Skip to main content

Sally Surtada: Amiga da Sogra.

| Sally | | 10 comentários em Sally Surtada: Amiga da Sogra.

É moda na Cartilha da Vagabunda Moderna revestir sua piranhagem sob o manto da amizade. Acontece o tempo todo: desde aquela INHA que deixa recadinhos no Orkut para o seu namorado dizendo que o ama e depois diz que é só amizade, até aquela cadela que se pendura no pescoço dele e se vitimiza quando você olha feia, dizendo que é só amiga. No entanto, vem surgindo uma sub-espécie que aplica um golpe ainda mais baixo: a amiguinha da sogra.

Sim, é aquela mulher que terminado o relacionamento, começa a nutrir um amor infinito pela sogra, sua mais nova melhor amiga. Começa a ligar para a sogra, freqüentar a casa da sogra (com o claro propósito de cruzar com seu ex) e puxar descaradamente o saco da sogra, na tentativa de despertar sua simpatia, afinal, uma sogra pode ser uma aliada poderosa.

Aos olhos da sociedade, dificilmente esse tipo de vadia é desmascarada. Muito pelo contrário, as pessoas no geral são bem idiotas. É comum ver comentários como “Nossa, como a Fulana é simpática” ou “Como a Fulana é prestativa”. Se não cortar as asinhas logo, na primeira briga do casal periga algum imbecilóide levantar a bandeira desta filha da puta: “Eu gostava mais da Fulana, ela é tão meiga, jamais faria uma coisa dessas”.

É um golpe de mestre: a Ex sai como boazinha e a namorada, que é a vítima real, sai como a chata, insegura e ciumenta que pega no pé do namorado por causa da Fulana, “que é tão legal”. A namorada é sacaneada e se abrir a boca a Fulana ainda sai de vítima.

O que me surpreende é como algumas pessoas são frouxas. Anos de orkut serviram para confirmar o que eu já sabia na vida real: ninguém quer se comprometer, tem um bando de mosca-morta por aí que nunca toma partido e não quer se envolver quando vê uma sacanagem acontecendo. Como o mundo é composto por uma maioria de moscas-mortas, é bem provável que a sogra ou o namorado não queiram cortar esta Fulana, com medo que a Fulana fique magoada.

Engraçado, todo mundo tem medo de magoar a ex, (afinal, ela é tão boazinha, não é mesmo? Tadeeeenha!), mas ninguém pensa que não cortando essa intromissão vai magoar a namorada atual? Não, as pessoas costumam ser moscas mortas MESMO, que fazem de tudo para não se comprometer. Cabe à namorada expor o incômodo de uma forma não apenas clara, mas também criando uma saia-justa, informando que se isso não for cortado, vai ficar extremamente magoada. Sem gritar, sem xingar, sem ofender, para não “perder a razão” (eu acho que quem está com a razão não a perde por causa disso, mas as pessoas são idiotas…). Expor o problema com uma argumentação bem fundamentada e pedir para que o namorado não conviva com a ex e para a sogra, que não receba a ex quando isso importar em contato com o namorado. Se for o caso, até se fazer de vítima. Infelizmente, as pessoas são, em sua maioria, imbecilóides, e reagem muito bem à vitmização. Não me parece um pedido absurdo. Coloque as coisas de forma muito clara, de modo a que a sogra saiba que se continuar passando a mão na cabeça da ex, vai se indispor com você. Moscas-mortas fazem de tudo para não se indispor com ninguém.

Se sua sogra for uma pessoa mais bem resolvida, com mais atitude, pode até comunicar à Ex que não acha correto recebê-la na presença do seu filho, porque gosta muito da atual namorada dele e não quer magoá-la, complementando que teria a mesma postura se uma ex o procurasse quando a Fulana ainda namorava com ele. Se sua sogra for mais frouxinha, apenas vai evitar a Fulana com desculpas esfarrapadas, para não ficar mal com ninguém.

Seu namorado também tem que se posicionar. Aposto que ele não gostaria de ver um ex da atual namorada freqüentando sua casa! E vamos combinar, não importa se a ex está dando em cima ou não do namorado, é inconveniente e constrangedora sua presença do mesmo jeito. Não é condição para validar uma reclamação sua o fato dela estar ou não dando em cima dele, a simples presença dela basta para incomodar e constrager.

“Mas Sally, eu sei que você é amiga de várias sogras e que fala com elas até hoje, você não está sendo hipócrita?”. Sim, é verdade, sou amiga de quase todas. Mas me encontro com elas em locais públicos, bem longe do filhão. Mais ainda quando sei que o filhão está namorando. Só ligo para o celular pessoal delas e jamais me coloco em uma situação onde possa encontrar com meus exs: não vou a festas de aniversário, festas de família ou qualquer outra ocasião onde possa encontrar com meu ex. Tenho horror a forçar minha presença em lugares onde vou causar constrangimento. Quem faz isso não tem amor-próprio.

E se você é ex (quem de nós não é?), atente para algumas regras de boa convivência e educação, para não passar por vagaranha, mal educada e abusada:

NÃO FREQUENTE LOCAIS ONDE O EX ESTARÁ: Mesmo que você se comporte bem, de forma exemplar, mesmo que nem fale com ele. É constrangedor. Causa mal-estar. Foda-se se você ama muito a sua sogra e se ela é como uma mãe para você, você é EX e a atual tem prioridade em tudo que disser respeito a essa família. Ela pertence a essa família, você não mais. Comemore o aniversario da mamãe do ex em particular com ela, pague em jantar para ela e coloquem as fofocas em dia. Muito mais chique. E nem sonhe em se auto-convidar ou em se fazer de vítima caso não tenha sido convidada. É feio, é infantil e é chantagista. É passar atestado de rejeitada que quer se enfiar nos eventos às custas de pena.

NÃO LIGUE PARA A CASA DO EX: Se o ex ainda mora com a mãe e você precisar falar com a mãe, ligue para o celular pessoal dela. Hoje em dia, não tem mais necessidade de ligar para a casa. Se ela não tiver celular, mande um e-mail. Se ela não tiver e-mail nem qualquer outra fonte de comunicação, ligue para a casa mas se o ex atender, bata o telefone na cara dele. Só fale com a mamãe do ex. E nem pense em fazer visitas surpresa ou qualquer coisa do tipo. Vai ser inconveniente assim na casa do caralho.

NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA: Não se coloque em uma situação em que precise ser rejeitada e advertida. Tenha bom senso e não se enfie onde pode causar constrangimentos. Não se faça de vítima nem coloque a atual namorada em papel de vilã. Aceite que a partir do momento em que você deixou de ser namorada e passou a ser ex, perdeu algumas prerrogativas, como por exemplo, freqüentar festas de família e a casa da sogra, ao menos na presença do filho dela. Aceite de bom grado, sem se fazer de vítima ou de coitadinha!

SEJA DISCRETA: Quer ter uma relação com a mãe do seu ex? Ótimo, seja discreta a respeito. Se não, fica parecendo que você está ostentando ou forçando uma barra para irritar, incomodar ou se reaproximar. Nada de andar alardeando coisas como “Minha ex-sogra me ama!” e similares. Saia com ela, converse e mantenha tudo em um clima discreto. As atuais dos meus exs nem sonham que eu me encontro com as mães deles, e vai continuar assim. É problema meu e da sogra, e mais ninguém precisa saber. Até mesmo quando elas me dizem que me preferem do que às atuais namoradas. Fica só entre a gente.

NÃO FORCE INTIMIDADE: Não precisa pular no pescoço da sua ex-sogra e gritar feito uma morsa no cio. Que tal agir com civilidade? Não ostente intimidade, não faça perguntas sobre seu ex, não critique, não fale sobre a atual dele. Você é amiga da sua ex-sogra, certo? Não se meta na vida do seu ex-namorado. Limite-se a conversar sobre sua vida e outros assuntos que não tenham qualquer relação com o ex e a atual, se não, fica parecendo que você quer usar sua sogra para conseguir informações. Fica feio.

NÃO ARME: É muito feio conseguir uma pessoa na base da armação. Não alimente fofocas, não induza a ex-sogra a se meter no namoro do filho e não a torne cúmplice de nenhuma informação sua. Não se esqueça, por mais que ela goste de você, ela é mãe DELE. E mesmo que a ex-sogra queira te ajudar a tramar uma reconciliação, as pessoas tem livre arbítrio, seu ex não vai voltar para você só porque a mamãe está em campanha (e se voltar porque mamãe mandou, ele é um bosta, lamento). Outra coisa, se a sogra topa fazer um papelão desses, de empurrar mulher para o filho, pode ter certeza que ela não deve ter muita credibilidade com o filho. Quer seu ex de volta? Arregace as mangas e traga-o de volta sozinhas, não meta gente em uma briga que é só sua.

NÃO FALE MAL DA ATUAL: Não importa quais sejam os seus motivos. Se quiser falar mal dela, fale para as suas amigas. Falar sobre isso com a sogra ou com o namorado se chama FOFOCA. Ele é bem grandinho para decidir de quem quer estar do lado. Mesmo que você tenha a intenção honesta de alertá-lo, lembre-se que a sua opinião não é (ou não vai ser vista como) imparcial. Se a atual não presta, deixe que ele descubra por si só. Ex não deve se meter em namoro de ex. Os amigos dele que o alertem, se quiserem.

NÃO TENTE SER AMIGUINHA DA ATUAL: É simplesmente ridículo, ok? Ninguém fica confortável com isso. É chato, é constrangedor, é babaca. Vai viver sua vida e deixe o casal em paz. Não passe atestado de maluca, fama de maluca gruda e não sai nunca mais.

NÃO DEIXE RECADINHOS NO ORKUT DELE: Se precisar falar com ele por algum motivo urgente/urgentíssimo/inadiável, não o faça por um meio público. Mande um e-mail ou um depoimento, ou qualquer outra forma discreta. Nada de ligações, recados por amigos ou mensagens no celular. Não seja inconveniente, não seja infantil de querer provocar uma briga entre o casal. Isso depõe contra você. Só fale com ele de uma forma que a atual jamais saiba se ele não quiser.

NÃO REVELE INTIMIDADES DO CASAL: Nada de ficar contando, para a ex-sogra ou para qualquer outra pessoa, sobre intimidades de quando você e seu ex eram um casal. Isso não interessa a ninguém, além de ser desleal e deselegante revelar detalhes da intimidade de um casal. E desconfie de quem se dispõe a escutar isso, provavelmente são pessoas sem caráter e fofoqueiras.

“Mas Sally, eu sou ex e já fiz algumas dessas coisas e não causei problema nenhum a ninguém”. Lamento, mas é o tipo de coisa que não deve ser feita mesmo que não cause (ou que VOCÊ ACHE que não cause) problemas. É uma questão de educação. E se você faz alguma dessas coisa, me desculpe, mas eu te acho uma mal educada do caralho.

Para dizer que eu sou paranóica, para dizer que sua ex-sogra te adora e para me dizer que pela lei brasileira não existe ex-sogra porque se trata de parentesco por afinidade que não se desfaz com o rompimento do vínculo matrimonial: sally@desfavor.com

SALLY SURTOU: Toda semana uma das colunas originalmente postadas no antigo blog da Sally será trazida de vez para o desfavor. Hoje com “Mentiras e Eufemismos”. Clique aqui e leia.


Comments (10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: