Ele disse, ela disse: Nem me conta.
| Desfavor | Ele disse, Ela disse | 51 comentários em Ele disse, ela disse: Nem me conta.
Sally e Somir concordam que histórias infantis em geral são um desfavor; mas ao definir qual delas é mais terrível, a confabulação vai longe. Sinta-se convidado a tomar partido ou mesmo sugerir algo ainda pior.
Tema de hoje: Qual a história infantil mais nefasta?
SOMIR
A Cigarra e a Formiga. Eu sei que não é tão explorada como tantas outras a receber o selo Disney de distorção de valores, mas essa fábula faz parte do inconsciente cultural de muita gente nesse mundo. Pode não ter tons racistas e machistas como muitas das outras possíveis para o tema desta coluna, mas tem em sua “alma” algo muito escroto para se colocar na cabeça de uma criança: Conformismo.
A versão original não é muito extensa: Conta a história da cigarra que passou o verão todo cantando enquanto as formigas trabalhavam debaixo do sol escaldante. No inverno, a cigarra se viu sem comida e abrigo, precisando da ajuda das incansáveis formigas. Ao bater na porta do formigueiro pedindo ajuda, recebe a porta na cara, não sem antes ouvir um “Não cantou o verão todo? Agora dança!”.
Evidente que o tempo cuidou de açucarar a fábula. Hoje em dia as formigas recebem a cigarra, que escapa só com uma lição de moral da rainha do formigueiro. Tempos viadinhos, os nossos. Só que não importa quanto perfume você jogue num monte de merda, ainda é um monte de merda. A versão atual consegue ser ainda pior.
Vamos tirar isso do caminho: Eu sei que é razoável ensinar responsabilidade para crianças, o senso de consequência é um dos mais complexos e demorados para se formar. E tem muitos marmanjos por aí que sequer chegam a alcançar um entendimento mínimo disso. Mas com certeza existem formas melhores de lidar com o tema, formas que não passem pela glorificação da mediocridade.
Vou me concentrar na versão moderna da história, a antiga até que tinha alguma moral com a cigarra pagando pelo seu estilo de vida. A que as crianças de hoje tem acesso elimina a consequência em prol de um “final feliz” que só ensina que é errado se destacar.
Vamos pensar nas personagens: A cigarra desenvolveu seu talento musical, o que não é fácil, e definitivamente se divertia com isso. Ninguém menciona que a cigarra ganhava alguma coisa para cantar no verão. Pode não ser a rota mais responsável, mas, porra… ela se divertia. Aposto que ela passava as noites enchendo os cornos entre as pernas de cigarras groupies.
As formigas? Elas trabalhavam o verão todo para sofrer MENOS no inverno. Passavam por um sofrimento para aguentar o próximo. As formigas vivem de problema em problema, lutando exclusivamente para aumentar suas chances de… sobrevivência. Cigarras vivem, formigas sobrevivem.
Pior, as formigas trabalham de forma ESCRAVA. Elas tem uma rainha, referenciada na versão atual da fábula. Estamos glorificando o grupo de escravos que só se fodem nessa história? A criança deve achar que as certas eram as formigas?
A rainha das formigas vem passar sermão na cigarra no final. Sendo que ela também não fez porra nenhuma na história. E com um conhecimento básico de biologia, sabe-se que rainhas formigas nascem rainhas, e operárias nascem operárias. Aposto que essa história encaixa perfeitamente na realidade social humana percebida por uma criança.
“Fedelho, você vai querer ser uma formiga, ok? E já adianto que você também não é uma rainha…”
O verão da cigarra foi do caralho. O das formigas, nem tanto. Quando chega o inverno, as coisas começam a se inverter. Ok, é inteligente se precaver, a cigarra abusou da sorte. Mas, como não se pode mais assustar criancinhas nos dias de hoje, agora as formigas recebem a cigarra, que passa o inverno quentinha e bem alimentada fazendo o que mais gosta: Cantar.
A verdadeira moral da história é que vale muito mais a pena se arriscar sendo uma cigarra do que se foder a vida toda como uma escrava trabalhando para uma rainha formiga hipócrita. Mas eu nunca vi ninguém fechando a história assim… É sempre o papinho que é importante trabalhar e ser responsável feito as formigas para não acabar como a cigarra.
Infelizmente poucas crianças tem o discernimento necessário para sacar que as únicas se dando bem são a cigarra e a rainha das formigas. Uma por não viver uma vida medíocre e a outra por ter nascido em berço de ouro. O mundo é mantido pelas formigas operárias, mas não é desfrutado por elas.
E é justamente nessa falta de bom-senso infantil que a burrice das operárias adultas consegue o seu lugar. “Seja igual aos outros. Dever é mais importante que felicidade. Estoque para o inverno.”
Isso é balela, isso é a fundação de uma sociedade que permite exploração financeira e intelectual para sustentar uma minúscula parcela de rainhas. Sei que estou soando assustadoramente comunista agora, mas muito pelo contrário, estou defendendo liberdade e iniciativa pessoal. Se esse mundo é dominado por cigarras e rainhas, seja uma delas.
A vida já é complicada o suficiente para forçar a maioria de nós a viver enclausurados dentro dessa porra de formigueiro. É um golpe: Trabalhe o verão todo para aguentar o inverno. E se sobreviver ao inverno, parabéns! Você vai poder sofrer tudo de novo no próximo verão. A formiga corre em círculos, a vida toda.
E se é natural passarmos por fases formigas, que pelo menos fique na imaginação da criança a vontade de ser a cigarra. Deveríamos ensinar que a formiga pode ser um meio, mas jamais o fim. Se a oportunidade bater na porta, pelo menos ela não vai estar preocupada demais com a merda da fatura do cartão de crédito para perceber.
Para dizer que foi um texto excelente… se eu tivesse quinze anos de idade, para discutir se a cigarra conseguiu entrar no formigueiro oferecendo drogas, ou mesmo para dizer que acaba de entrar em depressão: somir@desfavor.com
SALLY
História infantil, no geral, é um grande desfavor. Uma lição de moral politicamente correta no final permeada por um monte de merda no meio que tiram qualquer valor didático da história. Difícil escolher qual é a história infantil mais nefasta, mas na minha opinião é a porra da Branca de Neve.
Para começo de conversa, a história se inicia com um misto de eugenia com racismo, quando uma rainha deseja que sua filha seja branca da cor da neve. Grande desfavor que faz com que todas as crianças que não são brancas como a neve sintam uma pontinha de inferioridade.
Começou mal e só vai piorando até o final. A rainha de fato tem uma filha com a pele branca da cor da neve, mas morre logo depois que ela nasce, o que é uma coisa cruel de se contar a uma criança, pois chama sua atenção para a mortalidade de sua própria mãe de uma forma bastante negativa. Algo como “tá vendo? sua mamãe pode morrer de uma hora para a outra, e se isso acontecer, você vai ver o quanto você vai se foder”.
Porque depois que a mãe da Branca de Neve morreu, seu pai se casou com uma tremenda filha da puta que maltratava sua filha com seu consentimento. A mulher fodia com a vida da filha dele e ele tolerava. Ótimo pai. Aparentemente não havia Conselho Tutelar onde eles moravam. O culto ao corpo e vaidade e futilidade exacerbadas já davam as caras na história. A rainha tinha um espelho mágico que só falava a verdade e todos os dias lhe perguntava quem era a mais bela, até que um dia o espelho respondeu que Branca de Neve era mais bela do que ela.
Se fosse uma história normal, saudável, a rainha pensaria “Ok, a filha do meu marido é mais bela do que eu, mas eu não tenho porque temer, afinal, meu marido não vai comer a própria filha, então tá joinha”. Mas não, é uma história completamente bizarra (Woody Allen feelings), a Madrasta sente toda uma concorrência e contrata um caçador para matar a Branca de Neve, o que por si só já seria muito grotesco de se contar para uma criança, mas pelo visto era pouco: ela ainda pede que mate e traga o coração de Branca de Neve para provar de fato que ela estava morta.
Atentem que em momento algum da história ela (mandante do crime) ou o caçador (executor) são punidos de forma direta por essa atrocidade. Alias, em momento algum se deixa claro que isso é absolutamente bizarro e ilegal. O caçador vai lá, na intenção de matar Branca de Neve, mas quando se depara com ela, desiste, devido a sua beleza. Tipo, se fosse feia, estava morta. Ele não desiste porque é uma barbarie, um crime desumano, ele desiste porque ela é bonita. E isso é contado para as crianças. A solução proposta pelo caçador também é de foder: que ela fuja para a floresta. O caçador volta e engana a Madrasta dizendo que matou Branca de Neve e lhe mostra o coração de um veado. Sobrou para o coitado do veado. O caçador matou o Bambi e ninguém fica indignado. Super ecológico.
O bacana é a atitude da Branca de Neve. Contar para o pai dela nem pensar, né? “Papai, sua esposa mandou me matar e arrancar meu coração”. Não, crianças. Se um adulto ameaçar ou tentar te fazer mal, o certo não é contar para seus pais e sim FUGIR. Uma belíssima lição. Branca de Neve foge para a floresta. Encontrou uma casa e entrou. Outra atitude bizarra. Se você encontra uma casa, pode entrar. Tá tudo bem em sair invadindo a propriedade alheia. Não contente em entrar, a filha da puta ainda revirou a casa toda, mandou uma faxina e tirou uma sonequinha na cama. Faz isso mesmo, entra em uma casa estranha e tira um cochilo. Excelente mensagem!
A casa pertencia a sete anões (pelo visto era um reduto de pessoas discriminadas). Ao chegarem em casa eles se assustaram, mas logo se acalmaram quando perceberam que tinha rolado uma faxina e era apenas uma bela moça que dormia ali ficaram contentes e a acolheram. Novamente neguinha abrindo portas com sua beleza. Se for jeitosinha tá legal entrar na casa dos outros e tirar um cochilo. Branca de Neve passou a morar com os anões. Só em uma história infantil mentirosa uma bela mulher mora com sete homens adultos e nenhum deles força uma barra para comê-la. Detalhe sórdido: os anões deixaram a Branca de Neve morar com eles com a condição de que ela fizesse os serviços domésticos. Mais degradante impossível.
A Madrasta acabou descobrindo através do espelho sincericida que Branca de Neve estava viva e insistiu no homicídio. Só que desta vez ela própria decidiu executar. Acabou por oferecer uma maçã com um feitiço/envenenada, aceita por Branca de Neve. Quando os anões chegaram, a encontraram caída no chão. Enterrar? Não, nem pensar. Eles achavam ela tão bonita que resolveram mantê-la na casa como adorno, porque é super saudável você exibir uma pessoa morta na sala da sua casa. Tudo super normal, até que um dia, um príncipe que por ali passava se encantou por ela. Necrofilia? Oi?
Aqui a história tem várias versões. Apesar da versão original ser a mais bizarra, vou narrar a versão que é a mais difundida. O príncipe que se encantou com o corpo MORTO e INERTE da Branca de Neve achou que nutrir desejo por uma pessoa morta era pouco e se sentiu no direito de vilipendiar o cadáver. O cara simplesmente vai e me dá um FUCKIN’ BEIJO em uma mulher que estava morta, dentro de um caixão, que ele sequer conhecia. Sim, este tipo de coisa é contada para crianças, depois querem culpar as drogas e os video-games pela cabecinha fodida da juventude.
Quando o príncipe beija Branca de Neve, ele quebra o feitiço da maçã envenenada, ela cospe a maçã e acorda, porque homem é essencial e indispensável na vida da mulher, ele nos salva de todos os males. Após um beijo, o príncipe a pede em casamento (hahahahaha), os dois realmente casam (HAHAHAHA) sem nem se conhecer direito e são felizes para sempre (HAHAHAHAHAHAHAHA). Ou seja, incute na cabeça das meninas que todo homem que se aproxima de você vai querer algo sério e pior, que basta um encantamento inicial para justificar e fazer durar um casamento. Mas que caralho de história de merda, viu?
pois e, marciel, as vezes fico incomodada por ainda se incomodar com algumas coisas. So tenho dado murro em ponta de faca ultimamente.
Suellen
Suellen, acho sinceramente que as pessoas hoje em dia só querem saber de curtição e esses tipinhos do underground são bons de labia.
Tem-se o ideário da boemia como um exemplo de estilo de vida satisfatório, ainda que na vida real as coisas sejam bem diferentes.
Considere essa sua prima como mais uma que caiu… NO MUNDO.
odeio cinderella. Fez lembrar de uma prima distante que tiramos literalmente dos confins do norte, suja, piolhenta e comendo com as maos que, depois de ser acolhida por minha tia e ser aculturada, o que fez? Fugiu de casa e foi morar com o traficante na favela.
O engracado foi a resignacao da minha tia: "fazer o que? Hitler, stalin, bin laden, todos tiveram uma mae. Aquela ingrata teve uma tia".
Suellen
1- Ainda bem que vcs pararam de fazer postagens sobre TV
2- Quando vcs acertam na postagem é engraçado pra cacete, morri de rir numas partes
3-Chega de elogiar, vamos meter o pau…
Essa histórias são contos populares, como tudo que é popular tende a ser tosco. É como novela, tosco pra caralho…Fora que analisar histórias de mais de 300 anos atrás com base nos valores de hoje é perda de tempo.
Esses contos fizeram parte da tradição oral sendo compilados por volta do ano de 1800. Passavam valores da época, e basicamente buscavam assustar as crianças.
João e Maria e Chapeuzinho é para meter medo nas crianças da floresta e seus perigos por exemplo. Lobos e outros animais eram perigos reais na época.
Uma mulher naquela época realmente dependia do homem para sobreviver. Falando nisso, a maioria das pessoas ( formigas) na época poderia se dar por feliz se sobrevivesse… portanto a história tinhaa sentido.
Branca de Neve fala de um sentimento comum de inveja da mulher bonita que envelhece e fica feia à medida que a filha cresce e fica mais bonita. Se até hoje tem mulher que depende da beleza pra se dar bem imagina naquela época…
Eu tenho 2 filhas, não contava muito essas histórias pois hoje em dia tem coisa melhor. Do mesmo jeito que não deixo elas escutarem pagode pois tem coisa melhor… concordo que são escrotas, mas mostram um momento da humanidade, e por isso acho mais escroto quem tenta "melhorar" a história…seria como fazer um saci branco ou aquela onda de mudar o "Atirei o pau no gato…"
outra cena, mais moderna, que me perturbou: na era do gelo 1, quando mostram nas pinturas da caverna como mataram a familia do mamute, cujo nome esqueci.
Suellen
Sally, se tu parar pra pensar,[acho que tu mesma falou isso no texto, mas to com preguiça de reler] basicamente todos os contos se baseiam nisto. A mulher é sempre uma pobre coitada que vive trabalhando, mas é linda. Do além chega um príncipe que é, por sinal, o único homem que consegue enxergar a beleza dela, e a transforma na princesa. E aí tem o maldito final feliz…Pronto. Se cuidar, as novelas também são assim, com o detalhe que às vezes o príncipe é o pobre coitado.
Sally, a catapultada só pode ser a titia Monique. Acompanhe comigo: sobreviver a 5 paredões, sendo o mais recente contra o DINEI MIJÃO; já ser conhecida pela patuléia como sendo uma mulher "di Gezuis"; já ter passado da idade de ter filho pequeno para exigir atenção focada para fora da TV. Flawless Victory!
Marciel, eu não tenho dúvidas que a barraqueira vai ganhar. A Record está forçando a barra para catapultar uma mulher, para depois usá-la em seus quadros. Vai ser a "Maria da Record" (e provavelmente vai acabar como ela)
Vou dar uma olhada no site!
Aline, a opinião de vocês não conta para o Somir, mas para mim conta muito. Vou me esforçar para que a semana temática saia!
Quanto a eliminação do Thiago, até melhor que mítiga um pouco a aura manipulatória do programa.
Só falta a pau no cu machado ganhar e levantar carreira em cima disso, que nem certa pessoa aí que se levantou em cima de Mick Jagger.
De qualquer forma, já deu no saco a manipulação mídiática.
Falando em Bíblia, me lembrei de um site que mereceria uma citação de "NÃO DELETA EU!", que além das pitadas nonsense que vocês curtem, tem muita informação de interesse.
Lá tem uma seção com o link marcado "Especial sobre Jesus Cristo" e quando você clica nele aparece "a maior farsa de todos os tempos" com uma série de textos que mostram o embasamento do mito cristão.
Não sei se vocês já ouviram falar do site… Ele é o ceticismo.net.
Sally, eu tento parar mas não consigo….rs
Desta vez acho que desabafei sobre o que precisava. E meu amigo anonimo, já deve ter dito tudo o que precisava tambem..
Acho que é o fim.
Marciel, primeiro quero dizer que o Galinhaço foi eliminado da Fazenda, nem mesmo apanhando da Duda ele conseguiu ganhar!
Depois, sobre a bíblia, além de ser chata de ler é mais mentirosa do que história infantil: mais fácil um lobo comer e cuspir a Chapeuzinho Vermelho do que Maria engravidando virgem…
juliana, a gente se acostuma pela repetição. Por ser socialmente aceitável nem mesmo nos questionamos se pode ser incorreto, afinal, tem o aval da coletividade.
Repense essas histórias para crianças, você vai ver que podridão machista repleta de mensagens perigosas para uma cabecinha de criança.
Anonimo, reveja os contos friamente. Eles passam mensagens implícitas horrendas. Para nós que somos (ou deveriamos ser) adultos, passa. Mas para crianças que absorvem essas mensagens de forma diferente, sem tanto sendo crítico e discernimento, é um veneno mental.
Amorgana, eu também prefiro, mas infelizmente todas são machistas
Talento, Cinderela é um cu, prega que se você é bonita você vai se dar bem sem esforço nenhum e que a esperança de uma mulher melhorar de vida está em um homem que a salve e a sustente.
Lilith, Bambi também me transtornou, porque até então eu nunca tinha percebido que minha mãe poderia morrer e os desdobramentos desse episódio.
Duas cenas Disney que fazem marmanjo chorar: morte da mãe do Bambi e morte do pai do Simba no Rei Leão.
Phill, sério mesmo que você trabalha com isso? Muito bacana!
Pergunta: Branca de Neve foi envenenada com 12 anos? O príncipe apareceu cinco anos depois? Ela consumou um casamento com 17 anos? A história é mais desfavor do que eu pensava!!!
Anonimo da Chapeuzinho Vermelho, sim, a história é nefasta. Mas ainda acho ela menos machista do que a Branca de Neve…
Anonimo ateu, acho que hoje em dia a Disney ainda conta esse tipo de história sim.
Bom saber que você ouviu a Bíblia e nada entrou na sua mente. A culpa e o medo com os quais os católicos trabalham é poderosa, poucos resistem.
"Anônimo, estou com uma séria vontade de fazer uma semana temática só subvertendo fábulas na semana que vem, para prestigiar o dia da criança…"
Sei que a nossa opnião não conta muito aqui no desfavor, mas eu adorei a idéia…
Lichia, Barba Azul é nojento mesmo. Pelo que me lembro, o cara matava suas esposas e quando sua atual mulher descobre isso ele tenta matá-la também… Muito saudável.
Anônimo que resolveu tunar o conto, eu acho super didático. Eu também faria alterações se tivesse que contar esse tipo de história para uma criança. Porém pense bem se precisa tanto, pois ensinar um pouco de amor, compaixão e solidariedade nestes tempos de concorrência selvagem é bom também. A cigarra errou, mas todos nós erramos, não se pisoteia quem erra (só quem não aprende com seus erros).
Anônimo, estou com uma séria vontade de fazer uma semana temática só subvertendo fábulas na semana que vem, para prestigiar o dia da criança…
Marok, até existem histórias onde dá merda no final, o grande problema é que sempre são protagonizadas por mulheres zero a esquerda e homens fodásticos que fazem e acontecem.
Rorschach, essas bostas foram escritas por homens. Impressionante como homem se tem em alta conta. Em todas as histórias o homem é o fodão salvador e a mulher é inerte e irrelevante.
Hugo, falando em genes, não posso deixar de elogiar o embate travado no Processa Eu do Che Guevara. Estou me divertindo…
Bossuet, a versão original da Branca de Neve é muito bizarra! Como assim o Príncipe decide levar uma moça desconhecida e morta para sua casa? O que ele pretendia fazer com ela? Isso tem nome aqui no Rio de Janeiro: "mulher do gavetão".
Koppe, bacana saber que fizeram uma versão moderna e ácida sobre as fábulas. Deu até vontade de fazer uma semana temática no Desfavor para avacalhar com essas histórias hipócritas!
Comparadas ao desfavor master conhecido pelo nome de Bíblia Sagrada, tais desfavores são menores.
Sabe aquela desgraça que o pessoal nem lê direito e usa um trecho qualquer para sustentar suas posições tacanhas? Pois é!
Uma das coisas que mais gosto no desfavor, é aquela coisa simples,que quase ignoramos no cotidiano: Ler nas entrelinhas e o abandono do pensamento cômodo!
PQP! Não tenho vergonha de admitir que por preguiça ou olhar desatento,nunca tinha interpretado estas histórias de outro modo!
Muito bom!
Eu nunca tinha pensado por esse lado dos contos…
Prefiro as versões cruéis.
Eu só assisti a Cinderela. E eu nem ligava tanto pra ela, preferia o ratinho Tatá. Do resto, meu pai nunca deixava eu ver filminhos. Não sei se foi bom ou ruim.
Enfim. Não sei qual das duas passa a pior mensagem. Num todo, esses contos sempre tem algo rosa, romantizado e surreal demais que desmiola a criança.
Putz, Bambi aterrorizou a minha infância e me deu quase 1 mês inteirinho de pesadelos graças à parte que os caçadores matam a mãe dele… E sem falar que o pai dele come a mãe, some, a coitada cria o bambi sozinha, morre, e o pai fica só lá no joinha, fala sério….
Somir:
Quando conto a história, as formigas fortes ajudam as formigas fracas e as novas ajudam as velhas, mas nenhuma ajuda vagabundo. As minhas formigas praticam solidariedade seletiva por meritocracia.
Detalhe: sou contador de histórias para crianças. Sem brincadeira, eu trabalho com isso. Eu sei basicamente TUDO que se tem pra saber sobre histórias infantis e fábulas diversas.
Outro detalhe: eu mudo todas as histórias na hora de contar. Não tenho estômago de passar mensagem calramente tosca. Branca de neve é salva pelo caçador por ser inocente, e não por ser bela… A cigarra e a formiga eu só uso a versão antiga, já que a nova (difundida por, tcharám, monteiro lobato, o monocelha da literatura brasileira) é bizonha. A menininha que vendia fósforo? Conto que uma família acha ela segurando um fósforo e congelando e salvam ela, adotando a menina (spoiler: ela morre congelada, segurando um fósforo apagado e imaginando que é uma fogueira que a aquece no inverno rigoroso. Cruel pra uma criancinha, né não?)
Mas, deixa eu te falar, a história mais fudida de TODAS é a da Cinderela, porque a maior mensagem é a seguinte:
Se as coisas vão mal, não se preocupe! Não faça nada para melhorá-las você mesma, porque vai aparecer uma fada madrinha para uma garota com você, e ela resolverá TODOS os seus problemas e te fará se casar com o principe encantado…
Puta merda, né? Será que agora dá pra explicar o porque de tanta mulher sem sal e dependente no mundo??
E realmente, histórias infantis são recheadas de merda. Chapeuzinho vermelho? Clara apologia à pedofilia, onde no final o lobo mau come de fato a chapeuzinho e a história termina. Se trocasse lobo mau por padre não teria a menor diferença no enredo.
A pequena sereia? Sem disneyzificação, ela é uma garota que se fode toda, história trágica do caralho, porque quer um sonho impossível. No final, o principe se casa com outra, a sereia morre e se transforma em um espírito do ar, para fazer bondades durante 50 anos. Tipo um anjo da guarda bonzinho, versão fadinha.
João e o pé de feijão? O menino vai, faz merda, dá sorte, vai até o castelo de um gigante, ROUBA o gigante, o gigante corre atrás dele pra pegar suas coisas de volta, ele MATA o gigante cortando o pé de feijão e fica rico com o que ele roubou. Furto + homicídio + estelionato, helloooooo?
Detalhes adicionais: A branca de neve tinha fuckin 12 ANOS quando a madrinha mandou matar ela. Outro detalhe ainda mais bizonho: ela não é salvo com um beijo, e sim porque os servos que carregam o ´caixão pra casa deixam o troço grande pra cacete escoreregar e cair, e no impacto a maçã desintala da Branca de neve e ela acorda. Sem contar na apologia clara à maçã envenenada de Eva, com a mensagem subliminar de que mulher só faz merda e tem que vir um homem salvar o dia. Outro detalhe? Ela fica 5 anos "morta" antes do principe aparecer. Será que NINGUÉM estranhou que não dá pra ficar morto durante 5 FUCKIN ANOS e o seu corpo não se decompôr??
Se eu quisesse, dava pra passar horas só falando mal desse tipo de coisa, mas prefiro não me irritar antes de ir pra faculdade. Melhor concentração oe tudo mais.
Cigarra e formiga versão moderna. LOL
http://www.youtube.com/watch?v=qmCmfZh4D-c
Ei, por que não comentaram da Chapeuzinho Vermelho? Porque vermelho é cor de comunista? Porque hoje em dia banalizou dizer que é preferível um Lobo Mau, que te vê melhor, te ouve melhor e ainda te come? hahaha
Porra, já faz tanto tempo que fui criança. Hoje em dia ainda contam essas merdas? Tô meio por fora, já tô quase quarentando e não tive filhos. Eu gostava quando minha avó me contava estorinhas da Bíblia. Eu ria pra caralho! Não sei se a velha acreditava naquilo, só sei que ela ria junto comigo. Sou ateu, mas aquele livro é muito comédia, desde pirralho que me amarro em ficção.
"Somir, pro meu filhote eu conto a versão original, com a cigarra morta."
Tem a consequência, mas os valores das formigas não são lá essa maravilha para um ser humano em formação. Solidariedade também é uma boa característica.
"Depois de ler a série Fábulas, que a DC comics publica pelo selo Vertigo, nunca mais vi os contos infantis do mesmo jeito."
Só reforçando: Fábulas é uma das melhores sagas de quadrinhos que saíram nos últimos tempos. Só não digo A melhor porque o mercado está com uma qualidade incrível (pelo menos nas "adultas") ultimamente.
Não sei como desenrolou, mas a HBO estava querendo filmar. FUCK YEAH!
A mais nefasta:
"Barba Azul"
Doentio, acho que foi uns dos fatores pelo qual contribuiu para minha escolha de profissão.
Voltei a estudar, e meu professor fez uma comparação desses contos infantis com a crise do feudalismo e a alta idade média… Achei interessante! Dom Quixote – com os guerreiros que não tinham com quem lutar. Corcunda de Notre Dame – crianças defeituosas abandonadas e jogadas fora… Dentre muitas outras que não lembro agora!
A mais nefasta:
"Barba Azul"
Doentio, acho que foi uns dos fatores pelo qual contribuiu para minha escolha de profissão.
Voltei a estudar, e meu professor fez uma comparação desses contos infantis com a crise do feudalismo e a alta idade média… Achei interessante! Dom Quixote – com os guerreiros que não tinham com quem lutar. Corcunda de Notre Dame – crianças defeituosas abandonadas e jogadas fora… Dentre muitas outras que não lembro agora!
Somir, pro meu filhote eu conto a versão original, com a cigarra morta.
E como cereja do sundae, conto a morte da cigarra do ponto de vista das formigas que saem na primavera seguinte:
Formiga 1:
– "Há! Bem feito, ninguém mandou ser vagabundo!"
Formiga 2:
– "Quem não trabalha tem mais. Tem mais é que morrer mesmo!" (cuspida)
Formiga 3:
– "Ééé, fica aqui uma lição pro povo. Quer comida no prato e um teto sobre a cabeça? Trabalhe!"
THE END
Sally, Bela Adormecida não dá empate técnico? Faz uma análise Reader's Digest pra galera, please!
As histórias antigas eram sempre fodidas e terminavam de maneira trágica. Pelo menos deixavam algo para pensar depois, tipo causa e consequência.
Hoje em dia, só deixaram a parte do fodida.
Pequena Sereia.
A garota tem um vislumbre do cara, abandona família, amigos, sua vida, perde seu maior dom só pra se adequar ao mundo dele e no fim ele casa com outra e ela se mata.
Depois surgem Bellas por aí e ninguém sabe de onde vem a culpa.
Eu acho que é culpa dos genes.
O final original do clássico (segundo a Wikipedia, claro)
"Certo dia, um príncipe que andava pelas redondezas avistou o caixão de vidro, e dentro a bela donzela. Ficou tão apaixonado, que perguntou aos anões se podia levá-la para seu castelo, ao que eles aceitaram e os servos do príncipe a colocaram na carruagem. No caminho, a carruagem tropeçou, e o pedaço de maçã que estava na garganta de Branca de Neve saiu, e ela pôde novamente respirar, abriu os olhos e levantou a tampa do caixão.
O príncipe a pediu em casamento, e convidou para a festa a rainha má, que compareceu, morrendo de inveja. Como castigo, ao sair do palácio, acabou tropeçando num par de botas de ferro que estavam aquecidas. As botas fixaram-se na rainha e a obrigaram a dançar; ela dançou e dançou até, finalmente, cair morta".
Gosto de imaginar a rainha má tendo que dançar funk até o chão, quando finalmente suas articulações sucumbem ao poder da bondade(?) das botas de ferro.
Mas de fato, a formiga e a cigarra tem valores mais óbvios e mais cretinos. A história da Branca de Neve pode passar por nonsense, a criança nem vai se ater à lição; por outro lado, o imperativo SEJA COMO A FORMIGA é explícito.
Depois de ler a série Fábulas, que a DC comics publica pelo selo Vertigo, nunca mais vi os contos infantis do mesmo jeito. Na história, as Fábulas teriam sido forçadas a abandonar seus reinos e se refugiar na Terra. Além de terem que lidar com o Adversário, que dominou seus mundos, ainda têm que lidar uns com os outros e com os segredinhos sujos do passado, e é aí que o bicho pega…
Na história que mostra o passado da Branca De Neve, por exemplo, é contado como ela depois de casar pediu pro príncipe ensinar esgrima, e usou isso pra fazer sete picadinhos… tentem imaginar o porquê. (E sim, o casamento acabou em divórcio. Isso antes mesmo de abandonarem seus mundos originais.)
Fábulas é uma história pra ser lida por adultos, mas é de se perguntar se os adultos que lerem vão conseguir depois contar as histórias originais pras crianças.