Ele disse, ela disse: Perdidos!
| Desfavor | Ele disse, Ela disse | 8 comentários em Ele disse, ela disse: Perdidos!

Sally e Somir adoram Lost. Já assistiram todos os episódios e vez por outra tem discussões acaloradas sobre os rumos da história, e PRINCIPALMENTE sobre as suas personagens favoritas.
A coluna de hoje contém SPOILERS sobre a série. Só leia se já tiver visto TODOS os capítulos até o presente momento. (Último episódio: 7º da 5ª temporada.)
Ao invés da discussão habitual sobre Jack VS Locke, teremos uma discussão sobre as personagens preferidas de Somir e Sally. Ben e Sayid, respectivamente. Se você não dá a mínima para a série ou não sabe do que diabos estamos falando, azar.
BEN ou SAYID?
Até certo ponto da série, eu e Sally concordávamos numa coisa sobre Lost: Odiávamos Locke. Para quem não sabe, os produtores da série sempre trabalhavam com uma dualidade entre fé e racionalidade, onde Locke representava a crença no impossível e Jack a necessidade de lógica e provas para considerar algum assunto.
Com o andamento da série, Locke continuou sendo um imbecil, mas conseguiu estragar Jack a ponto dele se tornar o banana inseguro que é atualmente. Fé demais não cheira bem.
A partir desse ponto, Sally decidiu que Sayid era seu predileto. Mas eu já tinha escolhido o melhor de todos na série: Benjamin Linus, ou, o vilão.
Eu sempre torci para o vilão nos filmes. Ficava esperando que seus planos dessem certo e os mocinhos chatos e sem personalidade perdessem. Eu queria que alguém com um pouco de cérebro vencesse, só para variar! Nem preciso dizer que sempre ficava decepcionado… Quanto mais simples uma pessoa, maior a chance dela torcer pelo mocinho. E filmes são feitos para o grande público.
Não é questão de preferência por um ator, como é o caso da Sally. Eu adoro a personagem do Ben. Se fosse para escolher quem me dá mais alegrias visuais, eu escolheria a Kate e bola pra frente. Mas, eu sou homem… não passei minha adolescência toda defendendo meus ídolos de boy-bands das acusações de homossexualidade dizendo que eles eram lindos. (Como se uma coisa tivesse relação com a outra… mulher acha que dizer que é lindo é argumento contra tudo.)
Eu sei separar as coisas. Vamos à PERSONAGEM Benjamin Linus:
Desde sua primeira aparição na série, Ben sempre foi a personagem mais enigmática. Cabe lembrar que ele foi trazido para o convívio dos mocinhos se dizendo aliado, TODO MUNDO desconfiou. Checaram a história dele inicialmente… Batia. Tentaram o pegar em contradição… Nada. A FLOR do Sayid o torturou (aposto que o Sayid fica excitada quando bate em outro homem) e para provar como a tortura foi faixa-branca, Ben nem sonhou em abrir o bico.
BEN 1 x SAYID 0
E para humilhar, Ben ainda escapou do grupo de Sayid, não sem antes deixar o terreno preparado para fazer Walt matar dois deles.
Benjamin Linus não é bom moço, não é confiável e não pode ser convencido de nada. Ben só faz o que quer, quando quer e do jeito que quer. Nada fica no caminho dele. E daí que ele não sai dando tiros e arrancando unhas por aí? Não é esse tipo de pessoa que manda no mundo mesmo. O dia que algum lutador de vale-tudo for o chefe de uma grande corporação, me chamem. Por enquanto Sayid é um peão e Ben é o jogador. Praticamente todo mundo na série já teve chance de matar o Ben, só UM teve bolas de fazer, o Jack. (E mesmo assim, falhou porque não tinha mais balas…)
Essa é a grande jogada do Ben, ele não fica BOTANDO BANCA de fodão e OSTENTANDO coragem. (Como a Sally bem diz: Quem tira muita onda não costuma cumprir.) Ben sabe que quem pode mais chora menos, ele sabe quais são seus pontos fortes e os usa.
E Ben não é uma fresca. Quando as coisas dão errado, ele não faz drama e tenta resolver. Querem um exemplo? Matam uma vadia que o Sayid estava pegando (única coisa que preste que ele fez) e adivinha o que o iraquiano fresquinho faz? NADA! Quer dizer, ele chora, faz drama e tem uma crise existencial. Não tem coragem NEM de se vingar.
Em contrapartida, matam a FILHA ADOTIVA de Ben na frente dele. Ben não deixa escorrer uma lágrima, espera o momento da vingança contra quem fez e PRINCIPALMENTE contra quem mandou. Ele acha o mandante e faz uma promessa: “Eu vou matar a sua filha também.” Se Ben fosse macho que nem o Sayid, teria abraçado quem matou sua filha e o perdoado.
BEN 2 x SAYID 0
Falando em vingança… Ben não esquece aquela tortura. Ben devolve com juros e correção. Depois de saírem da ilha, Ben obviamente arma o assassinato da mulher da vida de Sayid. Claro que além disso, ele ainda engana a MULA fazendo ele achar que o homem cuja filha prometeu matar era o verdadeiro culpado. Sayid passa MUITO tempo sendo pau-mandado de Ben, matando todos que ele queria.
BEN 4 x SAYID 0 (1 por matar a esposa e mais 1 por ainda fazer o otário trabalhar para ele)
E algo me diz que foi o Ben que armou para o Sayid entrar no segundo avião rumo à ilha contra sua vontade. Hahahahah…
Ninguém sabe de que lado Ben está. Pois eu digo: Ben está do lado dele. Muita gente ficou surpresa depois que ele matou o Locke no último episódio. Sim, meus caros… Um dos dois MATOU aquela ovelha carente, insegura e estúpida que é o Locke. E foi o Ben. O Sayid nem para isso prestou…
BEN 4, 8, 15, 16, 23, 42 x SAYID 0
Aposto que a Sally deve ter passado o texto todo falando de como o Sayid é macho e bobagens desse tipo. E realmente… Não tem nem o que discutir.
Não adianta. Aposto que a Sally deve ter falado mais do Ben do que do Sayid no texto dela. O que só prova que só uma das personagens tratadas aqui nesta coluna tem alguma personalidade aparente. Quer achar o Sayid lindo? Questão de gosto… Divirta-se. Mas daí a dizer que aquele iraquiano vira-casaca (mudou de lado na guerra, có có có có) vale alguma coisa como personagem? Ha!
Para dizer que nem sabe o que é Lost, para dizer que eu só digo isso pelo corporativismo nerd, para ser manipulado(a) a concordar comigo: somir@desfavor.com

Quem não acompanha o seriado “Lost” não vai entender uma palavra do que está sendo dito. Quem mandou não ver “Lost”?
Ok, eu prometi ao Somir que não faria um texto de mulézinha histérica. Segundo ele, aqui não é lugar para isso. Então tá, não vou apelar para argumentos físicos. Só quero deixar consignado de forma breve o quanto Sayid é muito mais bonito, charmoso e sarado que Ben. Ben é um nerd raquítico com cara de babaca. Pronto, agora sim podemos começar a argumentar.
Logo na primeira aparição de Ben, na segunda temporada, já vimos como a banda toca. Ele foi trancafiado na escotilha e começou a fazer aqueles “mind games” babaquinhas com todo mundo. Meio mundo caiu (as pessoas são mesmo muito mais burras e manipuláveis do que a gente imagina). Quando começaram a ver que virou bagunça, que ele estava fazendo estragos, quem eles chamaram para acabar com aquela confusão? SAYID.
Sayid chegou chegando, bateu a porta e proibiu todo mundo de entrar. ENFIOU A PORRADA de verdade no Ben. Bateu mesmo, com gosto. Não contente em bater, ainda torturou. Ben apanhou até o cu fazer bico. Adianta “mind games”? Contra Sayid não. Sayid conhece o ser humano, Sayid sempre sabe quando alguém está mentindo.
Sayid apontou o dedo para Ben e disse “Você está mentindo”, enquanto todos acreditavam que ele tinha caído na ilha com um balão e sua esposa. Desmascarou e enfiou mais porrada. Sayid arrebentou Ben e não acreditou nem por um segundo em suas mentiras. O “mind game” de Ben é para fracos e frouxos, como Jack e Locke, não funciona com gente esperta como Sayid.
Quase todos os problemas na ilha são resolvidos pelo Sayid. Ele é uma espécie de MacGyver Iraquiano. Com um grampo de cabelo e um chiclete Sayid faz um computador e entra em contato com a NASA. Sayid é inteligente, cria engenhocas e ainda sabe dar porrada. Sayid tem a firmeza de fazer o que precisa ser feito, mesmo que seja o trabalho sujo. Se não fosse por Sayid, eles estariam mortos. Todos eles. Vejam as comunidades sobre Sayid no Orkut: só elogios.
Joguinho é artifício de quem não tem competência de fazer ou dizer na cara. Sayid faz e diz na cara e ainda por cima paga o preço das suas escolhas com convicção, não foge das suas responsabilidades com mentiras e manipulação. Encara o que vier em conseqüência dos seus atos.
Sayid é um dos poucos homens de Lost que é bem sucedido com mulheres. Tudo bem, as mulheres que o cercam eventualmente morrem, mas mesmo assim, ele não é corno como Jack ou loser como Locke ou Ben. Ben paga paixão para Juliet e vem sendo sistematicamente rejeitado por anos. Desconfio que Ben seja virgem. Sayid fez sexo na ilha e fora dela. Além disso casou com a mulher que ele amava, coisa que o resto dos homens não teve muita capacidade de fazer.
Ben só utiliza seus joguinhos e manipulações porque não tem MAIS NADA para fazer. Na porrada ele sempre perde. Alias, já repararam que ele apanha episódio sim, episódio também? Seu carisma é muito próximo de zero, ninguém o obedece por uma liderança natural, é sempre por medo, temor ou indução.
Ben já nasceu fazendo merda: matou a mãe no parto. Depois viveu com um pai bêbado que esculhambava ele full time. Ben é um rejeitadinho fodido da cabeça inseguro. Não vejo o menor glamour nisso. É só mais um complexado, vítima de bullying, que passa o resto da vida inseguro atacando pessoas seguras, populares e bem estruturadas como Sayid. Ataca em vão, de forma patética. Consegue eventualmente captar um ou dois seguidores imbecilóides que acreditam em suas mentiras, intrigas e manipulações, mas nada significativo.
Posso listar mil feitos intelectuais e físicos de Sayid na ilha: consertar o rádio para que possam transmitir uma mensagem, construir a balsa que os tiraria de lá, fazer fogueiras, matar inimigos, desmascarar mentirosos e até mesmo salvar o mocinho, Jack, aquele panaca com cara de cachorro cagando na chuva. Além de tudo, ele viu morrer a mulher que estava com ele, em seus braços, foi torturado por uma francesa maluca… enfim, passou por poucas e boas, e sempre estava lá, firme e forte salvando geral.
Quais são as habilidades de Sayid? Ele sabe caçar, sabe atirar, sabe lutar, sabe tudo sobre eletrônicos, sabe construir abrigos, é um detector de mentiras ambulante, sabe conseguir comida e água potável, sabe escalar montanhas, sabe fazer uma fogueira, sabe torturar… tem muitas mais, mas acabou o espaço! (sem contar que Sayid é máquina de sexo!) Sayid é bombrill, mil e uma utilidades. Já Ben, aquele gnomo branquelo de um metro e vinte, não sabe fazer nada. Só sabe mandar que os outros façam. Ou manipular os otários que ainda caem no seu blá blá blá (convenhamos, ele já está bem queimado, todo mundo sabe que ele é um mentiroso, mas sempre tem um imbecilóide que ainda acredita nele e se deixa manipular).
Eu não respeito Ben, não vejo nada de admirável nele. Mas eu sou gente que faz, não que manda fazer, então, natural que me identifique mais com Sayid…
Para me mandar fotos do Sayid, para perguntar os nomes das pessoas imbecilóides que se deixam manipular e para sugerir temas mais democráticos que todos possam opinar: sally@desfavor.com
Encontrei esse blog pq é o único lugar em portugues q encontrei falando sobre a virgindade de ben linus.
só pra ficar registrado.
I wanna be LOST with Sawyer!
Não por ser lindo, mas por ser loser assumido e ainda fazer piadas sobre isso. E as mulheres dão pra ele mesmo estando sujo e fididu.
O Sayid é FEIO. E vai ter pesadelos pra sempre.
O Ben é exatamente um FEIO rejeitado com sonhos de dominar o mundo. Ou a ilha. Dã.
Eu não gosto muito de Lost. Assisti as duas primeiras temporadas, mas ai começou a ficar mto complicado Oo. Meu pai e meu irmão assistem entao eu sou “obrigada” a assistir também.
Se for para escolher o melhor personagem, eu fico com o Sawyer também. Ele é oootimo! Mas na argumentação de vocês dois, eu concordo com o Somir dessa vez. O Ben é muito incrivel nessa arte de manipular.
Adoro o Desmond, é o meu preferido. Chorei muito nas cenas dele com a Penny, o melhor casal de Lost. Adoro o Sayid, ele é um macho alfa, mas nao tem como compara-lo ao Ben.
Ben é o manipulador mor e tem apenas um interesse: o seu.
Otima postagem
=*
eu prefiro o Sawyer…
mas na argumentação o Somir venceu…
Eu não assistia Lost, mas deu vontade de assistir, depois de ler os comentários de vcs. Vou tirar o atraso, nem que eu puxe downloads ou pelo YouTube mesmo. Valeu!
PS: Eu nem sei do que se trata, mas vou logo adiantando que mesmo assim eu concordo com a opinião da Sally XD
Ué… pq o DESFAVOR e O CF se desfavoritaram? oO
Gosto também dos apelidos que o Sawyer coloca nas pessoas. Para quem gosta de cinema, leitura e coisas afins, as referências são um deleite…
Pena que a francesa morreu, bem como a filha dela…
E, é verdade, até o Desmond se mostra mais atuante que o Jack atualmente…esse passou de macho alfa para macho ômega (será que foi ter comido muito peixe na ilha?)…
Suellen