Skip to main content

Ele disse, ela disse: Poetas calados.

| Desfavor | | 26 comentários em Ele disse, ela disse: Poetas calados.

De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida? Estamos sozinhos no universo?
Todas essas questões se apequenam se comparadas à grande polêmica da história da humanidade:

Quem foi melhor? Pelé ou Maradona?

Como não poderia deixar de ser, Sally e Somir discordam.
(Mas concordam que ambos são desfavores tremendos fora dos gramados.)

Ah, a tentação foi grande… Quase que eu resumo meu texto a “Te vira, hermana”, e deixo os próprios leitores a detonarem. Mas se eu conheço a Sally (e eu conheço) aposto que ela vai SAIR COMPLETAMENTE da discussão sobre quem foi o melhor jogador e ir direto na discussão sobre quem é a melhor pessoa.

Claro, assim ela vai conseguir alguns “Concordo com os dois” nos comentários e achar que escapou ilesa. (Não me identifiquei com você tão rápido à toa, minha CARA. Um troll cheira o outro…)

Sabem do que mais? Que ela seja muito feliz com seu plano. O objetivo do texto é decidir quem foi o melhor jogador, e é disso que EU vou falar.

Por mais que nós, pessoas racionais, concordemos que o Pelé foi imensamente superior ao seu “aspirante”, ainda tem gente nesse mundo que acha que Dieguito foi páreo para o Crioulo.
(Antes que eu tome um processo: Crioulo era o apelido de Pelé entre seus companheiros jogadores.)
Bom, tem gente que acha que a Terra é chata e que o homem nunca pisou na Lua… Tem louco pra tudo nesse mundo. E a argumentação de todos esses “crédulos” é muito parecida: Fuja dos fatos e proteja-se na subjetividade.

Como eu posso me apoiar nos fatos, vou citar apenas alguns que provam que o Pelé foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Números?

Maior artilheiro da história: 1284 gols em 1375 partidas. 95 pela seleção brasileira.
Futebol é gol e gol é com ele mesmo.

Títulos?

3 Copas do Mundo pelo Brasil (Mais do que a Argentina…)
2 Mundiais e muitos mais pelo Santos. Pelé foi um vencedor onde passou.

Prêmios?

Atleta do Século pelo COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL: 1999;
Jogador de futebol do Século pela FIFA: 2000.
Coloquei as datas para demonstrar que o Maradona já tinha encerrado a carreira nessa época. (A de jogador…)

Vejamos:

– Pelé foi o maior artilheiro de todos os tempos, ganhou três copas do mundo e ainda foi escolhido o melhor do século pelas duas maiores organizações esportivas do planeta.

– Maradona ganhou uma copa e um beijo na boca do Caniggia.

Mas, assim como a Sociedade da Terra Chata diz que é tudo ilusão da mídia e os teóricos da conspiração dizem que as sombras projetadas na imagem do homem pisando na Lua são provas de armação, os defensores do Maradona ainda tem alguns argumentos na manga:

– Pelé enfrentou adversários mais fracos: Desfavor. É maluquice comparar jogadores de eras diferentes. Pelé teve as MESMAS condições que todos os adversários e ainda sim foi indiscutivelmente superior. É que nem dizer que Isaac Newton era retardado por só teorizar a gravidade depois dos 40 sendo que hoje em dia qualquer aluno do primeiro grau aprende isso. E se não bastasse, qual o país que mais ganhou Copas do Mundo? Pois é. O Pelé jogou praticamente a vida toda nesse país.

– O futebol era mais fácil no tempo de Pelé: Desfavor. Quando o Pelé começou não tinha nem cartão! Era ficar de pé depois de apanhar ou sair do campo, se o “João” resolvesse quebrar suas duas pernas, ele ia quebrar MESMO. A bola era de couro, pesada e quando chovia ficava muito pior. O gramado? Hahaha… Ter grama já era um ótimo começo. O Pelé fez o que fez em condições horríveis jogando contra carniceiros que podiam ficar o jogo inteiro enfiando a porrada nele sem conseqüências. El Pibe ia voltar chorando para a mamãe se jogasse UM TEMPO do jogo que o Pelé jogava.

– O preparo físico da época de Maradona era muito melhor: Desfavor. Parece que quando é para comparar, pensam que o Maradona nasceu na época do Pelé e o Pelé na do Maradona.
Se preparo físico e profissionalismo dos adversários contam tanto assim, eu posso dizer sem medo que o Vágner Lolve é muito melhor do que o Maradona já foi. Ué? Se vale para um lado, vale para o outro.

– Pelé jogou ao lado de craques, Maradona teve que se virar: Desfavor. É mais fácil se destacar no meio dos melhores ou quando não se tem concorrência? Sim, Pelé se destacou jogando ao lado de Coutinho, Pepe, Gilmar, Didi, Nilton Santos, Garrincha, Tostão, Gérson, Rivelino, Jairzinho… No fim da carreira se destacou até jogando do lado do Beckenbauer. Algum desses craques ganhou o título de jogador de futebol do século? Não? Pois é.

Chega, não?
Ah, espera… tem mais.

Um dos dois jogou a carreira toda DOPADO com um poderosíssimo estimulante.
SPOILER: E mesmo assim não foi o melhor! Hahahahaha…

Dieguito é ídolo máximo de um país que sofre com falta de ídolos. É a mesma coisa que aconteceu em campo… É fácil ser o maior peixe num aquário.

Maradona foi um dos melhores de todos os tempos, mas na prática ele não fez o suficiente para sequer disputar o titulo de melhor da história com o Pelé. Gostar da personalidade do Maradona não vai fazê-lo ganhar mais títulos ou ter uma carreira mais regular, vai?
A Terra é redonda, o homem pisou na Lua e o Pelé é o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Llores por mí, Argentina: somir@desfavor.com


Eu escolhi o tema de hoje. Escolhi sabendo que vou entrar em campo para perder. Mas escolhi mesmo assim. Vou dar o meu melhor, mesmo sabendo que a maior parte das pessoas tem audição seletiva quando se trata de Pelé. Eu acho Maradona melhor jogador que Pelé. Difícil discutir isso tecnicamente, ainda mais em um blog que não é sobre futebol. Ficaria massante. Vou optar por um enfoque mais criativo…

Os argumentos para atacar Maradona são sempre os mesmos: cheirador de cocaína que deu beijo na boca do Caniggia. Gordo drogado. Descompensado que dá tiro em repórter. Sim, ele é tudo isso, tudo isso e muito mais! Ele é um bom atleta? NÃO! CLARO QUE NÃO! Usa drogas, estava sempre fora de forma, tem posturas inconvenientes… mas, é um bom jogador? SIM.

Pelé jogou com uma seleção de craques. Até minha vovozinha de chuteiras teria feito um gol naquelas condições. Maradona não! Jogou com um bando de pernas de pau e ganhou uma Copa do Mundo sozinho em 1986 e quase levou outra em 1990, onde foi crucial para a eliminação do Brasil (infinitamente superior à Seleção Argentina, naquela época) dando aquele passe lindo para o Caniggia marcar o gol da vitória.

Maradona estava sempre acima do peso? Sim, ele é uma bola com patinhas. Mas quem se importa? O bichinho era um touro! Mesmo acima do peso, corria, marcava gol, dava passes brilhantes e mais importante: nunca se contundia! Vejam Ronaldo o Fenômeno, que também está sempre acima do peso, se contunde por causa disso, não joga nada faz anos e é tido como craque!

Maradona beijou o Caniggia na boca, né? Uma merda. Também beijou o Tevez. Tá lá no Google imagens para quem quiser ver. Vocês acham ele viado por um beijo na boca de outro homem, certo? O que dizer do Pelé então? Lembram daquela entrevista dele para a Playboy? “Minha primeira transa foi com uma bicha que o time inteiro comia lá em Bauru (…)”. Na minha terra, fazer sexo com um homem é mais grave que beijar outro homem na boca. Se o craque da minha seleção assumir que fez sexo com outro homem, eu não vou ter a cara de pau de chamar o craque da seleção dos outros de viado. Aliás, melhor nem citar Ronaldo e suas Mulheres de Tromba, né? Bacana quem tem telhado de vidro e joga pedra no telhado dos outros…

Maradona cheira cocaína. Sim, é um viciado. É praticamente um Rafael Ilha argentino. Usa drogas e se mete em um monte de confusões. Não nego e não acho bonito. Mas no fundo, acho que nesse aspecto, ele é um coitado. Um menino que nasceu em uma favela e que subiu rápido demais na vida e não soube lidar com a fama e o dinheiro. Não foi o primeiro e não será o último. Grandes nomes de talento em diversas áreas caíram nas drogas e se ferraram. (E se for para falar de drogas com quatro pedras na mão, falemos do filho de Pelé, Edinho, que além de drogado é traficante).

Mas Pelé também não é santo não. Vocês sabem o que é uma falência fraudulenta? Pelé tem diversas. Pelé também teve uma filha que ele se recusou a assumir. Muito feio isso. Pelé deu uma declaração grosseira dizendo que quando ele pegou a Xuxa, ela já não era mais virgem. Muito desnecessário. Pelé roubou dinheiro das criancinhas carentes da UNICEF* (dedica gol ás criancinhas mas embolsa 700 mil? Então valeu). Ninguém se lembra de nada disso sobre Pelé, não é mesmo?

Pelé era um jogador desleal. Quem acompanhou se lembra e sabe. Só para citar por alto, Quebrou a perna do alemão Kiesman em um amistoso em que o Brasil venceu a Alemanha Ocidental em 1965 no Maracanã por 2 a 0. Também causou a fratura da perna do cruzeirense Procópio em 1968 numa partida entre Cruzeiro e Santos. E aquela cotovelada desleal que Pelé deu no o uruguaio Dagoberto Fontes, na semifinal da Copa de 70? Ninguém comenta. Só as informações boas sobre Pelé tem lugar no imaginário brasileiro, passadas de geração para geração, como uma espécie de lenda urbana.

Não vou nem comentar da época em que Pelé foi ministro e criou a Lei Pelé. Saio do sério quando falo nisso. Também não vou mencionar o fato de que Pelé fala dele na terceira pessoa e diferencia o “Edson do Pelé”. Também não preciso esmiuçar que quando Pelé jogava o futebol era outro, mais lento e menos competitivo, onde se amarrava cachorro com linguiça. Vocês sabem de tudo isso.

Vejamos… será que se Pelé estivesse acima do peso e com organismo debilitado por drogas ele jogaria tão bem quanto jogou? Claro que não. O que me leva a crer que Maradona em forma e com organismo limpo e não prejudicado é infinitamente melhor que Pelé (já acho que tenha sido mesmo gordo e drogado).

Além disso Maradona nunca posou de bom moço nem de coitado. Admiro isso, odeio coitadinhos. Odeio hipócritas. Pelé, apesar das barbaridades que narrei neste texto (que são a ponta do iceberg) se faz de bom moço. Maradona não. Maradona debocha e conta rolando de rir que deu uma água batizada para o Branco beber. Maradona conseguiu ser troll dentro de campo. Maradona é divertido justamente por não posar de coitadinho nem de bom moço! Maradona é autêntico, é verdadeiro e se assume.

Pelé não tem a simpatia nem mesmo de seus colegas. Meu amado idolatrado Romário, que na minha opinião é o autor das frases mais sábias já ditas (ex: “quem é ruim se destrói sozinho” e “só perde quem bate”), disse tudo com sua costumeira simplicidade popular, quando em 2005, após Pelé dizer Romário deveria se aposentar, replicou que Pelé “com a boca fechada é um poeta”, completando que ele deveria “colocar um sapato na boca para deixar de falar besteiras”. Romário, eu te amo. Memso você sendo vascaíno, eu te amo e já faz tempo que eu te amo. Você é um gênio. Valeu, peixe?

E pelo visto não é só como jogador que Pelé é intratável. Já viram um vídeo que foi ao ar por acidente onde Galvão Bueno comenta a “alegria” em trabalhar com Pelé? Veja bem, Pelé conseguiu irritar a criatura mais irritante do mundo. Isso não é para qualquer um: “Eu vou dar com uma marreta na cabeça dele!”. Pois é, Galvão. Nem pra isso você serve. Porque não deu?

Ambos são bons jogadores. Mas Maradona não é hipócrita nem tira onda de Mr. Certinho. Isso me faz gostar mais dele do que de Pelé. Acho ele mais verdadeiro.

*Para não ser acusada de calúnia, mato a cobra e mostro o pau: http://www.gs1.com.br/Gs4/PeleApropriaDinheiroDaUNICEF.htm

Para xingamentos, ameaças, ofensas, desaforos e vírus: sally@desfavor.com


Comments (26)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: