Desfavor Explica: Orcas.
| Sally | Desfavor Explica | 13 comentários em Desfavor Explica: Orcas.
Graças a nosso mascote, Tilly, e às imbecilidades ditas por PETACHATOS e toda essa gentalha ecológica, nos sentimos na obrigação de aprofundar nosso conhecimento sobre orcas, para derrubar alguns mitos e colocar os pingos nos is, sem romantismo e sem idealizações. E como não pode deixar de ser, as informações técnicas serão permeadas por perguntas interessantíssimas feitas a um biólogo que, como todos os profissionais convidados, participou coagido e indignado.
Ao contrário do que muitos pensam, as orcas não são baleias. Elas são mamíferos, carnívoros da família Delphinidae (ordem dos cetáceos). Ou seja, estão mais próximas dos golfinhos do que das baleias. Sim, a orca é uma das trinta e cinco espécies de golfinhos. Ela foi apelidada de “assassina de baleias” por navegadores, no século XVIII, pois eles presenciavam diversos ataques de fenomenais a outras baleias, muitas vezes maiores- e as orcas sempre saiam vitoriosas. Uma tradução errada, no esquema “telefone sem fio” e as assassinas de baleias viraram baleias assassinas. Tadinhas, nem baleias elas são.
A orca é o que se chama “predador de topo de cadeia alimentar”, ou seja, aquele animal que caça geral e não é caçado por ninguém. Ela é capaz de comer praticamente qualquer coisa, até mesmo animais maiores do que ela, incluindo outras baleias. Ela é uma máquina mortífera, muito bem equipada para matar. A cor preta das suas costas dificulta que quem está fora da água as encontre, pois se camuflam nas águas escuras. A barriga branca dificulta que quem está debaixo da água a veja, pois se confunde com o reflexo da luz do sol. A orca usa esta camuflagem como fator surpresa para algumas para caçadas.
Pergunta da Tia Sally: Orcas dormem? Como elas respiram quando dormem? Ganhei um olhar de pena com esta pergunta, do tipo “como você é ignorante!” Sim, orcas dormem. Elas dormem entre cinco e oito horas por dia, flutuando, o que permite que respirem de forma automática durante os sono. Porém, uma curiosidade: filhotes de orca não dormem no primeiro mês de vida, obrigando as mamães a ficarem acordadas e atentas 24h por dia. Ainda não se sabe porque isso acontece (acredita-se que seja para fugir dos predadores). Também não sabem explicar como o filhote cresce tanto sem dormir, uma vez que se achava que o sono era crucial para o crescimento dos mamíferos.
Eu, na minha ignorância, achava que orcas estavam ameaçadas de extinção. Nada disso, tem orca pacarai no mundo. Um dos critérios para classificar animais é “por área de distribuição”, ou seja, onde estes animais são encontrados no planeta. O primeiro da lista é o ser humano (que, convenhamos, é o piolho do mundo, está em tudo quanto é canto!). Adivinhem quem é o segundo? A orca. Ela pode ser encontrada em todos os oceanos e mares, inclusive nos mais inóspitos. Ela sobrevive a condições bastante precárias (nesta semana tinha uma nadando em uma praia do Rio de Janeiro, vejam só a resistência deste animal!). Elas nadam inclusive por baixo de calotas de gelo.
Muita gente está abrindo a boca para dizer que não há relatos de ataques de orcas a seres humanos na natureza. Não é verdade. Não costumam importunar o homem, mas há relatos de agressividade. Porém, é legitima defesa. Geralmente são ocasiões onde pescadores as atacam e as orcas se defendem.
São animais que vivem em família. O grupo adota um sistema matriarcal: é liderado pela fêmea mais velha do bando e é composto por seus descendentes. O grupo é muito unido, se separam por breves períodos de tempo, apenas para caçar ou acasalar. Não constam relatos de nenhuma expulsão ocorrida em grupos de orcas, o que me leva a crer que eles são animais mais tolerantes do que nós. A quantidade de orcas que compõe um grupo matriarcal é em média de dez orcas Cada grupo fala seu “dialeto” específico. Sim, as orcas tem linguagem própria. Algumas vezes, estas famílias lideradas pela matriarca se unem em GRUPOS (mais de uma família passam a andar juntas e formam um grupo), especialmente quando os grupos tem parentesco com a matriarca e falam o mesmo dialeto. Já foram registrados grupos compostos por cinquenta orcas. Também pode acontecer que vários grupos com o mesmo dialeto se reúnam, ainda que de forma temporária, e formem um CLÃ.
Quando os grupos, por algum motivo, se juntam e formam um clã, há um ritual: cada grupo fica de frente para o outro, cada membro alinhado em fila, e eles se saúdam antes de se misturar e virar um grupo só. Mais civilizado que muito colega de trabalho.
Pergunta da Tia Sally: Orcas cagam? O que acontece com sua bosta? Esta pergunta fascinante foi respondida com uma certa má vontade. “Claro que Orcas cagam!”. Perguntar não ofende, né? Parece que elas cagam um baita toletão que de tão enorme tem que ser coletado com uma rede de pesca. Porque alguém recolhe um tolete de orca? Para analisar seu conteúdo, a bosta diz muito sobre a autora. Quando não é coletado, o toletão bóia, devido à alimentação das orcas, rica em gordura. Plus: orca peida. E é possível perceber seu peido pelas bolhas que sobem à superfície. Plus desnecessário: quando a bolha sobe, fede como se o peido tivesse sido fora da água. Porque tem coisas que só o Desfavor te diz.
A orca tem a maior barbatana dorsal do reino animal. Maior do que a do tubarão branco ou do tubarão baleia. A barbatana de uma orca pode chegar a medir 1,8 metros de altura (sim, maior do que eu. *cantinho da vergonha). Os machos podem chegar a medir quase dez metros e pesar aproximadamente seis toneladas. As fêmeas são um pouco menores. Uma orca rescem-nascida mede aproximadamente dois metros e meio e pesa 200kg.
Não é um animal de fácil procriação. As fêmeas podem parir um único filhote, uma vez a cada cinco anos e só adquirem maturidade sexual para procriar após 15 anos de vida. Além disso, há grande moralidade de filhotes, estima-se que apenas metade dos filhotes de orca que nascem na natureza sobreviva. Os filhotes são amamentados até os dois anos de idade e as fêmeas só são férteis até os 40 anos de idade. Faça as contas: tem seres humanos que, em poucos anos, procriam mais do que a orca em sua vida toda. A expectativa de vida é de 50 anos para as fêmeas (podendo chegar até 90 anos) e 30 anos para os machos (podendo chegar até 50 anos)
O que faz uma orca em seu dia a dia? Bem, a rotina de uma orca consiste em basicamente quatro atividades: comer, viajar, descansar e socializar (sentiu inveja? eu também). As orcas socializam através de diversos rituais como saltos, bater de barbatanas e outros truques que nós as obrigamos a repetir em cativeiro
A orca é o único cetáceo que caça outros cetáceos. A orca pode comer tudo, até mesmo tartarugas marinhas. Geralmente os grupos adquirem predileção por um determinado “prato” e focam nele, porque sim, elas tem preferências gastronômicas: algumas preferem arenque, outras preferem salmão, atum, focas, etc. Já foi documentado orcas caçando uma baleia azul, o maior animal da face da terra. Elas são menores que sua presa mas ganham na malandragem: em bando, cercam a baleia azul e a obrigam a nadar cada vez mais para o fundo. A baleia, acuada, acaba fugindo para o fundo, até que chega um ponto em que ela não consegue mais subir para respirar e morre afogada. Sim, orcas sabem que se ficar muito tempo no fundo, afoga. Há até relatos de orca comendo orca. Por mais de uma vez foram encontrados restos de orcas no estômago de outras orcas. Elas também caçam tubarão branco, tido como um dos maiores predadores dos mares. Dizem os biólogos que elas gostam do fígado do tubarão branco, que seria muito nutritivo. Uma orca come em média entre 300 e 400kg de comida por dia.
E se você quer aliviar a barra delas, dizendo que, coitadas, não são assassinas, caçam só para comer, pense duas vezes (ou você achou que a gente ia escolher um bicho fofinho como mascote?). As orcas esboçam comportamentos sádicos ao praticarem suas matanças. Há registros de orcas atirando focas pelos ares (uma contra as outras!) até matá-las. É evidente que estas focas poderiam ser mortas de forma mais rápida e eficiente, mas as orcas parecem se divertir em matar as focas aos poucos. Fazem o mesmo com arraias: pegam uma arraia, abrem uma rodinha e ficam jogando a arraia uma para as outras. Sim, frisbee de arraia.
Elas criam grandes esquemas e armadilhas para caçar em bando mas também sabem caçar sozinhas. Por exemplo, uma orca cria uma onda com sua cauda, que obriga as focas a pularem das pedras para a água, enquanto que, do outro lado, outra orca as espera de boca aberta. Assim como os dialetos, a forma de caçar das orcas varia conforme o bando e é ensinado de mãe para filhos. Quem disse que orcas não tem sua própria cultura? Existe um único grupo único que caça “por encalhe”, se joga na costa para pegar focas e fica ali, literalmente no encalhe até uma onda levá-las de volta para o mar.
Pergunta da Tia Sally: Porque não podemos ver o pênis de orcas? Qual é o seu tamanho? Bom, parece que o pênis é “interno”. A gente só consegue ver uma fenda genital. O pênis fica todo enrolado do lado de dentro, contido por um músculo retrator. O tamanho? Avaliem vocês:
Normalmente as orcas se comunicam por sons que mais parecem assobios. Cada grupo tem um determinado conjunto de assobios (chamados de “canções”) que são sistematicamente repetidos. Muitas vezes uma canção que é específica de um grupo passa a ser partilhada para outros grupos. Todo membro do grupo conhece o repertório. Cientistas acreditam que as orcas aprendem estas canções ainda bebês, enquanto estão sendo amamentadas. Enquanto elas mamam, a mamãe orca entoa as canções para os filhotes. Entretanto, quando estão caçando, são mais discretas para não acabarem com o fator surpresa. Nesses momentos de comunicam por um esquema de estalos chamados “estalido críptico”, que também atua como sistema de sonar, para localizar as presas.
E não é que o ser humano caça e mata este bicho simpático que canta e brinca com a comida antes de comê-la? O pior é que na maior parte das vezes nem ao menos é para comer. Como as orcas são excelentes predadoras, elas acabam “competindo” com pescadores, por isso vem sendo eliminadas: briga por peixes. Alegam que as orcas estão comendo muito e acabando com algumas espécies de peixes. Na década de 50, a Força Aérea Americana simplesmente usou BOMBAS E ARMAS DE FOGO para chacinar grupos de orcas na Islândia com esse argumento. Curiosamente, com o tempo, se provou que a redução do número de peixes era culpa do ser humano e de sua pesca predatória, e não das orcas.
Orcas fazem muito sucesso no cativeiro, por serem muito inteligentes. Aprendem rápido qualquer truque e elas podem aprender a fazer quase tudo. A primeira exibição ocorreu em 1964 e o sucesso foi tamanho que dezenas de orcas começaram a ser capturadas. Na década de oitenta se proibiu a captura de orcas, qualquer show deveria ser feito com animais nascidos em cativeiro. Isso vem gerando problemas aos parques, pois não é muito simples reproduzir uma orca. Quando eles encontram um macho comedor (como Tilikum, que já teve mais de dez filhotes) há esperanças.
Não presta colocar um animal como esse em cativeiro. Deu merda dezenas de vezes. Além dos ataques a treinadores, houve também ataques de orcas a orcas, em meio a apresentações, que geraram espetáculos sangrentos e mortes. Se alguém achar o vídeo decente do episódio Kandu vs Corky, favor postar aqui, afinal, uma hemorragia de 45 minutos em um tanque deve ser um mega-evento. Eu só achei um vídeo muito do mal feito e em alemão: http://www.youtube.com/watch?v=pXLx1SgMn7o Apesar de ser bem menor, Corky ganhou e Kandu morreu.
Pergunta da Tia Sally: Porque os treinadores jogam peixes na boca das orcas e elas simplesmente os engolem? Parece que orcas não mastigam seus alimentos. Quando as orcas mastigam alguma coisa, é porque estão brincando com ela.
Depois de detonar a imagem destes animais com um filme chamado “Orca”, o ser humano se redimiu com o açucarado “Free Willy”. A orca do filme, um macho chamado Keiko, (era ainda maior que Tilikum), ganhou fama. Daí vieram aquele bando de imbecilóides com um ótimo coração mas sem cérebro começar uma campanha para que devolvam Keiko ao seu habitat natural. Vi um documentário chamado Free Keiko de mais de duas horas detalhando o caso e já nos primeiros dez minutos comecei a me irritar com a burrice das pessoas e repetir “isso não vai prestar”. Keiko nasceu em 1976 e foi capturado em 1979. Eles acharam que vinte anos depois a orca saberia se virar e gastaram mais de sete milhões de dólares para matar Keiko, que morreu sozinha, de fome, perseguindo barcos nos quais ela via pessoas, únicos animais com os quais ela tinha laços afetivos. Não é possível, por maior que seja o esforço, devolver uma orca que passou a maior parte da sua vida em cativeiro à natureza.
Orcas não são bichos inofensivos. Orcas não funcionam em cativeiro, não são animais de estimação. O fato de que aprendam truques e obedeçam não quer dizer que sejam domesticáveis. Desfavor quer que acabem com o show de orcas? NEM PENSAR, queremos que AMPLIEM, que abram mais parques aquáticos, inclusive um no Brasil. Quer combinação mais divertida do que uma orca de mau humor e um ser humano imbecilóide pulando à sua volta? Sea World Brasil! Sea World Brasil! E tragam Tilikum!
Para dizer que se sentiu diminuído pelo pênis da orca, para dizer vai tentar a sorte e começar a promover rinhas de orcas para sádicos como nós e para deixar um longo discurso politicamente correto, chato e ecológico: sally@desfavor.com
Discordo.O filme Orca não destruiu a imagem delas, muito pelo contrário, muito diferente de outros filmes de “monstros do mar”, ela no filme agia por vingança, numa inversão do livro Moby Dick. O pescador tinha chacinado a família dela antes do ataque e foi perseguido até o fim do mundo, sendo morto de forma espetacular por ela.
Acho as orcas lindas, é o animal q eu mais gosto .
Olá Sally,
Queria saber um coisa, não sei se saberá me responder, mas vamos lá.
A Orca é realmente vingativa? Tipo parecido com Filme “Orca: A Baleia Assassina?
Exemplo: Uma família de boa na água, você mata alguém ali, alguma baleia poderia seguir o barco, navio, querer “brincar” com quem matou o membro da família dela?
Não é vingativa não, isso é projetar sentimento humano em bicho. Besteira pura.
Não quero nem saber se não é baleia, é tão feia quanto. Não gosto de baleias, de qualquer espécie. Os golfinhos até que são bonitinhos.
Sempre quis saber como esses bichos cagam, peido nem podia imaginar. Mas do jeito que o mar anda poluído ninguém vai suspeitar delas, vão pensar que é esgoto mesmo. Não sabia que dormiam tanto. Elas tem tipo cloaca, um buraco para tudo, não?
Sea World eu não faço questão não, mas poderia ter um aquário.
Eu acho as orcas bonitas. Pretinho e branco básicos. Sem contar que elas sempre parecem estar sorrindo.
Augusto, HOJE sabemos que Orcas não são baleias, Orcas são da família Delphinidae e da ordem dos cetáceos, ou seja, mais para golfinho do que para baleia.
PORÉM, no SÉCULO XVIII, não havia muita possibilidade de estudar as Orcas (mal se estudava o corpo humano!), então, julgando apenas pela aparência externa, presumiram equivocadamente que ela fosse uma baleia.
Com isto, acreditavam ver uma baleia atacando outra baleia. Baleia assassina de baleia. Foi?
Quer que desenhe?
Num entendi: se " navegadores, no século XVIII, pois eles presenciavam diversos ataques de fenomenais a outras baleias," se orcas não são baleias? Saão baleias ou não são baleias ou é tudo balela??
Augustoluizzz
Obrigadíssimo, Monjh – Senhor dos Muitos Nomes!
N., o olho da Orca fica perto da mandíbula. Olha na última foto que o olho é visível. A parte branca (que parece um "mega olho") é camuflagem. O faro é tipo o do salmão: mais apurado que o de um sabujo, e capaz de reconhecer padrões específicos de locais que já visitou.
Agora, uma coisa que acho incrível é que, assim como demais golfinhos e os leões, são um dos únicos mamíferos "irracionais" (pois o termo me soa estranho – eles raciocinam de tal forma que tem comunicação própria e cultura!) que trepam por prazer.
Quero uma orca de estimação…
Adorei o post, Sally !
Muito informativo.
Continuo AMANDO as orcas, mas à distância.
Abraços!
Desfavor explica, perfeito!!
Só queria saber mais detalhes sobre os 'olhos' deles e seu faro tambem.
Algum material extra Sally?