se bem que a Gradiente não anda essa bola toda. Será que depois de uns anos não é arriscado de rolar uma “parceria” ou a compra dos direitos de marca por aqui por parte da Apple?
Sally
Duvido que a Apple queira fazer parceira com a Gradiente, alias, a Apple morreu junto com o Jobs. Quem era iphone hoje é Galaxy S3
Daniela B.
Viu essa tirinha? http://www.umsabadoqualquer.com/1013-jesus-o-retorno/
Que bom que tem gente nos comentários que concorda contigo:
“É tipo o seu filho ser atropelado e você cultuar o pneu do carro em “homenagem” a ele.”
“Vamos idolatrar Jesus! Vamos usar como símbolo de adoração aquele objeto que foi utilizado como tortura e local de morte dele!”
Sally
Eu AMO um sábado qualquer! É piadinha inocente mas algumas, se você parar para refletir, são de uma profundidade…
Otário de sunga
Eu morri numa grana porque o cara que comprou meu apartamento e o que vendeu me representando eram “irmãos”. Bobeei na hora de exigir a formalização da proposta, confiei no corretor e me lasquei. Eles armaram um golpe e eu tive que aceitar para não perder outro negócio. Descobri que eram maçons porque houve um mal-entendido na troca de sinais de reconhecimento.
Marciel
Golpes e trambiques são tão comuns que não me espantam. Quem convive com cobra no dia-a-dia não fica tão assustado com outras cobras.
Chelsea
Muito interessante o texto. Mas sinceramente me decepcionei com a Maçonaria. A enxergava como uma organização forte, séria e muito bem arquitetada… E vendo suas explicações sobre a influência forte de religiões nela, me espantei.
Ah, e eu ri dessa parte:
“… Por incrível que pareça, conheci poucos maçons que conseguiram elevação espiritual. Apesar deste ser o principal objetivo da ordem, muitos são os que fumam, bebem, são obesos ou utilizam os recursos da ordem ao seu favor…”
Se eu entendi bem… Quem possui qualquer vício – explícito, aqueles onde a pessoa repete os mesmo erros ou possui manias loucas não contam – é tudo um bando de seres involuídos ou mortos por dentro. Huahuhauauh.
Mas gostei do texto, me saciou a curiosidade! :D
chester
na maçonaria e em diversas religiões, os vicios sao considerados coisas carnais e devem ser superados durante a busca pela elevação espiritual….
esse seria o primeiro passo, o segundo é abrir mao de bens materiais e o terceiro controlar os próprios sentimentos pessoais….
é uma espécie de busca pelo nirvana
carlos coutinho
NINGUEM AQUI TEM CORAGEM DE DIZER, (PORQUE NÃO SABEM NADA)O QUE REALMENTE É ESSA ORGANIZAÇÃO. TOMEM VERGONHA NAS SUAS CARAS E VEJAM O DVD DO TIO CHICO, QUE VCS VERÃO O QUE É 1% DA MAÇONARIA.O TIO CHICO FOI MAÇON GRAU 32 NA ORGANIZAÇÃO. ATÉ PROSTITUTA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS JA FOI CONVIDADA E LÁ NA “INICIAÇÃO“ TEM QUE CHUTAR E ESCARNECER DE UM BONECO IDENTICO A JESUS CRISTO. E VEM MAÇON AQUI DIZER QUE LÁ É COISA DE GENTE BOA. VOCES TODOS NÃO PASSAM DE INFANTIS QUE AINDA NÃO LARGARAM O PIRULITO E AINDA FALAM GUGU DADÁ…DEUS E JESUS ABENÇOE A TODOS…
Sally
Então diz você, Carlos! Eu estou louca para saber! Faz um texto que a gente publica como Desfavor Convidado. Manda para o meu e-mail: sally@desfavor.com
Anônimo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que ridículo…….. que mentira…
Anônima
Vc se safou duma boa, seu gostoso!
Meu pai era duma tal loja maçônica (que deveria ser um clube de ajuda mútua), ele ajudava a todos os “irmãos” só que na hora que ele adoeceu viraram as costas pra ele. Um outro amigo do meu pai já tinha trocado de loja porque viu aquela que não tava servindo. Meu pai pagava uma anuidade tipo 500 dilmas, quando foi excluído não teve ressarcimento de um centavo. Grande exemplo de irmandade! VSF, VTNC, FDP
Ainda bem que sou ATÉIA, COM A MAIÚSCULO!
Obs: Meu pai era satanista. Na boa eu acho ridículo cultuar Deus, cultuar o Lúcifer então é desajuste mental do caralho.
Hugo M. (acho)
Satanistas não veneram exatamente a Satã. Apenas colocam o homem acima de Deus.
chester
exacto
Marciel
Gente que você ajuda e na hora da verdade te viram as costas é o que mais tem. Os ingratos da minha família não me deixam mentir.
luiz Ferros
Querido a Maçonaria é instituição seria e responsável, evidente que dentro de uma instituição tão grande possa ter pessoas mau intencionadas, porem assim que detectadas são desligadas da ordem. Fazemos muita filantropia, ajudamos muita gente que precisa, a condição social é conseqüência, a pobres, classe media e ricos, porem sem hierarquia todos somos irmãos. Tirando as partes misticas sua explicação é razoável, o GOB é uma potencia mas não é a unica. As regulares no brasil são – GOB, COMAB, CSMB.
Um abraço.
Marciel
Fico feliz de saber que tenha alguém que bem ou mal tente lutar pelo bem dentro do círculo, mas isso é tarefa árdua, por incrível que pareça. Via como ouro de tolo toda essa mistificação quando vi a figura de certo maçon aqui no Facebook, que estava lotado na secretaria de educação da prefeitura aqui.
Sério, me assustei com o perfil do cara, dados os erros de português, o ode a maçonaria (uma sociedade “discreta” ao que eu saiba) e pelo apoio incondicional a prefeita aqui, que tenho por “brega”, “ignorante” e “sem noção”.
Pelo pouco que conheço desse meio, presumo que o relato do Chester seja real, mas de qualquer forma, respeito a sua posição, caro Luiz Ferros.
chester
caro luiz
conheci algumas lojas aqui no meu oriente e como em qualquer outra organização, vi sim pessoas que realmente queriam fazer o bem e ajudar o próximo….
mas os maus exemplos me fizeram questionar se era mesmo isso que eu queria, pois como encontrar a perfeição dessa maneira?
mantenho meu respeito pela Ordem, mas considerei melhor trilhar um caminho pessoal do que compartilhar essa busca pelo Deus do meu coração
paz profunda
Suellen
“Não, a maioria dos maçons são pessoas que possuem um emprego normal. Mas os graus mais elevados, não por acaso, são formados por pessoas com maior poder aquisitivo. Além do mais, tenha em mente que uma parte do seu dinheiro irá financiar a Loja, a Grande Loja e a Fraternidade”.
Muito semelhante ao que ocorre na Opus Dei. A diferença lá é que tem gente que dá até 90% do que tem.
Daniela B.
Suellen, o que você achou disso? http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1224147-cantora-japonesa-raspa-a-cabeca-como-castigo-por-passar-a-noite-com-rapaz.shtml Tu sabe de cultura japonesa melhor do que eu, na minha humilde opinião, esse povo é todo louco (sem ofensa).
Suellen
Morei lá. É tudo louco mesmo. Louco porque faz de tudo para não ser rejeitado pelo grupo que fizer parte. Como no caso dessa cantora, que preferiu se punir a receber a punição dos outros, até porque o bullying lá é sutil e cruel.
Eles são tão assim encanados com punições que, uma vez, um maquinista deixou a segurança de lado e matou 120 pessoas ao fazer o trem se chocar contra um prédio, só porque havia se atrasado alguns minutos…
Daniela B.
Pois é, tudo bem que tava no contrato e talz, mas que tipo de contrato faz meninas jovens abdicarem de uma vida afetiva e sexual só pra satisfazer o desejo de posse de um monte de otaku marmanjo e punheteiro (pelo menos foi isso que andei lendo)? Daí vi um clipe delas, todas de lingerie, com orelhas de gatinho, brincando que nem crianças e dando selinho na amiguinha, tipo, ooooiiii???
Sally
Um contrato desse no Brasil seria inválido por não respeitar a lei. A vontade das partes encontra limitação na lei…
Suellen
Pois é, o Somir já postou aqui um texto muito bom sobre pornografia japonesa. Já contei que eles pagam até 700 dólares só para cheirar uma calcinha de uma colegial? Terror ter filhos por lá…
Marciel
No que diz respeito a Opus Dei (Obra de Deus em Latim), é uma organização cuja finalidade é a de esvaziar as ordens ditas “tradicionais” no intento de fazer com que seus representantes (numerários e supernumerários) respondam diretamente ao Papa.
Fortalecer tal grupo é especialmente conveniente num momento em que os grupos que tem uma visão mais próxima do “social” (especialmente franciscanos) tendem na direção da “Teologia da Libertação”, o que por si só já causa grandes arrepios naqueles que estão lotados no Vaticano.
E a jogada do desapego se mantém, mas agora em prol de uma causa que está alheia aos seus anseios em benefício de pessoas e grupos que buscam tirar o máximo de proveito possível da posição de poder que desfrutam.
A Opus Dei na Igreja Católica aparenta-se em muito a “Teologia da Prosperidade” corrente em certos grupos evangélicos, que também se aproveita da crença de alguns em um eventual progresso econômico com o intento de tirar vantagem em cima disso. Vide os Valdomiros da vida.
CEGUINHO
LAMENTO MAIS TEOLOGIA ALGUMA É SOCIAL OU CONFIÁVEL. CONHECI ALGUNS ADPETOS DESTA TAL TEOLOGIA QUE ROUBAM IMÓVEIS PÚBLICOS UTILIZANDO MENDIGOS E MORADORES DE RUA.
OS IMÓVEIS ADQUIRIDOS NÃO SÃO DOS INVASORES MAS DA SANTA INQUISIÇÃO…
VALE CONFERIR UM PADRE,APÓS OS EVENTOS LITURGICOS,CONTABILIZANDO O CACAU ARRECADADO DOS FIÉIS.
O BICHO ATÉ BABA QUE FAZ LEMBRAR O LOBO MAU DIANTE DA CHAPEUZINHO VERMELHO.
O NOME CORRETO É TEOLOGIA DA $UGAÇÃO.
Marciel
“Ceguinho”, sei que tem pilantras por todos os lados e que tem sim essa turma do “meu pirão primeiro” (pra falar a verdade, é o que mais tem) lá dentro também.
O que eu não daria para me ver livre da pilantra da minha mãe, uma poser miserável do caralho que aproveitou que eu estava mal de saúde, me recuperando de um acidente e com sérios problemas pessoais para tentar me passar a perna.
Ela e a vigarista da mãe dela estavam era contando com o meu pézinho na cova ou mesmo com a possibilidade de se livrar de mim pra passar a mão no pouco que consegui segurar da herança do meu pai.
Quem vê pensa que elas são boas pessoas, mas sério… Em termos de caráter, Renan Calheiros e Paulo Maluf são exemplo perto dessas piranhas dissimuladas.
Marciel
Em toda organização em forma de máfia tem os pilantras e os inocentes úteis. Diferenciar quem é quem é que é o X da questão.
Maradona
Também me decepcionei com as pessoas que conheci nesse ambiente, amigo frango anaboiolizado. E tenho amigos que abandonaram pelo mesmo motivo. A sensação que tive é que a única coisa que quase todo mundo busca lá é promoção social e econômica.
chester
é que nem a policia, ate entra gente bem intencionada, mas sao poucos os que resistem aos encantos que a ordem proporciona….
é que a “carne é fraca”
p.s.: há um episodio do simpsons que considero perfeito para a situação, onde o homer ingressa em um ordem similar à maçonaria e recebe regalias que antes nao recebia….
quem me dera se fosse assim de verdade….
Marciel
A eleição do Renan me motivou a isso.
CEGUINHO
A MAÇONARIA VAI MUITO BEM OBRIGADO NO tjrjCABRALDELTAENGENHARIACACHOEIRA !
Marciel
Meu caro, esse é o bom e velho jogo do conchavo. Não importa se é judeu, se é maçon, se é de alguma corrente minoritária ou se é um representante-chave em alguma corrente mais representativa. Não se esqueça que uma boa teoria da conspiração se sustenta em cima de meias-verdades.
GCFF
Esclarecedor. No entanto, tenho uma dúvida que não sei se vc poderá tirar: o que seriam as “Filhas de Jó”? não seria um tipo de contraparte feminina da maçonaria?
Carol Souza
Filhas de Jó seria uma organização ligada a maçonaria, mas não pertencente a ela (se é que me fiz entender). São principalmente parentes de maçons, que acabam se conhecendo nos encontros abertos.
A Rosacruz tem mais a ver com os princípios maçônicos (embora não seja nem ligada a ela tem muita gente que acha que é uma vertente da maçonaria) e aceita mulheres.
luiz Ferros
Amigo (a), Filhas de Jó é formado por mulheres ou filhas de maçons, entidade destinada a eventos sociais, tais como a filantropia e estudos de comportamento humano e festas junto aos maçons.
Abraços fraternais
M. Charles DG
Tirando as bobeiras místicas nas quais jamais acreditei (porque nunca achei razoável que homens de certa idade e responsabilidade se juntassem num “Clube do Bolinha” pra brincar de Joseph Curwen(*)), a maçonaria (ao menos pra mim) não passa de uma agremiação de cooperação cuja origem me parece muito mais crível se nos reportarmos à tese de que a necessidade de ajuda mútua entre os pedreiros franceses no século XVIII levou à sua formação. Fora disso, tudo é especulação e desvario, talvez até mesmo plantado pelos membros da ordem justamente pro foco se dispersar e ser, assim, mantida a sua “discrição” (impossível falar em discrição quando seus “templos” são absurdamente chamativos, com o tal “Olho de Horus”, o escopro e o compasso talhados nas fachadas de arquitetura arcaica, totalmente destoante das construções em derredor, mas, enfim…).
O que eu acho escroto (e talvez eu esteja saindo do escopo do texto) são esses grupos “paramaçônicos” como lions e rotary, cuja presença ameaçadora você já percebe nas rotatórias de entrada de muitíssimas cidades Brasil afora, como que querendo-se dizer: “cuidado, estamos aqui!”. O que deveria haver nessas rotatórias são placas da prefeitura te dando as boas-vindas por chegar nas cidades, não placas de agremiações particulares que agem como se fossem donos delas! Deplorável isso. Merecia até um “flertando com o desastre” detalhado.
(*) Leia “The Case of Charles Dexter Ward”, do Lovecraft.
chester
realmente, muito se fala lá dentro em vencer o próprio ego, mas a própria ordem possui um ego do tamanho do universo….
os maçons pedem discrição, mas vivem cheios de aneis e outros pinduricalhos relativos a ordem….
e ainda possuem a audacia de pedir segredo tsc tsc
GADU não esta nada contente com essa situação
Anônimo
Ótimo comentário!!! O melhor, até agora!!!
Carol Souza
Chester, gostei bastante da sua descrição… Conheço alguns e alguns graduados, e é bem isso mesmo.
Um dia a maçonaria fez sentido em existir. O grupo era dedicado e influente de verdade, dedicavam o dinheiro deles para algumas causas, faziam coisas de verdade, etc. Hoje é mais um clubinho “secreto” do que um grupo que quer mudar alguma coisa. E tem muita coisa que já fez sentido historicamente e hoje não faz mais…
Sobre os rituais que alguém perguntou, até onde me contaram são bem similares aos que o Dan Brown conta no livro. São bastante simbólicos, mas não são satânicos, como dizem por aí. Isso, colocando como o Chester fez, é o que me contaram…
chester
creio que a maçonaria ainda tenha o seu propósito de existir, mas são muitas as maças podres que estao la dentro, então é preferivel seguir uma religiao comum do que entrar lá…
Alan
eu achava que era mais pra uma filosofia de vida mais parece ser uma religião tão ruim quanto as outras ou até pior parece ser uma coisa ridicula misturar um monte de religiões rituais e tradições em um mesmo lugar e ainda achar que isso é superior isso dai parece ser de longe uma das piores religiões,se o povão brasileiro soubesse como realmente é a maçonaria eu aposta que não faltariam menbros pq do jeito que esse povo gosta de uma superstição não duvido que os descontentes migrariam todos pra maçonaria e o pior de tudo é que essa rligião mantem uma aura de religião de gente esclarecida e poderosa , mais é só outra forma de ser alienado ; sempre tive a impressão de que os ricos da maçonaria ajudavam os mais pobres que entravam , por que a maioria dos maçons que eu conheço ou é rico ou enrriqueceu depois de entrar na maçonaria
Marciel
Alan, isso tem raizes mais profundas pelo viés antropológico, que ajudam a reforçar o FALSO POSITIVO. A própria Sally comentou de uma tendência da apoio a si e aos seus nos círculos judaicos e pelo que tenho visto, essa tendência NÃO SE RESTRINGE a apenas este círculo. Tal tendência é só uma demonstração mais clara disso.
Marciel
Curti o texto, Chester. :D
Cris
Engraçado.. criaram uma lenda a respeito da maçonaria e pelo que voce explicou as pessoas fantasiaram demais, pelo menos a meu ver.
Parece que estamos na Idade Média e a grande maioria da população diz que tudo que não é ‘normal’ deve ser queimado em praça publica, mesmo não sabendo o que realmente há por trás .
chester
sim, fantasiaram demais e os maçons permitiram isso
alguns ate gostam dessas lendas que foram criadas em nome da maçonaria…..
as mais atuais foram por causa de um jornalista americano, que entrou na ordem apenas para descrever os “tais rituais satanicos” no jornal, como nao encontrou nada interessante, acabou inventando um monte de coisas que muitas pessoas acreditam ate hj…
Daniele
Texto legal mas… cadê os detalhes sórdidos?
Conta detalhe dos rituais!
Daniela B.
Senti falta das baixarias estilo Desfavor de ser.
chester
os rituais sao muito chatos para serem detalhados aqui….
primeiro que tem sempre que andar em linha reta num piso estilo xadrez
depois tem que acender velas em uma determinada ordem
entoamos alguns mantras
vem um longo discurso sobre a chave de hiram
alguem vai interpretar o mestre da obra
e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Helena
Amei saber o pq deles usarem o bode como símblo ,só por esse motivo ja merecem respeito.
Os queima feijão (T J), então nunca passam nem perto deles…
chester
espantei muitas testemunhas de jeová utilizando apenas o avental de aprendiz e a minha maior diversao na maçonaria era poder falar que era satanista, devoto de baphomet….
Daniela B.
Que Maçonaria o quê, o negócio é a Ordem dos Lapidários, hahah!
Btw, texto muito bacana, parabéns.
PERNA LONGA
O GRANDE OBJETIVO DESTA GENTE TODA É O PODER E A BUSCA ALUCINADA PELO PAPEL PINTADO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
Marciel
Papel pintado não vale de nada. O que tem valor na realidade são os recursos que podem ser conseguidos as custas dele.