Skip to main content

Desfavor Explica: Pentelhos.

| Sally | | 53 comentários em Desfavor Explica: Pentelhos.

Blog não recomendado para menores de... Ah, já era!Não, o Desfavor Explica de hoje não é sobre seu chefe. Hoje vamos falar sobre os pêlos pubianos, aqueles pêlos localizados na região genital.

Você, Amiga Leitora, eu todo mês gasta uma grana com depilação e agüenta firme a dor e o incômodo inerente a ela, deve estar se perguntando porque merda a gente tem o corpo pelado e pentelhos justamente lá. Bem, acredita-se que a função inicial dos pentelhos era proteger os órgãos genitais do frio, lá nos primórdios, quando ainda não usávamos roupas. Mas isso não explica porque após séculos de evolução e de clima tropical essas porcarias não caíram! Aliás, parece que quanto mais tropical é um país, mais pentelhos as pessoas tem. Fosse apenas essa a função as mulheres nórdicas deveriam ter uma moita no meio das pernas.

Sim, existem outras funções. Uma delas seria criar uma barreira natural de proteção contra bactérias, razão pela qual ginecologistas costumam desaconselhar a depilação estilo “virilha total”, aquela onde a mulher retira todos os pêlos pubianos. Sem contar que eles advertem que depilar a vagina toda com cera pode causar flacidez a longo prazo. Já pensou que bonito?

Outra função descrita pela literatura médica seria “o estímulo pelo atrito durante o ato sexual”. Sei não. O homem tem que ser meio mal dotado para que o estímulo que a mulher sinta na hora advenha de roçar de pentelhos! Alguém aqui acha que um pentelho roçando estimula alguma coisa? Bom, tem gosto para tudo. Alega-se também que os pêlos pubianos produziriam aromas particulares que ajudariam a atrair parceiros e que evitariam a fricção das dobrinhas da área, protegendo contra assaduras.

Por último, outra função que se atribui aos pentelhos é direcionar o jato de urina nas mulheres. Lembro que quando eu era dona de uma comunidade exclusiva para mulheres perguntei se com depilação total surgiam problemas para urinar. Metade disse que não e a outra metade disse que passou a mijar com efeito “regador de grama”. O assunto é controverso. Merece a opinião de uma especialista.

Procurei uma ginecologista que faz depilação total e me deu o seguinte parecer: se você for fazer um pips da sua casinha, sentadinha no vaso na moral, tanto faz se tem pentelhos ou não. Porém, quando você tem que fazer xixi na rua, naquele esquema de agachamento e equilíbrio, a falta de pentelhos dificulta sim as coisas: o xixi vai sair em diversas direções, escorrer pelas pernas e molhar tudo à sua volta, tal qual regador de grama. Por isso, se você pretende fazer depilação total, Amiga Leitora, muito cuidado na hora de fazer xixi na rua. Homens não tem noção do perrengue que é para uma mulher fazer xixi fora de casa, a força e o equilíbrio são tamanhos que chega a tonificar perna e glúteos.

Por isso alguns médicos tem a teoria de que o pêlo pubiano não seria barreira de proteção porra nenhuma. O que acontece é que mulheres que tiram todos os pêlos pubianos são obrigadas a sentar no vaso onde vão mijar e com isso aumentam seu índice de contaminação, mas não pelo fato de não ter uma “proteção” e sim por ter que sentar em função do não direcionamento do mijo, se sentasse com pêlos pubianos seria tão contaminada quanto sem.

Para você que não sabe, existem diversos tipos de pentelho. Existem pessoas com pentelhos lisos, pentelhos encaracolados, finos, grossos e de diversas cores. Nem sempre correspondem ao tom do cabelo natural, algumas vezes são mais escuros. Geralmente o pentelho é mais grosso e mais crespo que o cabelo da cabeça, para exercer aquela função de nos proteger de agressões externas (germes e Cia), formando uma barreira eficiente. Uma passadinha no Google Imagens vai satisfazer sua curiosidade mórbida, ou então, o Somir como bom doente mental que é, vai acabar colocando uma ilustração daquelas que impedem que se abra o Desfavor no ambiente de trabalho…

A maior parte das pessoas não gosta muito de pentelhos, mas existem pessoas que tem tara por pentelhos! Sim, isso se chama “tricofilia” ou “pubefilia”, estas pessoas condicionam seu prazer sexual à existência, tamanho, cor e outras características do pentelho E eu que achava tara por pé uma coisa estranha e de maluco…

O pentelho também exerce influência em diversas culturas. Na idade média os pêlos pubianos eram tão apreciados que as prostitutas tinham diversas “perucas púbicas” para atender seus clientes. Em algumas culturas eles são tão valorizados que a mulher que retirar encalha. Em outras culturas existe o hábito de enfeitá-los e até mesmo pintá-los de cores fortes. Há quem faça trancinha rastafári com seus pêlos pubianos! Existem pentelhos de diversos tamanhos. Há relatos médicos de mulheres com pentelhos lisos até o joelho e pentelhos encaracolados até o umbigo. Também existem pessoas que nascem sem pêlos pubianos.

Porque os pêlos pubianos não crescem até arrastar no chão? Bem, segundo explicações de um médico, cada cabelo do nosso corpo tem uma programação de crescimento definida: crescerá até X tempo. A programação dos pêlos pubianos para crescer é bem menos do que a do cabelo da cabeça. Um pentelho cresce por poucos meses, depois cai e nasce outro, pois se ele crescesse muito, acabaria por ser uma fonte de contaminação e não de proteção dos órgãos genitais.

O ciclo de crescimento do pêlo pubiano dura poucos meses. Dica para quem quer fazer a depilação render mais: preste atenção na raiz dos pêlos arrancados na próxima vez que for depilar: se a raiz estiver coberta por uma capinha meio transparente, é a fase correta para fazer a depilação, pois os pêlos demorarão mais a nascer. Se a raiz estiver pretinha, os pelos nascerão com mais facilidade, sinal que você deve fazer a próxima depilação em um intervalo menor ou maior de tempo, até achar o tempo certo no qual a raiz sairá com aquela capinha. Observe a duração do ciclo do seu pentelho e economize uma grana em depilação!

Por incrível que pareça, está nascendo um movimento entre homens intelectuais pregando o fim da depilação total. Eles já tem comunidades e centenas de adeptos. Eles alegam que assim como as mulheres estão ficando todas iguais, presas a padrões estéticos, as bucetas também estão ficando todas iguais, carequinhas. Tratam pentelhos como animais em extinção a serem preservados e defendem que um pouquinho de pentelhos são um diferencial e uma forma da mulher mostrar personalidade. Mas, eles são minoria, homem geralmente gosta de mulher toda depilada. As próprias mulheres também preferem, porque, realiza, você mija, dá um banho de mijo nos seus pentelhos e depois passa um papel e veste a calcinha? Se cair mijo no seu cabelo, você vai só secar e tocar sua vida sem lavar? Vamos combinar que nem sempre dá para usar um chuveirinho ou tomar um banho depois de mijar. E quando a mulher está menstruada? Eca. Depilação total realmente parece a opção mais higiênica.

A depilação total, que começou a se popularizar através da industria pornô na década de 90, com objetivo meramente estético de visualizar melhor o ato sexual no filme. Hoje ela é preferência, e não só de homens, como de mulheres também. Alguns psicólogos dizem que é quase doentia essa atração masculina por mulheres totalmente depiladas pois tem um pezinho na pedofilia. Ainda assim, os homens não se importam, é a moda do momento.

Os pêlos pubianos tem seu próprio tipo de piolho. Não é o mesmo piolho que vive em nossas cabeças, é uma espécie um pouco diferente, apelidado de “chato”, cujo nome científico é Phthirius púbis. Este piolho pubiano é considerado uma Doença Sexualmente Transmissível e pode infestar também axilas e sobrancelhas. O bichinho pica o ser humano para sugar sangue e isto acaba provocando uma coceira violenta. Todo cuidado é pouco, pois o contágio não é apenas pela via sexual, até mesmo experimentando uma roupa em uma loja, mesmo usando calcinha ou cueca você pode ser contaminado.

Tal qual os cabelos da cabeça, os pêlos pubianos também vão ficando brancos com o passar dos anos. Daí as pessoas surtam e fazem um monte de merdas para disfarçar, muitas vezes comprometendo sua saúde. Não, não pode passar rímel! A área genital é muito mais sensível do que a cabeça e as chances de uma irritação ou alergia são enormes. Existem tintas específicas para essa região, disponível em salões (atende pelo nome de “pintura íntima”) ou para ser feita no conforto do seu lar.

No Brasil temos expoentes famosos que colocaram os pentelhos em rodas de discussão. A atriz Claudia Ohana, por exemplo, na primeira vez que decidiu posar nua, apareceu com um pequeno carpete no meio das pernas, gerando polêmica e discussão. A atriz Vera Fisher também inventou de posar nua sem estar depilada, trazendo a discussão sobre a importância/repugnância dos pentelhos mais uma vez ao cenário nacional.

A depilação pode ser feita de diversas formas, tanto por homens como por mulheres, os métodos mais populares são: cera quente (arranca o pêlo da raiz e ele demora entre 15 20 dias para nascer novamente), depilação definitiva (não nasce nunca mais, geralmente é feito via laser) e lâmina de barbear (dura dois ou três dias e costuma encravar os pêlos). Isso fica a critério pessoal de cada um, só quero dizer uma coisa sobre o assunto: sabe aqueles aparelhos de depilar que arrancam o pêlo da raiz? Aqueles que no comercial tem sempre uma menina vestida de branco passando na perna com um sorriso no rosto? Pois bem. AQUILO NÃO É DE DEUS. AQUILO DÓI MUITO. Se você está cogitando comprar esse troço, teste antes para ver se encara a dor.

Porque o nome “pentelho encravado” está associado aos pêlos pubianos e às pessoas chatas? Quem já teve pêlo encravado sabe o quanto é chato… Quando depilamos, o pêlo é retirado da superfície da pele (seja pela raiz ou não). Quando ele volta a crescer, muitas vezes ele “erra o buraquinho” pelo qual deveria sair e cresce em cima da pele, formando uma bolinha que coça e pode infeccionar, o pêlo encravado. Para evitá-lo se recomendo esfoliação na área depilada.

Uma pergunta nojenta não me saiu da cabeça enquanto escrevia isto: porque sempre que a gente encontra um cabelinho na comida de um restaurante qualquer ele é meio grosso e escuro? Entrei em contato com um grande amigo dono de um restaurante e perguntei se ele já havia identificado pentelhos na comida servida no seu estabelecimento. A resposta foi chocante: “Já, Sally, já sim, mas não é só aqui, sempre rola”. Chocada, perguntei porque pentelhos, já que os cabelos da cabeça estão muito mais próximos do prato que está sendo preparado e podem cair facilmente. A resposta foi pior ainda: “Olha, você vai ficar chateada com o que eu vou te dizer, mas é a verdade” – respirei fundo – “Os cozinheiros usam toucas na cabeça, isso impede que cabelo caia na comida. Nós podemos obrigá-los a usar touca, mas não podemos obrigá-los a não coçar o saco, entende?”. Não, eu não entendo, e disse isso para ele. “Sally, você já entrou em uma cozinha de restaurante? É muito quente lá dentro, e sacos coçam no calor”. Então tá, vivendo e aprendendo. Se achar um pentelho na sua comida, saiba que é praticamente inevitável porque sacos coçam no calor. Que nojo…

Para fechar, para você que achou o tema desnecessário, devo informar que pentelho é um dos assuntos que mais provoca apreensão e angústia nos e-mails sobre sexo que recebemos. Seguem trechos de e-mails que expressam essa angústia:

“(…) cê tá lá, só no bola gato, daí sente aquele pentelho roçando na garganta, tipo, o que fazer? Para tudo, mede a mão toda dentro da boca tipo Didi Mocó e cata o maldito ou continua até o final com aquela coceirinha migrando de um lado para o outro? Sally, eu preciso saber, é falta de educação parar o boquete para tirar um pentelho da boca? Isso ofende?”

“(…) e mais uma vez eu te escrevo para pedir ajuda: como eu falo para ele cortar aqueles pentelhos enormes com jeitinho? Ele é todo macho man, vai achar que isso é coisa de viado, mas pow, eu não mereço pagar boquete enfiano minha cara naquela moita, Sally! Dá até alergia aqueles pêlos entrando no meu nariz!”

“(…) não sei porque eu fiz isso, Sally, mas estou arrependido. Eu achei que ia raspar meu saco e no dia seguinte ia nascer tudo denovo, mas já passou uma semana e essa porra não para de coçar e agora tá ficando com umas bolinhas, será que eu peguei uma DST no saco com a gilete que eu usei? É normal coçar pacarai depois de depilar? SOCORRO!”

Questionamentos da maior profundidade. O pentelho é fator importante no desenrolar de um relacionamento. O pentelho define status social. O pentelho pode te identificar em determinado grupo. Mais respeito com o pentelho!

Para dizer que este texto foi pentelho, para pressionar Ctrl V e colar qualquer comentário imputando ao texto alguma forma de falácia genética e falácia do espantalho e para pedir um Desfavor Explica sobre algum outro tema: sally@desfavor.com


Comments (53)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: