Skip to main content

Desfavor da semana: Pessoas de verdade?

| Desfavor | | 8 comentários em Desfavor da semana: Pessoas de verdade?

Ok, o comunicado oficial não ocorreu esta semana, mas o resultado dele foi sentido há poucos dias atrás na comunidade desfavor do Orkut.

http://blog.orkut.com/2009/04/trazendo-pessoas-de-verdade-de-volta.html

Para quem tem dificuldades de leitura, preguiça ou trauma de clicar em links, o Orkut eliminou a possibilidade das postagens anônimas nas comunidades. Se você não entende porque isso é o desfavor da semana, vai ter uma idéia melhor lendo os textos de Sally e Somir. Depois deixe seu comentário e fique tranqüilo(a)… aqui no desfavor você não precisa ser de verdade para se expressar.

Vivendo e aprendendo: Aparentemente eu não sou uma pessoa de verdade. Sim, porque se seguirmos a lógica do Orkut, pessoas de verdade são aquelas que mostram seu rosto em fotos na internet. Vocês terão que me perdoar caso meu texto fique confuso, isso de não existir é novidade para mim.

Principalmente porque eu sempre me diverti criando e interpretando personalidades diferentes das minhas. E em várias delas eu usei nomes e fotos falsas para dar mais veracidade à personagem… Se pessoas de verdade são as que contam seu nome e mostram sua foto para todo mundo, nas vezes que eu estava mentindo sobre quem era na verdade eu estava sendo honesto! Eu era uma pessoa de verdade quando eu não era eu… Confuso.

Um pouco menos surpreendente do que a realização de que eu não sou uma pessoa é a atitude do Orkut. Parece existir um consenso sobre as pessoas horríveis que usam perfis falsos ou escrevem anonimamente… Eu mesmo já tomei muita pedrada aqui no desfavor de pessoas que acreditam piamente que o fato delas não saberem se meus olhos são castanhos, azuis ou verdes interfere completamente com a credibilidade do que eu escrevo.

Será que se inventassem uma imagem para mim eu seria mais respeitado? Talvez loiro, olhos azuis e uma eterna cara de paisagem… Funcionou com Jesus, pelo menos.

Eu entendo que em nome da liberdade de postar anonimamente cometeram-se vários abusos covardes no Orkut, mas a responsabilidade de registrar quem é quem em caso de necessidade legal é do próprio site. Por causa de alguns imbecis as pessoas que aproveitavam a graça do anonimato perderam um canal de comunicação.

Certo?

Em termos…

Não pensem que o Orkut (Google) está preocupadíssimo com o anônimo que chamou uma garota de gorda na comunidade da escola dela. O buraco, para variar, é mais embaixo.

Quando a Google (feminino por se tratar da empresa) se estabeleceu como empresa multibilionária e símbolo inegável da geração web, havia um grupo de regras ideológicas que a tornavam uma das empresas mais “amigas” da liberdade de expressão. A Google travou brigas incríveis com vários governos para não entregar de bandeja o que as pessoas procuravam e faziam na internet. O governo americano queria transformar o Google no Grande Irmão, analisando, indexando e entregando para eles toda e qualquer informação que pudesse levá-los aos “terroristas”. O governo chinês queria que o Google os ajudasse a manter o bloqueio de informação na internet nacional. O governo brasileiro… Bom, o governo brasileiro quer aproveitar o Orkut para ver se consegue adicionar alguns neurônios na sua inteligência policial.

Quem pode mais chora menos. A Google lutou bravamente e perdeu todas. Algumas de forma sutil como no caso americano e algumas de lavada, como no caso chinês. O caso brasileiro… Bom, o caso brasileiro é curioso, o governo ganhou mas não ficou nem um pouco mais inteligente. Como sempre, todo mundo perde por aqui.

Como por aqui a prática mais comum para resolver um crime é enfiar a porrada num rapaz mulato ou negro até ele não ter outra opção senão confessar, sofremos com a falta de ídolos na Justiça. E em terra de cego… Quem dá nomes ridículos para suas operações é rei. A nossa querida Polícia Federal e o nosso indefectível Ministério Público fazem sim muitas coisas boas, mas até pela imagem que foram adquirindo nos últimos anos, acabam exagerando no complexo de Estrelas da Justiça.

Adivinhem quem pressionou o Orkut para retirar as postagens anônimas?
(Depois de receber reclamações de pessoas que não entendem piadas…)

A idéia é a seguinte: Ser popular com a parte da população que tem que confessar crimes por estar andando na rua errada não ajuda muito com a cobertura da mídia. Mas fazer ações que reflitam diretamente na parte da população que acessa a internet e fica sensibilizada por crianças de sua classe social jogadas pela janela é excelente para a imagem.

BRASIL: AQUI NÃO TEM IMPUNIDADE. NA INTERNET.

Imagino que deva ser chato ver alguém te xingando na internet, mas dentre tantos problemas com os quais convivemos hoje, não parece um despropósito correr atrás do Orkut para deixar a internet um lugar mais agradável? (Conceito altamente discutível, como a Sally vai falar no texto dela…)

Sim, tem muitos pedófilos e seres tão ou mais desprezíveis online, mas a falta de anonimato no Orkut não os afeta… Eles já estão escondidos por outros meios.

A Google não tem histórico de forçar as pessoas a mostrarem a cara na internet. Acontece eventualmente, vide o caso das fotos no Google Street View que causaram problemas recentemente. Mas esse histórico vale cada vez menos com a intervenção excessiva dos governos na liberdade de expressão na internet. E eles fazem isso com o apoio da população… Bom, pelo menos a parte dela que se preocupa seriamente com alguém discordando dela na internet. Óh!

Junta-se a estupidez com a vontade de aparecer. Estupidez de quem acha que um perfil de Orkut com foto e nome tem alguma vantagem no quesito honestidade, e vontade de aparecer dos valorosos defensores da moral e dos bons-costumes da classe média e alta. Quem reclamou acabou atendido.

A falta de anonimato foi a pá-de-cal na comunidade desfavor do Orkut, e mais um motivo para seguirmos para um fórum próprio daqui a alguns dias. Onde não vai se poder cometer nenhum crime real, da mesma forma que sempre foi no site do turco afrescalhado.

Mas com a vantagem das pessoas poderem ser ouvidas com base em suas idéias. E sem intervenção dos salvadores da pátria virtual.

Para dizer que não leu nada porque eu não existo, para postular teorias sobre o que eu sou já que não sou uma pessoa real ou mesmo para me xingar usando um e-mail falso: somir@desfavor.com


Pior do que retirar a postagem anônima, que foi um gesto de covardia babaca, foi a justificativa dada pelo Orkut: eles acham que postagens anônimas estão prejudicando o nível das conversas. Chega até a ser ofensivo: “Entretanto, cada vez mais, temos percebido que os posts anônimos têm dificultado a nossa diversão e as conversas significativas que todos almejam ter nas comunidades do Orkut”. Porra, as pessoas que quisessem isto, poderiam desabilitar a opção de anonimato em sua comunidade, não precisava ser imposto a todos! Quem disse que todo mundo quer isso e quem disse que essa é a melhor forma de se obter? Quem disse que de conversas anônimas não podem sair coisas divertidas ou conversas significativas? Ora, ora, basta visitar a nossa comunidade para ver que o anonimato não é vilão e sim mocinho, ajudou a ajudar muitas pessoas!

Em algumas ocasiões, postagem anônima é uma covardia, uma escrotidão e uma babaquice? SIM. Isso é motivo para abolir as postagens anônimas? NÃO. A mesma covardia, escrotidão e babaquice pode ser feita através de um fake (ou bogus, como prefiram). Grandes merda tirar as postagens anônimas, não protege ninguém contra abusos e ainda sacaneia quem precisa de ajuda e privacidade ao mesmo tempo.

Qual vai ser o próximo passo? Abolir perfil “falso”? Pedir número de CPF e permitir um perfil por pessoa? Obrigar a usar uma foto real? Não é por aí. Já levantei essa bandeira muitas vezes e levanto mais uma: tem muito perfil fake que é muito mais sincero e honesto do que muito perfil de pessoa com foto verdadeira mas postagem falsa e comunidades hipócritas. Não é a foto ou o nome que se põe que determina a sinceridade de quem posta. Eu sempre postei com perfil fake para falar com vocês, ninguém conhece meu nome nem a minha cara, mas não é possível que vocês não percebam o quanto eu gosto e me preocupo com cada um que posta ali e o quanto sou sincera. Ninguém conseguiria mentir 24hs, aqui e no Orkut. Uma hora a máscara cairia.

Tiraram as postagens anônimas para ter a quem culpar, a quem processar. EU pessoalmente não concordo com pessoas que usam Orkut para vender drogas, para prostituição e para outros fins questionáveis, mas também não concordo em cercear o direito de todo mundo, após anos de permissão de postagens anônimas, especialmente sem dizer o real motivo. “Dificulta diversão e conversas significativas”? Vai tomar no cu, Orkut! O que dificulta a diversão e conversa é essa massa de gente BURRA, IMBECIL, que só escreve merda. Orkut está virando um reduto de imbecilóides, já está mais do que na hora do desfavor ir para um fórum!

O que vai ser do nosso tópico de perguntas e respostas? (eu sei que a questão é maior do que isso, mas foda-se, estou pensando nos meus primeiro). Porra, olha que coisa escrota: cada um vai ter que criar um bogus para postar. Às vezes, mais de um, porque pode ficar constrangido de fazer muitas perguntas e de que todos percebam que se trata da mesma pessoa perguntando e descubram sua identidade cruzando informações! Adianta obrigar as pessoas a criar perfil falso? O anonimato continua, mas com cara de desenho animado, animal de estimação ou ator famoso.

Na contramão de tudo que vinha disponibilizando, como manter o conteúdo das comunidades privado, o Orkut dá um tiro no pé e fode todos aqueles que não podem se expor. Com um fake, estamos muito mais expostos, no sentido de sermos identificados, do que com postagens anônimas. Basta ler todas as postagens daquele fake e juntar informações que acabamos descobrindo quem é. Já com postagem anônima, não se sabe quem postou o quê.

Uma coisa tirana, praticamente uma censura, e o que é pior: sem trazer benefício algum para quem posta ou para quem usa o Orkut. Lembro que mais de uma vez me disseram “O lado bom do seu tópico é que a gente pode se abrir, ver um conselho, sem se expor. Na vida real a gente tem que se expor ao pedir um conselho e torcer para que a pessoa não conte para ninguém”. Pois é, infelizmente, o Orkut conseguiu deixar a brincadeira sem graça. E a troco de nada.

Não é mais um espaço livre, democrático. É um curralzinho de vigilância. Muitas pessoas que postavam de forma anônima na nossa comunidade abriam o coração de uma forma como jamais poderiam abrir se mostrassem a cara. Anonimato gera sinceridade, não é essa grande sacanagem que todos pintam. Essa paranóia de gente pequena que faz questão de “mostrar a cara” é de uma burrice tão grande que não sei como eles mesmos não percebem a contradição em que estão se metendo. É mais sincero quem coloca uma foto real? Ou será que depois de colocada a foto real, muito pelo contrário, surge a necessidade de ser mais socialmente aceito ao saber que todos de seu dia a dia estarão vendo e julgando, e por isso a sinceridade começa a capengar?

Eu não quero mais saber de Orkut. Na minha outra comunidade, nada muda porque não eram permitidas postagens anônimas desde sempre (é outro perfil, poucas pessoas e todas amigas, conteúdo fechado), mas na desfavor está tudo cagado. Agora mais do que nunca, estou indo para um Forum, onde NINGUÉM vai apagar ou censurar o que eu digo e onde as pessoas não serão forçadas a se expor dessa forma que o Orkut pretende.

Para me perguntar como vai fazer para me perguntar coisas agora, para me perguntar a data estimada de inauguração do Fórum e para sugerir um boicote ao Orkut: sally@desfavor.com


Comments (8)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: