Desfavor da semana: Sem rumo.
| Desfavor | Desfavor da Semana | 22 comentários em Desfavor da semana: Sem rumo.
São Paulo, 21/09/2010:
“A Linha 3 – Vermelha, que vai da estação Palmeiras/Barra Funda, na zona oeste, até a Corinthians/Itaquera, na zona leste, ficou parada das 7h50 até as 10h30. Usuários se acumularam nas estações e houve tumulto dentro e fora dos vagões. Pelo menos 150 mil pessoas foram prejudicadas.”
FONTE
No dia seguinte, realizou-se o “Dia Mundial Sem Carro”, manifestação eco(chato)lógica totalmente compatível com um país como o nosso… claro…
Desfavor da semana.
SOMIR
O tema de hoje parece um tanto quanto confuso, mas este nó desato agora: O que aconteceu no metrô paulistano foi sim um tremendo desfavor, mas por ter ocorrido no exato dia anterior de um movimento contra os carros por um transporte público melhor escancara a nossa vocação nacional de comer mortadela e arrotar peru.
Infra-estrutura é coisa de gringo otário. Aqui é Brasil, meu povo! A falha séria que causou o incidente no metrô de São Paulo é emblemática pelo fato dos linhas da capital paulista serem uma espécie de “menina dos olhos” do sistema de transporte público nacional: Relativamente organizadas e bem mantidas na maior parte do tempo. Num país que depende quase que exclusivamente de ônibus sucateados transitando por ruas esburacadas, o metrô é uma espécie de baranga arrumadinha no final da festa.
O que não evita o susto ao acordar do seu lado pela manhã. A realidade do incidente prova que o sistema funciona acima de sua capacidade, constantemente. Especialmente nos horários de rush. As outras opções são tão ruins (principalmente com os preços exorbitantes dos táxis tupiniquins) que o povo se acotovela MESMO nos vagões. Entre 15 minutos de aperto no vagão ou duas horas e meia de aperto num ônibus, há de se concordar que fica fácil escolher.
E os donos da festa, ao invés de facilitarem a entrada de outras menos barangas no local, preferem enfiar ainda mais perfume e maquiagem na última/única opção. Os onipresentes candidatos do PSDB daqui fazem questão de colocar como prioridade a inauguração de mais trocentas linhas de metrô, para manter mais gente por mais tempo nos vagões. Brilhante! Não que eu seja contra novas linhas, mas é claramente obra eleitoreira.
Foda-se que o cidadão paulistano médio não consiga VIVER sem um carro, foda-se que atravessar a cidade no trânsito demore mais do que fazer uma viagem até o Rio de Janeiro: Campanhas eleitorais precisam de obras. “Maluf que fez”.
O povo, sem alternativas aos carros ou às linhas do metrô, se acumula nos mesmos lugares até dar a inevitável merda. Receita clara de desastre, mas que é convenientemente ignorada até a hora de “procurar os responsáveis”. Parece que já estão dando um jeito: Os responsáveis pelo problema são os que depredaram o patrimônio do metrô depois de viver uma experiência de frustração e início de pânico em massa. O que com certeza não é um comportamento previsível, imagine só. Os nossos cidadãos, todos suíços, deveriam rir do problema, pegar suas bicicletas e voltar para seus chalés na montanha… (Eu ainda acho babaquice essa coisa de “quebra-quebra”, mas não deixo de perceber que não foi de graça…)
Com certeza cidades como São Paulo, que crescem desordenadamente sem um pingo de planejamento, e seus políticos, que acham que política de transporte público é construir rotatórias para interligar rodovias, não são responsáveis. A cara-de-pau para tirar o próprio da reta é tanta que já estão levantando a lebre de que os problemas no metrô paulistano fazem parte de uma conspiração petista. José Serra, aproveitando o momento, já soltou comentários sobre isso. Sorte que eu já o considerava opção por exclusão, não me decepcionei.
Para quem deveria se responsabilizar, pode ser tudo, menos o óbvio: São Paulo não comporta sua população há décadas. Fica a impressão que todo mundo já desistiu e estão só torcendo para os problemas serem controláveis até a próxima gestão.
Este é um país sem base, um país que cada vez mais se assemelha ao “novo rico”, emergente com cultura e mentalidade de pobre. E quando se tenta mudar qualquer sem um mínimo de estrutura, temos situações tragicômicas como o tal do “Dia Mundial Sem Carro” logo depois de uma falha séria num dos maiores meios de transporte público da maior cidade do Brasil.
Convenhamos: O cidadão quase sempre mora longe pra caralho de onde trabalha e vive em cidades que só inauguram asfalto! Uma cidade brasileira média não cresce, entra em metástase: Cada pobre expulso dos centros constrói seu barraco para um lado, e com o passar do tempo, para arranjar um votinhos, neguinho “urbaniza” a área (em cima de lixão, se vacilar) e está tudo certo!
O cara vai pegar sua bicicleta e ir trabalhar a 50 km de distância num trajeto onde corre sério risco de virar pizza de asfalto? Vai pegar ônibus ou metrô ultra lotados? Sem cuidado com o básico de permitir opções ao carro, essa história de vilanizar o automóvel não passa de conversinha de ecochato que não entende que não está na Europa ou quer mesmo é fazer pose, pose que não se sustenta na vida real.
Do mesmo jeito que vai acontecer quando dois grandes eventos esportivos ocorrerem por aqui. E já fica minha previsão: Não vamos aprender nada (como nação). Emergente é uma merda mesmo…
Ah sim… não é sobre transporte, mas tem a ver: CHUPA, AMORIM! Foi puxar saco do Irã na ONU e tomou na orelha a declaração super responsável do Ahmadinejad alguns dias depois. Hahahaha! Só não foi Desfavor da Semana porque a Sally disse que eu já gastei minha cota semestral de assuntos iranianos.
Para dizer que o meu texto te moveu, para dizer que metrô é coisa de pobre no mundo todo, menos no Brasil, ou mesmo para dizer que trabalha em casa e aderiu ao movimento: somir@desfavor.com
SALLY
Se você acha que vocabulário chulo mina minha credibilidade ou desmerece meus textos, vá ler outra coisa. Sei escrever erudito quando preciso (e o faço todo santo dia no trabalho) mas aqui a intenção é ser informal, expressar indignação legítima. Portanto vou logo avisando, estou com a macaca e que o texto está cheio de palavrões. Se não gostar, NÃO LEIA, se ler, NÃO ME ENCHA O SACO COM ISSO. Vamos ao que interessa.
O Sitema de Transporte Público do Brasil é, na maior parte das cidades, uma vergonha. Como se isso fosse pouco, as autoridades parecem querer piorar a situação. É essa mania que brasileiro tem de importar cultura, que só nos gera problema. Graças a esse hábito babaca pessoas se sujeitam a andar de terno em pleno verão escaldante, pessoas tem que se vestir de Papai Noel em pleno dezembro, jogar algodão na árvore de natal para fingir que é neve e pessoas tacam formol no couro cabeludo porque o bacana é ter cabelo liso. Pois bem, mais uma macaquice nossa: importar ato ecológico de gringo. Esta semana tivemos um dia onde se recomendou não utilizar o carro, em nome da natureza. Porque aviões, indústrias e gado em larga escala são apenas um detalhe, é o seu carrinho que está poluindo o mundo!
Ok, pode até ser um protesto válido em um país civilizado com um sistema de transporte público decente. Que não é o caso da maior parte das cidades brasileiras. Vamos todos usar o transporte público para trabalhar, ele é suficiente para suprir a demanda… NOT! Chupa essa manga, às vésperas do dia sem carro o metrô de São Paulo sofreu uma pane, ao que tudo indica, graças à superlotação, fodendo com a vida de meio mundo. Sentiram a incompatibilidade deste ato ecológico com a atual realidade brasileira? Parece até castigo divino.
Não sei muito bem o que aconteceu. Inicialmente a versão oficial era de que uma blusa tinha ficado presa numa das portas e isso gerou a pane (wat). Eu não tenho muito conhecimento técnico, mas isso me parece um tanto quanto sem noção. Em seguida, surgiu outra versão: em determinado trajeto, os trens costumam parar em uma curva e com o excesso de passageiros somado à inclinação do trem nesta curva, o peso dos passageiros foi jogado todo na porta. Essa pressão teria acionado um dispositivo que avisa quando as portas estão abertas, que impede a movimentação do trem. Olha, quando o assunto está dentro da minha jurisdição, como foi o atropelamento do filho da Cissa Guimarães, eu dou detalhes, conto fofocas e procuro os bastidores, mas como isso aconteceu muito longe de mim, me atenho a narrar o que foi dito sobre o caso e dar uma rápida pincelada no sistema de transporte coletivo do Rio de Janeiro. Não sei que merda aconteceu, só sei que prova que o sistema de transporte público é uma merda.
Não sei de quem foi a culpa, só sei que, se em um dia qualquer o cidadão não pode contar com o transporte público porque ele já está abarrotado, imagina a MERDA que vai dar se as pessoas aderirem a essa campanha IDIOTA, IMBECIL, SEM NOÇÃO de utilizar o transporte público para trabalhar e deixar o carro em casa! Vai fazer ecologia às custas do bem estar do povo? Vai tomar no cu. Mais alto, para ver se todo mundo escuta: VAI TOMAR NO CUUUU!
Quer pagar de país de primeiro mundo e fazer ato ecológico? Dá transporte decente. No Rio de Janeiro o transporte público é uma BOSTA. Tenta pegar um metrô nos horários de pico e veja o que te acontece! Porque não há punição? Adivinha quem é a advogada do Metrô do Rio de Janeiro? A esposa do Governador! Isso ninguém conta, né? A Tia Sally conta, com o maior prazer. O Metrô do Rio é VERGONHOSO. Não falo apenas de um transporte ruim, falo em VERGONHOSO, a ponto de uma amiga minha estar em um vagão lotado, exclusivo para mulheres (cheio de homens porque ninguém fiscaliza) e sentir um negócio quente na sua perna. Quando ela olhou, simplesmente um sujeito que estava ao lado dela tinha se masturbado e ejaculado nela. E ela nem sequer conseguiu sair do vagão, tamanha a superlotação. E ainda querem que a gente faça dia sem carro? ACORDEM PARA A VIDA!
Não vejo a hora de chegar logo Copa do Mundo e Olimpíadas, para esta republiqueta das bananas passar uma mega-vergonha internacional. Porque neguinho só faz as coisas aos 48 do segundo tempo (não por incompetência e sim por corrupção, já que se a obra atrasar, pode fazer a compra de materiais e pagar os serviços sem licitação, porque vira obra emergencial, daí pode gastar o quanto quiser sem prestar contas e superfaturar à vontade). Não vai ter como melhorar o transporte em poucos meses. Talvez ao passar uma vergonha internacional a coisa melhore.
Não decidiram privatizar o transporte, para ver se com um particular administrando a coisa melhorava? POIS BEM, PIOROU. Bacana, “venderam”, lucraram e o povo se fodeu mais ainda. FETRANSPOR, SUPERVIA E BARCAS S/A, parabéns para vocês, conseguiram transformar a vida do cidadão carioca que utiliza seus serviços em um INFERNO. Atraso, luperlotação, condições de risco. Marcello Alencar e Fernando Henrique Cardoso, obrigada pelas privatizações, viu? Porque se antes era ruim e ineficaz, ao menos não era tão era tão caro. Agora é caro e ineficaz. Como eles se sentiriam se a filha deles levasse uma gozada na perna de um passageiro de um transporte público? Quando o metrô do Rio foi privatizado, a passagem custava R$0,35. Isso aí, você não leu errado: R$0,35. Hoje é a tarifa mais cara do Brasil: R$2,80. Com esperma de brinde. Sabem a quem pertence a principal empresa titular da concessão do Metrô do Rio? BANCO OPORTUNITY, aquele do Daniel Dantas, aquela pessoa suuuper honesta. Curiosamente, apesar da ficha suja, e da ineficiência na prestação de serviços, Sergio Cabral renovou a concessão por mais vinte anos. Já contei quem é a advogada no Metrô, né? BRASIL-IL-IL-IL! Depois querem que eu não fale mal do país! Se eu receber MAIS UM e-mail me criticando por falar mal do Brasil vou mandar tomar no cu.
Da mesma forma que o Poder Público deveria nos proporcionar um sistema de saúde eficiente e não o faz, nos obrigando a ter que pagar plano de saúde ou esperar horas em uma fila por um péssimo atendimento, também nos obriga a usar carro para ir trabalhar, porque nos proporciona um sistema de transporte público sem conforto, sem segurança, insalubre e ineficaz. Impossível se programar e chegar na hora durante uma semana seguida contando com transporte público. Conheço pessoas sérias que perderam o emprego em função dos atrasos nos transportes públicos, mesmo se programando para sair com duas horas de antecedência de casa. Daí esses mesmos filhos duma puta arrombada que tem a obrigação de nos prestar este serviço e não o fazem vem nos pedir para que deixemos nossos carros na garagem em nome da mãe natureza. Mas olha, eu quero é que todos se fodam é muito.
Imagina um trabalhador que passa por um INFERNO DIÁRIO ao longo de anos, penando no transporte coletivo, se vendo trancado em um vagão de metrô, em um calor insuportável, sabendo que vai chegar atrasado no trabalho pela milésima vez, etc etc. Bate uma revolta. Esse descaso ao longo de ANOS causa revolta. Daí neguinho depreda a porra do vagão e é chamado de “vândalo” e de vítima vira algoz. Me poupem! Eu sei que não é certo depredar, mas porra, eu compreendo perfeitamente quem o fez. Vocês não sabem o INFERNO que é ter que se sujeitar a transporte público todos os dias. Qual é a saída para este problema? O GALEÃO. AEROPORTO DJÁ!
A Lindamar acabou de provar que falar besteira é fácil, mas consertar o estrago é uma disgreta.
Linda, thank you for your cooperation!
/\
||
ESSE CARA NAO DEVE TRANSAR MUITO.
OIA O TANTO QUE ELE ESCREVEU
NEMLI
@Fuck Bush:
Como sempre, falar bobagem é rápido, consertar o estrago demora.
Usando sua numeração, para facilitar:
1) A mesma difusão gasosa que impede um peido de se depositar ao rés do chão em volta de quem o emitiu faz com que a atmosfera não seja composta por camadas de gases puros ordenadas por densidade. Pingue um corante mais denso que a água em um copo com água e veja como este se dilui, ao invés de cair ao fundo como se fosse um objeto sólido.
Fora isso, os gases de efeito estufa não "aquecem" o planeta, apenas retém calor que seria irradiado para fora do planeta. Essa retenção se dá por que tais gases são opacos para frequências na faixa do infravermelho, e misturas gasosas que os contenham apresentam opacidade ao infravermelho proporcional às concentrações dos mesmos que nelas estejam presentes.
2) Se você tem um método confiável de tornar essa água disponível, patenteie-o e enriqueça. Serás ainda mais digno de respeito do que aquele que efetivamente conseguir operacionalizar a obtenção de energia mediante fusão nuclear.
O fato é que a água doce disponível para consumo humano é aquela dos rios, lençóis freáticos e outros corpos d'água doce acessíveis ao ser humano, aos quais podemos eventualmente adicionar aquela proveniente de captação de chuvas. Esta última precisa de graus variáveis de purificação, mais ou menos difícil em função da poluição atmosférica do local da coleta.
3) As chamadas espécies ameaçadas são "canários de mina". O esforço para sua preservação não é tão importante quanto aquele voltado à preservação de seus respectivos habitats, mas seu bem-estar serve de termômetro para aferir a segurança dos sobreditos habitats e, por consequência, dos recursos e serviços naturais por estes disponibilizados: controle climático, regularização de regimes hídricos, polinização de culturas agrícolas, controle de populações de pragas agrícolas, controle de populações de vetores de doenças (insetos, roedores, etc.) e renovação da fertilidade de solos (sedimentos transportados por cursos d'água), dentre outros.
Exemplos:
a) O habitat do peixe-boi-amazônico é parte de um corredor geográfico que pode ser descrito pelo apelido de "rio de vapor", por onde transitam as massas de ar úmido que trazem chuvas para o Centro-Oeste. Destruir uma parcela suficiente desta vegetação (consequentemente assoreando os cursos d'água onde esse sirenídeo vive) secará o clima da região pantaneira (não é mera coincidência o fato de a Monsanto estar desenvolvendo variedades de arroz e soja resistentes a estiagens prolongadas – secas).
b) Muriqui e mico leão dourado: seus habitats contém importantes áreas de mananciais (nascentes de rios e aquíferos subterrâneos). Liquidar de vez com essas áreas nos trará problemas de abastecimento hídrico (a menos, é claro, que você já tenha patenteado sua tecnologia de "ordenha" da umidade do ar).
Resumindo: é muito fácil sair ofendendo aqueles de quem você discorda, quando você não está preocupado em usar argumentos sólidos ao invés de lugares-comuns, erística e falácias.
Eu lembro do tempo em que os invernos de Sampa eram frios e as primaveras tinham clima relativamente ameno.
Aliás, eu lembro do que é uma garoa.
Sinto saudade dos tempos em que existia o "sereno da madrugada": a rua, os carros e os jardins amanheciam cobertos de orvalho. Alguém aqui mora em cidade grande E se lembra do que é orvalho?
Depois dizem que o clima não mudou… Tá bom, então, a 30 anos atrás dava para dormir pelado em São Paulo, Capital, em pleno mês de julho…
Mesmo sendo uma grande bosta, o metrô de São Paulo ainda é a "melhor" opção em transporte público aqui.
Uso carro pra trabalhar porque a distância é pequena, mas para trajetos longos, só de metrô mesmo.
E os sujeitos que ficam roçando o quadril de pau duro na gente nos trens lotados do metrô? Insuportável isso. Acontece em ônibus lotado também. Puta falta de respeito e o pior é que a gente não tem opção e tem que se sujeitar a isso todo santo dia!
Transporte público é uma vergonha em todos os cantos deste país de merda. Meu pai é militar por isso já me mudei muito durante a minha vida e onde quer que eu fosse, o transporte público era uma bosta ineficiente.
Transporte público, saúde pública, escola pública, prestação de serviços de energia, telefonia, etc etc etc. TUDO UMA MERDA
A SAÍDA DO BRASIL É GUARULHOS
E COM A VITÓRIA DA DILMA, SE PRECISAR, EU VOU EMBORA NADANDO
Ninguém viu o escândalo que deu com o "Climagate"? Os documentos que vazaram dizendo que essa babaquice eco-chata de efeito estufa e todas as consequencias catastroficas são mentira? Naverdade o nível de emissões diminuiu nos últimos anos e esses babacas eco-pentelhos continuam sendo massa de manobras achando que o fim está próximo
Eu vejo eco-chatos como uma espécie de evangélicos da natureza: radicais, burros, ficam tentando converter todo mundo e acham que o fim está próximo.
Já queimou uma árvore hoje?
Não sei nada sobre o metrô, eu ando de carro com o ar condicionado ligado.
Camada de Ozonio não enche o tanque do meu carro.
Ah….
Ecochatos é o meu caralho mesmo! Poutaquiupariu como essa galera é chata velho.
Não sabem de caralho nenhum, quer exemplos?
1- Co2 é mais denso que o ar atmosférico…como que caralho ele sobe e "aquece" o planeta.
2- Nunca vai acabar a água do planeta, simplesmente pq toda a água doce do planeta tem passagem obrigatória pelo ar atmosférico…sim…a real fonte primária de água doce é o AR ATMOSFÉRICO!
Se num dia “azul”, pudermos fazer com que se precipitem todas as águas contidas no ar teremos uma chuvinha maior que a soma de todas as bacias hidrográficas, juntas, de nossa terra.
Kd que esses ambientalistas de merda sabem disso?
3- Salvar espécies ameaçadas: ô meu caralho…não passou na globo nem te ensinaram na escola: a própria natureza já se encarregou de extinguir mais de 90% de todas as espécies que existiram neste planeta e ainda continua por aí extinguindo as espécies que não se adaptam. DEIXEM A PORRA DA NATUREZA EM PAZ!
A mídia pregou uma idéia de que a natureza é bela, doce, benevolente, uma vênus de millo…porra nenhuma!
Prova cabal: cadeia alimentar…veja o caos…alias…não é a harmonia que domina a natureza…é o CAOS.
Falando em caos…a entropia do universo só faz aumentar, tudo está indo a baixo lentamente, o sistema está cada vez mais entrando em colapso.
Enfim
Ecochatos é o meu caralho.
"Estação Anhangabaú 6 horas da tarde. Eu JURO que um dia eu faço um vídeo dessa porra e mando pra vocês".
Bem, Eliahn, vou fazer um também, já que estudo lá perto. Prefiro andar 50 min a pé do trabalho para a faculdade a tomar o metrô nesse horário, mesmo com estações praticamente na porta.
E relembrando o post da pornografia japonesa, colocaram no metrô de Tóquio, nos anos 90, policiais femininas nos vagões, à paisana. Lembro que foram dezenas presos na primeira semana da medida…
Suellen
CHUPA OBESAAAA
PALMEIRAAAAAAAAAAS
URUBÚ DE MERDA!!!
não entendi por que tanta raiva dos ecochatos…não é como se a proposta deles fosse "fodam-se todos no transporte público ruim", eles também desejam transporte público de qualidade.
Aeroporto é a PUTA QUE PARIU!
E no lugar da amiga da Sally eu acho que eu tinha botado o Metrô abaixo.
APAPUTAQUEPARIU! Socava o cara, vira a bolsa na cabeça de quem tivesse perto, chutava o saco dele (E azar de quem tivesse perto, ia levar junto)…
Ia ser um rebu. Depois ainda saía quebrando tudo na estação, ligava pra Polícia, metia a mão no segurança na frente do guarda e falava que fui "agredida e humilhada", mandava chamar meu advogado e dizia que ia botar a Cia. de Metrô no Pau.
Sally Surtada, totalmente. Bota 30 dessas no Metrô que vc vai ver se essa porra não muda!
Quanto ao Metrô da Zona Lost, eu PEGO ESSA PORRA DE METRÔ.
Prestenção. SÃO PAULO. Imagina uma fila de catraca que ATRAVESSA A RUA DA FRENTE DA ESTAÇÃO. Oks, é uma rua pequena só de retorno, mas FODA-SE. Estação Anhangabaú 6 horas da tarde. Eu JURO que um dia eu faço um vídeo dessa porra e mando pra vocês.
Não dá mais. Numa boa? Respeito pelo Metrô é o caralho. Não soco os palhaços que ficam cantando em estação pra desestressar os passageiros pq os coitados só tão trabalhando, mas já mandei um ou dois se foderem, e já dei uns belos esporros em cara responsável por estação. Esses caras são razoavelmente acessíveis e só tentam melhorar o cantinho deles, mas tem que ter noção do que que melhora e do que que é "pão e circo".
Dito isto, infelizmente em SP n tenho opção. Preciso de 2 carros só pra mim pra poder rodar de carro em SP (Maldito Rodízio) e aí sem chances por algum tempo ainda… Mas quando eu tô em BH que tenho carro, eu mando transporte público às favas (E olha que lá até que é boa a bagaça). Eco é a putaquepariu, com tanto político tirando o deles da reta, não sou eu que vou andar de Ônibus, especialmente quando isso custa MAIS DO QUE A GASOLINA. E ainda não posso buscar as gatinhas em casa se eu for de Bus. Tô fora mano.
depois dos posts animadérrimos já vem postagem da chatura.
que sono! kd o cafe?
vamos fazer a semana da postagem chata?
Nossa Sally, quanto palavrão.
E a gente já tem que engolir tanta merda do governo que uma campanha ecochata hipócrita é quase que uma sobremesa chique quando usado de comparação. É indignante, mas tem coisas piores.
Ah, e bacana, eu não tinha pensado nos 48 do segundo tmepo e as taxas reduzidas por obras emergenciais. De repente as coisas começam a fazer sentido…
Complementando:
A questão da superlotação do metrô começou com o Bilhete Único, introduzido pela Martaxa Suplicy e incentivado pelo Kassab, que lançaram mão de subsídios para baratear o custo de usar ônibus+metrô.
Só que não expandiram a linha como prometeram (o projeto para 2025 foi pensado tendo em vista a população de hoje!!!!). Além do que foi exposto por vocês, fazer uma estação hoje é uma merda: para não ter que fazer muitas desapropriações, nem ter que mexer na energia e no esgoto, tem estações muito fundas (Alto do Ipiranga/Paulista), em que você tem que descer quatro, cinco longas escadas rolantes para embarcar…daria para resgatar os mineiros chilenos. Tão ridículo quanto a estação Cardeal Arcoverde, aí do metrô do Rio, com suas esteiras horizontais.
Sem falar que o caos do transporte urbano afeta muitas outras coisas, como o valor dos imóveis.
Suellen
Complementando:
A questão da superlotação do metrô começou com o Bilhete Único, introduzido pela Martaxa Suplicy e incentivado pelo Kassab, que lançaram mão de subsídios para baratear o custo de usar ônibus+metrô.
Só que não expandiram a linha como prometeram (o projeto para 2025 foi pensado tendo em vista a população de hoje!!!!). Além do que foi exposto por vocês, fazer uma estação hoje é uma merda: para não ter que fazer muitas desapropriações, nem ter que mexer na energia e no esgoto, tem estações muito fundas (Alto do Ipiranga/Paulista), em que você tem que descer quatro, cinco longas escadas rolantes para embarcar…daria para resgatar os mineiros chilenos. Tão ridículo quanto a estação Cardeal Arcoverde, aí do metrô do Rio, com suas esteiras horizontais.
Sem falar que o caos do transporte urbano afeta muitas outras coisas, como o valor dos imóveis.
Suellen
Em relação à depredação nos trens da linha vermelha: alguns dos trens danificados são novos, de uma empresa francesa, com janelas completamente vedadas por conta do ar-condicionado.
Nisso, quando a energia na linha foi cortada, o ar-condicionado parou de funcionar e as pessoas (cerca de 10 por m2) logo começaram a sufocar. Movidas pelo desespero, começaram a quebrar as janelas para simplesmente conseguir respirar.
Isso foi o depoimento de um conhecido meu que estava dentro desses trens. O que é plausível, pois passei a mesma situação por duas vezes (uma na linha azul e outra na linha verde), e o dispositivo de emergência nessas horas acaba sendo acionado mesmo para abrir as portas e refrescar o vagão.
Enfim, há quase duas décadas usando o metrô para trabalhar, o que posso dizer é que, mesmo atualmente insuportável, as únicas vezes em que soube de depredação mesmo no metrô foram por conta de confrontos de torcidas.
Paulistano, no geral, ainda está respeitando o metrô…por enquanto…
Suellen
Sallyta obesa do meu coração, sabe de quando é o projeto do super RODO ANEL (rodo rosca, como é conhecido em SP) que o governo do PSDB prega como a super obra (e que agora já tem um pedágio caro pra caralho pra o que é a obra)?
DE 50 ANOS ATRÁS! 50 ANOS ATRÁS JÁ SE SABIA QUE ERA NECESSÁRIO UMA OBRA FEITA SÓ AGORA, E QUE OS FILHOS DUMAS PUTAS AINDA SE ORGULHAM DE TEREM FEITO AGORA!
Vou colocar um pedágio no banheiro do Palácio do Bandeirantes e cobrar para quando forem cagar!
TOMANOCU SP TÁ UM INFERNOOOO!
Ai, gente, é por isso que eu AMO vocês! Falam exatamente o que eu penso, e de uma maneira muito melhor! É isso que eu acho, DIA MUNDIAL SEM CARRO É O MEU CARALHO! Pra mim, infelizmente, todo dia é Dia Mundial Sem Carro, e assim que eu tiver como ter esse conforto, nunca mais vou abrir mão dele. Escrevi no blog do meu amigo um texto sobre isso: http://deixadenerdice.com/2010/09/03/reclamo-sim-e-to-vivendo-sustentabilidade-nos-olhos-dos-outros/ e claro que logo em seguida vieram os amiguinhos ecochatos me encherem o saco.
Mas enfim, Desfavor 4ever. :D