Skip to main content

DesPortes

| Sally | | 28 comentários em DesPortes


Olha só que legal, a Madame vai furar a postagem de hoje e eu estou proibida, ainda assim, de escrever um Siago Tomir. Mas tudo bem, é super justo que ele fure, afinal, ele levou o blog sozinho por um mês enquanto eu estava de férias, ele deve estar EXAUSTO, né? Merece um pouco de descanso, coitado.

Então é isso. Fiquei sabendo agora que tenho que fazer uma postagem. Vamos lá, vou falar de qualquer merda, só para não deixar um furo. Qualquer merda = Corinthians. Vamos comentar a eliminação do sensacional Timão da Libertadores por um time com nome de ração para cachorro?

Você pode não lembrar mas eu lembro. Quando um repórter perguntou para o Ronaldo quais eram as perspectivas dele para a Libertadores, ele disse que não vislumbrava nenhuma dificuldade em passar dessa primeira fase. Cuem cuem cueeeeeem! Cortinthians foi eliminado após uma atuação sofrida. Torcedores se revoltaram, pixaram muros com ofensas, jogaram pedras e até mesmo fogos de artifício na sede (já que não tinham o que comemorar, usaram os fogos para depredar, é DESSE tipo de reciclagem que o Desfavor gosta!). Com isso, todos os erros do Corinthians foram apagados e os torcedores passaram a ser os vilões da rodada. Os holofotes todos estão no erro dos torcedores, no vandalismo e na vergonha que eles causaram. Mas não aqui.

Os torcedores erraram? Pode ser. Mas se é para falar em erros, vamos falar dos erros de ambas as partes, com o mesmo rigor de julgamento e com o mesmo destaque. Porque ofuscar uma cascata de erros graves e desonestidade com meia dúzia de pedradas é covardia.

Vamos começar falando da “estrela” do time, Ronaldo. Ronaldo é um jogador que está fora de forma não é de hoje e é profissional de uma área na qual o preparo físico é fundamental e determinante para um bom resultado. Além disso, Ronaldo já se meteu em diversos escândalos (além daquele famoso dos Travecos) e mostrou por mais de uma vez não ter comprometimento profissional. Entretanto, Ronaldo Comedor de Traveco fica super magoado quando o criticam, se faz de vítima, faz cara de cachorro cagando na chuva. Ele acha que a pressão que fazem nele é desumana, excessiva. Pois eu tenho uma novidade para você, Ronaldo Que Briga na Boate: o mercado de trabalho é assim. Se qualquer um de nós não preencher requisitos mínimos para desempenhar a profissão por puro descaso, vai ser advertido, cobrado, repreendido e até mesmo demitido. É assim com todo mundo, porque não seria com você? Ainda mais com o salário que ele recebe. Esta errado, está muito errado que Ronaldo ganhe para se mostrar um péssimo profissional.

Aliás, também está errado que uma profissão (wat) que não requer grande capacidade intelectual ou de grande relevância social seja remunerada com um salário astronômico. Ganhar mais (ou tão mais, como queiram) que um cirurgião que salva vidas ou do que uma professora que alfabetiza uma criança me soa um desaforo. Ganhar mais do que muita família demora dez anos para juntar é um absurdo. Isso está errado. Mas esse erro ninguém quer comentar. Quem ganha muito deve esperar muita cobrança também, mas cobrança ninguém quer. Vai me desculpar a frieza, mas futebol se tornou sim uma RELAÇÃO DE CONSUMO, e como tal, o torcedor é um consumidor que compra um ingresso esperando um resultado. Está na hora de ressarcir o torcedor quando este resultado é frustrado por culpa do time. Vejam bem, não falo daqueles casos onde o time perde mas joga bem, falo daqueles casos onde a derrota é causada por fatores externos que poderiam ser evitados: jogadores acima do peso, jogadores que saíram para beber na véspera, jogadores com rendimento afetado por causa de drogas e etc. Se tivessem que devolver a renda, os clubes pensariam duas vezes antes de tolerar certas condutas nem um pouco profissionais de seus jogadores. Tem que mexer onde dói: no bolso.

Aliás, tem que mexer no bolso do jogador também. Fez alguma coisa que objetivamente compromete seu rendimento? Tá acima do peso? Andou na farra às vésperas de jogo importante? Corta o salário do mês. Corta e doa para a construção de escola e hospital. Quero ver se depois dessa neguinho não anda na linha e corre atrás da bola que é uma beleza! Faz anti-dopping em todos os jogadores, em todos os jogos. Se aparecer traços de qualquer droga ou alcool, corta o salário do mês. Só vai ficar quem joga por amor ao futebol, quem é um bom profissional. Quem já perdeu a vontade de jogar faz tempo e só está ali para tentar vender camisa vai pular fora rapidinho. Reincidente no mesmo mês? Além de cortar o salário, cobra MULTA. Não ficam dizendo que futebol é um esporte sério? Vamos criar regras sérias então.

Mas se ameaçar qualquer coisa do tipo, neguinho reclama. Ronaldo é um péssimo profissional (e não é de hoje) mas é um especialista em vitimização. Tem os amigos certos, quando faz uma cagada logo logo Faustão e cia correm em sua defesa. Vai um de nós fazer metade das cagadas que ele fez para ver se algum dia limpa o nome! O coitado do Mario Gomes foi comer a mulher alheia e o marido poderoso plantou notinha no jornal que ele foi hospitalizado com uma cenoura enfiada no cu e até hoje ele é conhecido como CENOURINHA, fodeu com a carreira dele. Mas Ronaldo passa três horas dentro do motel com três travecos, os travecos contam que ele tem um trevo tatuado na virilha e dão outros detalhes que mostram que ele tirou a roupa e todo mundo acredita que foi um “engano”, que ele confundiu Andréia Big Pomo de Adão Albertini com uma mulher e que quando viu que era homem NÃO FEZ NADA.

Porque blindam jogador de futebol? Dá um tempo. Eles são os primeiros a se dizerem profissionais. Então a cobrança tem que ser como se cobra qualquer profissional da área. Principalmente um profissional bem pago! O Corinthians vira e mexe reclama de infraestrutura. Então manda eles explicarem porque o Tolima, time com orçamento para salário de 300 mil, meteu um pau neles, cujo orçamento para salário é de FUCKIN´ CINCO MILHÕES. Não adianta pagar bem para esses vagabundos, tem é que punir. Depois que tudo estiver funcionando direitinho a gente aponta o dedo para a torcida e diz como eles são vândalos por quebrarem a sede do clube.

E nem perca seu tempo me paunocuzando com o argumento de que um erro não justifica o outro, porque nessa linha de raciocínio eu posso dizer que é hipócrita tolerar um erro e julgar o outro. Não estou dizendo que o que os torcedores fizeram foi correto, estou dizendo que foi COMPREENSÍVEL. Porque é possível compreender porém discordar. Quando os craques do time estão fora de forma, jogam mal (ou nem jogam, né Roberto Carlos pipoqueiro?) e um trabalhador gasta 10% do seu salário mensal para ver este vexame, bate uma revolta. Quebrar tudo pode não ser a melhor opção, mas porra, eu entendo. E se quiserem punir quem fez isso, bem, vamos punir todos os erros que permearam o incidente? Vamos falar mal de todo mundo que errou, com o mesmo rigor de julgamento?

Debocha do povo. Debocha do povo que um dia o caldo entorna. Que bom seria se não fosse apenas no futebol, mas já é um bom começo que essa passividade toda do brasileiro tenha limite.

Ronaldo disse que só se aposentava depois de um título na Libertadores para o Corinthians. Só eu estou sentindo vergonha alheia?

Para dizer que Somir não postou porque está chorando em posição fetal e gritando “Centenada! Centenada!”, para dizer que apóia a devolução do valor do ingresso quando o time não se portar de forma profissional ou ainda pedir um Processa Eu de Ronaldo que já existe: sally@desfavor.com


Comments (28)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: