Skip to main content

Desfavor Convidado: Eu odeio a escola.

| Desfavor | | 121 comentários em Desfavor Convidado: Eu odeio a escola.

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.

Eu odeio ter que ir à escola e você? A maioria dos alunos do Brasil odeia a escola e odeia estudar. Porém somos praticamente obrigados a fazer isso, e isso não é liberdade. Todos gostariam de poder escolher ir à escola ou não, e também de poder escolher a matéria que quiser na hora do estudo. Isso pode se tornar realidade. Pode ser criada uma nova lei para permitir isso. Uma revolução está começando.

Estamos perdendo anos e mais anos de nossas vidas estudando, principalmente para conseguir algumas certificações e diplomas, espécies de “comprovante de conhecimento” e com isso conseguir um “bom emprego”. Porém, muitas vezes essa obrigação de fazer isso não ajuda. É insuportável. Tem dias em que simplesmente queremos ficar em casa fazendo alguma outra coisa ou simplesmente nos divertindo. As vezes temos que aprender coisas tão inúteis, mas tão inúteis que só veremos na escola e nunca iremos usar de verdade na vida, ou seja, perdemos pra sempre tempo precioso pra aprender e depois não usar o que aprendemos pra nada e esquecer. Acreditem. Se todos os alunos se unirem e convencerem outras pessoas, podemos fazer uma revolução histórica e mudar isso. Como cidadãos temos poder pra alterar tudo o que quisermos na sociedade. Minha sugestão é de mudar radicalmente nosso sistema de ensino, para que possamos escolher ir à escola ou não, e também escolher as matérias que queremos estudar. Não se enganem. Quem não quer estudar mesmo não estuda nem se for forçado. E se essas alterações forem realizadas as escolas não vão acabar, muito pelo contrário, provavelmente irão ficar muito mais fortes e eficientes, pois sabemos que sem conhecimento não somos quase nada.

Os alunos iam perceber isso. Iam perceber que por motivos óbvios temos que aprender a ler, escrever, fazer vários tipos de cálculos, e tudo mais o que for útil, enfim, a raciocinar. E isso ia fazê-los perceber que o conhecimento sobre alguns assuntos é muito útil e bom, porque nos expande cada vez mais, não nos deixa limitados. Além disso, todos temos uma curiosidade natural sobre as coisas, que faz buscarmos informações por nós mesmos. Se o sistema mudasse para este modelo, não precisariam mais haver provas ou contagem de pontos, nem contagem de presença, afinal quem iria para a escola iria porque realmente quer aprender.

Também não existiria mais nenhum diploma ou certificado de graduação ou conhecimento escolar, pois não seria necessário. Para que as empresas soubessem se os candidatos a vagas de emprego tem os conhecimentos necessários, bastaria que aplicassem testes simples de conhecimento, o que já está ocorrendo. A responsabilidade sobre os estudos e a chance de conseguir emprego ia continuar dependendo dos alunos.

Vamos nos unir para conseguir a tão sonhada liberdade. Eu já quero e fiz alguma coisa por isso. Agora depende de você. Depois de você dependerá de mais um, mais um, sucessivamente, até que seremos a maioria. Quando isso acontecer, o sistema irá mudar e enfim seremos livres. Faça algo por isso. Não custa nada, vamos tentar. Por favor, repasse esta mensagem ao máximo de pessoas que puder.

ASSINADO: HARISON


Comments (121)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: