Des Contos: Enquanto isso…
| Somir | Des Contos | 29 comentários em Des Contos: Enquanto isso…
Enquanto isso, num estúdio de TV:
MEDIADORA: Boa noite, eu sou Poliana Mendes e vai começar agora o último debate entre os candidatos à prefeito de Cafequiana do Norte. Estão conosco aqui nos estúdios da TV Regional os candidatos Josias Pederneira, do PRPN; Adílson Norberto, do PQP; Túlio Pinto, do PNC do B; além de Teresa Rocha, do PTP. Vamos explicar como vai funcionar o deba…
CANDIDATO: Oi! Eu também estou… aqui. *sorriso desconcertado para a câmera*
MEDIADORA: Gostaria de deixar claro ao candidato que interrupções não serão toleradas.
CANDIDATO: Claro! Mas eu só interrompi porque vocês não me apresentaram.
MEDIADORA: Ok. Ritler Manson, do… *lendo pauta* PLUA. Pronto. Vamos explicar para os telespec…
RITLER: Não! Não! Meu nome não é Ritler! Tira isso da tela! Meu nome é Rilter, Rilter Manso.
MEDIADORA: O que eu disse sobre interrupções?
JOSIAS: Eu exijo direito de resposta, o candidato Ritler está usando tempo que não o pertence e sendo favorecido.
RILTER: RILTER! Não é Rit…
MEDIADORA: Direito concedido. O candidato Josias Pederneira tem um minuto para expor por que acredita estar sendo prejudicado por Ritler.
RILTER: RILTER!
ADÍLSON: Também exijo direito de resposta.
MEDIADORA: Concedido. Alguém mais?
TÚLIO: Eu!
MEDIADORA: Concedido.
TERESA: Também.
MEDIADORA: Concedido.
RILTER: Não seria democrático se eu não tivesse oportunidade de expor minhas ideias também. Quero o direito de resposta.
MEDIADORA: Negado. Vamos começar. Neste primeiro bloco, cada candidato deve falar sobre suas propostas para o tema sorteado. Vamos começar com… *puxando papel* Josias Pederneira, do PRPN. Josias, quais são suas propostas para a… *puxando papel* educação. Você tem dois minutos.
JOSIAS: Educação é a questão mais importante…
*cinco minutos depois*
JOSIAS: Nossas crianças são o futuro da nação, e só com…
RILTER: Com licença.
JOSIAS: Mas que absurdo! Interrompido de novo?
RILTER: Já estourou o tempo do candidato Josias.
MEDIADORA: Candidato Ritler, quem está na bancada da mediadora?
RILTER: Você. E é Rilter, não Ritl…
MEDIADORA: Exato. Sugiro que você cuide do seu plano de governo… se é que podemos chamá-lo assim, e deixar a mediação ao meu cargo.
JOSIAS: Exijo direito de resposta.
MEDIADORA: Concedido.
Os outros candidatos, com exceção de Rilter, levantam a mão.
MEDIADORA: Concedido, concedido, concedido…
*vinte minutos depois*
MEDIADORA: No próximo bloco, os candidatos fazem per…
RILTER: Faltou a minha parte.
MEDIADORA: *bufando* Tá bom. Vamos ver… Candidato Ritler, quais são suas propostas para… *puxando papel* Pena de morte.
RILTER: *chocado* Como assim? É eleição para prefeito! Pena de morte é assunto para governo federal… Isso não faz o menor sentido.
MEDIADORA: Então você não tem nenhuma proposta para apresentar?
RILTER: Não! Não para pena de morte… Eu posso falar sobre as nossas propostas para a área de segurança pública, vamos integrar a guarda muni…
MEDIADORA: Tempo esgotado. No próximo bloco, os candidatos fazem perguntas entre si.
*comerciais, sendo quase todos dos candidatos à prefeito, com exceção de Rilter*
MEDIADORA: Bem vindos de volta. Neste bloco os candidatos podem fazer perguntas uns para os outros, com tema escolhido por sorteio. A pergunta pode durar trinta segundos, a resposta três minutos, a réplica um minutos e a tréplica trinta segundos. Vamos começar com Túlio Pinto, do PNC do B. O tema é… *puxando papel* Trânsito. Túlio…
TÚLIO: Gostaria de saber da candidata Teresa sua opinião sobre os rumores de que o candidato Ritler Manson estaria interessado em colocar um pedágio na avenida central da cidade.
TERESA: Obrigada pela pergunta, Túlio. Ritler já demonstrou inequivocadamente no passado que é contra os direitos humanos. Um pedágio na avenida central seria um crime contra a economia e a liberdade dos nossos cidadãos.
RILTER: É RILTER! E eu nunca falei sobre pedágio, até porque passam no máximo dez carros por dia por lá e… *suspiro* Direito de resposta, né?
MEDIADORA: *sorriso*
*mais quinze minutos se passam, nenhum candidato pergunta para Rilter, mas todos falam sobre ele*
ADÍLSON: … e é por isso que temos que impedir Ritler de perseguir as minorias.
MEDIADORA: Um excelente ponto de vista, candidato Adílson. Vamos para o último intervalo do debate, a não ser que alguém queria interromper de novo.
RILTER: *visivelmente frustrado, tamborilando os dedos sobre a bancada* Aposto que não adianta reclamar que estão colocando filtros na minha imagem para me deixar parecido com o Nosferatu, não é?
MEDIADORA: Absurdo. A câmera não mente, algumas pessoas são menos fotogênicas mesmo. Principalmente as desonestas. Vamos para o intervalo agora, até mais!
*comerciais, sendo quase todos dos candidatos à prefeito, com exceção de Rilter*
MEDIADORA: Este é o debate final entre os candidatos à prefeitura de Cafequiana do Norte. Eu sou Poliana Mendes e este é o bloco final. Os candidatos podem fazer perguntas entre si, e o tema é livre. Vamos sortear quem vai começar… E é… *puxando papel* Rilter Man… Hã? Deixa eu confirmar… *olhando feio para o pessoal da produção* Ritler Manson, pode começar.
RILTER: É Ril… ah, sabe do que mais? Minha pergunta é para a mediadora, Poliana Mendes.
MEDIADORA: Você não pode fazer is…
RILTER: Poliana, você não tinha me dito que ia ser profissional?
JOSIAS: Eu quero direito de…
RILTER: NEGADO!
MEDIADORA: Você não pode…
RILTER: NEGADO TAMBÉM! Poliana, está muito difícil de acreditar que você não está tentando me prejudicar aqui. Achei que íamos lidar com isso como adultos!
MEDIADORA: Não admito que você coloque em dúvida minha idoneidade como jornalista! Não fiz nada para te prejudicar!
RILTER: Poliana, essa cidade tem cinco mil habitantes e cinco candidatos à prefeito! Um mês antes da inscrição de candidatos, quando eu terminei com você, estava difícil até mesmo achar alguém para concorrer comigo!
MEDIADORA: EU TERMINEI COM VOCÊ! E se você odeia a democracia, problema seu. Todo mundo pode se candidatar e eu não tive nada a ver com isso.
RILTER: Dois candidatos são primos seus! A Teresa é sua melhor amiga e o Josias ficava dando em cima de você desde que a gente começou a namorar! E para ser honesto, é muito estranho que qualquer emissora de TV se interesse por fazer um debate numa cidade minúscula como essa! Tem cidade dez vezes maior vendo isso aqui que não teve nenhum debate! E esse é o quinto que temos!
MEDIADORA: … Tá… eu passei do ponto. Ai que vergonha… Devo desculpas a você e aos telespectadores. Vamos encerrar por aqui e… espera um pouco… *colocando a mão no ouvido*
Os candidatos parecem confusos, entreolhando-se.
MEDIADORA: Maior audiência num debate político até hoje? Está bombando nas redes sociais? E estamos ao vivo até na capital?
RILTER: Não é possível! É só com isso que o povo se importa? Se isso continuar estaremos provando que todo o processo político não passa de uma piada e…
MEDIADORA: O que eu disse sobre interrupções, Ritler?
RILTER: *suspiro* Agora eu lembro porque terminei com você.
JOSIAS: Direito de resposta?
MEDIADORA: Concedido!
Somir, mudando de assunto (aproveitando uma postagem tua, que talvez tu responda os comentários), tu já leu A arte da guerra pra quem mexeu no queijo do pai rico, do Luli Radfahrer? (nenhum motivo especial pra pergunta, é só porque ele trabalha com publicidade também e talz)
Do jeito que anda boa a qualidade das obras de autoilusão, não duvido nada que em breve lancem um livro com o título “Como se garantir na putaria as custas do Pai Rico”.
Pegar o título de três clássicos da “autoajuda” e colocar em seu próprio livro foi uma sacadinha bem filha da puta.
http://eleicoes.uol.com.br/2012/uol-pelo-brasil/2012/10/05/dirigente-dos-cornos-de-rondonia-arrisca-vaga-de-vereador-e-tem-ate-projeto-para-o-habitacorno.htm
Isso seria Off-Topic? Porque eu acho que é escroto o suficiente para estar no desfavor da semana.
HABITA CORNO?
Não vai ter casa suficiente…
Se considerarmos que os partidos cada vez mais agregam interesses do que ideias, por que não PENIS – Partido do Empresário Nacional da Indústria do Sexo?
Suellen, não seria mais adequado o termo empresariado? Já até pensei no numero (69) e no presidente de honra do partido. Zoeira 100% perfeita.
Em tempo, o presidente de honra do PENIS (partido do empresariado nacional da indústria do sexo) seria ninguém mais, ninguém menos que OSCAR MARONI.
RILTER, taí um belo nome pro meu filho. :B
Nem tão aleatoriamente, lembrei de uma cena de The I.T. Crowd:
Amei o HUMOR NEGRO aqui. só faltou o Hilter aqui ser SOLDADINHO para ficar melhor ainda.
Se Rilter fosse um pequeno soldado, a Mediadora seria processada ainda no primeiro bloco.
E ai seria mais engraçado, até porque a parada do “vou processar, vou processar” tá pegando bonito.
Amo os Des Contos do Somir, principalmente sobre política.
Bom, Somir, eu tenho uma pergunta para fazer, gostaria de uma opinião sua:
Qual a possibilidade, na sua opinião, do processo eleitoral na república das bananas ser alterado até 2020? Porque, cá entre nós, só é engraçado porque é uma caricatura. O mais importante é que ninguém que lê esse texto pensa: “Nossa, haha, que merda, imagina se fosse assim mesmo??”.
Tem duas propostas de reforma política na república das bananas, que são vendidas como “concorrentes”, mas que são perfeitamente compatíveis entre si, que são a da lista “esconde-ladrão” e a do “distrito do curral”.
Política é entretenimento, pena que as piadas são muito internas…
Sobre a pergunta:
Eu vi um debate de verdade e fiquei inspirado. Saiu uma versão “Cafequiana”, mas é triste como dá para traçar paralelos com os reais.
Não acho que o sistema mude, e pior: Não acho nem que o sistema esteja errado num nível mais estrutural. Lembro até que discuti com Sally há algum tempo atrás sobre como essa coisa de obrigatoriedade do voto cria boa parte do circo, mas ela tinha um contra argumento muito bom sobre como num país como o Brasil, voto facultativo seria ainda MAIS explorado por quem tem dinheiro e poder.
Como muita coisa no Brasil, a ideia por trás não é necessariamente ruim. É a merda da execução.
Na verdade, eu não estava falando sobre o voto facultativo em si, que eu também sou contra, infelizmente. Eu digo por todo o esquema de escolha e eleição de candidatos.
Por exemplo, impossibilitar o uso da máquina do estado em prol do candidato no poder, ou mesmo impedir campanhas políticas milionárias, fixando valor máximo, para que o candidato já não entre devendo pra chessus e o mundo… Existem projetos de lei para isso, ou mesmo perspectiva de mudança?
Entre outros.
Creio que você tenha visto o debate de CAMPINAS pela EPTV, que apesar de tudo, deve ter ficado comendo poeira quando comparado as figuras do debate de RIBEIRÃO PRETO, também pela EPTV.
Ver tucano debatendo de igual pra igual com integrante do PSOL NÃO TEM PREÇO!
Ainda imaginando o que seria PRPN e PTP.
:(
PTP me parece ser o Partido Totalitarista Populista.
Idem
PRPN = Partido que resolve porra nenhuma
PRPN = Partido Renovador de Porra Nenhuma.
Haha, brigada, eu imaginei que PN fosse Porra Nenhuma, mas tinha dúvidas em relação ao R.
PRPN é um termo político sem as vogais, e PTP é Partido Tudo Puta.
Mas para ser honesto, estou gostando mais das ideias propostas aqui…
Brainstorm Impopular, que lindo. :~~
PTP podia ser PTPV, Partido Tudo Puta e Viado.
haha, genial Somir!
PNC no caso vem a ser então “pau no cu”? kkk
A primeira leitura de ‘PNC do B’ aqui foi ‘Pau-no-Cu do Brasil’…Terrível, eu sei…
Mas é isso mesmo…