Skip to main content

Ele disse, ela disse: Como cães e gatos.

| Desfavor | | 25 comentários em Ele disse, ela disse: Como cães e gatos.

Num ato de bondade sem precedentes, Sally sugeriu um tema simples para a coluna de hoje em solidariedade ao estado físico, psicológico e etílico de Somir.

E mesmo assim, ele atrasou o texto.

O tema de hoje é: Cães ou gatos? Qual o melhor animal de estimação?

Já começo avisando que sou partidário dos felinos. Foi um caso de identificação à primeira vista: Só fazem o que querem, gostam de ficar sozinhos, não dão satisfação sobre o que fazem e quando gostam de alguém, gostam de verdade.

É capaz de acharem que eu não gosto de cachorros, mas não é o caso. Estou expressando uma preferência. Já tive cachorros, gostava muito deles, mas na comparação eu acabo preferindo os gatos. E vou explicar os motivos:

– Gatos são mais inteligentes: E essa é uma característica que eu prezo. Vejam bem, cachorros são animais que por natureza vivem em grupos, está no pacote de instintos deles se comunicarem com outros e conviverem entre si. Os gatos não, gatos são animais solitários cuja evolução permitiu que se virassem absolutamente sozinhos na natureza. E não é que os felinos APRENDERAM a conviver com outra espécie? Os cachorros simplesmente continuaram fazendo o que sempre fizeram, apenas deram sorte da humanidade encontrar utilidade na companhia deles. Para um cão o dono nada mais é do que mais um membro da matilha. Um gato entende que seu dono é um ser diferente.

Uma das características mais valiosas da inteligência humana é a comunicação. E nesse aspecto, também, gatos demonstram-se mais evoluídos. Já perceberam como cachorro late para qualquer coisa? Não é incomum perceber que seu cão está se esgoelando diante da ameaça iminente de uma folha seca voando pelo quintal. Por ser um animal de grupo, o cão só se importa em fazer barulho e chamar a atenção de outros. O gato sabe com quem está se comunicando. É muito comum que um gato levante a cabeça, espere que seu dono retribua o contato visual para só aí miar. Isso é comunicação avançada, não apenas algazarra.

Outra confusão comum é achar que o fato do cão poder ser adestrado, ao contrário do gato, significa que a inteligência do cão é mais avançada. Na verdade só quer dizer que o cão é mais subserviente e desprovido de vontade própria. Se fôssemos tão inteligentes como um cão, alguma outra espécie primata teria nos feito de escravos. É mais inteligente quem obedece? Bom, cada um com suas escolhas, mas para mim ser um capacho é um demérito e prova de inteligência primitiva.

– Gatos são mais femininos: É mais forte do que eu, entre um ser musculoso e viril e um esguio e delicado eu vou preferir a segunda opção. É mais agradável essa convivência. Claro que existem cachorros pequenos, mas eles tem uma personalidade tão repulsiva que só “Felícias” como a Sally (escrava de animais irracionais) conseguem gostar. O cachorro pula, corre e se estabaca contra várias superfícies constantemente, parece uma criança com síndrome de Down depois de tomar esteróides. Pode até ser engraçado, mas diminui o meu respeito por eles. Um gato parece ter controle absoluto sobre seus movimentos, ele dificilmente se coloca em situações ridículas. Numa comparação distante: Cachorros são moleques confusos e gatos são mulheres seguras de si. Conceito personalíssimo, eu sei. Mas atribui características que me fazem admirar os felinos ainda mais.

– Gatos são mais honestos: E aqui a maior farsa de todas, a de que cachorros são mais sinceros no seu “amor” pelo dono. Na verdade o cão é o animal que MENOS se aproxima da nossa concepção de amor. O cachorro não ama ninguém, o cérebro dele não permite isso. Ele é fiel, claro, mas não é como se ele tivesse alguma escolha. A espécie dele só continuou viva por eles aprenderem a defender o bando. Ou você acha que o totó pensou profundamente sobre o risco que o invasor da propriedade causaria à família que cuida dele antes de atacar? O cão defende o território e está CAGANDO E ANDANDO para o dono. Ele tenta evitar que o grupo dele sofra baixas para aumentar as PRÓPRIAS CHANCES de continuar vivo.

Desculpem-me por dizer isso, mas o seu cão não te ama. Nunca vai amar. É que nem pedir para uma pedra se movimentar. Um cão não consegue pensar de forma abstrata. Eu sei que pode parecer muito tocante para nós quando um cão defende o dono, mas um animal irracional não consegue fazer escolhas nesse sentido. Ele simplesmente reage aos estímulos do ambiente baseado nos seus instintos. O cão está sempre SE defendendo.

A combinação entre homem e cachorro deu certo porque o cão aceita o papel de escravo para continuar vivo e porque o humano é tão carente que precisa achar aceitação em qualquer lugar.

Os gatos nunca foram escravizados. Eles dividem o espaço com o humano por pura conveniência. Se você o trata bem ele fica por perto, se você o trata mal ele vai embora procurar outras oportunidades na vida. Simples assim. O gato gosta de você se você gostar dele. E eu acho essa característica pra lá de louvável.

Percebem como minha argumentação é essencialmente subjetiva? Pra mim cães e gatos são animais irracionais, sendo que os cães tem mais aplicações práticas como “pata-de-obra” escrava.

Se eu tivesse que proteger uma casa, eu escolheria o animal irracional que considera o meu quintal seu território. Se eu estiver morando num apartamento, eu escolho um gato, que causa menos confusão e é mais barato para se cuidar.

Nenhum deles vai me amar. E eu nunca quis isso. Eu hein… O dia que eu precisar comprar um ser vivo para compensar minha solidão, as coisas irão de mal a pior. Pessoas como a Sally vão me chamar de morto-por-dentro, mas a verdade é essa. A verdade dói. As pessoas dão para os animais de estimação significados que eles nunca poderiam ter e se enganam enxergando atitudes humanas em animais que tentam lamber sua cara depois de lamber o próprio rabo.

O cão é um escravo melhor.

O gato é um animal de estimação melhor. Ponto. Quantas crianças morreram depois de ataques de gatos? E de cachorros? Exato.

Para me chamar de viado por gostar de gatos, para dizer que seu cão é diferente e entende um sentimento complexo que necessita de um cérebro dez vezes mais complexo do que o dele para ser compreendido: somir@desfavor.com


Desde já deixo claro que não odeio gatos. Preferir cães não é excludente para gostar de gatos. Preferir cães é apenas preferir cães.

O que se espera de um animal de estimação? Que seja companheiro, certo? Eu não quero animais de estimação como mero adorno (um aquário, por exemplo, onde o animal não interage com o dono). E em matéria de companheirismo, nada supera um cachorro.
Existem coisas que não adianta falar aqui, que só quem tem um cachorro sabe. Coisas que se eu contar, muita gente vai achar que é mentira. Tem coisas que só um cachorro faz por você. Gato é bacaninha, te dá carinho, mas não se compara com a troca que você tem com um cão.

Muitos dizem que cães são carentes, demandam muita atenção e dão muito trabalho. Talvez seja verdade, mas quando analisamos a relação custo/benefício, as coisas boas que um cão proporciona superam (e muito) o ônus de ter um cachorro.

Alguém aqui já viu histórias de gatos que salvaram a vida dos seus donos? Naquela madrugada em que um ladrão armado tenta entrar na sua casa, o cão está ali te protegendo, disposto a dar a própria vida por você. O gato provavelmente está na rua, promovendo uma balada felina, na maior putaria. Só volta no dia seguinte. E mesmo que esteja em casa, ao ouvir um disparo de arma de fogo, o que será que o gato faz? Corre para se esconder. O cão corre para proteger o dono.

“Mas Sally, eu me identifico mais com gato”. Ótimo. Viva a diversidade. Tem todo o direito de preferir o comportamento do gato, mas convenhamos, COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, o cachorro é melhor.

Um cão pode ser guia de cego, um cão dá a vida pelo dono, um cão entende seu dono e é solidário. Cães são preferência mundial. Alguém aqui imagina um esquimó tendo seu trenó puxado por gatos? Ora, se for para depender da cooperação de gatos, o ser humano está fodido. Gato só faz o que quer quando quer. Isso não é uma relação de troca, isso é sustentar vagabundo.

Cães podem ser ensinados a realizar pequenas tarefas e tem prazer em cooperar conosco. Um cão feliz é um cão que faz o dono feliz. Um gato feliz é um gato de barriga cheia.

Gatos não são adestráveis. Tem gente que vê beleza nisso, no animal fazer só o que quer. Eu acho que a beleza toda acaba quando o “animal independente” começa a afiar as garras no sofá e nas cortinas e começa a urinar por aí. Como pode ser um bom mascote um animal que se recusa a tomar banho? Eca…

O cão é o melhor amigo do homem. Historicamente o cão ajudou o homem a chegar onde chegou. Até hoje ajuda. Ajuda a nos proteger, ajuda a polícia, ajuda a descobrir drogas, ajuda a resgatar pessoas, ajuda deficientes físicos, ajuda a quem ele puder ajudar, dentro das suas limitações. E ajuda feliz.

Onde está escrito que para ser bacana tem que ser arrogante, individualista, orgulhoso e independente como um gato? Que porra de mundo é esse onde os defeitos de um gato são ostentados como qualidade e as qualidades de um cachorro são menosprezadas como defeito? Ser fiel, leal, companheiro e dar a vida por alguém agora virou defeito? Me poupe!

O que me atrai no cão não é a obediência. Não quero um brinquedinho. O que me encanta é o prazer com o qual ele faz o que lhe é pedido, porque ele fica feliz com a sua felicidade. E mesmo quando não é treinado, é impressionante como um cão entende um ser humano, sabe quando seu dono está triste e se mostra solidário. Cachorro se preocupa com seu dono.Os benefícios de ter um cão estão comprovados. Cães podem ajudar uma pessoa a sair de uma depressão, por exemplo.

Tem gente que faz parecer que quem compra um cão é carente, que esse tipo de carinho que o cão oferece só é apreciado por pessoas solitárias que não tem outros seres humanos para suprir essas necessidades. Não concordo. Quem compra um animal de estimação, quer uma troca. Quanto mais intensa essa troca, melhor (a não ser que você seja um frio morto por dentro com medo de se envolver com seu animal porque um dia ele vai morrer e você vai sofrer, nesse caso, compre um gato mesmo, ou melhor, três gatos).

Não tem como negar: cães se doam muito mais ao dono do que gatos. E eu gosto de relações intensas, de entrega, de afeto. Não quero um bicho de estimação que eu não teria confiança suficiente para deixar ao lado de um filho pequeno…

Para me chamar de carente, para mandar uma foto do seu cãozinho e para sugerir temas: sally@desfavor.com


Comments (25)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: