Skip to main content

Desfavor Convidado: Maçonaria.

| Desfavor | | 66 comentários em Desfavor Convidado: Maçonaria.

descon_maconaria

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.

Desfavor Explica: Maçonaria

Bom, alguns aqui devem me conhecer, mas quem não me conhece, eu fui o mister Desfavor escolhido pelo povo que me ama e que visita este site. Aham, modéstia à parte,vamos ao assunto de hoje: a Maçonaria.

Em primeiro lugar, poucos são os estudiosos que vão à fundo na história da Ordem, por isso, nem mesmo quem participa dela há muito tempo sabe tudo sobre a origem e a amplitude desta fraternidade. Por esse motivo, a Ordem Maçônica é rodeada de lendas, mistérios e intrigas que beiram o absurdo. No meu caso não é diferente, o que contarei aqui é o que aprendi, nada mais, nada menos. Não revelarei nenhum segredo que já não tenha sido revelado em outros sites da internet, mas tentarei dar alguma luz para aqueles que podem acabar se interessando em ingressar na Ordem.

Meu primeiro aviso é: não procure a Maçonaria por mera curiosidade. Aviso que eu mesmo não segui, pois ingressei na fraternidade por curiosidade, mas havia também uma vontade sincera em aumentar meus conhecimentos na filosofia maçônica. Porém, quem entra por curiosidade acaba se decepcionando e não segue o caminho que a Maçonaria oferece. Caminho que realmente não é para qualquer um, pois envolve magia, cabala, misticismo e muita politicagem interna.

Para discutir estes e outros tantos assuntos, os maçons se reúnem em templos também conhecidos como Lojas. Cada Loja possui regimentos internos diferentes, conforme o rito que segue, o que atrapalha ainda mais na busca pela origem da Ordem. Tanto que o rito do qual participei dizia que a fraternidade havia nascido no antigo Egito e que as primeiras reuniões eram feitas nas pirâmides. Porém, há outra versão que diz que a fraternidade nasceu entre pedreiros europeus, que se reuniam durante o trabalho. Há ainda uma versão que diz que a fraternidade é fruto dos cavaleiros templários, enfim, não há um consenso sobre a origem da Ordem.

Porém, existem ritos que são mais influentes e que possuem mais adeptos no mundo, são eles: O Rito de York, o Rito Escocês Antigo e Aceito e o Rito Moderno. Esses ritos não são fortes por serem melhores, mas sim por serem mais organizados, possuírem mais membros e serem reconhecidos em diversos países. Para manter a organização e a administração das Lojas, existem as Grandes Lojas, que são os centros administrativos de cada país. Nas Grandes Lojas estão os registros de todos os maçons ativos e inativos de diversos ritos, sendo que no Brasil essa responsabilidade é da GOB (Grande Oriente do Brasil).

De acordo com o rito, varia também o ensinamento passado na Loja, sendo que as mais tradicionais transmitem o conhecimento do misticismo judaico, ou seja, a cabala. Porém, há também ensinamentos sobre misticismo cristão (Gnose), magia e ocultismo. Por isso, todo maçom obrigatoriamente precisa acreditar em Deus, independente de sua religião. Além disso, existe uma série de leis que toda loja tradicional precisa respeitar para ser reconhecida na GOB e nas outras Grandes Lojas do mundo. Essas leis são conhecidas como Landmarks e definem, entre outras coisas, a proibição do ingresso de mulheres (resquício da tradição cabalística que hoje, na minha opinião, não faz mais sentido algum). Por isso também a tradição exige que todo maçom tenha uma certa idade (homens jovens são aceitos apenas como DeMolays), que os principais ensinamentos sejam transmitidos verbalmente ou por meio de alegorias ritualísticas e que todo esse conhecimento seja mantido em segredo (que com a invenção da internet, também deixou de fazer sentido).

Esses ensinamentos avançam gradativamente em graus, que podem ser comparadas às séries escolares: se você estudou, passa de grau, senão ficará no seu grau eternamente. Os graus são simbolicamente comparados a escadas, alguns com 33 níveis, outros com 9, outros com 12, dependendo do rito. Eu não fui iniciado nem ao primeiro grau, por isso sou leigo no assunto (só falo o que estudei) e não preciso nem respeitar a lei do segredo (explicarei mais adiante). Para participar da Ordem, é preciso ser convidado por alguém. Após isso, o nome do interessado deve ser aprovado por todos da Loja e só então é dado início ao juramento inicial (seus olhos serão vendados, então prepare-se para ser trolado durante a iniciação).

Na tentativa de desmitificar muitos boatos que rolam por aí, vou enumerar alguns tópicos recorrentes entre maçons e leigos no assunto:

A maçonaria é religião?

Sim e não. A maçonaria é uma filosofia com base em diversas religiões, mas cada vez mais religião do que filosofia.

A Maçonaria é satanista?

Sim e não. No rito que participei, Lúcifer ou Satanás não eram mencionados em momento algum. Para a Ordem, todo o Universo é uma parte de um Ser Superior e que todos os nossos atos possuem uma consequência positiva ou negativa nesta e em outras vidas (é o carma). Essa mentalidade vai contra a crença em demônios ou magia negra. Porém, como a Ordem permite todo tipo de religião, os estudos místicos possibilitam o envolvimento com certas energias consideradas maléficas ou satanistas.

O que é magia?

Magia é a arte de dominar o subconsciente e assim fazer com que tudo e todos ajam a seu favor. É uma filosofia meio Paulo Coelho, onde o Universo conspira por você através da mentalização de coisas boas (alguém já leu o livro “O segredo”? Então…). A magia também é a arte de fazer outras pessoas acreditarem e apoiarem o seu ponto de vista. Em determinado documentário, o magista Alan Moore diz que a maior magia atual é a publicidade, por conseguir convencer as pessoas a comprarem até mesmo o que elas não querem (Somir feelings).

Porque manter segredo?

Pela tradição judaica, a cabala só podia ser transmitida de mestre para aluno de forma verbal. Antigamente, essa tradição só aceitava homens a partir de certa idade que possuíssem trabalho estável. Hoje em dia até a Madonna faz parte da Cabala, o que faz a tradição ir por água abaixo. Outro motivo para manter segredo é a ignorância do grande público, já que os maçons foram perseguidos e mortos por muitos anos durante a história da humanidade, obrigando-os a manterem a discrição.

Por último, mas não o menos importante: a magia não é para qualquer um. Como disse anteriormente, a magia é a arte de influenciar o próximo. Mesmo restrita, já existem charlatões aos montes (regra número 1 da magia, nunca cobre bens materiais pelos seus dons), imaginem se ela fosse aberta para todos.

Quais os riscos e benefícios de entrar na Ordem?

A magia é um caminho sem volta que pode te levar à desgraça, pois se o magista não domina a arte, a arte domina o magista. A maçonaria e outras ordens místicas mostram o caminho mais seguro para dominar a arte, para isso usam de simbologia, rituais e de uma egrégora no Plano Astral, que nada mais é que um grupo trabalhando mentalmente em um mesmo objetivo. A egrégora garante certa segurança para os novatos, pois cada ato gera uma consequência. Você pode ser magista sozinho, sem o auxílio de um grupo maior, mas lembre-se: Um erro no plano físico pode causar dor, mas um erro no plano espiritual pode te levar a loucura.

Por isso, antes de aceitar o juramento de Loja, conheça os irmãos que participam das reuniões e, principalmente, tenha muita confiança na pessoa que te convidou para participar.

A maçonaria só possui pessoas ricas?

Não, a maioria dos maçons são pessoas que possuem um emprego normal. Mas os graus mais elevados, não por acaso, são formados por pessoas com maior poder aquisitivo. Além do mais, tenha em mente que uma parte do seu dinheiro irá financiar a Loja, a Grande Loja e a Fraternidade.

Não espere favores nem regalias, os irmão se ajudam, mas apenas possibilidade de cada um. Porém, tal qual em qualquer religião, sempre desconfie que tem alguém levando alguma grana às suas custas.

Por incrível que pareça, conheci poucos maçons que conseguiram elevação espiritual. Apesar deste ser o principal objetivo da ordem, muitos são os que fumam, bebem, são obesos ou utilizam os recursos da ordem ao seu favor. Esse foi um dos maiores motivos que me levaram a desistir logo no primeiro juramento.

A maçonaria possui influência atualmente?

A maçonaria já fez parte de inúmeras revoluções físicas e espirituais, mas atualmente o número de membros cai gradativamente. As Lojas que visitei estavam cheias de idosos e homens de meia idade que se recusavam a abrir as portas para novos membros. Muitos dizem que a maçonaria resistiu em muitas ocasiões de dificuldade, mas que não resistirá a si mesma se continuar assim e eu concordo com isso.

A maçonaria não é bem vista por muitas religiões e eles não movem um dedo para mudar isso, pelo contrário, isso é até mesmo motivo de piada interna (muitos dizem acreditar no Bode, uma figura mística que representaria Lúcifer apenas para trolar os crentes).

Com o livro “O Segredo” e “O código da Vinci”, houve um boom na procura pela ordem, mas a maioria eram pessoas com más intenções que só foderam ainda mais com a imagem da fraternidade.

Conclusão

Espero ter ajudado um pouco em esclarecer um pouco sobre a Ordem Maçônica. Lembrando que conheci apenas 0,00001% da Ordem, posso ter falado um monte de merda, então sintam-se a vontade para me esculhambar caso for necessário.

Pouco me aprofundei na fraternidade, mas o pouco que conheci me levaram a não ir adiante neste conhecimento. Portanto, não recomendo a procura pela Maçonaria, porém, se você acredita em magia, espiritismo, portais interdimensonais, física quântica, extraterrestres, astrologia, tarô e quer ver significado em tudo quanto é símbolo, lá é o seu lugar com certeza.

Assinado: Chester Chenson


Comments (66)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: