Desfavor Explica: Ouro.
Ele é chamado por alguns (geralmente aqueles que não o tem) de “vil metal”. Talvez seja o único símbolo de status universal e atemporal. Desfavor explica: Ouro.
O ouro é um dos metais mais valiosos que existem. Seu símbolo na tabela periódica é “Au”, porque o nome vem do latim: “aurum”, que significa “brilhante”. É valioso em parte porque é relativamente difícil de conseguir, mas também por suas propriedades: é maleável (o mais maleável de todos os metais) e não sofre corrosão, é o único metal que não oxida. É resistente a duas das maiores pragas para os metais: água e oxigênio. Por isso é o metal de predileção para fazer joias, especialmente aquelas de uso diário como alianças. Você pode tomar banho, lavar louça, pegar sol e até mesmo mexer em produtos de limpeza com um anel de ouro que ele continuará intacto. Ouro não enferruja, ouro não mancha.
Você sabe por quais processos o ouro passa antes de chegar ao seu dedo? Não é tão simples como parece. Leigos acham que um fulano sortudo encontra uma pepita de ouro e ela é simplesmente derretida em uma forma de anel. Se fosse assim, não seria tão caro. É caro porque dá um trabalho enorme. A maior parte do ouro é extraído de depósitos de minério. Geralmente ele se localiza nas frestas entre as pedras. Para extrair este ouro é necessário um processo complicado e multidisciplinar.
Começa por descobrir onde tem ouro. Esta é uma tarefa para geólogos, que estudam diversas amostras do solo para descobrir se tem ouro e onde. Estas amostras são bem complicadinhas de se conseguir. É necessária uma broca de diamante que perfure o solo a uma grande profundidade, quebrando rochas duras, e colha várias amostras. Estas amostras todas serão criteriosamente analisadas e será apontado pelos geólogos onde há ouro. Depois vem os engenheiros que traçam um plano para perfurar esse solo da melhor forma possível: onde furar, como furar, onde explodir, como explodir sem desabar tudo.
Por fim vem os mineiros, encarregados de perfurar rochas duras que muitas vezes só podem ser quebradas com explosões. Há mineiros que descem cerca de meio quilômetro abaixo do solo em busca de ouro. Geralmente o processo é feito com explosivos: os mineiros descem, colocam explosivos, quebram a pedra em várias pedras menores e as transportam para uma usina. Mas isso é só o começo do processo. Já se tem acesso ao ouro, mas ele ainda não pode ser utilizado.
Geralmente o ouro vem misturado com outros metais, como a prata, por exemplo. Assim, o pedaço de minério removido precisa ser processado para extrair apenas o ouro. Uma tonelada de minério rende aproximadamente 6g de ouro. As pedras com os metais misturados são trituradas e moídas até terem o tamanho de grãos de areia. Depois se mistura água e cianeto e essa mistura é moída mais uma vez, formando uma lama. Essa lama é armazenada em grandes tanques de decantação. Os metais mais, mais pesados, acabam se depositando no fundo e a água da superfície é drenada.
Os metais ainda molhados são transferidos para um tanque que injeta jatos de ar neles. O oxigênio produz uma reação química entre o cianeto e o ouro, fazendo com que o ouro se dissolva e passe para a água à sua volta. Esta água é separada dos sólidos é isolada e é colocado pó de zinco nela, para que o ouro se solidifique. Depois é hora de fundir o ouro em barras, o que demanda um novo processo complicado. Uma mistura química é acrescentada, com o objetivo de separar o ouro das impurezas que ainda restarem. A mistura é colocada a uma temperatura de mais de mil graus em um fundidor, que gira para que todo o ouro seja aquecido por igual. Três horas de fundidor fazem com que o ouro derretido afunde por ser mais pesado e que as impurezas fiquem na superfície, sendo removidas.
Mas ainda não acabou: as impurezas são analisadas para ter certeza de que não sobrou nem um pouquinho de ouro nelas. Se sobrou, se repete o processo, quantas vezes sejam necessárias. Isso explica o preço, além de ser raro de encontrar, é difícil de pegar mesmo depois que você o encontra. Quando se tem a certeza de que todo o ouro está separado das impurezas, o ouro é reaquecido a 1.600 graus e fundido em barras. O ouro é colocado em uma bacia de água fria para acelerar seu resfriamento, que acaba levando em média uma hora. O ouro é desmoldado e, pasmem, nesse estágio ele é apenas 80% puro. Geralmente é enviado para a Casa da Moeda, que refina o ouro para uma pureza de 99%, o padrão internacional de pureza do ouro, em mais um procedimento complexo. Tá explicado o porque do preço alto?
Em seu estado puro, o ouro é tão maleável que chega a ser “mole”. Quem nunca viu em um filme ou em um desenho animado alguém encontrando uma pedra de ouro e mordendo para ter certeza de que realmente se tratava de ouro? A pessoa morde para se certificar: se conseguir deformar a pepita com sua mordida, é ouro. De tão maleável, o ouro pode ser moldado de forma a se tornar uma folha tão fina que permite a passagem da luz do sol. Com apenas um grama de ouro é possível fazer um fio de 3km de extensão e 0,005 mm de diâmetro ou uma lâmina de 70 cm de largura e espessura de 0,1 micrômetro.
Geralmente a qualidade de ouro se avalia em quilates (K). O quilate corresponde à sua pureza. O ouro puro tem 24 quilates e é tão macio que pode ser moldado com as mãos. Quando o ouro é utilizado para joias e utensílios, ele tem que ser misturado a outros metais (papo técnico: liga) para que tenha um mínimo de rigidez, logo, a quantidade dessa mistura determinará os quilates. Quanto mais mistura, menor o quilate. Exemplo: um anel com 16 partes de ouro e 8 de cobre é um ouro de 16 quilates, pois dos 24 totais apenas 16 são de ouro puro. Dependendo dos metais que são acrescidos para fazer essa liga, o ouro pode assumir diversas cores.
As mais populares são o clássico ouro amarelo (ouro + 2/3 de prata + 1/3 de cobre), o ouro rosa (ouro + 1/3 de prata + 2/3 de cobre) e o ouro branco (ouro + paládio). Entretanto, também existe ouro azul (ouro + prata + zinco), ouro verde (ouro + prata), ouro vermelho (ouro + cobre) e até mesmo ouro negro (ouro + prata + ferro ou aço). Normalmente ouro para joias tem 18 K, ou seja, se dividido em 24 porções, 18 são de ouro e o resto dos metais que dão a “liga”. Para saber basta olhar a parte interna do anel ou então o certificado de garantia da joia, os quilates estão carimbados lá. Quando os quilates são estipulados por lei, temos o que se chama “ouro de lei”.
Historiadores sugerem que o ouro pode ter sido o primeiro metal a ser utilizado pelo homem. O registro mais antigo de um objeto trabalhado em ouro pelo homem já encontrado pertenceu a uma rainha egípcia. Estamos falando de 2.600 Antes de Cristo, mas há indícios de que o homem manipula o ouro desde 5.000 Antes de Cristo. Talvez o ouro seja uma das poucas substâncias que nunca foi reciclada na história, pois sempre teve valor elevado.
Hoje sua utilização vai muito além de ornamentos, é utilizado para funções como revestir satélites ou peças de computadores (graças à sua boa condutividade elétrica) e até mesmo naves espaciais. Também é usado em tratamentos médicos que vão desde câncer a restaurações dentárias por sua alta resistência a bactérias. Cada vez que você tecla no seu computador, está cutucando um “circuito de ouro” que transmite a mensagem ao microprocessador. Muitos eletrodomésticos e eletrônicos da sua casa contém alguma quantidade de ouro, como por exemplo a TV ou o seu celular. Mesmo sendo pobre como quem vos escreve, o ouro está mais presente na sua vida do que você imagina.
Atualmente o principal “produtor” de ouro é a África do Sul, seguida por China, Austrália, EUA, Peru, Rússia e Canadá. Estima-se que dois terços do ouro atualmente extraídos do mundo venham da África do Sul. O Brasil descobre modestas 75 toneladas de ouro por ano. Mas, por incrível que pareça, atualmente o lugar que mais concentra ouro não é a terra, e sim o mar. Porque? Por um motivo muito simples: o ser humano ainda não sabe como tirá-lo de lá. Estima-se que aproximadamente a cada oito bilhões de litros de água exista um quilo de ouro e que ao total os oceanos abriguem a módica quantia de 9 milhões de toneladas de ouro. Só para vocês terem uma ideia do quanto é isso, em toda sua existência o ser humano descobriu, ao todo, apenas de 160 mil toneladas de ouro do solo.
Mais da metade da produção mundial de ouro é adquirida pelos bancos centrais de todos os países para construir uma “reserva monetária”. Ele é usado como um Plano B, para o caso de haver uma crise econômica muito grande e a moeda local desvalorizar muito o ouro pode ser usado como moeda de troca. A maior parte do ouro disponível está de posse dos bancos centrais. O ouro que circula entre os reles mortais tem sua maior parte na forma de joias. Geralmente os países tem leis que determinam normas e procedimentos em se tratando de ouro. Normalmente quando o ouro vai ser vendido apenas como ouro, ele é fundido em barras retangulares e cônicas chamadas “lingotes”. Isto porque nesse formato fica mais fácil desmoldar o ouro e também fica mais fácil seu armazenamento, empilhando um em cima do outro em cofres.
A maior pepita encontrada já registrada pesava mais de 70kg e foi apelidada de “Welcome Stranger”. Estava na cidade de Victoria, na Austrália, a apenas 5 centímetros abaixo da superfície do solo. Você pode estar imaginando uma pedra do tamanho de um asteroide, mas não é bem assim. O ouro é muito denso, e portanto, muito pesado. Só para dar uma referência, um cubo de ouro medindo 30cm em cada lado pesaria cerca de meia tolenada. A peça em ouro mais famosa do mundo é a máscara que cobriu o rosto do Faraó Tutankamon, feita com mais de dez quilos de ouro.
O ser humano tem um sonho antigo, que é conseguir fabricar ouro. Bem, isso é possível: ouro pode ser obtido sujeitando a platina a uma reação nuclear. Mas considerando que a platina é tão ou mais rara do que o ouro, não adianta muito. Ouro a partir de merda que é bom ninguém consegue fazer. Quase. Até conseguiram fazer colocando uma bactéria em contato com cloreto de ouro, uma substância que pode ser extraída da água do mar. A bactéria come o cloreto e caga ouro puro. Sim, isso foi o mais próximo de transformar merda em ouro que chegaram, mas ainda não é viável, pois o processo fica mais caro do que comprar o ouro pronto. Porém merece uma menção, cagar ouro é um sonho antigo da humanidade. Enquanto isso, seu preço continua subindo. Ouro é considerado um investimento seguro, pois tende a se valorizar eternamente, a menos que alguém aprenda a extrair ouro do fundo do mar.
Por enquanto, só dá para extrair do solo mesmo. Se por um acaso encontrarem ouro no seu terreno, você só recebe 0,5% do valor. Qualquer um pode explorar ouro, desde que faça uma solicitação ao Departamento Nacional de Produção Mineral e esta solicitação seja aprovada. A concessão é de quem pedir primeiro. Por isso, se você acha que pode haver ouro em algum lugar, não pense duas vezes. Estima-se que 80% do ouro do planeta ainda vai ser descoberto. E se você está encantado com o texto e como bom carioca já planeja o roube de uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, fica a dica: tente roubar medalhas de ouro de Olimpíadas até 1912, pois depois disso elas deixaram de ser se ouro puro e passaram a ter “apenas” um banho de 6g de ouro. Nada me surpreende vindo do Brasileiro Médio, principalmente depois que roubaram e derreteram a Taça Jules Rimet.
Ouro sempre foi e ainda é status de pureza, de raridade, de privilégio. Hoje existem excelentes tratamentos dados a outros metais menos nobres para prolongar sua durabilidade, mas a verdade é não se conseguiu imitar a resistência do ouro nem o seu status. Cobiçado independente de cultura ou de modismos, ouro é sempre um bom presente. Fica a dica.
Ingrid Gomes Araujo
Olá, ganhei um anel solitário de ouro 16k, ouro desse kilate é de boa qualidade?
Sally
Sim, Ingrid. É 66% de ouro. Existem gradações mais altas de pureza, mas 16K é uma quantidade honesta de ouro.
Leona
Taí algo que eu sempre quis saber, sobre os quilates do ouro. Tinha essa dúvida se existia mais de 24k, porque eu nunca tinha visto. E ouro azul, verde, vermelho, nem imaginava que existissem, esses devem ser para ricos. Isso de morder para saber se é falso eu achava que era o contrário, se fosse mole era outra coisa.
Eu lembro que saiu uma notícia uma vez que estavam pegando video games velhos e tirando o ouro de dentro.
Daqui a pouco em vez de fazer pesquisas no google vou começar a procurar aqui no desfavor.
Sally
Com o Google não dá para concorrer, mas mais seguro que a Wikipedia com certeza o Desfavor é!
GCFF
Tem Processa Eu do Silvio Santos?
Sally
Não tem. Tem como falar mal de um gênio que humilha a pobralhada daquele jeito? Não consigo não amar o Silvão!
F.A.
Sem contar que não daria pra trocar as letras do nome dele…
Lichia
Adorei o texto Sally! Desde novinha, se eu usasse qualquer coisa que não fosse de ouro me inflamava, infeccionava a orelha, pescoço tb… Acho que agora entendo pq!
Nesse feriado fiquei literalmente offline desse mundo, no meio do mato… Estou impressionada com os acomentos.
Sally
Eu também tenho alergia a metais que não sejam ouro. Até posso usar, mas não por muito tempo. Isso é um grande problema quando o assunto é relógio…
Daniela B.
Eu também tenho, meu relógio é de titânio/inox/sei lá o quê, daí não dá alergia. Pulseira de bijuteria até consigo usar um dia inteiro, mas brinco e colar eu fico empolada rapidinho. :( Dependendo até o botão da calça dá reação, mas é só colar uma fita crepe, haha! Pelo menos nenhum zé ruela pode nos enganar.
Lichia
HAHAHAHA
vc é engraçada!
Jeferson
[OFF TOPIC]
Sally,sou um dos leitores que não costuma comentar nos posts, mas olha isso, que coisa ABSURDA, ESTOU REVOLTADO, PUTO DA VIDA, já não basta, censura, repressão, torturas, sequestros e a porra toda que é esse país e me vem isso agora:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/09/1340110-deputado-propoe-prisao-de-8-a-12-anos-para-quem-danificar-patrimonio-em-protestos.shtml
Essa porra terá pena maior que homicídio!!!!
Eu frequento os protestos daqui do meu estado e te garanto que tem pessoas capazes de ações agressivas contra políticos.
Sally
Justamente essa foi a frase que usei quando coloquei essa notícia no TOP DES que vai ser postado no domingo que vem: PENA MAIOR DO QUE HOMICÍDIO.
Pena para policial que prende sem fundamento, bate, tortura e barbariza o cidadão ninguém cita, né?
Enquanto isso esse povinho bunda continua com pena do Itaú e continua pedindo punição exemplar “para vândalo”. Punição exemplar para vândalo é o novo “o Brasil era melhor na época da ditadura”
N-O-J-O
Tem que pegar esse deputado e infernizar a vida dele e da sua família. SIM, DA FAMÍLIA TAMBÉM. Sem medo não há resultado com gente assim!
Jeferson
Pois é, vidraças valem mais que vidas, se isso for aprovado o novo jeito de protestar será matar políticos e pessoas influente$, se te pegarem serão dois anos a menos na cadeia…
Aqui em SP foi horrível a truculência da polícia no 7 de setembro, PMs atropelando pessoas, omissão de socorro pra uma pessoa com fratura exposta, um policial atirando com arma letal quando não havia risco pra ele…um amigo de uma amiga minha foi cegado por causa de estilhaço de bomba, PMs encurralando pessoas em um bar e espancando-as, quebraram pessoas, uma garota teve as costelas e o braço quebrado, uma grávida foi agredida também.Duvido muito que esses policiais serão punidos.
Agora quando as pessoas passam por repressão e no protesto seguinte se preparam pra defesa e pra revidar são taxadas de criminosas…
Sally
Poxa… escreve um Desfavor Convidado para a gente! Eu quase não tenho notícias das manifestações de São Paulo, a imprensa não conta! Escreve um texto anônimo e me manda que a gente publica!
Jeferson
Eu até escreveria, mas cheguei ao protesto atrasado, bem quando a tropa de choque estava andando…foram no máximo 6 mins e o pessoal se dispersou, depois foram se reencontrar na Paulista e em seguida foram pedir a libertação de uns presos no 78°DP.
Vou ver com um amigo que participou do protesto desde o início se ele se dispõe a escrever.
Sally
Por favor!
Anônimo
Eu como não tenho, chamo de vil metal.
Acho ouro branco mais bonito que ouro amarelo, se eu fosse cafona e me casasse, usaria aliança de ouro branco. Minha mãe vendeu todas as jóias de ouro depois que quase foi degolada por um canalha que puxou o seu cordão.
Tá dando server error 500 direto durante o horário de pico nesse site, só dá pra acessar de noite. Deve ser por isso que tem poucos comentários ultimamente.
Sally
Somir está trabalhando para resolver o problema. Felizmente desde que começamos a cobrir as manifestações nossa audiência explodiu e está dez vezes maior do que o normal. Estamos tendo que adaptar o Desfavor para um público maior, espero que em breve o problema se solucione. Acho que essa nova geração “puta da vida” está curtindo o espírito do Desfavor.
Se formos encontrados mortos, é porque incomodamos demais.
Jotacê
Como assim, eu não tenho a mínima idéia de quem vocês são :D
Sally
Será?
Jotacê
Se você nunca morou em Vitória-ES, não – não tenho a mínima idéia.
Sally
Nunca morei. Mas moraria
Ge
Nem eu que sou da casa já faz um tempo não tenho ideia de quem seja a Sally.. e olha que já vi coisas por aí numa rede social viu? rs
Sally
É mesmo? Que coisas?
Ge
O somir eu já vi por aí… agora vi uma foto pensando que era tu, mas fiquei na dúvida se era alguma parente do Somir… enfim! Mas teu nome acho que ainda me lembro hehe…
Sally
Como era a foto minha que você viu?
Ge
Só lembro que era loira bonitona, cabelo arrumado e meio gorda, e parecia estar abraçado ao Somir…
Sally
Será?
Ge
A propósito… te mandei um email viu? Bjoo! xD
Sally
Ok
Talento
Eu nunca tinha entendido o tal dos quilates. Se bem que eu não entendo quase nada de joias e pedras preciosas… mas enfim, algum dia será muito útil saber.
Me surgiu uma dúvida, se no anel, por exemplo, ou em um colar não houver especificado de quantos quilates é o objeto, como descobrir? Há diferença na tonalidade da cor?
Sou uma taipa para isso, é capaz de conseguirem me vender um caco de vidro por diamante :'(
Sally
Talento, se no anel não tiver os quilates gravados é bem provável que não seja de ouro. Para saber só levando para fazer uma avaliação…
Daniele
Como já dizia o mestre Silvio Santos “… barras de ouro, que valem mais do que dinheiro”.
Qualquer pobre sabe disso, mas não sabem explicar porquê. A menos que leiam esse texto.
Agora, em toda sua megalomania, porque Eike não tentou extrair ouro do mar?
Sally
Eike não extraiu ouro do mar porque não consegue nem criar um filho que leia um livro. É preciso inteligência. Uma pessoa que consegue a proeza de dilapidar uma fortuna tendo todo o apoio governamental possível não consegue nem tomar uma casquinha sem enfiar o sorvete na testa…
Mark Bestial
Me explica essa parada de enfiar o sorvete na testa… É uma coisa tão imbecil, mas tão imbecil que custo a acreditar que alguém em seu juízo perfeito faça isso (a não ser talvez pra apelar).
É figura de expressão ou teve alguém jenyau a ponto de fazer isso?!
Sally
Figura de expressão, mas não duvido que seja verdade
Daniele
Concordo com tudo. Mas do jeito que ele é megalomaníaco e contava com apoio do governo, muito me admira que ele não tenha cogitado isso.
Obvio que fracassaria. Seria mais uma pra gente rir da cara dele, que pena.
Sally
Só lamento pela Baía de Guanabara, que tinha ficado sob responsabilidade dele para ser despoluída. Vai continuar imunda
Suellen
Silvio Santos não paga prêmios em dinheiro. Ele converte o prêmio em gramas de ouro e te dá um certificado para você trocar em um banco indicado por ele. Assim, quando a pessoa vai receber o prêmio, além de ter que pagar uma comissão ao banco indicado pela venda do ouro, invariavelmente o ganhador também perde na taxa da conversão.
Eis o empresário que nos fez pagar R$ 40 bilhões por seus prejuízos…
Sally
Silvão não ficou rico sendo bobo…