Ele disse, ela disse: Como cães e gatos.
| Desfavor | Ele disse, Ela disse | 25 comentários em Ele disse, ela disse: Como cães e gatos.
Num ato de bondade sem precedentes, Sally sugeriu um tema simples para a coluna de hoje em solidariedade ao estado físico, psicológico e etílico de Somir.
E mesmo assim, ele atrasou o texto.
O tema de hoje é: Cães ou gatos? Qual o melhor animal de estimação?
Já começo avisando que sou partidário dos felinos. Foi um caso de identificação à primeira vista: Só fazem o que querem, gostam de ficar sozinhos, não dão satisfação sobre o que fazem e quando gostam de alguém, gostam de verdade.
É capaz de acharem que eu não gosto de cachorros, mas não é o caso. Estou expressando uma preferência. Já tive cachorros, gostava muito deles, mas na comparação eu acabo preferindo os gatos. E vou explicar os motivos:
– Gatos são mais inteligentes: E essa é uma característica que eu prezo. Vejam bem, cachorros são animais que por natureza vivem em grupos, está no pacote de instintos deles se comunicarem com outros e conviverem entre si. Os gatos não, gatos são animais solitários cuja evolução permitiu que se virassem absolutamente sozinhos na natureza. E não é que os felinos APRENDERAM a conviver com outra espécie? Os cachorros simplesmente continuaram fazendo o que sempre fizeram, apenas deram sorte da humanidade encontrar utilidade na companhia deles. Para um cão o dono nada mais é do que mais um membro da matilha. Um gato entende que seu dono é um ser diferente.
Uma das características mais valiosas da inteligência humana é a comunicação. E nesse aspecto, também, gatos demonstram-se mais evoluídos. Já perceberam como cachorro late para qualquer coisa? Não é incomum perceber que seu cão está se esgoelando diante da ameaça iminente de uma folha seca voando pelo quintal. Por ser um animal de grupo, o cão só se importa em fazer barulho e chamar a atenção de outros. O gato sabe com quem está se comunicando. É muito comum que um gato levante a cabeça, espere que seu dono retribua o contato visual para só aí miar. Isso é comunicação avançada, não apenas algazarra.
Outra confusão comum é achar que o fato do cão poder ser adestrado, ao contrário do gato, significa que a inteligência do cão é mais avançada. Na verdade só quer dizer que o cão é mais subserviente e desprovido de vontade própria. Se fôssemos tão inteligentes como um cão, alguma outra espécie primata teria nos feito de escravos. É mais inteligente quem obedece? Bom, cada um com suas escolhas, mas para mim ser um capacho é um demérito e prova de inteligência primitiva.
– Gatos são mais femininos: É mais forte do que eu, entre um ser musculoso e viril e um esguio e delicado eu vou preferir a segunda opção. É mais agradável essa convivência. Claro que existem cachorros pequenos, mas eles tem uma personalidade tão repulsiva que só “Felícias” como a Sally (escrava de animais irracionais) conseguem gostar. O cachorro pula, corre e se estabaca contra várias superfícies constantemente, parece uma criança com síndrome de Down depois de tomar esteróides. Pode até ser engraçado, mas diminui o meu respeito por eles. Um gato parece ter controle absoluto sobre seus movimentos, ele dificilmente se coloca em situações ridículas. Numa comparação distante: Cachorros são moleques confusos e gatos são mulheres seguras de si. Conceito personalíssimo, eu sei. Mas atribui características que me fazem admirar os felinos ainda mais.
– Gatos são mais honestos: E aqui a maior farsa de todas, a de que cachorros são mais sinceros no seu “amor” pelo dono. Na verdade o cão é o animal que MENOS se aproxima da nossa concepção de amor. O cachorro não ama ninguém, o cérebro dele não permite isso. Ele é fiel, claro, mas não é como se ele tivesse alguma escolha. A espécie dele só continuou viva por eles aprenderem a defender o bando. Ou você acha que o totó pensou profundamente sobre o risco que o invasor da propriedade causaria à família que cuida dele antes de atacar? O cão defende o território e está CAGANDO E ANDANDO para o dono. Ele tenta evitar que o grupo dele sofra baixas para aumentar as PRÓPRIAS CHANCES de continuar vivo.
Desculpem-me por dizer isso, mas o seu cão não te ama. Nunca vai amar. É que nem pedir para uma pedra se movimentar. Um cão não consegue pensar de forma abstrata. Eu sei que pode parecer muito tocante para nós quando um cão defende o dono, mas um animal irracional não consegue fazer escolhas nesse sentido. Ele simplesmente reage aos estímulos do ambiente baseado nos seus instintos. O cão está sempre SE defendendo.
A combinação entre homem e cachorro deu certo porque o cão aceita o papel de escravo para continuar vivo e porque o humano é tão carente que precisa achar aceitação em qualquer lugar.
Os gatos nunca foram escravizados. Eles dividem o espaço com o humano por pura conveniência. Se você o trata bem ele fica por perto, se você o trata mal ele vai embora procurar outras oportunidades na vida. Simples assim. O gato gosta de você se você gostar dele. E eu acho essa característica pra lá de louvável.
Percebem como minha argumentação é essencialmente subjetiva? Pra mim cães e gatos são animais irracionais, sendo que os cães tem mais aplicações práticas como “pata-de-obra” escrava.
Se eu tivesse que proteger uma casa, eu escolheria o animal irracional que considera o meu quintal seu território. Se eu estiver morando num apartamento, eu escolho um gato, que causa menos confusão e é mais barato para se cuidar.
Nenhum deles vai me amar. E eu nunca quis isso. Eu hein… O dia que eu precisar comprar um ser vivo para compensar minha solidão, as coisas irão de mal a pior. Pessoas como a Sally vão me chamar de morto-por-dentro, mas a verdade é essa. A verdade dói. As pessoas dão para os animais de estimação significados que eles nunca poderiam ter e se enganam enxergando atitudes humanas em animais que tentam lamber sua cara depois de lamber o próprio rabo.
O cão é um escravo melhor.
O gato é um animal de estimação melhor. Ponto. Quantas crianças morreram depois de ataques de gatos? E de cachorros? Exato.
Para me chamar de viado por gostar de gatos, para dizer que seu cão é diferente e entende um sentimento complexo que necessita de um cérebro dez vezes mais complexo do que o dele para ser compreendido: somir@desfavor.com

Desde já deixo claro que não odeio gatos. Preferir cães não é excludente para gostar de gatos. Preferir cães é apenas preferir cães.
O que se espera de um animal de estimação? Que seja companheiro, certo? Eu não quero animais de estimação como mero adorno (um aquário, por exemplo, onde o animal não interage com o dono). E em matéria de companheirismo, nada supera um cachorro.
Existem coisas que não adianta falar aqui, que só quem tem um cachorro sabe. Coisas que se eu contar, muita gente vai achar que é mentira. Tem coisas que só um cachorro faz por você. Gato é bacaninha, te dá carinho, mas não se compara com a troca que você tem com um cão.
Muitos dizem que cães são carentes, demandam muita atenção e dão muito trabalho. Talvez seja verdade, mas quando analisamos a relação custo/benefício, as coisas boas que um cão proporciona superam (e muito) o ônus de ter um cachorro.
Alguém aqui já viu histórias de gatos que salvaram a vida dos seus donos? Naquela madrugada em que um ladrão armado tenta entrar na sua casa, o cão está ali te protegendo, disposto a dar a própria vida por você. O gato provavelmente está na rua, promovendo uma balada felina, na maior putaria. Só volta no dia seguinte. E mesmo que esteja em casa, ao ouvir um disparo de arma de fogo, o que será que o gato faz? Corre para se esconder. O cão corre para proteger o dono.
“Mas Sally, eu me identifico mais com gato”. Ótimo. Viva a diversidade. Tem todo o direito de preferir o comportamento do gato, mas convenhamos, COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, o cachorro é melhor.
Um cão pode ser guia de cego, um cão dá a vida pelo dono, um cão entende seu dono e é solidário. Cães são preferência mundial. Alguém aqui imagina um esquimó tendo seu trenó puxado por gatos? Ora, se for para depender da cooperação de gatos, o ser humano está fodido. Gato só faz o que quer quando quer. Isso não é uma relação de troca, isso é sustentar vagabundo.
Cães podem ser ensinados a realizar pequenas tarefas e tem prazer em cooperar conosco. Um cão feliz é um cão que faz o dono feliz. Um gato feliz é um gato de barriga cheia.
Gatos não são adestráveis. Tem gente que vê beleza nisso, no animal fazer só o que quer. Eu acho que a beleza toda acaba quando o “animal independente” começa a afiar as garras no sofá e nas cortinas e começa a urinar por aí. Como pode ser um bom mascote um animal que se recusa a tomar banho? Eca…
O cão é o melhor amigo do homem. Historicamente o cão ajudou o homem a chegar onde chegou. Até hoje ajuda. Ajuda a nos proteger, ajuda a polícia, ajuda a descobrir drogas, ajuda a resgatar pessoas, ajuda deficientes físicos, ajuda a quem ele puder ajudar, dentro das suas limitações. E ajuda feliz.
Onde está escrito que para ser bacana tem que ser arrogante, individualista, orgulhoso e independente como um gato? Que porra de mundo é esse onde os defeitos de um gato são ostentados como qualidade e as qualidades de um cachorro são menosprezadas como defeito? Ser fiel, leal, companheiro e dar a vida por alguém agora virou defeito? Me poupe!
O que me atrai no cão não é a obediência. Não quero um brinquedinho. O que me encanta é o prazer com o qual ele faz o que lhe é pedido, porque ele fica feliz com a sua felicidade. E mesmo quando não é treinado, é impressionante como um cão entende um ser humano, sabe quando seu dono está triste e se mostra solidário. Cachorro se preocupa com seu dono.Os benefícios de ter um cão estão comprovados. Cães podem ajudar uma pessoa a sair de uma depressão, por exemplo.
Tem gente que faz parecer que quem compra um cão é carente, que esse tipo de carinho que o cão oferece só é apreciado por pessoas solitárias que não tem outros seres humanos para suprir essas necessidades. Não concordo. Quem compra um animal de estimação, quer uma troca. Quanto mais intensa essa troca, melhor (a não ser que você seja um frio morto por dentro com medo de se envolver com seu animal porque um dia ele vai morrer e você vai sofrer, nesse caso, compre um gato mesmo, ou melhor, três gatos).
Não tem como negar: cães se doam muito mais ao dono do que gatos. E eu gosto de relações intensas, de entrega, de afeto. Não quero um bicho de estimação que eu não teria confiança suficiente para deixar ao lado de um filho pequeno…
Para me chamar de carente, para mandar uma foto do seu cãozinho e para sugerir temas: sally@desfavor.com
Gato tem estilo, personalidade, é charmoso, só faz o que quer quando quer. Cachorro é babão, não tem personalidade nenhuma, não tem estilo.
Por isso é que quando uma moça é bonita e charmosa, nós chamamos de quê?
GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA! GATA!
E quando ela é fácil, sem personalidade e vulgar, chamamos de quê? CACHORRA!
O mesmo vale para os homens: um homem lindo, charmoso e sedutor é o quê?
GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO! GATO!
Quando é safado, volúvel, sem respeito e sem moral, chamamos de quê? CACHORRO…
Vivam os gatos!
Gatos são interesseiros. Eles só ficam onde tem comida e conforto, de outro jeito nao estão nem ai pro dono. Eles CAGAM e ANDAM pro dono. GAto é do lugar e da casa, consequentemente se cuidam bem disso, vao cuidar do lugar dele, então ele vai ficando…
O gato da minha vizinha é limpinho mesmo…só caga no meu quintal, acabou com todas as flores do meu jardim e a minha casa ficou fedida…gato é igual a politico…se dá bem mas fod… meio mundo pra isso….
Gato! Gato toma banho sozinho!
Gato! Gato vai passear sozinho!
Gato! Gato aprende a fazer as necessidades no local certo sozinho!
Gato! Gato tem o dobro dos neuronios de um cão!
Gato! Gato tem personalidade!
Gato! Gato tem sete vidas!
Gato! Salta de um 4 andar sem ferimentos!
Gato! Gato passa a vida atras das gatas!
Gato! Gato come menos, faz menos barulhos e dá menos trabalho!
Gato! Gato mata pessoas, não as suja, não as segue, não as baba…
Só uma opinião!
O melhor do cão é ele ir buscar o pau qd o atiramos! As vezes!
adoro os animais, amo a lealdade dos cães e a independencia(q não é tanto assim)dos gatos, o q seria do bonito se não fosse o feio? e o q seria da vida se tudo fosse igual?….uma chatisse!!! tudo no mundo tem suas qualidades e seus defeitos, então cães e gatos… amoooo vcs!!!! nossos anjos de patas!!!
adoro os animais, amo a lealdade dos cães e a independencia(q não é tanto assim)dos gatos, o q seria do bonito se não fosse o feio? e o q seria da vida se tudo fosse igual?….uma chatisse!!! tudo no mundo tem suas qualidades e seus defeitos, então cães e gatos… amoooo vcs!!!! nossos anjos de patas!!!
A preferência varia de pessoa para pessoa, não vou dizer que não gosto de cachorros porque onde moro temos quatro cachorros, eles são animados sim e são boas companhias em especial para exercicios, mas são extremamentes chatas as brincadeiras de pular em cima quando voc~e está saindo de casa e, não há um cachorro que não faça isso, adestrado ou não eles pulam em você eles te lambem bem nas horas erradas.
Já os gatos não, eles não fazem algazarra, fazem carinho nas horas certas, são super carinhosos, se você for com eles claro. Sem falar que é um anti-rato eficientissimo, só a presença do animal faz os roedores irem embora. Fato. Eles tem um estilo de vida mais na deles, são reservados,femininos, sutis, discretos.Visita nenhuma vai preferir ficar na porta por causa de um gato. Eles fazem companhia e, não vão brincar de morder ou arranhar se você não der espaço.
Mas como diz minha mãe:
"O animal é o reflexo do dono".
Talvez por isso me sinta melhor com gatos e, outras pessoas com cachorros,amo os dois animais, mas, nunca iria querer um cachorro se houvesse um alarme potente em casa.
Olha eu tenho um gato e não vou defender ele, ele as vezes me mosde mas isso é para brincar por que des de que ele nasceu eu brinco com ele assim.
Eu gosto de todos os animais acho que todos devem ter o seu lugar no mundo devem ter alguem que os amam por o que eles demonstram e não pela fofura um crocodilo pode ser mais amigarvel do que um pit bull, bem essa é a questão não pqguei um gato por que ele era lindo peguei pois sei que ele é um bom companheiro, quando estou chorando ele enchagua as minhas lagrimas com o seu oelo macio e lindo, e não é que eu não gosto de cachorros mas é que eu confio miiiiiil vezem em um gato por que sei la como Somir mesmo disse quantas pessoas foram mortas por gatos? e por cachorros?
Bem essa é a questão gatos são mais carinhosos e precisam de carinho por isso que fiam com os seus donos e cachorros.. bem cachorros precisam aó de um lar e não de carinho !
Ufa, pelo menos um tu acertou, hein, campeão?
Bom, é como meu velho diz: "Até relógio quebrado diz a hora certa duas vezes por dia".
Sempre convivi com cães e gatos, gosto dos dois, mas… os gatos sempre foram os meus preferidos. São sutis, silenciosos, limpos e, ao contrário do que muita gente (preconceituosa) diz, não são traiçoeiros. Alguém comentou aí em cima que nunca viu um gato salvando a vida do dono… Em contrapartida, nunca vi um gato assassinando o dono, uma criança, um transeunte..etc. Cachorros quando atacam são completamente irracionais, não sabem a hora de parar de atacar. Os gatos só brigam (com outros gatos) para ficar com a gata no cio. Quando são castrados, isso acaba. Cachorros são mais violentos, rancorosos e guardam pra sempre uma mágoa. São preconceituosos com algumas pessoas também. Enfim, os gatos me conquistaram para sempre e quem abre a boca pra me dizer “eu odeio gatos” perto de mim, sempre escuta meus argumentos defendendo os bichanos. Como disse Leonardo da Vinci ““O menor dos felinos é uma obra-prima”
Já notaram que escritores, gênios, pessoas mais sensíveis sempre preferem os gatos?
Só mais um pequeno adendo:http://animais.clix.pt/noticias.php?nid=542
Essas preferências tem a ver com a personalidade de cada um. Amantes de cães geralmente são pessoas mais simples, que não pensam muito nas coisas. O cão retribui o afeto e isso basta.
Já os que preferem os gatos são pessoas mais sofisticadas, elegantes e misteriosas. Se você fizer uma pesquisa, vai perceber que muitos dos maiores escritores e artistas plásticos do mundo(incluindo Picasso) preferiram e preferem os gatos.
Mas acho que não existe “o melhror” e “o pior” animal de estimação. Mas eu, que tive os dois, só pediria o bom senso de reconhecer que o gato é um animal muito mais prático para se criar, porque ele não late, infernizando os vizinhos, não cheira mal, mesmo se ficar um bom tempo sem banho, não faz as suas necessidades biológicas fora do lugar próprio (e isso é instinto natural, nem precisa ensinar), e, pelo fato de ser independente, você não precisa sair com ele pra dar voltas pelo quarteirão quando chega cansado do trabalho… O único problema do gato, com relação a barulho, é na época do cio, mas para resolver isso de uma vez por todas basta castrar. São vantagens e mais vantagens…
Em termos de animal de estimação mais prático, o gato dá de dez a zero no cão. Mas, no fim, como eu disse, é uma questão de gosto e personalidade.
Só acho muita sacanagem falar que gato é traiçoeiro. Nunca ouvi falar de um gato que tenha atacado ou machucado o dono ou qualquer pessoa, a não ser que estivesse se sentindo extremamente ameaçado; mas praticamente todas as semanas temos notícias de cães mordendo, e, em casos extremos, até matando seus donos, ou destroçando criancinhas pelas ruas… Estou exagerando? Então dá uma olhada aqui.Não falo isso contra os cães, mas sim a favor dos gatos, que são animais muito injustiçados.
Abraço a todos!
Esse anônimo ali de cima nem pra Desfavor serve… ¬¬’
Esse é provavelmente o post mais desinteressante que já tive o desprazer (desfavor?) de passar os olhos por cima em toda a blogosfera!!! Gastar parágrafos e mais parágrafos falando de cães e gatos?????????
Definitivamente este blog só tem duas coisas que prestam: o Deleta Eu HTP e o videozinho do gordo sentando no vidro… Aliás cadê as outras trasheiras?
Cão até é bom pra quem mora em casa, mas em ap é loucura! A minha tia mora em casa e tem um cachorrão pra defender, mas quando vai visita tem que prender, senão ele quer atacar e matar a pessoa. Eu moro em ap e odeio quando os cachorros dos vizinhos ficam latindo de madrugada, sem contar que eles vão mijando e cagando pelo chão todo. Os donos nem aí pra limpar, é uma merda ter que ficar pulando bosta pelo caminho.
Quanto à questão dos gatos serem limpos, creio que seja instintivo. Instintivamente, desde recém-nascidos, eles procuram enterrar a bosta na areia. Nunca vi alguém que tenha gatos falar que precisou ensinar o bichano a cagar em um lugar determinado (precisou ensinar, Somir?). Basta colocar a caixinha de areia e ele vai lá…Agora, já tive cachorro, e ele precisa ser disciplinado neste sentido, senão caga no sofá, na sala, no corredor, enfim…
Quanto a urinar, ele pode até urinar por aí, mas quando ele faz isso (presupondo-o macho) é que não foi castrado. E, em boa parte das vezes em que o gato doméstico faz isso (constatado aqui também e junto a donos de gatos), ele quer indicar que está com algum problema. Temos um gato em casa com insuficiência renal e, graças a esse comportamento irregular (mijou na cama), descobrimos a tempo o problema e ele se tornou tratável (que falta faz um plano de saúde para eles, haja bolso…)
Ou mesmo no caso dos bichos dos outros. O gato não gosta de visitas, sai de cena. Não fica latindo, nem morde seu calcanhar (como um fdp de um chihuahua de um vizinho meu…pisei com gosto no fdp…hahaha). Outro vizinho gostava de soltar seu Rottweiler para passear pela rua justamente no horário em que meus familiares chegavam do trabalho. E se, num discuido meu, um Rottweiler meu atacasse violentamente alguém? Não vejo notícias de crianças mortas por gatos..
Pode ser um critério menor, mas creio que a praticidade conta na hora da escolha, ainda mais quando cada vez mais pessoas moram em ‘apertamentos’…Gostaria de ter cachorros, mas morar em um cubículo de 30, 40, 50 metros quadrados é um limitador da raça que você quer (ou pode) ter em seu apartamento…não gosto de cães pequenos como poodles, muito menos de chihuahua (não só por morderem o calcanhar).
De qualquer forma, seja cão ou gato, que a pessoa tenha responsabilidade em criá-lo. Cão dá muito mais alegrias, mas pode dar muito mais trabalho que um gato.
Suellen
Vocês querem um animal de estimação ou um bibelô? Gato é bom porque dorme o dia todo??? Eu hein, eu quero um animal que fique acordado…
“Não quero um bicho de estimação que eu não teria confiança suficiente para deixar ao lado de um filho pequeno…”
Bem, ninguém gostaria, afinal (em uma situação extrema) entre um Fila e um gato, um gato faminto (ou com raiva, se preferir) não dilaceraria a criança…
Suellen
gatos são LIMPOS?
Gosto tanto de cães quanto de gatos…
Quanto ao texto do Somir…devo dizer q esses animais amam sim…se apegam ao dono assim como nos apegamos a eles…e eu concordo com o que ele falou da comunicação que os gatos tem!
E da Sally…gatos naum saum exclusivamente independentes e fazem oq kerem. Tenho um exemplo claro em ksa…minha gata naum dorme enkuanto naum vou dormir, kuando fiko fora d ksa por + de um dia ela fika deprimida e fika tentando xamar atenção, entre varias outras coisas! Foi amor a 1ª vista, tanto pra ela kuanto pra mim!!
E talvez gato seja considerado + independente pelo fato de que eh ele quem escolhe seu dono de certa forma e o cão se adapta a quem o adotou e da + atenção…
+ enfim…naum posso deixar de adimitir que prefiro felinos…+ amo todos os animais!!!
Bjus =*
Mil vezes cachorros.A interação q eles tem com o ser humano é incrível.
Indico o documentário do national geo. sobre cães. Eles percebem diferenças sutis no rosto humano, assim como crianças pequenas. É óbvio q isto é obra a evolução, e não do simples ‘amor mágico’, mas ainda assim é fascinante ter uma cumplicidade desta com ser de outra especie.
Odeio profundamente todo e qualquer gato.
Eu ate simpatizo com alguns cães (de preferencia pequenos)… mas só de pensar no cheiro de cachorro molhado, pelos pela casa, sujeira pra limpar, latidos… argh
Um peixinho de adorno seria o ideal pra mim.
Não consigo construir uma relação com um ser irracional como gatos ou cachorros.
Sou estranha eu sei.
Genteeee, EU ODEIO CACHORROS! Eles latem a noite inteira, urinam por onde passam e atacam até os donos! Gatos são lindos, inteligentes, dormem a maior parte do dia, são limpos, não fazem sujeira nem barulho. EU AMO GATOS!!! Já terminei um namoro porque o meu namorado tinha uma cadela que latia à noite. Eu nunca teria um cão mijador dentro de casa. Cachorros fedem!
Cachorros são uma merda mesmo. Babam, peidam, cagam em qualquer canto, são barulhentos, destroem a casa…
Gatos são limpos e elegantes.
“O cachorro (…) parece uma criança com síndrome de Down depois de tomar esteróides”
“seu cão não te ama. Nunca vai amar”
Somir, você pediu para ser escroto e entrou duas vezes na fila. Você é um ESCROTO!
Concordo com a Sally nessa. Cães são melhores animais de estimação.
Até entendo a teoria de Somir a respeito dos cães. Mas como de costume, sua racionalidade exagerada e sua incapacidade de ser imparcial e verdadeiramente objetivo (no sentido oposto a subjetivo), tiram a credibilidade do seu texto.
Até porque eu tive experiencias praticas de que cães realmente se apegam aos seus donos. Por Deus, já vi cachorros morrerem de depressão. Para morrer pelos seus donos (e não pelos seus territorios) é um tapa.
Mas concordo com Somir que o estilo de vida desapegado de um gato é inspirador. Afinal, quem não ama o garfield?
Abraços