Skip to main content

Desfavor da semana: Cadê a Sally?

| Desfavor | | 74 comentários em Desfavor da semana: Cadê a Sally?

Fiquei esperando algum contato da parte de Sally até agora. Nada. Ela NUNCA fez isso antes…

Desfavor da semana.

SOMIR

Desde as primeiras vezes que eu e Sally nos juntamos no jurássico Orkut para criar comunidades e interagir com desconhecidos, nossa motivação sempre foi a mesma: O fascínio pelo ser humano, principalmente quando livre da pressão de ser agradável. O desfavor é o nosso projeto mais longevo e relevante, mas não deixa de ser mais uma iteração do mesmo propósito.

E para manter um senso de veracidade, concordamos desde o começo a não ficar escondendo e disfarçando nossas frequentes brigas e picuinhas. Até porque uma falsa sensação de paz e harmonia criaria comunidades idênticas às que frequentemente criticamos. Estou dizendo isso porque uma eventual briga entre eu e ela não vai ser o cerne da questão aqui. Nem sei se ela está brava comigo ou não, embora o silêncio prolongado costume ser sinal disso… Mas se estiver, logo logo eu fico sabendo.

A Semana Sim Senhor foi sim um exercício de implicância minha, não escondo que exorcizei algumas desavenças que tinha com ela, mas escolhi fazer isso da forma mais… engraçada… que eu consegui imaginar. Foi aberto, direto e através de um formato pelo qual ela tinha a escolha de evitar. Confesso que admirei muito a forma como ela (quase) não fugiu da raia e cumpriu o prometido sem fazer (muita) cara feia.

Bacana, eu estou satisfeito. E se ela achar que eu forcei demais e precisar de uma retaliação, aceito as consequências e não vou ficar fazendo (muito) drama. Veracidade, brigas honestas e abertas. O meu eu faço se precisar e Sally já sabe disso.

Mas eu não posso dizer que estou satisfeito com a maioria das reações impopulares. Numa das maiores oportunidades de demonstrar coesão e capacidade de “entrar no jogo” que já tivemos aqui, o resultado foi na melhor das hipóteses decepcionante. Vejam bem, eu fiz a minha parte: Eu disse sem sombra de dúvidas que Sally estava obrigada a ser desagradável com quem comentasse.

Por conta disso, gente que comentava dezenas de vezes por dia por aqui simplesmente se calou. Gente que se beneficiava diretamente da dedicação e da atenção de Sally decidiu que na hora do aperto o melhor era se esconder e evitar sequer a CHANCE de ser ofendido(a), mesmo sabendo que era por pura obrigação dela. Não sei quanto a vocês, mas é nessa hora que eu entraria para ao menos dar uma animada na pessoa… Sally foi perdendo o ânimo durante a semana, e quanto mais ela dava sinais de que faria bem um incentivo, MENOS as pessoas comentaram.

É impressionante que alguém insensível como eu tenha que apontar que entrar com a conta original para mandar nem que seja um “força que você consegue” era o MÍNIMO esperado? Não sei se Sally vai cobrar algo assim, porque eu sei que ela responde tudo e dá atenção para as pessoas porque quer e não porque se sente obrigada, mas alguém tem que apontar esse elefante na sala. Achei feio quem se omitiu.

Mas nem só de gente escondida num canto viveu o desfavor durante esta semana, teve quem tirou a tarde para “bostar” incessantemente. E pelos IPs, foi mais do que uma pessoa. Não sei o que passou na cabeça dessas pessoas, mas foi bem menos engraçado do que planejaram. Numa semana onde Sally estava obrigada a responder tudo, a única coisa que conseguiram foi pentelhá-la mais ainda, empilhando mais e mais estresse. E por mais que eu tenha planejado essa semana para implicar com a Sally, com certeza eu não tinha isso em mente. Uma coisa é provocar, outra completamente diferente é irritar. Eu queria que ela tivesse que entrar em discussões pelo lado “errado” da argumentação, mas alguns de vocês se contentaram em ficar tocando uma vuvuzela na orelha dela por cinco dias seguidos.

Bostar ironicamente ainda é bostar. Ninguém ganhou nada com isso. Não me fez perder, porque eu já avisava sobre “ovos podres” nessa caixa faz tempo (coisa que Sally percebeu). Se era uma forma de ironizar o processo, falhou terrivelmente.

E não podemos nos esquecer de quem confirmou minha previsão de que não adiantou nada dizer que Sally era obrigada a brigar. Eu desconfiava que isso ia acontecer, mas a coisa saiu de controle na postagem de quinta. É até decepcionante a facilidade que foi para criar clima por aqui. EU sou contra off-topic e bate-papo, fui honesto desde o começo. Sally liderou o movimento para não me deixar tomar uma atitude drástica, culminando numa decisão de que eu não deveria mais interferir nisso.

Algumas semanas depois, tem gente reclamando e se sentindo ofendida porque acha que Sally é “obrigada” a responder os comentários. Depois de um texto onde EU decidi o tema e onde EU guiei as respostas dos comentários. Sério? Começo a desconfiar que Sally não entraria nessa dança da Semana Sim Senhor se soubesse que chegaríamos a esse ponto.

Parece aquela texto sobre cigarro que Sally escreveu a algum tempo, onde ainda aparece gente para reclamar porque ela defendeu que não faz mal. Mesmo com uma chamada vermelha berrante em cima dizendo que era um deboche com meu jeito de argumentar.

Ponto positivo apenas para quem usou sua conta de sempre, argumentou sobre os textos e entrou na dança da pancadaria sem frescura. Eu tenho que ser honesto: Estava achando que essa semana seria um “cala a boca” pra mim. Acabou confirmando um monte de coisas que eu sempre dizia.

Ganhei, mas perdi. Só espero que Sally não tenha ido embora de vez. E podem anotar aí: Não dá para botar na conta do “vilão” dessa vez.

Para se omitir, para bostar, para bostar ironicamente, para desmerecer anos de dedicação da Sally ou mesmo para dizer que amigo é para as horas boas: somir@desfavor.com


Comments (74)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: