Skip to main content

Flertando com o desastre: Mídia manipuladora.

| Somir | | 22 comentários em Flertando com o desastre: Mídia manipuladora.

ATENÇÃO: ESTE TEXTO EXPRESSA UMA OPINIÃO E PODE TE MANIPULAR.

O quê? Ainda está lendo? Não tem medo de ser manipulado(a)?

Bom, se você não tem, eu te entendo. Nunca foi uma grande preocupação minha. Eu ainda acredito em mérito… Acredito que a manipulação é uma arte e respeito quem é bom nisso.

(Menos quando é uma mulher que o faz. Oferecer sexo para conseguir alguma coisa não é manipulação, é uma troca simples e é mais velho que andar para a frente.)

Mas convenhamos que nós, que não temos medo de ser manipulados, somos minoria.
Depois de algumas conversas pra lá de etílicas com revolucionários/intelectuais de botequim, percebo uma espécie de medo coletivo de estarmos fazendo parte de uma grande conspiração mundial, cujo objetivo é esconder a verdade e nos fazer comer mais vezes no McDonald’s. (Ou algo assim…) E a mídia tem um papel importante nessa conspiração ao manipular o que pensamos.

Bom, a verdade quase sempre é um tédio e fast-food é mesmo melhor que comida saudável. Por mim… Podem continuar me manipulando à vontade.

Na verdade eu até acho bom que os poderosos estejam nos manipulando nesse exato momento.

A história é contada pelos vencedores. E se eu tiver que escolher, prefiro a versão dos vencedores. Você compraria um livro chamado “Como vencer na F1” se ele fosse escrito pelo Rubinho Barrichello? E pelo Schumacher?

Sabem do que mais?

VOCÊ QUE PENSA DE FORMA CRÍTICA E NÃO SE DEIXA MANIPULAR É UM DESFAVOR!

Depois não sabem porque o Brasil vai ser um eterno país emergente. Ser manipulado pela mídia é receita de sucesso comprovada no mundo todo. Um país depende da sua economia, e a economia depende da publicidade, que por sua vez depende da mídia. Escute a mídia e ajude seu país!

Custa? Não custa, né?

Eu vou listar alguns desfavores famosos, que apesar de serem verdade, são injustamente taxados como algo negativo:

– Os EUA controlam o mundo: Ainda bem! Ou você preferia que a Alemanha Nazista ou mesmo a União Soviética tivessem assumido esse posto? Se você acha que estamos mal agora, imagine só viver numa sociedade racista ou pior… comunista.
Os EUA ganharam as guerras, e se ganharam é porque foram mais fortes ou mais espertos que os adversários. Pode-se argumentar sobre a ética, mas não sobre a eficiência. Os americanos são históricos fantoches da mídia e ainda sim são a maior economia e maior poderio militar do mundo. Oras, a mídia deles é boa então! Ambos os adversários históricos deles citados acima usaram a mesma tática, e deram no que deram.
Os nazistas praticamente inventaram a propaganda nos moldes atuais, defendendo um ideal. Tá bom que era uma merda de um ideal, mas eles tentaram. Resultado? Hoje é crime FALAR de nazismo na Alemanha, de tanta vergonha que eles têm. E pelo o que eu lembro, nem o Pato Donald aguentou ficar do lado deles.
Os soviéticos tinham uma máquina de propaganda poderosa. Seguiam outro estilo de manipulação, mas defendendo um ideal. Resultado? Mesmo sentados em um arsenal colossal de bombas atômicas, eles perderam a Guerra Fria e o Rocky Balboa acabou com a raça do Ivan Drago. Eles tinham um império e acabaram tropeçando nas próprias pernas. (Ok, pode ter sido a Vodka…)
A minha conclusão lógica é que a mídia americana é a melhor de todas. Ela venceu. Inclusive acho que a gente deveria ouvir mais o que eles dizem, porque ouvir o Che Guevara obviamente não nos ajudou muito.

– A Globo controla o Brasil: Ainda bem! É só fazer um tour pela América do Sul e perceber que os países sem uma máquina de mídia reacionária tão grande como a nossa são desfavores ainda maiores do que a gente. A Venezuela e a Bolívia elegeram dois fanfarrões para governar seus países e só passam vergonha. A Colômbia deixou uma guerrilha mandar no país. Equador, Peru, Paraguai, Uruguai só têm alguma relevância quando implicam com um país vizinho ou quando ganham do Brasil nas eliminatórias. As Guianas e o Suriname… Aposto que você nem lembra que eles fazem parte do nosso continente.
A Argentina? A Argentina foi peitar a Inglaterra numa guerra. Hahahahaha!
Se eles tivessem a Globo, não fariam tanta merda. (Ok, talvez a Argentina faria do mesmo jeito, eles têm um talento incrível para fazer merda. Tenha em vista a Igreja do Maradona e o gosto musical da Sally.)

Exceção feita ao Chile, que aparentemente deve seguir com mais afinco do que nós o que sua mídia diz.

– A imprensa não é imparcial: Ainda bem! Essa baboseira de mídia imparcial só agrada quando é para deixar de dar uma opinião com a qual você não concorda. E eu lá tenho tempo de ficar pensando em todas as variáveis de todos os assuntos? Nos assuntos que realmente me interessam eu decido minha opinião. Até porque eu só vou ter bases para ter uma opinião inteligente num campo onde eu tenha um conhecimento de causa.
Por exemplo: A Sasha Gray é uma atriz pornô mais dedicada do que a Stoya, mas a Stoya é melhor atriz pornô que a Sasha Gray. Não se consegue uma opinião dessas apenas lendo o que se escreve por aí. Isso demanda muito estudo de causa.
Cacete, se a redação de um jornal tem várias pessoas PAGAS para pensar sobre um assunto, faz sentido imaginar que eles saibam mais sobre o que escrevem do que eu, que estou só consumindo.

Dentro dessa categoria, existe outro DESFAVOR comum: A Veja é manipuladora.
Claro que é, e perceber isso não é tão incrível como você acha. Todas as revistas são. Só porque alguém concorda com você não quer dizer que esse alguém está sendo imparcial… E se é para escolher eu prefiro ser manipulado pela Veja. Porque se ela é a revista com a maior tiragem e com maior circulação do país, com certeza ALGUMA COISA ela faz direito. Ninguém anuncia em lugar de baixa qualidade. Metade da Veja é anúncio, então a Veja tem qualidade.

Está vendo algum anúncio aqui? Não?
Meu ponto está provado. Obrigado.

Para quem é meio lerdo ou é comunista, o que eu quero dizer é que NÃO É À TOA que algumas entidades, pessoas ou veículos de comunicação têm mais poder de manipulação do que outros. Isso é mérito. Pode-se argumentar sobre a ética, mas não sobre a eficiência.

O mundo é de quem ganha. Até o Lula, que é o Lula, aprendeu isso e agora é presidente.

Então, eu faço um pedido para todos que estão lendo este texto: Parem de atrasar a humanidade e aceitem logo que já que vão ser manipulados de qualquer jeito, que sejam manipulados por quem está vencendo.

E aprendam que não é uma coisa tão ruim assim.
As pessoas exageram nessa coisa de opinião própria. Por mais que você tenha pensado de forma crítica e analisado todas as possibilidades, nada impede da sua opinião ser um completo desfavor.

P.S.: A Sally só gosta do Che Guevara porque acha ele lindo. Qualquer comentário que ela fizer é automaticamente um desfavor.


Comments (22)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: