Skip to main content

Ele disse, ela disse: Uma camada de polêmica.

| Desfavor | | 25 comentários em Ele disse, ela disse: Uma camada de polêmica.

watPara começar 2011, nada melhor do que um assunto sério e profundo! Por sorte o desfavor não liga muito para essas formalidades de calendário. Somir, para variar, disse uma frase escrota; Sally, para variar, ficou ofendida. Segundo ele, as mulheres não se maquiam para agradar homens, e sim as mulheres.

Vejamos o quanto conseguimos enfeitar este tema para gerar uma saudável e raivosa discussão, para variar.

Tema de hoje: Mulheres se maquiam para outras mulheres?

SOMIR

Sim. A percepção masculina sobre maquiagem é extremamente limitada, enxergamos uma gama de nuances muito menor do que elas. Normalmente, um homem define a maquiagem de uma mulher em dois níveis distintos: “Hã?” e “Volta pro circo!”.

E aqui, o mais importante: Nenhum dos dois níveis de percepção modifica seriamente a decisão entre “comeria sóbrio”, “comeria bêbado” ou “não achei meu pau no lixo”. Uma mulher gostosa pode ter seu rosto parecendo um pesadelo de LSD e mesmo assim valer a pena. Uma baranga consegue mais ou menos os mesmos bêbados de sempre, bem maquiada ou não. (Ok, talvez consiga um que não vomite nela se bem maquiada…)

Acho hilário aqueles programas de “transformação” onde pegam uma mulher e dão um banho de loja. Um homem honesto vai te dizer que na verdade não mudou muita coisa no seu interesse por ela, às vezes até piora. Mas a mulherada fica com os olhos brilhando! É como se tivesse nascido outra pessoa diante de suas vistas.

Tem muito mais nessa história do que a vontade de agradar homens. Se fosse uma preocupação tão direta assim, saberiam que o rosto é só mais um acessório. Um muitas vezes ignorado em troca de opcionais mais volumosos… As Raimundas que o digam.

Não estou ignorando a realidade, contanto: Maquiagem tem seus efeitos no aumento do interesse masculino por uma mulher. De um ponto de vista mais “artístico”, posso garantir que um belo rosto feminino depende basicamente de simetria e contraste. Sim, contraste. Preste atenção em rostos masculinos e femininos: Os femininos tem mais contrastes naturais, contrastes que a maquiagem pode realçar.

Mulher estoura contrastes de suas fotos de orkut e facebook por isso (faça o teste com a foto de qualquer mulher). Mulheres desenhadas e pintadas (estilizadas) ficam quase sempre visualmente mais agradáveis do que homens… Mas antes que eu descambe para minha brilhante teoria sobre cores e contrastes, vamos voltar ao foco do texto: Mulheres se maquiam para outras mulheres, homens se preocupam basicamente com “contrastes” e corpo.

Eu me baseio em três idéias:

1) A competição entre as mulheres é mais ferrenha: Resultado da evolução humana que não incentivou tanto a cooperação entre elas. Se um homem elogia uma mulher criticada por outras mulheres, o efeito é quase nulo. Não fazemos parte desta guerra e não adianta querer entrar nela. Sua namorada vai entrar em crise “eu sou gorda” por causa de outras mulheres que vê no dia-a-dia, INDEPENDENTEMENTE de sua opinião no assunto. É mentira?

Não eximo os homens de culpa, afinal, foram milênios de seleção genética até conseguirmos essas mulheres peitudas e bundudas que abundam (apeitam?) o mundo. Nenhum outro ser passou por uma seleção baseada em estética tão severa quanto a fêmea da espécie humana (maior proporção entre mamas e corpo da natureza? parabéns, mulheres!). Enfiamos na cabeça delas que ser feia era sinônimo de extinção.

As que entraram em guerra com as outras mulheres passaram seus genes para frente. As que cooperavam… Mulheres se maquiam e se vestem para impressionar outras mulheres, manter seu status e enfraquecer a concorrência. Está na cara que foi alguém com MUITA raiva das mulheres que inventou o conceito de moda… Acendeu um isqueiro num barril de gasolina.

2) Mulheres gostam de fazer sexo com “meia luz”: Não, não estou quebrando meu argumento. Basta considerar que num dos momentos onde a atração tem sua maior força, elas abrem mão do “escudo” da maquiagem. Se elas se maquiam para homens, deveriam querer se manter visivelmente maquiadas o tempo todo. Mulheres sabem que na hora H mais vale uma boa superfície para pegar do que um “rosto de boneca”.

Até por isso, em relacionamentos estáveis, ela tende a se maquiar para sair de casa, mas relaxa bastante no dia-a-dia do lar. (Não que não seja um alívio não beijar o Bozo todo dia…) A maquiagem é usada de forma mais “cirúrgica” com seu homem, mas ainda é arma de destruição em massa na eterna disputa com as outras mulheres.

3) Todas as mulheres são meio bissexuais: Pronto, falei! Esse papinho brabo de que mulher reconhece beleza no mesmo sexo com mais naturalidade por ser mais segura já encheu o saco! Nós não costumamos elogiar a beleza de homens porque… adivinhe só… NÃO ACHAMOS ELES BONITOS! A presunção de insegurança masculina não passa de uma distração para o fato de que homens e mulheres tem em comum seu interesse pelo sexo frágil.

Não que eu ache essa característica feminina uma coisa ruim. Adoro essa tendência de vocês a experimentar a mesma fruta. Nunca mudem, viu? Mas ignorar que a relação entre mulheres é um misto de amor e ódio alimentado por uma competição histórica pela beleza e uma tensão homossexual latente é ignorar o mundo à nossa volta.

Pessoalmente, eu sempre preferi ignorar os momentos “Volta por circo!” quando vejo uma mulher maquiada demais. Entendo que não adianta reclamar do excesso se ele não é direcionado a me agradar.

Sim, entrei para perder hoje. Deveria ter maquiado mais o texto…

Para dizer que eu sou machista, inseguro ou blá blá blá… (Prêmio Originalidade 2011 já começou!) , para tentar SE convencer que não tem tara por outras mulheres me xingando, ou mesmo para me chamar de preguiçoso (hahaha): somir@desfavor.com

SALLY

Mulher se maquia para outras mulheres? NÃO, tolinhos. A mulher passa maquiagem pensando primeiro em seu próprio bem estar, e depois nos homens. Se é para considerar a opinião de terceiros, é aos homens que se pretende agradar, supondo que seja uma mulher heterossexual.

Não sou eu quem diz, é a ciência. A maquiagem feminina está toda calcada nos sinais que uma mulher saudável, boa reprodutora e fértil passaria a um homem, que a tornam mais atraente. A mulher passa maquiagem para transmitir uma imagem mais saudável e atraente AOS OLHOS DOS HOMENS, ainda que muitas o façam sem saber.

Eu uso maquiagem. Eu uso muita maquiagem. A verdade? Eu uso mais maquiagem do que deveria, frequentemente saio de casa parecendo uma macaca maquiada. E isso não tem nada a ver com preocupação do que as mulheres vão pensar de mim. Quem se preocupa com o que os outros vão pensar não faz a tatuagem que eu fiz, francamente. Até porque, toda mulher sabe que por mais impecável que você se apresente, sempre vai ter outra mulher que vai achar um defeito e te meter o pau. Desde a adolescência aprendemos que não vamos conseguir agradar outras mulheres. Mania de homem de supervalorizar a competição feminina, eles acham que tudo é para competir ou dar satisfação!

Também não acho que ao passar maquiagem as mulheres pensem “os homens vão gostar desta sombra!”. Não, não é assim que funciona. A boa maquiagem é aquela que o homem sequer percebe que você esta maquiada, porque surte efeito sem que ele nem mesmo perceba que está sendo vítima de um estelionato visual, e raramente uma mulher faz uso dela. Aprendemos na prática que homens acham algumas características mais atraentes e tendemos a reproduzi-las quase que de forma automática. Exemplo: boca carnuda. Daí passamos aqueles batons que causam a falsa impressão de que nossas bocas são maiores. Só que nossa vontade de agradar é tanta que exageramos, naquele raciocínio inocente de “quanto mais eu passar, mais bonita vou ficar”.

Tanto é verdade que quando a mulher passa maquiagem pensando em terceiros, este terceiro é um homem, que basta perguntar para as calcinha de plantão quando é mais recorrente o uso de maquiagem: quando saem para um programa com a amiga ou quando saem para um encontro com um cueca. A resposta é evidente. Não é porque muitas mulheres erram e pesam a mão na maquiagem (oi?) que podemos depreender que elas o façam pensando em outras mulheres. É um erro querendo agradar a si mesma ou aos homens.

Não é porque uma Fulana apareceu com o rosto branco como se tivesse passado argamassa, duas bolas vermelhas na bochecha numa vibe Pikatchu e duas bolas pretas nos olhos estilo urso panda que um homem deve pensar “Fala sério, impossível ela achar que eu ia gostar disso, ela passou essa porra na cara para impressionar outras mulheres”. Não, Meus Queridos, foi para impressionar o rapaz mesmo, fazer o que se nem todas as mulheres sabem se maquiar? (oi?)

O problema da Madame aqui de cima é o mesmo de sempre. Entra ano, sai ano, ele continua nesse jeito Universo Umbigo de pensar. Porque ELE não gosta de mulher maquiada (cata-hippie), ele acha que nenhum homem no mundo gosta. Não é verdade, existem outros exemplares da raça que tem mais sofisticação e que não acham que maquiagem seja coisa do demo. Quer uma mulher ao natural? Pega uma que não se depila então! Uma mulher bem maquiada fica mais bonita do que ao natural, tem milhões de fotos de celebridades e de “antes e depois” que comprovam minha afirmação.

Então, partindo deste princípio de que a mulher bem maquiada fica também bem mais bonita, é evidente que o destinatário da maquiagem é o homem. Tem uma revista que eu adoro, chamada “Mente e Cérebro”, que lançou no mês passado uma edição especial chamada “A ciência da sedução” e tem uma reportagem sobre o efeito da maquiagem nos homens muito interessante, recomendo que leiam (ainda está à venda nas bancas). Nela vemos que homens dão mais carona a mulheres com maquiagem do que a mulheres de cara lavada, além de serem mais prestativos, gastarem mais com elas e outros benefícios. Mesmo quando estão excessivamente maquiadas.

Se uma mulher usasse maquiagem para impressionar outra mulher, ela tentaria parecer MAIS JOVEM. No entanto, a mulher quando usa maquiagem, ainda que não perceba, tenta parecer mais fértil, mais saudável, mais reprodutora. Desde o tempo dos faraós no Egito mulher passa maquiagem pensando em seduzir o homem. Agora vem a Madame aqui de cima me dizer que é para competir com outra mulher? ME POUPE. Já deu no saco esse estigma de que mulher está sempre competindo e preocupada com outra mulher, não sei porque eles adoram nos pintar assim, como inseguras, competitivas e fúteis. Otários. Passamos maquiagem para vocês façam as nossas vontades e… adivinha só? Funciona! Mesmo quando a gente erra a mão.

Não importa quão exagerada a mulher seja na maquiagem, é apenas falta de prática ou bom gosto. Mulher nenhuma no mundo sai com um homem no qual esteja verdadeiramente interessada sabendo que ele acha sua maquiagem ridícula e exagerada. A mulher está se achando bonita e acha que o homem também está achando ela bonita. Universo Umbigo, lembra? As pessoas acham que seu senso de estética é referência universal de bom gosto e que se elas estão se achando lindas, estão realmente lindas. Semancol é artigo de luxo hoje em dia.

Ainda acho que no final das contas a mulher passa maquiagem para si mesma, para se sentir bem, atraente, poderosa ou sei lá o quê. Mas se existe um terceiro para agradar nessa historia toda, com certeza é o homem. Façamos um exercício mental: uma hecatombe nuclear mata todos os cuecas do mundo. Você, Amiga Calcinha, passa maquiagem para sair de casa? MAS NEM FODENDO. Nunca mais na vida eu me depilo, nunca mais na vida levando um pesinho ou faço um abdominal e nunca mais na vida passo maquiagem. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós!

Já dizia Napoleão Bonaparte: as mulheres tem duas armas perigosíssimas, lágrimas e maquiagem. Somir, se você tem motivos para acreditar que a sua namorada passa maquiagem para agradar outras mulheres… sei não, abre o olho, Meu Filho. Fica a dica.

Para me xingar de machista para baixo porque eu disse que mulher passa maquiagem pensando nos homens, para dizer que você passa maquiagem pensando no seu chefe – para que ele não repare que você foi trabalhar virada e de ressaca ou ainda para dizer que achou o tema chato e fazer com que o Somir fique o resto da semana falando de maquiagem só de pirraça: sally@desfavor.com


Comments (25)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: